Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Métricas para Startups

5,367 views

Published on

Uma breve introdução aos principais conceitos de métricas para startups.
Siga-me no meu blog http://StartupBizModel.com

Published in: Business

Métricas para Startups

  1. 1. Introdução a Métricas para Startups! Thiago Oliveira de Paiva! startupbizmodel@gmail.com! @ThiagoPaiva! http://StartupBizModel.com  
  2. 2. Antes de mais nada, o que é uma startup? ! Existem diversas definições, mas a que eu mais gosto é a do Steve Blank:! "Uma startup é uma organização temporária desenvolvida para se encontrar um modelo de negócios escalável e repetitível.”!
  3. 3. Perfeito, agora métricas são…! No contexto de empresas, métricas são medições de atividades e desempenho de uma empresa.! ! Resumindo, elas são indicadores de como andam as atividades de uma empresa e como anda a própria empresa.!
  4. 4. Por que métricas são importantes para startups?! •  Como saber se a sua ideia é boa?! •  Como saber se está na hora de pivotar?! •  Como saber se sua startup é escalável?! •  Como saber quais funcionalidades focar?! •  Como saber quais são seus clientes mais rentáveis?! Elas ajudam a responder as seguintes perguntas:! “Não se gerencia o que não se mede" ! " " " " " " " " "Robert Kaplan!
  5. 5. Diferente etapas, diferentes objetivos! Existem dois diferentes estágios numa startup, um onde ela está em busca modelo de negócios (fase de aprendizado) e o outro ela quer crescer o negócio (fase de escala).! Foco: Validar o aprendizado! Experimentos: Pivotar! Foco: Crescimento! Experimentos: Otimização! Aprendizado! Escala!
  6. 6. Para cada uma dessa etapas as métricas ajudam de formas diferentes, mesmo tendo as mesmas ferramentas e métricas, elas tem objetivos diferente:! As métricas ajudam você a buscar um modelo de negócios repetitível e escalável através de testes e validações de suas hipóteses.! Diferente etapas, diferentes objetivos! Escala   Aprendizado   As métricas ajudam a otimizar processos e atividades, qualquer melhora de 1% nessa etapa faz uma diferença considerável no resultado devido a escala.!
  7. 7. Tipos de métricas! Métricas de Vaidade: São aquelas que fazem a startup se sentir bem, mas que não mostram a realidade. Elas são mais fáceis de se medir e excelentes para divulgação na imprensa. ! Métricas Acionáveis: São aquelas que ajudam a startup a tomar decisões e que todas as startups deveriam focar em medir e usar como referência. ! Existem dois tipos ditintos de métricas:!
  8. 8. Métricas de Vaidade! Usando métricas de vaidade, você não saberá o que realmente impactou num aumento de receita e todas as atividades anteriores serão consideradas bem sucedidas.! Sucesso!!! Minha startup cresceu 200%, só não sei o que causou isso para continuar fazendo…!
  9. 9. Como usar métricas acionáveis?! Você precisa focar em métricas que te levam a uma tomada de decisão, dessa forma existem algumas dicas para você não cair na vaidade, abaixo seguem algumas:! •  Testes A/B! •  Métricas por Clientes! •  Análise de Cohorts! •  Funil de Aquisição de Clientes! •  Métricas de Startup para Piratas!
  10. 10. Testes A/B! É um método para se testar a efetividade de uma alteração usando dois grupos, um controle e o outro alterado e comparando os resultados.! Exemplo de um teste A/B numa landing page, onde 50% dos usuários viram a A e 50% viram a B:! A Taxa de Conversão:! 6.4%! B Taxa de Conversão:! 13.6%!
  11. 11. Métricas por Clientes! Métricas gerais podem esconder comportamentos dos clientes. Dessa forma é melhor utilizar métricas por clientes, ou seja, o valor total dividido pelo número de clientes.! Outra muito imporntante, e um pouco mais complexa, é o Lifetime Value (LTV). Que é quanto vale um cliente para você hoje levando em conta as receitas futuras que ele gerará.! (1 + d)! (1 + d – r)! GC = Contribuição! r =Tx. de Retenção! d = Tx. de Desconto! LTV! =! GC! •  Receita total / Nº de cliente! •  Custo total / Nº de cliente! •  Pageviews / Nº de cliente!
  12. 12. Análise Cohorts! Cohorts são grupos de clientes que compartilham uma característica ou experiência num determinado período de tempo.! ! As startups estão utilizando cohorts para acompanhar o comportamento de pessoas que se tornaram clientes no mesmo mês e comparando com os clientes que entraram nos outros meses.! Cohort ! mês 1! Gráfico Cohorts de Usuários ativos! Cohort ! Mês 2! Cohort ! Mês 3! Cohort ! Mês 2! Tempo! Usuários Ativos!
  13. 13. Funil de Aquisição de Clientes! É um método para se medir o processo de aquisição de clientes desde as pessoas saberem da existência da sua startup até elas se tornarem em clientes fiéis. ! Exemplo de um funil de uma startup como modelo freemium:! Junho   Pageviews     1000  (100%)   Cadastros   800  (80%)   Usuários  Diários     400  (40%)   Usuários  pagos     10  (10%)  
  14. 14. Métricas de Startups para Piratas! Dave McClure, fundador da aceleradora 500 Startups, utiliza o acrônimo AARRR para lembrar as principais métricas para uma startups.! ???! 1. quisição! 2. tivação! 3. etenção! 4. ecomendação! 5. eceita!AARRR!!!!
  15. 15. Compartilhe as métricas! Imagine que você é um marujo navegando num barco há 2 meses e o capitão não diz quão perto vocês estão da terra. Pois é, é assim que seus funcionários se sentem se você não compartilhar as métricas.! ! ! ! Então coloque elas à vista num quadro em tempo real (existem diversos aplicativos que fazem isso). É importante também que todo mundo entenda as métricas, então não use métricas complexas e estranhas. ! Keep it simple! ! Keep it visible!!
  16. 16. Resumindo! •  Métricas são realmente importantes para startups, porque startups não podem desperdiçar dinheiro;! •  Use métricas acionáveis e não de vaidade;! •  Cada startup tem as suas métricas, descubra quais são as mais importantes para a sua;! •  Testar, testar e testar, usando as métricas como forma de validar ou não suas hipóteses;! •  Métricas são sobre pessoas, não tente distorcê-las para elas dizerem o que você quer;! •  Startups possuem duas etapas e o uso de métricas possui objetivos diferentes em cada uma!
  17. 17. Referências! •  Startup Metrics - http://www.slideshare.net/dmc500hats/! Livros:! •  Livro do Lean Startup do Eric Ries! •  Livro Running Lean do Ash Maurya! Blogs:! •  Blog do Steve Blank - http://steveblank.com! •  Blog da KissMetrics - http://blog.kissmetrics.com/! •  Meu blog – http://StartupBizModel.com! •  Blog Jonathon -http://jonathonbalogh.com/! •  Blog do MyGenco - http://mygengo.com/! Apresentações:!
  18. 18. Thiago Paiva, empreendedor apaixonado por startups e modelos de negócios! Siga meu blog http://StartupBizModel.com e o meu Twitter @ThiagoPaiva! OBRIGADO!

×