Timor Lorosae Trabalho realizado por: Andreia Pacheco, 7.ºH, N.º1
 
Índice  Bilhete de identidade História  Geografia Lenda “Como Nasceu Timor” Bibliografia
Bilhete de Identidade Nome do país:  Timor Lorosae / Timor Leste Área total:  14.874Km2 Capital :  Díli Línguas oficiais:  português e tétum Moeda:  Dólar Americano
Presidente da República:  José Ramos Horta Primeiro-Ministro:  Xanana Gusmão Data de independência de Portugal:  28 de Novembro de 1975 Fim da ocupação da Indonésia:  20 de Maio de 2002
História Timor Leste é o país mais jovem do mundo. Situa-se na parte oriental da Ilha de Timor, na Ásia.
Antes era conhecido como Timor Português, pois foi uma colónia portuguesa.  Quando conseguiu a independência de Portugal, foi logo invadido pela Indonésia (três dias depois).
Dizem que, em doze mil a.C., um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a Ilha de Timor. Há documentos que provam que no século VII, já existia algum  comércio entre Timor e a China.
Geografia O país é muito montanhoso e tem um clima tropical.  A montanha mais alta de Timor é  o Monte Tatamailau, com 2.963 metros de altitude.  O país tem 800 mil habitantes.
 
Massacre do  Cemitério Santa Cruz  A 12 de Novembro de 1991, no Cemitério de Santa Cruz, em Díli, tropas indonésias que ocupavam o território de Timor-Leste, dispararam contra o povo, durante o funeral de um jovem abatido por elementos daquelas forças.
Dezenas de pessoas morreram neste ataque.  Com este ataque a resistência dos timorenses aumentou.
Oito anos depois, no dia 31 de Agosto de 1999, o povo de Timor tornou-se novamente independente, após  um referendo vitorioso (acto em que o povo é chamado a pronunciar-se de forma secreta, sobre determinados assuntos de relevante interesse à nação).
 
Como Nasceu Timor Dizem que h ouve em Carcassa um crocodilo que uma bela manhã se lembrou de dar um grande passeio. O tempo estava bom e os habitantes tinham ido, uns para o campo, outros para o mar. Talvez nas aldeias ficasse por lá algum cão ou servo para ele comer…
Foi andando, andando, e completamente distraído afastou-se muto das águas, porque as aldeias ficavam muito longe continuou, andando, andando, e fez-se tarde. Resolveu voltar com o sol a pino. A areia estava muito quente. Teimou, mas a certa altura já não aguentava mais. Julgava que ia morrer em jejum. Apareceu um rapaz. O rapaz prestou-lhe auxílio, arrastando-o até às águas lamacentas.
O crocodilo estava tão agradado que disse ao rapaz que sempre que precisasse banhar-se nas águas, ele crocodilo o levaria às costas. E assim aconteceu, sim senhor. Sempre que o rapaz queria, o crocodilo levava-o às costas. E assim aconteceu, sim senhor. Sempre que o rapaz queria, o crocodilo levava-o às costas para o meio das águas limpas. Mas um dia teve fome e pensou em comer o rapaz. Hesitou.
Roía-lhe a consciência. E não o quis fazer sem primeiro consultar outros peixes e animais. Começou pela baleia. Se ela achava que devia comer o rapaz. A baleia, claro está, disse-lhe logo que não. O rapaz tinha-lhe prestado um grande serviço e o crocodilo deveria pagar-lhe na mesma moeda. E todos os outros peixes e animais, de uma maneira geral, foram da mesma opinião.
Mas o crocodilo de repente lembrou-se do macaco. O macaco é sabidola e talvez ele tivesse uma outra ideia. Encontrou-o sobre um ramo a comer um fruto. Ouviu, ouviu com toda a atenção, e voltou-lhe as costas enojado com os sentimentos do crocodilo. Então, o crocodilo pensou em não comer o rapaz. Talvez arranjar-lhe um sarilho qualquer. Mas comê-lo, não.
E assim foi. Recebeu-o às costas e foi por aí fora, a caminho das terras onde nasce o Sol. O crocodilo andou, andou, andou. O rapaz gozava aquela aventura de caminhar através de terras desconhecidas. Por fim, o crocodilo parou. Estava um céu lindo! E, como a alma encantada, o crocodilo, transformou-se em terra. E terra para sempre ficou. A terra foi crescendo, crescendo – e assim ficou.
O rapaz foi o primeiro habitante e chamou àquela terra: Timor. Queria dizer na língua dele: terra do Oriente.   Fabulário de Portugal e do Ultramar Português, Organização de Vieira de Almeida
Bibliografia Sítios consultados: Wikipedia RTP Youtube

Timor-Leste

  • 1.
    Timor Lorosae Trabalhorealizado por: Andreia Pacheco, 7.ºH, N.º1
  • 2.
  • 3.
    Índice Bilhetede identidade História Geografia Lenda “Como Nasceu Timor” Bibliografia
  • 4.
    Bilhete de IdentidadeNome do país: Timor Lorosae / Timor Leste Área total: 14.874Km2 Capital : Díli Línguas oficiais: português e tétum Moeda: Dólar Americano
  • 5.
    Presidente da República: José Ramos Horta Primeiro-Ministro: Xanana Gusmão Data de independência de Portugal: 28 de Novembro de 1975 Fim da ocupação da Indonésia: 20 de Maio de 2002
  • 6.
    História Timor Lesteé o país mais jovem do mundo. Situa-se na parte oriental da Ilha de Timor, na Ásia.
  • 7.
    Antes era conhecidocomo Timor Português, pois foi uma colónia portuguesa. Quando conseguiu a independência de Portugal, foi logo invadido pela Indonésia (três dias depois).
  • 8.
    Dizem que, emdoze mil a.C., um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a Ilha de Timor. Há documentos que provam que no século VII, já existia algum comércio entre Timor e a China.
  • 9.
    Geografia O paísé muito montanhoso e tem um clima tropical. A montanha mais alta de Timor é  o Monte Tatamailau, com 2.963 metros de altitude. O país tem 800 mil habitantes.
  • 10.
  • 11.
    Massacre do Cemitério Santa Cruz A 12 de Novembro de 1991, no Cemitério de Santa Cruz, em Díli, tropas indonésias que ocupavam o território de Timor-Leste, dispararam contra o povo, durante o funeral de um jovem abatido por elementos daquelas forças.
  • 12.
    Dezenas de pessoasmorreram neste ataque. Com este ataque a resistência dos timorenses aumentou.
  • 13.
    Oito anos depois,no dia 31 de Agosto de 1999, o povo de Timor tornou-se novamente independente, após um referendo vitorioso (acto em que o povo é chamado a pronunciar-se de forma secreta, sobre determinados assuntos de relevante interesse à nação).
  • 14.
  • 15.
    Como Nasceu TimorDizem que h ouve em Carcassa um crocodilo que uma bela manhã se lembrou de dar um grande passeio. O tempo estava bom e os habitantes tinham ido, uns para o campo, outros para o mar. Talvez nas aldeias ficasse por lá algum cão ou servo para ele comer…
  • 16.
    Foi andando, andando,e completamente distraído afastou-se muto das águas, porque as aldeias ficavam muito longe continuou, andando, andando, e fez-se tarde. Resolveu voltar com o sol a pino. A areia estava muito quente. Teimou, mas a certa altura já não aguentava mais. Julgava que ia morrer em jejum. Apareceu um rapaz. O rapaz prestou-lhe auxílio, arrastando-o até às águas lamacentas.
  • 17.
    O crocodilo estavatão agradado que disse ao rapaz que sempre que precisasse banhar-se nas águas, ele crocodilo o levaria às costas. E assim aconteceu, sim senhor. Sempre que o rapaz queria, o crocodilo levava-o às costas. E assim aconteceu, sim senhor. Sempre que o rapaz queria, o crocodilo levava-o às costas para o meio das águas limpas. Mas um dia teve fome e pensou em comer o rapaz. Hesitou.
  • 18.
    Roía-lhe a consciência.E não o quis fazer sem primeiro consultar outros peixes e animais. Começou pela baleia. Se ela achava que devia comer o rapaz. A baleia, claro está, disse-lhe logo que não. O rapaz tinha-lhe prestado um grande serviço e o crocodilo deveria pagar-lhe na mesma moeda. E todos os outros peixes e animais, de uma maneira geral, foram da mesma opinião.
  • 19.
    Mas o crocodilode repente lembrou-se do macaco. O macaco é sabidola e talvez ele tivesse uma outra ideia. Encontrou-o sobre um ramo a comer um fruto. Ouviu, ouviu com toda a atenção, e voltou-lhe as costas enojado com os sentimentos do crocodilo. Então, o crocodilo pensou em não comer o rapaz. Talvez arranjar-lhe um sarilho qualquer. Mas comê-lo, não.
  • 20.
    E assim foi.Recebeu-o às costas e foi por aí fora, a caminho das terras onde nasce o Sol. O crocodilo andou, andou, andou. O rapaz gozava aquela aventura de caminhar através de terras desconhecidas. Por fim, o crocodilo parou. Estava um céu lindo! E, como a alma encantada, o crocodilo, transformou-se em terra. E terra para sempre ficou. A terra foi crescendo, crescendo – e assim ficou.
  • 21.
    O rapaz foio primeiro habitante e chamou àquela terra: Timor. Queria dizer na língua dele: terra do Oriente.   Fabulário de Portugal e do Ultramar Português, Organização de Vieira de Almeida
  • 22.
    Bibliografia Sítios consultados:Wikipedia RTP Youtube