Conteúdos de e-learning que apetece beijar

11,803 views
11,859 views

Published on

Apresentação usada nos cursos de formação que lecciono na área da concepção e desenvolvimento e conteúdos de e-learning

Conteúdos de e-learning que apetece beijar

  1. 1. KISSConteúdos de e-learning que apetece beijar
  2. 2. Quer aprender as técnicas
  3. 3. O princípio KISS:• "Keep it Short and Simple"• A simplicidade como objectivo-chave• Toda a complexidade desnecessária deve ser evitada
  4. 4. Porquê e-conteúdos KISS
  5. 5. Leronlinecansa
  6. 6. Lemos menos 25% do queno papel
  7. 7. Conteúdo onlinedeve ter menos 50%de palavras que oimpresso
  8. 8. Grandesblocos detextotendem aserevitados
  9. 9. Parágrafoscurtos têmmelhordesempenhodo quelongos
  10. 10. Os formandos não são acrobatas!Use técnicas KISS - facilitam a leitura.
  11. 11. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  12. 12. • frases curtas, preferencialmente com uma ideia por frase• parágrafos curtos, até mesmo com apenas uma frase• Subtítulos curtos• regra de ouro: 1 parágrafo = 1 ideia
  13. 13. Excerto de um curso sobre Comunicações MóveisGlobal System for Mobile Communications, ou Sistema Global paraComunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é umatecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo.Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 cpaíses. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacionalseja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras detelefonia móvel. O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que osinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como umsistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este facto tambémsignifica que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. OGSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
  14. 14. 1 parágrafoQuantas ideias?
  15. 15. 1. Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países.2. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de telefonia móvel.3. O GSM diferencia-se dos seus antecessores porque o sinal e os canais de voz são digitais, sendo visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Isto também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início.4. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
  16. 16. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  17. 17. #2 CORTAR• Blá, blá, blá• Adjectivos e advérbios• Óbvio• Buzzwords
  18. 18. Porquê cortar?Ainda se lembra?
  19. 19. Leronlinecansa
  20. 20. Conteúdo onlinedeve ter menos 50%de palavras que oimpresso
  21. 21. Lemos menos 25% do queno papel
  22. 22. E...
  23. 23. Ao cortar palavras asmais destaca oconteúdo relevante
  24. 24. Considerando que todos os assuntos possuemconfigurações específicas, de acordo com o contexto emque são abordados, revela-se crucial que toda ainformação dispensável à compreensão do assuntoprincipal seja cuidadosa e criteriosamente seleccionada,bem como eliminada por forma a contribuir para uma maisadequada transmissão do conteúdo relevante.
  25. 25. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  26. 26. • 117 palavras e 2 parágrafos que pouco acrescentam sobre o assunto• A palavra-chave - podcast - não é referida
  27. 27. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  28. 28. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  29. 29. Versão reduzidaActualmente é importante encontrar tecnologiasmóveis que nos permitam processar informaçãoe gerar conhecimento a qualquer momento,sendo o podcast uma delas.
  30. 30. Versão reduzida e mais relevanteOs podcast são uma tecnologia móvel que permiteaos seus formandos processar informação e gerarconhecimento a qualquer momento, aumentado osucesso da aprendizagem.
  31. 31. AdjectivaçãoRecurso expressivo que consiste na utilizaçãode um ou mais adjectivos de forma a tornar otexto mais belo ou mais expressivo.
  32. 32. Mais belo?Mais expressivo?
  33. 33. NÃO!
  34. 34. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  35. 35. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  36. 36. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  37. 37. Ainda melhorPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activamente nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  38. 38. Esta possibilidade de recolha e registo dos contributos porparte, nomeadamente, de quem tem responsabilidadeefectiva de coordenação e orientação do trabalho dosavaliados é especialmente importante quando o contactofuncional com o avaliador é efectivamente escasso ou débil.
  39. 39. Empreendedorismo Prospectiva de mercadoPlaneamento estratégico Proactivo Paradigma Sistémica SinergiaGlobalização EmpowermentBalanceamento Benchmarking Nova Economia e-learning Web 2.0 Alinhamento estratégico
  40. 40. “Qualquer frase que dê a impressão de dizer muito,mas que não diga absolutamente nada.” Carlos Pimentel Mendes www.novomilenio.inf.br
  41. 41. Buzzword - palavra da moda“destinada a impressionar o interlocutor com umpretenso conhecimento, tornam o discurso opaco edifícil de entender.” George Orwell "Politics and the English Language”
  42. 42. A partir de dados fidedignosde fontes absolutamenteseguras, eliminando-se osfactores não aplicáveis ànossa estrutura, a soluçãodeverá obrigatoriamenteconsiderar uma transição.
  43. 43. Faça você mesmo1. com base tanto na 1. mesmo 1. a importância de umteoria disponível pressupondo-se uma estudo maisquanto na experiência margem de erro aprofundado éprática, insignificante, inquestionável,2. a partir de dados 2. com a indispensável 2. qualquer julgamentofidedignos de fontes confirmação de nossos a priori será sempreabsolutamente próprios parâmetros, passível de discussão,seguras,3. recentes estudos 3. a solução deverá 3. eliminando-se ostêm indicado obrigatoriamente factores não aplicáveisalternativas pouco considerar uma à nossa estrutura,convencionais, transição, Aviso: pode causar sérios danos mentais aos formandos
  44. 44. O que leva a usá-las• Dar importância a ideias comuns e triviais• Para camuflar o blá-blá-blá• Impressionar o leitor com um pretenso conhecimento
  45. 45. Curso sobre o uso de podcasts na educaçãoNum mundo globalizado onde o tempo é escasso, opodcast surge como uma tecnologia alternativaextremamente potente que pode ser utilizado aoserviço do processo de ensino e na aprendizagemtanto na modalidade a distância (e-learning), ou comocomplemento ao ensino presencial(b-learning).
  46. 46. Curso sobre o uso de podcasts na educaçãoNum mundo globalizado onde o tempo é escasso, opodcast surge como uma tecnologia alternativaextremamente potente que pode ser utilizado aoserviço do processo de ensino e na aprendizagemtanto na modalidade a distância (e-learning), oucomo complemento ao ensino presencial(b-learning).
  47. 47. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  48. 48. • É mais directa• Requer menos palavras - frases mais curtas• Evidencia o sujeito da acção - o formando.• Identifica quem faz o quê
  49. 49. Voz activa Voz passivaA acção é A acção épraticada sofrida pelo peloformando formando
  50. 50. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  51. 51. Técnica da pirâmide invertida“numa notícia, a seguir ao lead, as restantes informações são dadaspor ordem decrescente de importância, de forma que, à medida que sevai descendo no corpo da notícia, os factos relatados se vão tornandocada vez menos essenciais.” Anabela Gradim “Manual de Jornalismo”
  52. 52. Apresente a informação por ordem decrescente de importância O que o formando deve saber Argumentação Justificações Complementos Curiosidades Etc.
  53. 53. Porquê?
  54. 54. Tanto o formando queesteve 5 min. a exploraros conteúdos como o queesteve 30 min. leram ainformação crucial
  55. 55. O que o formando deve saber ArgumentaçãoTanto o formando queesteve 5 min. a explorar Justificaçõesos conteúdos como o que Complementosesteve 30 min leram a Curiosidadesinformação crucial Etc.
  56. 56. E ainda porque• O formando pode ter pouco tempo para ler• pode ser interrompido (email, messenger, telefonema, etc.)• pode-se distrair• pode-se aborrecer (por não gostar particularmente do tema)
  57. 57. e-conteúdos KISS#1 Curtos #2 Concisos #3 Activos #4 Prioritizados 
  58. 58. Selma Vedor Fernandeswww.selmavedor.netselmafernandes@yahoo.com

×