Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conteúdos de e-learning que apetece beijar

13,008 views

Published on

Apresentação usada nos cursos de formação que lecciono na área da concepção e desenvolvimento e conteúdos de e-learning

Conteúdos de e-learning que apetece beijar

  1. 1. KISSConteúdos de e-learning que apetece beijar
  2. 2. Quer aprender as técnicas
  3. 3. O princípio KISS:• "Keep it Short and Simple"• A simplicidade como objectivo-chave• Toda a complexidade desnecessária deve ser evitada
  4. 4. Porquê e-conteúdos KISS
  5. 5. Leronlinecansa
  6. 6. Lemos menos 25% do queno papel
  7. 7. Conteúdo onlinedeve ter menos 50%de palavras que oimpresso
  8. 8. Grandesblocos detextotendem aserevitados
  9. 9. Parágrafoscurtos têmmelhordesempenhodo quelongos
  10. 10. Os formandos não são acrobatas!Use técnicas KISS - facilitam a leitura.
  11. 11. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  12. 12. • frases curtas, preferencialmente com uma ideia por frase• parágrafos curtos, até mesmo com apenas uma frase• Subtítulos curtos• regra de ouro: 1 parágrafo = 1 ideia
  13. 13. Excerto de um curso sobre Comunicações MóveisGlobal System for Mobile Communications, ou Sistema Global paraComunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é umatecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo.Telefones GSM são usados por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 cpaíses. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacionalseja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras detelefonia móvel. O GSM diferencia-se muito de seus antecessores sendo que osinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como umsistema de telefone celular de segunda geração (2G). Este facto tambémsignifica que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. OGSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
  14. 14. 1 parágrafoQuantas ideias?
  15. 15. 1. Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM: originalmente, Groupe Special Mobile) é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones celulares do mundo. É usada por mais de um bilhão de pessoas em mais de 200 países.2. A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre operadoras de telefonia móvel.3. O GSM diferencia-se dos seus antecessores porque o sinal e os canais de voz são digitais, sendo visto como um sistema de telefone celular de segunda geração (2G). Isto também significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início.4. O GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.
  16. 16. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  17. 17. #2 CORTAR• Blá, blá, blá• Adjectivos e advérbios• Óbvio• Buzzwords
  18. 18. Porquê cortar?Ainda se lembra?
  19. 19. Leronlinecansa
  20. 20. Conteúdo onlinedeve ter menos 50%de palavras que oimpresso
  21. 21. Lemos menos 25% do queno papel
  22. 22. E...
  23. 23. Ao cortar palavras asmais destaca oconteúdo relevante
  24. 24. Considerando que todos os assuntos possuemconfigurações específicas, de acordo com o contexto emque são abordados, revela-se crucial que toda ainformação dispensável à compreensão do assuntoprincipal seja cuidadosa e criteriosamente seleccionada,bem como eliminada por forma a contribuir para uma maisadequada transmissão do conteúdo relevante.
  25. 25. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  26. 26. • 117 palavras e 2 parágrafos que pouco acrescentam sobre o assunto• A palavra-chave - podcast - não é referida
  27. 27. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  28. 28. Introdução a um curso sobre o uso de podcasts na educaçãoA informação move o mundo, vivemos numa troca constante de dados. Amobilidade é uma realidade na vida das pessoas e processa-se a umavelocidade muito maior que há uns anos atrás, são cada vez mais as pessoasque moram longe do local onde trabalham (ou estudam).Neste contexto surge a figura do trabalhador móvel, do trabalhador estudante,e de muitas outras actividades que se consubstanciam na constantemovimentação dos seus agentes. Comum a todos é a necessidade quesentem em rentabilizar o tempo gasto durante as permanentes deslocações.Para preencher esta lacuna temos hoje à disposição diversas estratégias etecnologias que permitem a gestão útil de um espaço de tempo, que de outraforma, seria desperdiçado.
  29. 29. Versão reduzidaActualmente é importante encontrar tecnologiasmóveis que nos permitam processar informaçãoe gerar conhecimento a qualquer momento,sendo o podcast uma delas.
  30. 30. Versão reduzida e mais relevanteOs podcast são uma tecnologia móvel que permiteaos seus formandos processar informação e gerarconhecimento a qualquer momento, aumentado osucesso da aprendizagem.
  31. 31. AdjectivaçãoRecurso expressivo que consiste na utilizaçãode um ou mais adjectivos de forma a tornar otexto mais belo ou mais expressivo.
  32. 32. Mais belo?Mais expressivo?
  33. 33. NÃO!
  34. 34. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  35. 35. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  36. 36. Introdução a um curso sobre Concepção Eficaz de ConteúdosPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activa, nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  37. 37. Ainda melhorPretendemos levar os participantes a reflectir e intervirde forma pró-activamente nas soluções e melhorias aintroduzir em diversos documentos digitais, tornando-os mais apelativos, motivadores, concisos e eficazes.
  38. 38. Esta possibilidade de recolha e registo dos contributos porparte, nomeadamente, de quem tem responsabilidadeefectiva de coordenação e orientação do trabalho dosavaliados é especialmente importante quando o contactofuncional com o avaliador é efectivamente escasso ou débil.
  39. 39. Empreendedorismo Prospectiva de mercadoPlaneamento estratégico Proactivo Paradigma Sistémica SinergiaGlobalização EmpowermentBalanceamento Benchmarking Nova Economia e-learning Web 2.0 Alinhamento estratégico
  40. 40. “Qualquer frase que dê a impressão de dizer muito,mas que não diga absolutamente nada.” Carlos Pimentel Mendes www.novomilenio.inf.br
  41. 41. Buzzword - palavra da moda“destinada a impressionar o interlocutor com umpretenso conhecimento, tornam o discurso opaco edifícil de entender.” George Orwell "Politics and the English Language”
  42. 42. A partir de dados fidedignosde fontes absolutamenteseguras, eliminando-se osfactores não aplicáveis ànossa estrutura, a soluçãodeverá obrigatoriamenteconsiderar uma transição.
  43. 43. Faça você mesmo1. com base tanto na 1. mesmo 1. a importância de umteoria disponível pressupondo-se uma estudo maisquanto na experiência margem de erro aprofundado éprática, insignificante, inquestionável,2. a partir de dados 2. com a indispensável 2. qualquer julgamentofidedignos de fontes confirmação de nossos a priori será sempreabsolutamente próprios parâmetros, passível de discussão,seguras,3. recentes estudos 3. a solução deverá 3. eliminando-se ostêm indicado obrigatoriamente factores não aplicáveisalternativas pouco considerar uma à nossa estrutura,convencionais, transição, Aviso: pode causar sérios danos mentais aos formandos
  44. 44. O que leva a usá-las• Dar importância a ideias comuns e triviais• Para camuflar o blá-blá-blá• Impressionar o leitor com um pretenso conhecimento
  45. 45. Curso sobre o uso de podcasts na educaçãoNum mundo globalizado onde o tempo é escasso, opodcast surge como uma tecnologia alternativaextremamente potente que pode ser utilizado aoserviço do processo de ensino e na aprendizagemtanto na modalidade a distância (e-learning), ou comocomplemento ao ensino presencial(b-learning).
  46. 46. Curso sobre o uso de podcasts na educaçãoNum mundo globalizado onde o tempo é escasso, opodcast surge como uma tecnologia alternativaextremamente potente que pode ser utilizado aoserviço do processo de ensino e na aprendizagemtanto na modalidade a distância (e-learning), oucomo complemento ao ensino presencial(b-learning).
  47. 47. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  48. 48. • É mais directa• Requer menos palavras - frases mais curtas• Evidencia o sujeito da acção - o formando.• Identifica quem faz o quê
  49. 49. Voz activa Voz passivaA acção é A acção épraticada sofrida pelo peloformando formando
  50. 50. Técnicas para e-conteúdos KISS #1 Encurtar #2 Cortar #3 Voz activa #4 Pirâmide invertida
  51. 51. Técnica da pirâmide invertida“numa notícia, a seguir ao lead, as restantes informações são dadaspor ordem decrescente de importância, de forma que, à medida que sevai descendo no corpo da notícia, os factos relatados se vão tornandocada vez menos essenciais.” Anabela Gradim “Manual de Jornalismo”
  52. 52. Apresente a informação por ordem decrescente de importância O que o formando deve saber Argumentação Justificações Complementos Curiosidades Etc.
  53. 53. Porquê?
  54. 54. Tanto o formando queesteve 5 min. a exploraros conteúdos como o queesteve 30 min. leram ainformação crucial
  55. 55. O que o formando deve saber ArgumentaçãoTanto o formando queesteve 5 min. a explorar Justificaçõesos conteúdos como o que Complementosesteve 30 min leram a Curiosidadesinformação crucial Etc.
  56. 56. E ainda porque• O formando pode ter pouco tempo para ler• pode ser interrompido (email, messenger, telefonema, etc.)• pode-se distrair• pode-se aborrecer (por não gostar particularmente do tema)
  57. 57. e-conteúdos KISS#1 Curtos #2 Concisos #3 Activos #4 Prioritizados 
  58. 58. Selma Vedor Fernandeswww.selmavedor.netselmafernandes@yahoo.com

×