Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula com questões para o desafio fleury - para alunos de graduação de faculdades de medicina de SP

2,500 views

Published on

Aula com questões para o desafio fleury - para alunos de graduação de faculdades de medicina de SP

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula com questões para o desafio fleury - para alunos de graduação de faculdades de medicina de SP

  1. 1. Paciente de 46 anos, com aumento do volume testicular direito há 4 meses, progressivo, indolor, de consistência endurecida, com emagrecimento de 6 kg no período. No exame físico nota-se:
  2. 2. Conduta: a) Escrototomia mediana e exploração testicular a direita b) Inguinotomia direita e exploração testicular – se necessário orquiectomia e prótese c) Ultrassonografia testicular com doppler, Tomografia de tórax e marcadores tumorais d) Marcadores tumorais e orquiectomia radical a direita por via inguinal e) Radiografia de tórax e orquiectomia por via escrotal
  3. 3. Paciente de 14 anos de idade, com história de dor testicular súbita há 8 horas, do lado esquerdo, em repouso, com pouca melhora após analgésicos. http://javascriptshowcontent('active','hiddenlay erd26e648'); EF: Testiculo esquerdo elevado na bolsa testicular, doloroso a palpação, aumentado de volume, com reflexo cremastérico abolido :
  4. 4. Conduta: a) Escrototomia mediana e exploração testicular a esquerda. b) Anti-inflamatórios e repouso pois após 8h não há mais indicação cirúrgica. c) Ultrassonografia testicular com doppler, e escrototomia de urgência. d) Tomografia de abdome e pelve com contraste e antibioticoterapia endovenosa. e) Ultrassonografia testicular com doppler, e escrototomia de urgência com fixação do testiculo contra-lateral.
  5. 5. Motoboy de 21 anos, chega ao PS-HC trazido pelo resgate após trauma moto x auto com fratura de bacia e uretrorragia, estável hemodinamicamente, com bexigoma ao exame físico e toque retal com próstata elevada. Uretrocistografia retrógrada de urgência
  6. 6. Qual a melhor Conduta: a) Tentativa de sondagem vesical pelo especialista. b) Laparatomia de urgência e correção cirúrgica. c) Cistostomia de urgência. d) Tomografia de abdome e pelve com contraste e cistostomia de urgência. e) Tentativa de realinhamento endoscópico de urgência durante fixação da bacia e se falha, cistostomia.
  7. 7. E se estivéssemos no interior do Pará sem especialista: a) Transferência imediata para grande centro. b) Morfina endovenosa e transfêrencia. c) Punção vesical com jelco 14 e esvaziamento vesical até transferência. d) Tentativa cuidadosa de sondagem vesical. e) Cistostomia com anestesia local.

×