Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Perfect

202 views

Published on

EMEF PROF. ANTÔNIO DE FREITAS AVELAR

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Perfect

  1. 1. EMEF Prof ºAntonio de Freitas Avelar
  2. 2. Criação  Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, Recebe o nome de Olimpíadas a série de eventos desportivos que reuniam as cidades-estado da Grécia antiga .
  3. 3. Zeus  Naquele período, os jogos eram realizados aos deuses gregos, sendo que Zeus era o mais homenageado, pois na cidade havia um grande templo em homenagem a ele e quando esses jogos ocorriam Zeus era chamado Zeus Olímpico.
  4. 4. Tocha olímpica  ATocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus porPrometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. ATocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então. O percurso daTocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936.
  5. 5. Poder Olímpico  Com o declínio da civilização grega, as competições esportivas tornaram-se esparsas nas civilizações subsequentes. A proposta de resgatar a prática das olimpíadas e o seu sentido principal, a celebração da paz – ou da trégua – entre as nações por meio do esporte, só aconteceu no fim do século XIX, por intermédio de uma personagem histórica singular, o Barão de Coubertin.
  6. 6.  A Alemanha utilizou os Jogos Olímpicos com propósitos propagandísticos. Os nazistas criaram uma imagem de uma nova Alemanha, forte e unida, ao mesmo tempo em que mascarava as políticas anti-semitas e racistas de seu regime, assim como o crescente militarismo daquele país.  Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o povo europeu e o norte-americano conclamavam seus governos a um boicote às Olimpíadas devido ao abuso dos direitos humanos no país anfitrião.
  7. 7. Principais esportes  Tênis  Iatismo (Vela)  Vôlei  Vôlei de Praia  Judô  Basquete  Atletismo
  8. 8. MEDALHAS  Os primeiros campeões olímpicos recebiam como prêmio uma coroa feita com folhas de louro e oliveira. Os vencedores também recebiam alimentação gratuita por toda a vida, garantia de seu lugar em teatros e o título de herói da sua cidade.
  9. 9. Curiosidades  Moedas que foram feitas em homenagem as olimpíadas de 2016 que será feita no Brasil.
  10. 10. Mascotes Recentes
  11. 11. Significado do símbolo olímpico  A principal representação dos Jogos Olímpicos é a bandeira estampada com os anéis olímpicos, que também são a marca do COI. Os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania; e vermelho, as Américas.

×