Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O que é e como fazer uma análise swot do seu consultório médico

290 views

Published on

Todo médico precisa aprender a fazer uma análise profunda do seu negócio para definir a viabilidade do seu consultório. Isso deve ser feito tanto antes de abrir o consultório como quando ele já esta em operação.

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O que é e como fazer uma análise swot do seu consultório médico

  1. 1. O que é e como fazer uma análise SWOT do seu consultório médico Muitos profissionais de medicina abrem seus consultórios médicos logo após terem se formado, geralmente com mais alguns colegas para dividirem as despesas comuns como aluguel, condomínio, água, luz e telefone. Até ai tudo bem, mas acontece que uma pequena clínica médica ou mesmo um consultório individual deve ser tratado como uma empresa e uma empresa precisa passar por uma análise antes da sua abertura e por várias revisões durante seu tempo de vida. Uma das técnicas empresariais que podem ser aplicadas para analisar a viabilidade do sucesso de uma empresa, seja ela um consultório de um único profissional até multinacionais com milhares e milhares de trabalhares é denominada análise SWOT. Esse termo em inglês quer dizer:  S - Strengths = Forças  W - Weaknesses - Fraquezas  O - Oppportunties - Oportunidades  T - Threats - Ameaças Claro, se você é um pediatra e vai abrir seu consultório deve saber que não esta sozinho no mercado e portanto deve fazer uma análise comparativa das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameças em relação aos seus principais concorrentes, caso contrário estará ignorando as chances reais que terá de competir pelos mesmos pacientes que outros colegas que já estão a mais tempo no mercado estão disputando. Em nossa consultoria de marketing e gestão médica nos temos uma fase de diagnóstico onde procuramos olhar o consultório e a prática medica do profissional em questão sobre a ótica da
  2. 2. análise SWOT, ou seja, avaliamos quais são do ponto de vista interno do seu consultório suas forças e fraquezas e em relação ao mercado onde ele esta inserido quais são as ameças e as suas reais oportunidades de ganho. Destrinchando a matriz SWOT A análise SWOT não é nada complicado de ser feita, porém ela pode ser bastante incômoda já que leva cada médico a ter que responder com bastante sinceridade olhando para si e para os seus principais competidores os seus pontos fortes e fracos. Mas isso é bom, porque não se pode melhorar aquilo que não se mede ou que não se conhece. Cada médico deve olhar para o seu consultório e de forma sincera e honesta, responder as seguintes questões: Forças  Quais são os diferenciais do meu consultório?  O que fazemos aqui melhor do que os concorrentes?  Temos algum serviço exclusivo?  Nossos preços são competitivos?  Será que o nosso cliente consegue visualizar os nossos diferenciais de forma clara?  Em uma auto-análise, qual o meu diferencial como profissional? Fraquezas  Quais sãos principais pontos fracos do meu consultório?  A estrutura física é adequada para o público alvo que quero atender?  A minha equipe(mesmo que seja somente uma secretária) atende ao padrão que espero?  As formas de pagamentos são facilitadas?  O ponto é de fácil acesso ao meu público alvo?  É possível melhorar ou neutralizar os meus pontos fracos?  Minha formação é adequada?  Estou desafado tecnologicamente ou de alguma outra forma? Oportunidades  Quais sãos as oportunidades que o meu segmento da medicina oferece atualmente?  Existe alguma área complementar a minha formação que eu poderia atuar com sucesso?  Vislumbro alguma brecha deixada pelos meus concorrentes dentro do meu segmento?  Existe algum tipo novo de tratamento ou especialidade que pode ter um crescimento exponencial nos próximos 5 a 10 anos? Ameaças  Como anda a remuneração média da minha categoria profissional?  Quais os obstáculos que encontro para gerar crescimento para meu consultório?  Tenho problemas de geração de caixa?
  3. 3.  Existem muitos competidores fazendo a mesma função que a minha?  A minha comunicação com os pacientes é falha?  A barreira de entrada no meu segmento é baixa?  Existem muitos profissionais entrando no meu segmento, saturando o mercado? Essas reflexões são fundamentais para o profissional que decide abrir um consultório mas são igualmente importantes para quem também esta no mercado já consolidado e que esta tendo dificuldades para fazer seu consultório médico decolar. Se você precisa de ajudar para fazer seu consultório médico ou clínica médica aumentar a lucratividade, atrair pacientes mais rentáveis e melhorar sua qualidade de vida, entre em contato conosco e vamos conversar. Sênior Marketing Marketing Médico

×