Dspace

1,154 views

Published on

Apresentação sobre o DSpace no âmbito da Disciplina de Gestão de Redes de Pessoas e Organizações do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Published in: Education
  • Be the first to comment

Dspace

  1. 1. RepositóriosDigitais com DSpace Marcela Bassoli Marcos Teruo Ouchi Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Disciplina de Gestão de redes e pessoas e organizações Prof. Dr. Roniberto Morato do Amaral
  2. 2. O Nascimento de uma idéia A ideia de criar um repositório digital institucional no MIT surgiu em conversas a diretora do MIT Libraries, Ann Wolpert J., com membros do Instituto e corpo docente em 1997. Ela cita um professor que em tom de brincadeira comentou: “[...] minha vida inteira está em meu e-mail[...]”. Em março de 2000, ela juntamente com o cientista da computação Hal Abelson, assinaram um contrato de co- desenvolvimento com a Hewlett-Packard Labs. MacKenzie Smith, Diretor Adjunto de Tecnologia desde janeiro de 2001 com as bibliotecas, ajudaram a impulsionar o projeto de conclusão para novembro de 2002.
  3. 3. OAIS Open Archival InformationSystem CCSDS - The Consultative Committee for Space Data Systems Esquema conceitual que disciplina e orienta um sistema de arquivo dedicado à preservação e manutenção do acesso a informações digitais por longo prazo.
  4. 4. O que é o Dspace? O Dspace como RI do MIT O Dspace como projeto O Dspace como programa O Dspace como serviço O Dspace como tecnologia
  5. 5. O Dspace como RI do MIT
  6. 6. O Dspace como projetoConcebido em fins de 1990, o projeto alçou vôo comoum acordo formal em março de 2000 entre a Hewlett-Packard Laboratories e o MIT Libraries.
  7. 7. O Dspace como programa O programa de desenvolvimento a longo prazo do Dspace
  8. 8. O Dspace como serviço O acesso à produção intelectual da comunidade MIT, oferecido pelas Bibliotecas MIT para a comunidade do MIT e do mundo.
  9. 9. O Dspace como tecnologiaDSpace é um software de código fonte aberto que fornece facilidades para o gerenciamento de acervo digital, utilizado para implementação de repositórios institucionais. Suporta uma grande variedade de tipo de documentos, tais como: livros, teses e dissertações, fotografias, filmes, áudio, e outros. Os documentos são organizados em comunidades e coleções.
  10. 10. O Dspace como tecnologiaO DSpace é disponibilizado livremente às instituições de investigação, sob a forma de um produto de código aberto, que pode ser livremente adaptado e expandido funcionalmente, nos termos da BSD Open source license.
  11. 11. Documentos que podem ser armazenadosO DSpace aceita todo tipo de formato digital. Alguns exemplos do que pode ser inserido no DSpace: - Documentos, tipo artigos, pré-prints, relatórios, projetos, trabalhos em eventos - Livros - Teses - Programas de computador - Modelos para visualização e simulação - Publicações multimídia - Registros administrativos - Versões de livros publicados - Notícias de jornais - Bases de dados bibliográficas - Imagens - Arquivos de áudio - Arquivos de vídeo - Coleções de bibliotecas digitais - Material de ensino - Páginas Web
  12. 12. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  13. 13. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  14. 14. Formatos Suportados
  15. 15. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  16. 16. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  17. 17. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  18. 18. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  19. 19. Um ítem
  20. 20. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  21. 21. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  22. 22. Metadados - DC
  23. 23. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  24. 24. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  25. 25. Uma Coleção de ítens
  26. 26. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  27. 27. Dspace Information Model Comunidade Coleção Dublin Core Ítem Record Bundle Bitstream Bitstream Format
  28. 28. LiSa – Livre Saber (SEAD UFSCar)
  29. 29. Interoperabilidade
  30. 30. IniciativasBrasileiras
  31. 31. Braziliana - USP
  32. 32. RIDI - IBICT
  33. 33. Infoteca-e Embrapa
  34. 34. CFB / CRB
  35. 35. Acervo Antonio Carlos Jobim
  36. 36. UNESP
  37. 37. Banco Internacional de Objetos Educacionais
  38. 38. OBRIGADO
  39. 39. Referências CCSDS. RECOMMENDATION FOR AN OAIS REFERENCE MODEL DSPACE. WWW.DSPACE.ORG MIT’s DSpace Experience: A Case Study. Disponível em: <http://libraries.mit.edu/dspace-mit/info/case- study.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2011.

×