SlideShare a Scribd company logo
1 of 22
Pedagogia da Educação a Distância: conceitos em evolução
 
Conhecimento (LÉVY, 1993, p.7)   Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século  XX,  um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram.
Tecnologia Refere-se a tudo aquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas, para estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim facilitando e simplificando o seu trabalho, melhorando sua condição de vida ou enriquecendo suas relações interpessoais.
Tecnologias da Inteligência (LÉVY, 1993, p. 135) a inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos.
Tecnologias da Informação  e da Comunicação (TIC / NTIC) NTIC - Digital (Lévy, 1999, p. 50) Digitalizar uma informação é o ato de transformá-la em números, podendo assim ser (des) codificadas e lidas por meios computacionais.     TIC
Ciberespaço um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material de co­municação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo . (LÉVY,1999, p. 17)
Cibercultura (LÉVY, 1993, p. 137) o conjunto de técnicas - materiais e intelectuais - de práticas, atitudes, modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço .
Humanos e criações humana (LATOUR, 2001, p. 213) A profundidade de nossa ignorância das técnicas é insondável. Não conseguimos sequer contá-las ou afirmar que existem como objetos, como conjuntos ou como outras tantas seqüências de ações proficientes. No entanto, ainda há filósofos que acreditam na existência de objetos abjetos[...] Se, outrora, os estudos científicos supunham que a fé na construção de artefatos ajudaria a explicar os fatos, nada mais surpreendente. Os não-humanos refogem duas vezes às estruturas da objetividade: não são nem objetos conhecidos por um sujeito nem objetos manipulados por um senhor (e também não, é claro, senhores eles mesmos).    
Ecologia Cognitiva (LÉVY, 1993, p. 137) [...] o estudo das dimensões técnicas e coletivas da cognição [...] o meio ecológico no qual as representações se propagam  é composto por dois grandes conjuntos: as mentes humanas e as redes técnicas de armazenamento, de transformação e de transmissão das representações.     
Educação (LIBÂNEO, 2002, p. 32) o  conjunto das ações, processos, influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.  
Disponibilidade do conhecimento Nesta nova etapa das demandas educacionais, o conhecimento precisará estar disponibilizado para todos.    Escolas e educadores devem possuir um conhecimento holístico sobre o mundo, estando assim prontos para compreenderem que a integração midiática entre o global e o local formam novos modos de vida, no qual a escola é elemento chave para que o aluno tenha uma visão crítica sobre sua realidade, podendo assim nela interferir.
As TIC, por si só, não são a solução dos problemas educacionais, mas, certamente,  sua utilização mostra-se imprescindível. Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção bancária da educação, em que a única imagem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los.  (FREIRE, 1987, p.58)   Acesso de qualidade
Se uma tecnologia mais avançada não estiver disponível, geralmente, é possível receber as mensagens de ensino-aprendizagem por uma tecnologia mais simples [...] muitas vezes, existe a preocupação de dispor de tecnologias avançadas em lugar de se investir em mídia de qualidade para a distribuição por essas tecnologias. Um dos erros mais comuns relativos à tecnologia consiste em investir exageradamente em uma tecnologia específica e tentar incluir nela um volume maior de mídia do que ela pode viabilizar sob o ponto de vista da otimização.  Educação e tecnologia (MOORE,  2007, p. 7)
As técnicas não tradicionais não são novidade; a Internet e as Intranets institucionais já não são novidade; a utilização do computador na educação, embora ainda recente, também não se constitui mais em novidade; porém, o desenvolvimento de um Sistema Educacional que conjugue estes instrumentos e ideais, com base num rigoroso conceito de qualidade e na necessária dialogicidade, que seja capaz de incentivar o ‘participante’ a estudar e aprofundar estes estudos ( a partir de seu próprio ritmo e de suas necessidades), este sim é um grande desafio. O NOVO  (LIBÂNEO, 2002, p. 32)
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
A inteligência coletiva  é um dos principais motores da cibercultura [...] o estabelecimento de uma sinergia entre competências, recursos e projetos, a constituição e manutenção de dinâmicas de memória em comum, a ativação de modas de cooperação flexíveis e transversais, a distribuição coordenada de centros de decisão, opõem-se à separação estanque entre as atividades, às compartimentalizações, à opacidade da organização social. Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...] melhor é a apropriação, por indivíduos e grupos, das alterações técnicas, e menores são os efeitos de exclusão ou de destruição humana resultantes da aceleração do movimento tecno-social . Inteligência Coletiva (LÉVY, 1999, p. 169)
A inteligência coletiva  é um dos principais motores da cibercultura [...] o estabelecimento de uma sinergia entre competências, recursos e projetos, a constituição e manutenção de dinâmicas de memória em comum, a ativação de modas de cooperação flexíveis e transversais, a distribuição coordenada de centros de decisão, opõem-se à separação estanque entre as atividades, às compartimentalizações, à opacidade da organização social. Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...] melhor é a apropriação, por indivíduos e grupos, das alterações técnicas, e menores são os efeitos de exclusão ou de destruição humana resultantes da aceleração do movimento tecno-social . Inteligência Coletiva (LÉVY, 1999, p. 28)
A EAD explora certas técnicas de ensino a distância, incluindo hipermídia, as redes de comunicação interativas, e todas as tecnologias intelectuais da Cibercultura. Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede. Nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos. Educação a Distância (LÉVY, 1999, p. 158)
[...] sistemas computacionais disponíveis na Internet destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Permitem integrar várias mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. Ambiente Virtual de Aprendizagem (ALMEIDA, 2003, p. 39)
Ambiente Virtual de Aprendizagem (ALMEIDA, 2003, p. 208) ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object], 
Concepções e Propostas Pedagógicas para EAD Pierre Lévy -  Cibercultura Deleuze –  Rizomas Skinner –  Estímulo / Resposta Rothkopf –  Perguntas intratextuais Ausubel –  Introdução e apresentação estruturada Bruner  -  Abordagem voltada para a solução de problemas Rogers -  Atmosfera amigável e propícia para a aprendizagem Gagné -  Há uma ordem lógica para apresentação de conteúdos. Os simples antes dos mais complexos. Holmberg -  Os materiais para a educação a distância sejam estruturados de tal modo que lembrem uma conversação dirigida.

More Related Content

What's hot

TICs e o processo ensino-aprendizagem
TICs e o processo ensino-aprendizagemTICs e o processo ensino-aprendizagem
TICs e o processo ensino-aprendizagemTatiane Martins
 
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Fabio Batalha M Barros
 
A escola do século XXI: As redes sociais na educação
A escola do século XXI:  As redes sociais na educaçãoA escola do século XXI:  As redes sociais na educação
A escola do século XXI: As redes sociais na educaçãoFuncionário público
 
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?UFPE
 
diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.
 diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.  diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.
diferenças e convergências entre a Ead e a Eol. Solange Gomes
 
Ead x eol unirio
Ead x eol     unirioEad x eol     unirio
Ead x eol unirioAngela Mota
 
Educacao A Distancia Ritiele
Educacao A Distancia RitieleEducacao A Distancia Ritiele
Educacao A Distancia Ritielerithielibarcelos
 
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...ANATED
 
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2marta santos
 
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de ProfessoresA Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professorescidacandine
 
São João do Polêsine - Diana Cervo Cassol
São João do Polêsine - Diana Cervo CassolSão João do Polêsine - Diana Cervo Cassol
São João do Polêsine - Diana Cervo CassolCursoTICs
 
Ad2 - Cibercultura, educação e currículo
Ad2 - Cibercultura, educação e currículoAd2 - Cibercultura, educação e currículo
Ad2 - Cibercultura, educação e currículoAna Saraiva
 

What's hot (19)

TICs e o processo ensino-aprendizagem
TICs e o processo ensino-aprendizagemTICs e o processo ensino-aprendizagem
TICs e o processo ensino-aprendizagem
 
Parablog
ParablogParablog
Parablog
 
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
Teletrabalho docente no mundo pós pandemia
 
A escola do século XXI: As redes sociais na educação
A escola do século XXI:  As redes sociais na educaçãoA escola do século XXI:  As redes sociais na educação
A escola do século XXI: As redes sociais na educação
 
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?
Ensino remoto: quinze anos em quinze dias?
 
diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.
 diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.  diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.
diferenças e convergências entre a Ead e a Eol.
 
Ead x eol unirio
Ead x eol     unirioEad x eol     unirio
Ead x eol unirio
 
Educacao A Distancia Ritiele
Educacao A Distancia RitieleEducacao A Distancia Ritiele
Educacao A Distancia Ritiele
 
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
Formação Continuada para Professores: abordagem teórico-prática do cotidiano ...
 
Slide curso ead
Slide curso eadSlide curso ead
Slide curso ead
 
Almeida
AlmeidaAlmeida
Almeida
 
Almeida
AlmeidaAlmeida
Almeida
 
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
A importância das tecnologias digitais em sala de aula2
 
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de ProfessoresA Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
 
Uso da Internet na sala de aula
Uso da Internet na sala de aulaUso da Internet na sala de aula
Uso da Internet na sala de aula
 
São João do Polêsine - Diana Cervo Cassol
São João do Polêsine - Diana Cervo CassolSão João do Polêsine - Diana Cervo Cassol
São João do Polêsine - Diana Cervo Cassol
 
Texto 08
Texto 08Texto 08
Texto 08
 
Ad2 - Cibercultura, educação e currículo
Ad2 - Cibercultura, educação e currículoAd2 - Cibercultura, educação e currículo
Ad2 - Cibercultura, educação e currículo
 
Artigo blog ufsm
Artigo blog ufsmArtigo blog ufsm
Artigo blog ufsm
 

Viewers also liked

Ead Educação a Distância Power Point
Ead Educação a Distância Power PointEad Educação a Distância Power Point
Ead Educação a Distância Power Pointpattyduarte
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slidescoelhors
 
ApresentaçãO Slides E.A.D.
ApresentaçãO Slides E.A.D.ApresentaçãO Slides E.A.D.
ApresentaçãO Slides E.A.D.guest6a1495
 
Educacao A Distancia
Educacao A DistanciaEducacao A Distancia
Educacao A DistanciaAna Claudia
 
Leitura Basica Historia Ead
Leitura Basica Historia EadLeitura Basica Historia Ead
Leitura Basica Historia Eadguest7c79d19
 
Educação a Distância
Educação a DistânciaEducação a Distância
Educação a DistânciaNatã Melo
 
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILA EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILDiego Lisboa
 
História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilHistória da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilFreela
 
Interatividade na escola
Interatividade na escolaInteratividade na escola
Interatividade na escolacefaprodematupa
 
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidades
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidadesMobile learning e educação a distância limites e possibilidades
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidadesAngelo Branco
 
Uso de novas tecnologias na EaD
Uso de novas tecnologias na EaDUso de novas tecnologias na EaD
Uso de novas tecnologias na EaDChristielen Dias
 
Disciplinas Semipresenciais
Disciplinas SemipresenciaisDisciplinas Semipresenciais
Disciplinas SemipresenciaisLuciano Sathler
 
Legislação em ead - Pigead
Legislação em ead - PigeadLegislação em ead - Pigead
Legislação em ead - Pigeadric7822
 
Lista de exercícios mol eepmac
Lista de exercícios mol eepmacLista de exercícios mol eepmac
Lista de exercícios mol eepmacInsertESSA
 

Viewers also liked (20)

Ead Educação a Distância Power Point
Ead Educação a Distância Power PointEad Educação a Distância Power Point
Ead Educação a Distância Power Point
 
Slide Ead
Slide EadSlide Ead
Slide Ead
 
Ensino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia SlidesEnsino A DistâNcia Slides
Ensino A DistâNcia Slides
 
ApresentaçãO Slides E.A.D.
ApresentaçãO Slides E.A.D.ApresentaçãO Slides E.A.D.
ApresentaçãO Slides E.A.D.
 
Educacao A Distancia
Educacao A DistanciaEducacao A Distancia
Educacao A Distancia
 
Leitura Basica Historia Ead
Leitura Basica Historia EadLeitura Basica Historia Ead
Leitura Basica Historia Ead
 
Educação a Distância
Educação a DistânciaEducação a Distância
Educação a Distância
 
EAD no Brasil
EAD no BrasilEAD no Brasil
EAD no Brasil
 
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASILA EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
A EVOLUÇÃO DA EAD NO BRASIL
 
História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no BrasilHistória da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
História da Educação a Distância no Mundo e no Brasil
 
Como produzir curso_online
Como produzir curso_onlineComo produzir curso_online
Como produzir curso_online
 
Interatividade na escola
Interatividade na escolaInteratividade na escola
Interatividade na escola
 
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidades
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidadesMobile learning e educação a distância limites e possibilidades
Mobile learning e educação a distância limites e possibilidades
 
E learning and Teaching of English LiteratureE
E learning and Teaching of English LiteratureEE learning and Teaching of English LiteratureE
E learning and Teaching of English LiteratureE
 
Uso de novas tecnologias na EaD
Uso de novas tecnologias na EaDUso de novas tecnologias na EaD
Uso de novas tecnologias na EaD
 
As Tic Educacao
As Tic EducacaoAs Tic Educacao
As Tic Educacao
 
Legislação EAD no Brasil
Legislação EAD no BrasilLegislação EAD no Brasil
Legislação EAD no Brasil
 
Disciplinas Semipresenciais
Disciplinas SemipresenciaisDisciplinas Semipresenciais
Disciplinas Semipresenciais
 
Legislação em ead - Pigead
Legislação em ead - PigeadLegislação em ead - Pigead
Legislação em ead - Pigead
 
Lista de exercícios mol eepmac
Lista de exercícios mol eepmacLista de exercícios mol eepmac
Lista de exercícios mol eepmac
 

Similar to EAD: conceitos em evolução

Tutoria e mercado de trabalho
Tutoria e mercado de trabalhoTutoria e mercado de trabalho
Tutoria e mercado de trabalhoEAD Amazon
 
Cibercultura e teoria da atividade
Cibercultura e teoria da atividadeCibercultura e teoria da atividade
Cibercultura e teoria da atividadeSuzicassia Ribeiro
 
O brincar tecnológico no jardim de infância
O brincar tecnológico no jardim de infânciaO brincar tecnológico no jardim de infância
O brincar tecnológico no jardim de infânciaHenrique Santos
 
Mini curso tec_educ
Mini curso tec_educMini curso tec_educ
Mini curso tec_educAlice Lage
 
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)Simpósio Hipertexto
 
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquo
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquoAprendizado móvel e aprendizado ubiquo
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquoUFPE
 
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplos
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplosDesenvolvimento curricular e tecnologias exemplos
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplosHenrique Santos
 
Paper fabia moreira_1202062
Paper fabia moreira_1202062Paper fabia moreira_1202062
Paper fabia moreira_1202062fabiapimentel
 
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivas
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivasOkada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivas
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivasDanilo
 
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...Giseli Fregolente
 
Tecnologia Educacional
Tecnologia EducacionalTecnologia Educacional
Tecnologia EducacionalJuliana Baino
 
A cibercultura e as teorias pedagógicas – uma
A cibercultura e as teorias pedagógicas – umaA cibercultura e as teorias pedagógicas – uma
A cibercultura e as teorias pedagógicas – umawagner martins
 
Fundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDFundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDRafael Delmonego
 
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexões
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexõesA lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexões
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexõesGeorge Gomes
 
Escola e tecnologia
Escola e tecnologiaEscola e tecnologia
Escola e tecnologiaLuiz Ribeiro
 

Similar to EAD: conceitos em evolução (20)

Educ Hipertextual: Conceitos Basicos
Educ Hipertextual: Conceitos BasicosEduc Hipertextual: Conceitos Basicos
Educ Hipertextual: Conceitos Basicos
 
Tutoria e mercado de trabalho
Tutoria e mercado de trabalhoTutoria e mercado de trabalho
Tutoria e mercado de trabalho
 
Cibercultura e teoria da atividade
Cibercultura e teoria da atividadeCibercultura e teoria da atividade
Cibercultura e teoria da atividade
 
O brincar tecnológico no jardim de infância
O brincar tecnológico no jardim de infânciaO brincar tecnológico no jardim de infância
O brincar tecnológico no jardim de infância
 
Mini curso tec_educ
Mini curso tec_educMini curso tec_educ
Mini curso tec_educ
 
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)
Hipertexto 2012 - Slides da palestra de Alex Sandro Gomes (CCTE/UFPE)
 
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquo
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquoAprendizado móvel e aprendizado ubiquo
Aprendizado móvel e aprendizado ubiquo
 
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplos
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplosDesenvolvimento curricular e tecnologias exemplos
Desenvolvimento curricular e tecnologias exemplos
 
Tecnologia
TecnologiaTecnologia
Tecnologia
 
Paper fabia moreira_1202062
Paper fabia moreira_1202062Paper fabia moreira_1202062
Paper fabia moreira_1202062
 
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivas
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivasOkada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivas
Okada a. a_mediacao_pedagogica_e_a_construcao_de_ecologias_cognitivas
 
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...
Educação, mídia e tecnologia: reflexões críticas e sugestões de intervenções ...
 
Tecnologia Educacional
Tecnologia EducacionalTecnologia Educacional
Tecnologia Educacional
 
Uso do laptop na sala de aula
Uso do laptop na sala de aulaUso do laptop na sala de aula
Uso do laptop na sala de aula
 
A cibercultura e as teorias pedagógicas – uma
A cibercultura e as teorias pedagógicas – umaA cibercultura e as teorias pedagógicas – uma
A cibercultura e as teorias pedagógicas – uma
 
Fundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaDFundamentos e Práticas na EaD
Fundamentos e Práticas na EaD
 
Corrente neocognivista
Corrente neocognivistaCorrente neocognivista
Corrente neocognivista
 
Corrente neocognivista
Corrente neocognivistaCorrente neocognivista
Corrente neocognivista
 
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexões
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexõesA lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexões
A lousa digital como recurso pedagógico - algumas reflexões
 
Escola e tecnologia
Escola e tecnologiaEscola e tecnologia
Escola e tecnologia
 

More from EAD Amazon

Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.
Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.
Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.EAD Amazon
 
EAD Mobilidade e Web 2.0
EAD Mobilidade e Web 2.0EAD Mobilidade e Web 2.0
EAD Mobilidade e Web 2.0EAD Amazon
 
Fundamentos do design instrucional para ead
Fundamentos do design instrucional para eadFundamentos do design instrucional para ead
Fundamentos do design instrucional para eadEAD Amazon
 
Palestra midias sociais robson
Palestra midias sociais robsonPalestra midias sociais robson
Palestra midias sociais robsonEAD Amazon
 
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec Editora
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec EditoraObjetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec Editora
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec EditoraEAD Amazon
 
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0EAD Amazon
 
Moodle e web 2.0: possibilidades interativas
Moodle e web 2.0: possibilidades interativasMoodle e web 2.0: possibilidades interativas
Moodle e web 2.0: possibilidades interativasEAD Amazon
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5EAD Amazon
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5EAD Amazon
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5EAD Amazon
 
Ambientes virtuais interativos
Ambientes virtuais interativosAmbientes virtuais interativos
Ambientes virtuais interativosEAD Amazon
 
Charge sobre ead educação a distância
Charge sobre ead educação a distânciaCharge sobre ead educação a distância
Charge sobre ead educação a distânciaEAD Amazon
 
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais  de AprendizagemAVA Ambientes Virtuais  de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais de AprendizagemEAD Amazon
 
Tutoria de EAD
Tutoria de EADTutoria de EAD
Tutoria de EADEAD Amazon
 
Web 2.0: perspectivas para a EAD
Web 2.0: perspectivas para a EADWeb 2.0: perspectivas para a EAD
Web 2.0: perspectivas para a EADEAD Amazon
 
Tutoria de EAD - Ed Online - elearning
Tutoria de EAD - Ed Online - elearningTutoria de EAD - Ed Online - elearning
Tutoria de EAD - Ed Online - elearningEAD Amazon
 

More from EAD Amazon (16)

Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.
Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.
Gestão de EAD: Educação a Distância na Web 2.0.
 
EAD Mobilidade e Web 2.0
EAD Mobilidade e Web 2.0EAD Mobilidade e Web 2.0
EAD Mobilidade e Web 2.0
 
Fundamentos do design instrucional para ead
Fundamentos do design instrucional para eadFundamentos do design instrucional para ead
Fundamentos do design instrucional para ead
 
Palestra midias sociais robson
Palestra midias sociais robsonPalestra midias sociais robson
Palestra midias sociais robson
 
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec Editora
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec EditoraObjetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec Editora
Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância - Novatec Editora
 
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0
Moodle 2.0 para autores e tutores - EAD na web 2.0
 
Moodle e web 2.0: possibilidades interativas
Moodle e web 2.0: possibilidades interativasMoodle e web 2.0: possibilidades interativas
Moodle e web 2.0: possibilidades interativas
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 1 de 5
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 3 de 5
 
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5
Curso de Moodle Tutorial Moodle Parte 2 de 5
 
Ambientes virtuais interativos
Ambientes virtuais interativosAmbientes virtuais interativos
Ambientes virtuais interativos
 
Charge sobre ead educação a distância
Charge sobre ead educação a distânciaCharge sobre ead educação a distância
Charge sobre ead educação a distância
 
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais  de AprendizagemAVA Ambientes Virtuais  de Aprendizagem
AVA Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 
Tutoria de EAD
Tutoria de EADTutoria de EAD
Tutoria de EAD
 
Web 2.0: perspectivas para a EAD
Web 2.0: perspectivas para a EADWeb 2.0: perspectivas para a EAD
Web 2.0: perspectivas para a EAD
 
Tutoria de EAD - Ed Online - elearning
Tutoria de EAD - Ed Online - elearningTutoria de EAD - Ed Online - elearning
Tutoria de EAD - Ed Online - elearning
 

EAD: conceitos em evolução

  • 1. Pedagogia da Educação a Distância: conceitos em evolução
  • 2.  
  • 3. Conhecimento (LÉVY, 1993, p.7) Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação, aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria. Emerge, neste final do século XX, um conhecimento por simulação que os epistemologistas ainda não inventaram.
  • 4. Tecnologia Refere-se a tudo aquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas, para estender a sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim facilitando e simplificando o seu trabalho, melhorando sua condição de vida ou enriquecendo suas relações interpessoais.
  • 5. Tecnologias da Inteligência (LÉVY, 1993, p. 135) a inteligência ou a cognição são o resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos.
  • 6. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC / NTIC) NTIC - Digital (Lévy, 1999, p. 50) Digitalizar uma informação é o ato de transformá-la em números, podendo assim ser (des) codificadas e lidas por meios computacionais.     TIC
  • 7. Ciberespaço um novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material de co­municação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo . (LÉVY,1999, p. 17)
  • 8. Cibercultura (LÉVY, 1993, p. 137) o conjunto de técnicas - materiais e intelectuais - de práticas, atitudes, modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço .
  • 9. Humanos e criações humana (LATOUR, 2001, p. 213) A profundidade de nossa ignorância das técnicas é insondável. Não conseguimos sequer contá-las ou afirmar que existem como objetos, como conjuntos ou como outras tantas seqüências de ações proficientes. No entanto, ainda há filósofos que acreditam na existência de objetos abjetos[...] Se, outrora, os estudos científicos supunham que a fé na construção de artefatos ajudaria a explicar os fatos, nada mais surpreendente. Os não-humanos refogem duas vezes às estruturas da objetividade: não são nem objetos conhecidos por um sujeito nem objetos manipulados por um senhor (e também não, é claro, senhores eles mesmos).    
  • 10. Ecologia Cognitiva (LÉVY, 1993, p. 137) [...] o estudo das dimensões técnicas e coletivas da cognição [...] o meio ecológico no qual as representações se propagam é composto por dois grandes conjuntos: as mentes humanas e as redes técnicas de armazenamento, de transformação e de transmissão das representações.    
  • 11. Educação (LIBÂNEO, 2002, p. 32) o conjunto das ações, processos, influências, estruturas que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.  
  • 12. Disponibilidade do conhecimento Nesta nova etapa das demandas educacionais, o conhecimento precisará estar disponibilizado para todos.   Escolas e educadores devem possuir um conhecimento holístico sobre o mundo, estando assim prontos para compreenderem que a integração midiática entre o global e o local formam novos modos de vida, no qual a escola é elemento chave para que o aluno tenha uma visão crítica sobre sua realidade, podendo assim nela interferir.
  • 13. As TIC, por si só, não são a solução dos problemas educacionais, mas, certamente, sua utilização mostra-se imprescindível. Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção bancária da educação, em que a única imagem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. (FREIRE, 1987, p.58) Acesso de qualidade
  • 14. Se uma tecnologia mais avançada não estiver disponível, geralmente, é possível receber as mensagens de ensino-aprendizagem por uma tecnologia mais simples [...] muitas vezes, existe a preocupação de dispor de tecnologias avançadas em lugar de se investir em mídia de qualidade para a distribuição por essas tecnologias. Um dos erros mais comuns relativos à tecnologia consiste em investir exageradamente em uma tecnologia específica e tentar incluir nela um volume maior de mídia do que ela pode viabilizar sob o ponto de vista da otimização. Educação e tecnologia (MOORE, 2007, p. 7)
  • 15. As técnicas não tradicionais não são novidade; a Internet e as Intranets institucionais já não são novidade; a utilização do computador na educação, embora ainda recente, também não se constitui mais em novidade; porém, o desenvolvimento de um Sistema Educacional que conjugue estes instrumentos e ideais, com base num rigoroso conceito de qualidade e na necessária dialogicidade, que seja capaz de incentivar o ‘participante’ a estudar e aprofundar estes estudos ( a partir de seu próprio ritmo e de suas necessidades), este sim é um grande desafio. O NOVO (LIBÂNEO, 2002, p. 32)
  • 16.
  • 17. A inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura [...] o estabelecimento de uma sinergia entre competências, recursos e projetos, a constituição e manutenção de dinâmicas de memória em comum, a ativação de modas de cooperação flexíveis e transversais, a distribuição coordenada de centros de decisão, opõem-se à separação estanque entre as atividades, às compartimentalizações, à opacidade da organização social. Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...] melhor é a apropriação, por indivíduos e grupos, das alterações técnicas, e menores são os efeitos de exclusão ou de destruição humana resultantes da aceleração do movimento tecno-social . Inteligência Coletiva (LÉVY, 1999, p. 169)
  • 18. A inteligência coletiva é um dos principais motores da cibercultura [...] o estabelecimento de uma sinergia entre competências, recursos e projetos, a constituição e manutenção de dinâmicas de memória em comum, a ativação de modas de cooperação flexíveis e transversais, a distribuição coordenada de centros de decisão, opõem-se à separação estanque entre as atividades, às compartimentalizações, à opacidade da organização social. Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem [...] melhor é a apropriação, por indivíduos e grupos, das alterações técnicas, e menores são os efeitos de exclusão ou de destruição humana resultantes da aceleração do movimento tecno-social . Inteligência Coletiva (LÉVY, 1999, p. 28)
  • 19. A EAD explora certas técnicas de ensino a distância, incluindo hipermídia, as redes de comunicação interativas, e todas as tecnologias intelectuais da Cibercultura. Mas o essencial se encontra em um novo estilo de pedagogia, que favorece ao mesmo tempo as aprendizagens personalizadas e a aprendizagem coletiva em rede. Nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos. Educação a Distância (LÉVY, 1999, p. 158)
  • 20. [...] sistemas computacionais disponíveis na Internet destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação. Permitem integrar várias mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. Ambiente Virtual de Aprendizagem (ALMEIDA, 2003, p. 39)
  • 21.
  • 22. Concepções e Propostas Pedagógicas para EAD Pierre Lévy - Cibercultura Deleuze – Rizomas Skinner – Estímulo / Resposta Rothkopf – Perguntas intratextuais Ausubel – Introdução e apresentação estruturada Bruner - Abordagem voltada para a solução de problemas Rogers - Atmosfera amigável e propícia para a aprendizagem Gagné - Há uma ordem lógica para apresentação de conteúdos. Os simples antes dos mais complexos. Holmberg - Os materiais para a educação a distância sejam estruturados de tal modo que lembrem uma conversação dirigida.