Política 3 rs

3,102 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,102
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,566
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Política 3 rs

  1. 1. Dar novo uso aDiminuir o consumo e, materiais já utilizados,consequentemente, lixo tantas vezes quantas que fazemos. seja possível. Consiste na valorização dos resíduos em que se recuperam os diferentes materiais constituintes, dando origem a novos produtos.
  2. 2. CENTROS DE RECOLHA SELECTIVA DEPOSIÇÃO SELECTIVA ECOPONTO São contentores diversificados (contentor verde, contentor amarelo, contentor azul e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.
  3. 3. CENTROS DE RECOLHA SELECTIVA DEPOSIÇÃO SELECTIVA ECOCENTROS São parques amplos com contentores de grandes dimensões, destinados a receber, separadamente, diversos materiais de grandes dimensões para posterior tratamento e/ou reciclagem.
  4. 4. CENTROS DE RECOLHA SELECTIVA RECOLHA SELECTIVA Recolha e transporte de recipientes para a triagem.
  5. 5. CENTROS DE RECOLHA SELECTIVA CENTRAIS DE TRIAGEM Instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Depois de enfardados e acondicionados, são encaminhados para diversas indústrias recicladoras.
  6. 6. CENTROS DE RECOLHA SELECTIVA ESTAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA Instalações de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação.
  7. 7. Vantagens da Reciclagem  Reduzir o volume de resíduos.  Poupar energia e matérias-primas.
  8. 8. O LIXO de nós produzimos!!!!• Cada um de nós come, bebe, respira ... e produz resíduos!• Para que tenhas ideia dos resíduos que produzes, podemos dizer-te que cadapessoa produz por dia cerca de 1 quilo de lixo. Parece-te muito? ... entãovamos ver:
  9. 9. O LIXO de nós produzimos!!!!De manhã, ao pequeno almoço……comemos o pão que vem embrulhado no papel (que deitamos ao lixo) que asenhora da padaria deu e que colocou dentro de um saco de plástico (que tambémdeitamos ao lixo), assim como o fiambre que veio do supermercado embrulhadodentro de um papel, dentro de um saco e depois de pagares ainda dentro de outrosaco (mais um papel e dois sacos para o lixo...);
  10. 10. O LIXO de nós produzimos!!!!No intervalo da escola……vais ao bar e bebes um sumo de pacote (que vai para o lixo), ou bebes um leitede pacote (que vai para o lixo) e comes uma pão com fiambre que vem embaladocom papel por fora e alumínio por dentro (mais dois resíduos);
  11. 11. O LIXO de nós produzimos!!!!Na sala de aula……enganaste-te no trabalho e deitas fora a folha de papel (mais um resíduo); a tuacaneta acabou, tens de pedir uma emprestada ao professor (e deitas a tua fora,mais lixo)…
  12. 12. O LIXO de nós produzimos!!!!No almoço, na cantina……não comes a carne toda (que vai para o lixo) e deixas o teu guardanapo de papelno prato (também vai para o lixo). O sumo que bebeste vinha com uma carica demetal, numa lata ou num pacote, que também vão para o lixo…
  13. 13. O LIXO de nós produzimos!!!!Quando voltas para casa……depois de fazeres os trabalhos de casa, vais brincar para o teu quarto e percebesque o teu brinquedo favorito ficou sem pilhas, deitas essas ao lixo (mais resíduos)e colocas umas novas…
  14. 14. O LIXO de nós produzimos!!!!Ao jantar…… as sobras da comida, a garrafa de água e do vinho vão também para o lixo …
  15. 15. O LIXO de nós produzimos!!!!Antes de deitar…… lavas os dentes e deitas fora o tubo da pasta de dentes que já acabou …
  16. 16. O LIXO de nós produzimos!!!! Chegamos ao fim do dia, vamos lá ver que lixo temos: papel (de embrulho, guardanapos, folhas de escrever...), sacos de plástico, restos de comida, pacotes, papel de alumínio, plástico (da caneta, da garrafa de água...), metais (a carica e as pilhas...), vidro (garrafas…), E agora, ainda achas que é pouco ?!?...
  17. 17. O LIXO de nós produzimos!!!! E no final do ano, quanto lixo temos por pessoa? … ora 1 kg por dia, em 365 dias, dá 365 X 1 Kg = 365 Kg 365 kg num ano. Mas como,Num ano, 1 pessoa produz 365 kg. normalmente, moramos com os nossos pais ou avós, e talvez com mais um ou 365 x 4 = 1 460 dois irmãos, então para uma casa de uma família normal, com 4 pessoas,Num ano, uma família de 4 pessoas teríamos 1460 kg num ano. produz 1460 kg de lixo

×