Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

12 dicas para o bem-estar

1,724 views

Published on

Sugestões para criar resiliência em tempos de crise

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

12 dicas para o bem-estar

  1. 1. Como viver melhor mesmo num período de crise Bia Andrade
  2. 2. Crise Sabemos que crise é uma palavra que tem vários significados, desde mudança, rotura, perda, separação, momento perigoso etc.É um conceito vasto, usado em várias dimensões, como a economia, psicologia, sociologia, entre outros Hoje em dia, sabemos o que é crise pois vivemo-la diariamente. Estamos cansados, tristes, ansiosos, inseguros… Vemos as notícias e o desespero é cada vez maior!
  3. 3. CriseNão temos uma solução para a crise económica da Europa,mas propomos aqui pequenas alterações no nosso dia-a-diaque podem fazer com que este período tão duro, seja mais leve para cada um de nós, e quem sabe, um período de mudança para uma fase bem melhor no futuroFicam aqui dicas testadas todos os dias por várias pessoas, com resultados comprovados!
  4. 4. Dica 1Todos os dias quando acorda, faça uma respiraçãoprofunda e enumere mentalmente aquilo pelo qual sesente grato, por exemplo, a sua saúde, os seus filhos, asua inteligência, a sua criatividade etc.. Deixe a suamente fluir. Uma das minhas clientes chegou a agradecerpelo homem que colheu o arroz que comia, e essepensamento fez com que aproveitasse o arroz comonunca tinha feito!
  5. 5. Dica 2Tendo em conta que o contexto é inseguro, tornamo-nosmais ansiosos se estivermos sempre a pensar no futuro,por isso faça exercícios diários para aumentar aconsciência do seu presente. Temos exercícios propostosna nossa página do facebook e na páginahttp://soumindful.wordpress.com/ e estamos à suadisposição para ajudá-lo nesse treino!
  6. 6. Dica 3Cuide mais do que nunca da sua saúde. Em momentosde crise os recursos externos esgotam-se e a maioriadas pessoas têm a tendência a descuidar-se quandodevíamos fazer exatamente o oposto! Caminhe, respire, beba muita água, coma mais fruta elegumes, coma frutos secos e evite refrigerantes,alimentos processados e com muito sal ou açúcar Podem retirar os nossos recursos externos, mas osinternos são nossos e deles cuidamos nós!
  7. 7. Dica 4Todos os dias antes de deitar, escreva numa folha o quecorreu bem no seu dia e dê atenção às pequenas coisas,como o sorriso que recebeu do seu amigo, o telefonemaque fez à sua mãe. Repare nas coisas que dá comogarantidas, mas não são…
  8. 8. Dica 5Repare na sua comunicação interna e externa e veja seestá a queixar-se mais do que a pensar em soluções. Aforma como comunicamos é muitas vezes a forma comopensamos, e podemos mudar o foco do nossopensamento para a solução em vez de ser para oproblema
  9. 9. Dica 6Expresse o seu amor e generosidade. Em crise ainsegurança e o medo torna-nos mais fechados, tristes epreocupados. Descuramos muitas vezes de quem maisamamos. Estar em conexão com sentimentos de amor egenerosidade, traz mais bem estar à nossa vida
  10. 10. Dica 7Lembre-se que tudo passa e que a vida é composta defases, umas duras outras menos. Quando estamos emcrise, sentimos que esse é o único cenário possível, masnão é!
  11. 11. Dica 8 Estimule a sua criatividade. A crise sufoca a utilização de estratégias que deixaram de ser possíveis; estimular a criatividade é fundamental para encontrarmos soluções que não foram pensadas antes- ande sempre com um bloco para anotar novas ideias- perca a postura crítica e adote a postura aberta- seja curioso- troque a sua rotina- leia sobre todos os assuntos
  12. 12. Dica 9Seja ativo e não passivo. Em vez de reclamar do que nãopode mudar, pense no que pode mudar, mesmo que sejaalgo pequeno
  13. 13. Dica 10Mobilize as pessoas à sua volta para uma posturasaudável e positiva; quanto mais pessoas tocarmos, maisfácil será superar este período
  14. 14. Dica 11 Faça as pazes com a palavra FIM. A crise muitas vezes traz a perda de algumas coisas ou situações, mas o fim de um processo é sempre o início de outro. A vida é cheia de finais e começos, pacificarmo-nos com o fim traz-nos mais bem estar e paz
  15. 15. Dica 12 Lembre-se sempre que não está sozinho, estamos cá para o ajudar! A crise será aquilo que quisermos fazer dela, se cada um cuidar bem de si mesmo, estamos a um passo de fazer com que este período possa ser uma fase positiva para todos!

×