Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tc bio

364 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tc bio

  1. 1. Biodiversidade - Mata Atlântica Andreza Estanislau, Bastos, David De Souza Passos, Elianes Das Neves Pereira Da Silva, Fabio Alves Da Silva, Viviane Corrêa Lima
  2. 2. Definição de Endemismo... Biodiversidade é definida pela variedade de espécies (Animais e Vegetais) que convivem de determinado local.
  3. 3. Como surgiu ? A Mata Atlântica está isolada dos dois outros grande blocos de florestas sul-americanas. Este isolamento geográfico resultou na evolução de uma biota única com numerosas espécies diversificadas.
  4. 4. Atual estado de biodiversidade Com grande extensão longitudinal, a região da mata atlântica é notavelmente heterogênea. A biodiversidade compreende dinâmicas de ecossistemas e espécies em muitas escalas diferentes, mediante processos ecológicos e evolutivos que mantém apesar dos danos a variabilidade genética e populacional...
  5. 5. Espécies ameaçadas Como a paisagem foi radicalmente alterada hoje resta menos de 8% de sua cobertura original de acordo com a fundação S.O.S Mata Atlântica. Quais estão distribuídos em dezenas ou milhares de fragmentos. Devido a isso estimasse que mais de 510 espécies (fauna e flora) estão ameaçados de extinção.
  6. 6. Corredor Serra do Mar O corredor da Serra do Mar é uma das áreas mais ricas em biodiversidade da Mata Atlântica. O norte da Serra do Mar especialmente no estado do Rio de Janeiro é uma sub região de Mata Atlântica com maior concentração de espécies endêmicas de vários grupos e a maior concentração de aves ameaçadas.
  7. 7. Preservação A conservação deve ser um compromisso social que inclui a ação de todos indivíduos, empresas e parques de proteção e que se dissemina por meios de atividades de grupos e da sociedade como um todo.
  8. 8. Unidades de conservação . Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio); . Associação Protetora do Meio Ambiente APA; . Instituto Nacional do Ambiente Inea; . Secretarias municipais e estaduais de meio ambiente.
  9. 9. Possíveis soluções Nossa Mata vem a décadas pedindo socorro e ultimamente vem respondendo com tragédias e a mudança climática local é notória. Pequenas atitudes nossa e do Governo são de grande importância e do interesse de todos. Educação Ambiental, fiscalização séria, saneamento efetivo e reflorestamento são pequenas atitudes que surtirão grande efeitos.

×