SlideShare a Scribd company logo
1 of 45
FOGÃO SOLAR Sua ligação com a função de 2º grau
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Vamos iniciar esse trabalho voltando ao passado,pois a Ciência (Física, Matemática) são estudadas  como se fossem um relógio andando ao contrário.  Procuram-se fatos no passado para melhorar nossa vida no futuro.
Existe um livro chamado LILAVATI cujo autor, acredita-se que vivia no século XII e era um matemático famoso chamado Bháskara. Ele tinha uma filha que se chamava Lilavati que  era sua única filha e ele  a amava muito.  Sendo ela solteira, contou para seu pai seu anseio de se casar, mas este  antes dela nascer consultara vários astrólogos, pois cria muito em suas previsões e foi predito  que sua filha viveria muito , mas jamais se casaria.
Como o pai não se conformou com isso fez muitos cálculos e descobriu que  as estrelas permitiriam seu casamento somente se fosse em determinado dia e horário.  Então Bháskara organizou uma festa e também preparou um tipo de vaso com uma abertura no fundo por onde escoasse a água como se fosse um relógio. Assim que a última gota caísse seria  o horário ideal para o casamento.
Lilavati era muito bonita e se enfeitou para o casamento  ficando ainda mais bonita  , mas era muito curiosa. Enquanto acontecia a festa se curvou sobre o vaso para observá-lo , mas quando  se abaixou ,  seu colar de pérolas  arrebentou e uma das pérolas caiu , sobre o orifício,  tampando-o e com isso a água parou de escoar,  o tempo parou de ser contado e conseqüentemente Lilavati nunca se casou .
Com toda a tristeza, pois não conseguiu satisfazer o desejo da filha, o pai prometeu que iria escrever um  tratado de matemática para imortalizá-la.  Báskara aproveitou estudos anteriores para se aproximar ainda mais da resolução de equações quadráticas ou 2º grau. E o colocou em um livro chamado Lilavati, que quer dizer  graciosa  em homenagem a beleza da filha. Por isso a relação de Báskara com a equação do 2º grau.
No nosso tema a equação do 2º grau entra no contexto com  algoritmos ,ao resolvê-los podemos fazer medições em forma de parábolas.  A equação do 2º grau trabalha em sua maioria com geometria.
 
 
Exemplo de problemas de Equação do 2º grau em Física. Um canhão atira um projétil, descrevendo a função s=  - 9 t  2  + 120.t  , sendo  s  em metros  e  t  em segundos.  Calcule o ponto máximo de altura atingida pelo projétil?  Devemos   calcular  o ponto mínimo da parábola, dado por: Fonte:  Mundo da Educação
A função  do movimento do projétil descreve  uma parábola decrescente ( a < 0 ), o ponto máximo da parábola  será a altura máxima atingida pelo projétil . Fonte:  Mundo da Educação
Fonte:  Mundo da Educação
FUNÇÃO DO 2º GRAU Uma função do 2º grau é definida pela seguinte lei de formação  f(x) = ax² + bx + c  ou  y = ax² + bx + c , onde a, b e c são números reais e a ≠ 0. Sua representação no plano  cartesiano  é uma parábola que, de acordo com o valor do coeficiente a, possui concavidade voltada para cima ou para baixo.
A função do 2º grau assume três possibilidades de resultados ou raízes, que são determinadas quando fazemos f(x) ou y igual a zero, transformando a função numa equação do 2º grau, que pode ser resolvida por Bháskara.
Gráfico da função   Coeficiente a > 0, parábola com a concavidade voltada para cima  Coeficiente a < 0, parábola com a concavidade voltada para baixo  ∆ > 0 – A equação do 2º grau possui duas soluções distintas, isto é, a função do 2º grau terá duas raízes reais e distintas. A parábola intersecta o eixo das abscissas (x) em dois pontos.
∆  = 0  A equação do 2º grau possui uma única solução, isto é, a função do 2º grau terá apenas uma raiz real. A parábola irá intersectar o eixo das abscissas (x) em apenas um ponto.
∆  < 0  A equação do 2º grau não possui soluções reais, portanto, a função do 2º grau não intersectará o eixo das abscissas (x).
Pontos notáveis do gráfico de uma função do 2º grau     O vértice da parábola constitui um ponto importante do gráfico, pois indica o ponto de valor máximo e o ponto de valor mínimo. De acordo com o valor do coeficiente a, os pontos serão definidos, observe: ............................................     Quando o valor do coeficiente a for menor que zero, a parábola possuirá valor máximo.   
Quando o valor do coeficiente a for maior que zero, a parábola possuirá valor mínimo.
Outra relação importante na função do 2º grau é o ponto onde a parábola corta o eixo y.  Verifica-se que o valor do coeficiente c na lei de formação da função corresponde ao valor do eixo y onde a parábola o intersecta. (Noé,M.)  
Exemplos de problemas de equação de 2º grau ou função de 2º grau 1-  Num jantar de confraternização, seria distribuído, em partes iguais, um prêmio de 24.000,00 entre os convidados. Como faltaram 5 pessoas, cada um dos presentes recebeu um acréscimo de R$ 400,00 no seu prêmio.  Quantos pessoas estavam presentes nesse jantar?   Solução Podemos representar por:   
Resolvendo-a:
     Resposta:   Nesse jantar deveriam estar presentes 20 pessoas. Como faltaram 5, então 15 pessoas estavam presentes no jantar.
2-  Consideremos x o tempo gasto para a 1ª torneira encher o tanque e x+5 o tempo gasto para a 2ª torneira encher o tanque. Em uma hora, cada torneira enche a seguinte fração do tanque:  Em uma hora, as duas torneiras juntas encherão do tanque; observe a equação correspondente
                         Resolvendo-a, temos:                        6( x + 5 ) + 6x = x ( x + 5 )                        6x + 30 + 6x = x 2  + 5x                         x 2  - 7x - 30 = 0                         x'= - 3      e   x''=10 Como a raiz negativa não é utilizada, teremos como solução x= 10. Resposta:  A 1ª torneira enche o tanque em 10 horas e a 2ª torneira, em 15 horas Fonte:  Só Matemática
Exemplos de gráficos de equação de 2º grau As funções do 2º grau possuem diversas aplicações na Matemática e auxiliam a Física em diversas situações nos movimentos de corpos na área da Cinemática e Dinâmica.  A sua lei de formação, onde f(x) = ax² + bx + c, descreve uma trajetória parabólica de concavidade voltada para cima (decrescente - ponto mínimo) ou concavidade voltada para baixo (crescente – ponto máximo). Observe a resolução de situações problemas a seguir:
Exemplo    O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação: y = – 40x² + 200x Onde  y  é a altura, em metros, atingida pelo projétil  x  segundos após o lançamento.  A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar correspondem, respectivamente,a:  ...................
Veja o gráfico do movimento :  Na expressão  y = –40x² + 200x   , os coeficientes são  a = –40 ,  b = 200  e  c = 0 .    Utilizaremos a expressão  Yv  para obter a altura máxima atingida pelo objeto:
Utilizaremos a expressão Yv para obter a altura máxima atingida pelo objeto:  O objeto atingiu a altura máxima de 250 metros.    Utilizaremos a expressão  Xv  para obter o tempo de subida do objeto:
O projétil levou 2,5s para atingir altura máxima, levando mais 2,5s para retornar ao solo, pois no movimento vertical o tempo de subida é igual ao tempo de descida. Portanto, o projétil permaneceu por 5 s no ar. .......................................................................... Fonte : Brasil Escola
Conforme todas estas  informações chegamos a tecnologia  do uso da energia solar.   Energia  solar  é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica. Fonte:  Wikipédia
O  homem começou o caminho da energia e  da tecnologia no passado quando usava os animais, para produzir trabalho  (moinho). Muito tempo depois   descobriu que poderia produzir energia se pedalasse uma bicicleta,a partir dessas e de outras descobertas o homem viu surgir em seu mundo várias maneiras de se conseguir energia.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Todas essas energias são renováveis.Temos também  aquelas que não são renováveis como o petróleo, e ainda a Energia Nuclear. A Energia Nuclear é  o beneficiamento do Urânio (um elemento químico encontrado na natureza).  Por fim chegamos à Energia Solar que antes de qualquer coisa é usada na fotossíntese.
Os cientistas através de estudos  descobriram  mais uma utilidade para esse calor que emana do sol e  mesmo ainda sob estudos descobriram que um automóvel, ou barco pode se movimentar através dela. Uma casa pode obter água quente e calor através do aquecimento solar.  E atualmente também sabemos que o  Fogão Solar,  começa a ser utilizado em várias regiões .
Fonte:  www. deltateta.com.br
Fonte:  www.solarcooking.org
O fogão solar teve como idéia aproveitar o sol muito forte na região Norte/Nordeste do país, o que faz com que plantações nessas regiões sejam muito  difíceis e as pessoas chegam a passar fome. O fogão funciona como se fosse uma lupa, colocada ao sol ela vai irradiar a luz  e concentrar em um ponto apenas. Esse é o princípio do fogão, sendo formado com parabólas que refletem a luz, e isso faz com que se aqueça o alimento. A temperatura dependerá do material utilizado para fabricação. Pode ser fabricado com espelhos.
&quot;Hoje o fogão solar já se encontra em quase todo o Brasil. É altamente ecológico, tecnológico e econômico. Preserva o meio ambiente, combate o êxodo rural e educa as novas gerações para a vida plena. Resiste até a chuvas&quot;  (  Pe. Domingos Cleides Claudino)
Foi o grego Aristóteles quem teve essa idéia na antiguidade. Ele projetou um sistema  de espelhos  (aquela época feita com material polido)  para proteção de uma cidade portuária da Grécia.  Vários soldados, portavam espelhos e focavam as velas dos navios inimigos para atear fogo  neles. As vantagens e desvantagens do fogão solar   Para uma população pobre é o ideal, ainda mais em lugar onde o sol é muito forte, tem que se aproveitar essa fonte de energia.  Mas em compensação nos dias de chuva não tem como usá-lo, a não ser que tenha um acondicionamento de energia, mas o fogão é feito no quintal, e onde chove, por isso existe a desvantagem.
Qual semelhança existe entre a função do 2º grau e o fogão solar?   Quando um professor começa a ensinar aos seus alunos sobre o gráfico da equação do 2º grau,  ele verifica que as suas linhas são em formas de parábolas.  Para o aluno este termo não é desconhecido por causa das antenas que existem hoje em dia, parabólicas. O professor faz uma ponte entre o gráfico de parábola e a construção do fogão solar.  E em Física ele explica  porque são feitos  de espelhos  em formato côncavo: para que a refração da luz incida em um ponto somente e quando volte bata na panela e aqueça o alimento.
BIBLIOGRAFIA ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

More Related Content

What's hot

Achados radiográficos na radiografia de tórax
Achados radiográficos na radiografia de tóraxAchados radiográficos na radiografia de tórax
Achados radiográficos na radiografia de tórax
isadoracordenonsi
 
8 04 distribuição-eletrônica
8 04 distribuição-eletrônica8 04 distribuição-eletrônica
8 04 distribuição-eletrônica
Luiza Ferreira
 
Exercícios - ligações
Exercícios - ligaçõesExercícios - ligações
Exercícios - ligações
Isabella Silva
 
Estudo radiológico do tórax dcg fisioterapia pdf.
Estudo radiológico do tórax dcg  fisioterapia pdf.Estudo radiológico do tórax dcg  fisioterapia pdf.
Estudo radiológico do tórax dcg fisioterapia pdf.
upload718
 
Apostila Geometria Espacial -2013
Apostila  Geometria Espacial -2013Apostila  Geometria Espacial -2013
Apostila Geometria Espacial -2013
Fundação CECIERJ
 
Aula prática de radiologia
Aula prática de radiologiaAula prática de radiologia
Aula prática de radiologia
Flávia Salame
 
CARACTERISTICAS DO CARBONO
CARACTERISTICAS DO CARBONOCARACTERISTICAS DO CARBONO
CARACTERISTICAS DO CARBONO
Marcos França
 
Figuras Geometricas
Figuras GeometricasFiguras Geometricas
Figuras Geometricas
guest2d4a73f
 
História da Música
História da MúsicaHistória da Música
História da Música
be23ceb
 

What's hot (20)

Achados radiográficos na radiografia de tórax
Achados radiográficos na radiografia de tóraxAchados radiográficos na radiografia de tórax
Achados radiográficos na radiografia de tórax
 
Exercícios Sobre pH e pOH
Exercícios Sobre pH e pOHExercícios Sobre pH e pOH
Exercícios Sobre pH e pOH
 
Historia da musica
Historia da musica Historia da musica
Historia da musica
 
QUÍMICA | SEMANA 35 | 3ª Série | RADIOATIVIDADE
QUÍMICA | SEMANA 35 | 3ª Série | RADIOATIVIDADEQUÍMICA | SEMANA 35 | 3ª Série | RADIOATIVIDADE
QUÍMICA | SEMANA 35 | 3ª Série | RADIOATIVIDADE
 
8 04 distribuição-eletrônica
8 04 distribuição-eletrônica8 04 distribuição-eletrônica
8 04 distribuição-eletrônica
 
Mapa mental todas as materias
Mapa mental todas as materiasMapa mental todas as materias
Mapa mental todas as materias
 
Exercícios - ligações
Exercícios - ligaçõesExercícios - ligações
Exercícios - ligações
 
Estudo radiológico do tórax dcg fisioterapia pdf.
Estudo radiológico do tórax dcg  fisioterapia pdf.Estudo radiológico do tórax dcg  fisioterapia pdf.
Estudo radiológico do tórax dcg fisioterapia pdf.
 
TC de tórax janela de mediastino
TC de tórax  janela de mediastinoTC de tórax  janela de mediastino
TC de tórax janela de mediastino
 
Música e matemática
Música e matemáticaMúsica e matemática
Música e matemática
 
Química Geral Lista 01
Química Geral Lista 01Química Geral Lista 01
Química Geral Lista 01
 
Apostila Geometria Espacial -2013
Apostila  Geometria Espacial -2013Apostila  Geometria Espacial -2013
Apostila Geometria Espacial -2013
 
Equação do 2º grau
Equação do 2º grauEquação do 2º grau
Equação do 2º grau
 
Aula prática de radiologia
Aula prática de radiologiaAula prática de radiologia
Aula prática de radiologia
 
Cadeias carbônicas
Cadeias carbônicasCadeias carbônicas
Cadeias carbônicas
 
Parâmetros do Som
Parâmetros do SomParâmetros do Som
Parâmetros do Som
 
CARACTERISTICAS DO CARBONO
CARACTERISTICAS DO CARBONOCARACTERISTICAS DO CARBONO
CARACTERISTICAS DO CARBONO
 
Polaridade e solubilidade atualizada
Polaridade e solubilidade atualizadaPolaridade e solubilidade atualizada
Polaridade e solubilidade atualizada
 
Figuras Geometricas
Figuras GeometricasFiguras Geometricas
Figuras Geometricas
 
História da Música
História da MúsicaHistória da Música
História da Música
 

Viewers also liked

AkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
AkademiaiKiado-BencsikP-journalpracticeAkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
AkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
Peter Bencsik
 
Shambhvi A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
Shambhvi  A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas KashalikarShambhvi  A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
Shambhvi A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
guestad0b03
 
brochure_virtual_meeting_ita
brochure_virtual_meeting_itabrochure_virtual_meeting_ita
brochure_virtual_meeting_ita
Matteo Barberi
 
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DOINPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
D. Alan Day
 
The Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
The Core Of Sex Dr Shriniwas KashalikarThe Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
The Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
guestad0b03
 
Tema 18 estructura de la población española
Tema 18 estructura de la población españolaTema 18 estructura de la población española
Tema 18 estructura de la población española
El Cal
 

Viewers also liked (20)

Flm
FlmFlm
Flm
 
Report_Summer
Report_SummerReport_Summer
Report_Summer
 
Qr Gincama
Qr GincamaQr Gincama
Qr Gincama
 
AkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
AkademiaiKiado-BencsikP-journalpracticeAkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
AkademiaiKiado-BencsikP-journalpractice
 
Shambhvi A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
Shambhvi  A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas KashalikarShambhvi  A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
Shambhvi A Bestseller Marathi Novel Dr. Shriniwas Kashalikar
 
Articulo el dinero invisible
Articulo  el dinero invisibleArticulo  el dinero invisible
Articulo el dinero invisible
 
brochure_virtual_meeting_ita
brochure_virtual_meeting_itabrochure_virtual_meeting_ita
brochure_virtual_meeting_ita
 
AN ADAPTIVE APPROACH FOR DYNAMIC RECOVERY DECISIONS IN WEB SERVICE COMPOSITIO...
AN ADAPTIVE APPROACH FOR DYNAMIC RECOVERY DECISIONS IN WEB SERVICE COMPOSITIO...AN ADAPTIVE APPROACH FOR DYNAMIC RECOVERY DECISIONS IN WEB SERVICE COMPOSITIO...
AN ADAPTIVE APPROACH FOR DYNAMIC RECOVERY DECISIONS IN WEB SERVICE COMPOSITIO...
 
Enciclopedia del sexo(2)
Enciclopedia del sexo(2)Enciclopedia del sexo(2)
Enciclopedia del sexo(2)
 
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DOINPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
INPO Presentation-SQN Dual Unit High DO
 
R2003-409739
R2003-409739R2003-409739
R2003-409739
 
Flamenco
FlamencoFlamenco
Flamenco
 
Balanç de l'Operació Estiu
Balanç de l'Operació EstiuBalanç de l'Operació Estiu
Balanç de l'Operació Estiu
 
Novetats d'agost i setembre del PCT de Turisme i Oci
Novetats d'agost i setembre del PCT de Turisme i OciNovetats d'agost i setembre del PCT de Turisme i Oci
Novetats d'agost i setembre del PCT de Turisme i Oci
 
Q-1 - Die 5 wichtigsten Online-Trends und Ihr CMS
Q-1 - Die 5 wichtigsten Online-Trends und Ihr CMSQ-1 - Die 5 wichtigsten Online-Trends und Ihr CMS
Q-1 - Die 5 wichtigsten Online-Trends und Ihr CMS
 
Núm35 del 'PCTnews' amb les novetats octubre-novembre del PCT de Turisme i Oci
Núm35 del 'PCTnews' amb les novetats octubre-novembre del PCT de Turisme i OciNúm35 del 'PCTnews' amb les novetats octubre-novembre del PCT de Turisme i Oci
Núm35 del 'PCTnews' amb les novetats octubre-novembre del PCT de Turisme i Oci
 
Cibertteritorios
CibertteritoriosCibertteritorios
Cibertteritorios
 
The Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
The Core Of Sex Dr Shriniwas KashalikarThe Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
The Core Of Sex Dr Shriniwas Kashalikar
 
Tema 18 estructura de la población española
Tema 18 estructura de la población españolaTema 18 estructura de la población española
Tema 18 estructura de la población española
 
Diseño de ambientes de aprendizaje
Diseño de ambientes de aprendizajeDiseño de ambientes de aprendizaje
Diseño de ambientes de aprendizaje
 

Similar to Fogão Solar

Equações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e AplicaçãoEquações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e Aplicação
inechidias
 
Trabalho execução erika
Trabalho execução  erikaTrabalho execução  erika
Trabalho execução erika
erikagc1979
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
lucienejade
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
lucienejade
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
lucienejade
 

Similar to Fogão Solar (20)

Curso: Equações
Curso: EquaçõesCurso: Equações
Curso: Equações
 
Equações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e AplicaçãoEquações: História , Contextualização e Aplicação
Equações: História , Contextualização e Aplicação
 
Matemática atividade 02
Matemática atividade 02Matemática atividade 02
Matemática atividade 02
 
Matemática 2º bimestre - semana 2
Matemática   2º bimestre - semana 2Matemática   2º bimestre - semana 2
Matemática 2º bimestre - semana 2
 
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - Parte 1
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - Parte 1Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - Parte 1
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - Parte 1
 
Trabalho execução erika
Trabalho execução  erikaTrabalho execução  erika
Trabalho execução erika
 
AULA 11 - EQUAÇÃO DO 2° GRAU - RECONHECER UMA EQUÇÃO DO 2° GRAU.pptx
AULA 11 - EQUAÇÃO DO 2° GRAU - RECONHECER UMA EQUÇÃO DO 2° GRAU.pptxAULA 11 - EQUAÇÃO DO 2° GRAU - RECONHECER UMA EQUÇÃO DO 2° GRAU.pptx
AULA 11 - EQUAÇÃO DO 2° GRAU - RECONHECER UMA EQUÇÃO DO 2° GRAU.pptx
 
logaritmos.pdf
logaritmos.pdflogaritmos.pdf
logaritmos.pdf
 
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - parte 2
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - parte 2Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - parte 2
Informática educativa - história das funções com a web 2.0 - parte 2
 
Funções
FunçõesFunções
Funções
 
Cyber Teasers
Cyber TeasersCyber Teasers
Cyber Teasers
 
Função quadrática no Geogebra
Função quadrática no GeogebraFunção quadrática no Geogebra
Função quadrática no Geogebra
 
Formula Luderiana Racional para Equacao do 2o Grau
Formula Luderiana Racional para Equacao do 2o GrauFormula Luderiana Racional para Equacao do 2o Grau
Formula Luderiana Racional para Equacao do 2o Grau
 
Equações Irracionais do 2º grau.
Equações Irracionais do 2º grau.Equações Irracionais do 2º grau.
Equações Irracionais do 2º grau.
 
Função Quadrática
Função QuadráticaFunção Quadrática
Função Quadrática
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
 
Notação Científica.pptx
Notação Científica.pptxNotação Científica.pptx
Notação Científica.pptx
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
 
Função Quadrática
Função QuadráticaFunção Quadrática
Função Quadrática
 
Conceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebraConceituando função quadrática através do geogebra
Conceituando função quadrática através do geogebra
 

Fogão Solar

  • 1. FOGÃO SOLAR Sua ligação com a função de 2º grau
  • 2.
  • 3. Vamos iniciar esse trabalho voltando ao passado,pois a Ciência (Física, Matemática) são estudadas como se fossem um relógio andando ao contrário. Procuram-se fatos no passado para melhorar nossa vida no futuro.
  • 4. Existe um livro chamado LILAVATI cujo autor, acredita-se que vivia no século XII e era um matemático famoso chamado Bháskara. Ele tinha uma filha que se chamava Lilavati que era sua única filha e ele a amava muito. Sendo ela solteira, contou para seu pai seu anseio de se casar, mas este antes dela nascer consultara vários astrólogos, pois cria muito em suas previsões e foi predito que sua filha viveria muito , mas jamais se casaria.
  • 5. Como o pai não se conformou com isso fez muitos cálculos e descobriu que as estrelas permitiriam seu casamento somente se fosse em determinado dia e horário. Então Bháskara organizou uma festa e também preparou um tipo de vaso com uma abertura no fundo por onde escoasse a água como se fosse um relógio. Assim que a última gota caísse seria o horário ideal para o casamento.
  • 6. Lilavati era muito bonita e se enfeitou para o casamento ficando ainda mais bonita , mas era muito curiosa. Enquanto acontecia a festa se curvou sobre o vaso para observá-lo , mas quando se abaixou , seu colar de pérolas arrebentou e uma das pérolas caiu , sobre o orifício, tampando-o e com isso a água parou de escoar, o tempo parou de ser contado e conseqüentemente Lilavati nunca se casou .
  • 7. Com toda a tristeza, pois não conseguiu satisfazer o desejo da filha, o pai prometeu que iria escrever um tratado de matemática para imortalizá-la. Báskara aproveitou estudos anteriores para se aproximar ainda mais da resolução de equações quadráticas ou 2º grau. E o colocou em um livro chamado Lilavati, que quer dizer graciosa em homenagem a beleza da filha. Por isso a relação de Báskara com a equação do 2º grau.
  • 8. No nosso tema a equação do 2º grau entra no contexto com algoritmos ,ao resolvê-los podemos fazer medições em forma de parábolas. A equação do 2º grau trabalha em sua maioria com geometria.
  • 9.  
  • 10.  
  • 11. Exemplo de problemas de Equação do 2º grau em Física. Um canhão atira um projétil, descrevendo a função s= - 9 t 2 + 120.t , sendo s em metros e t em segundos. Calcule o ponto máximo de altura atingida pelo projétil? Devemos  calcular o ponto mínimo da parábola, dado por: Fonte: Mundo da Educação
  • 12. A função do movimento do projétil descreve uma parábola decrescente ( a < 0 ), o ponto máximo da parábola será a altura máxima atingida pelo projétil . Fonte: Mundo da Educação
  • 13. Fonte: Mundo da Educação
  • 14. FUNÇÃO DO 2º GRAU Uma função do 2º grau é definida pela seguinte lei de formação f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c , onde a, b e c são números reais e a ≠ 0. Sua representação no plano cartesiano é uma parábola que, de acordo com o valor do coeficiente a, possui concavidade voltada para cima ou para baixo.
  • 15. A função do 2º grau assume três possibilidades de resultados ou raízes, que são determinadas quando fazemos f(x) ou y igual a zero, transformando a função numa equação do 2º grau, que pode ser resolvida por Bháskara.
  • 16. Gráfico da função Coeficiente a > 0, parábola com a concavidade voltada para cima Coeficiente a < 0, parábola com a concavidade voltada para baixo ∆ > 0 – A equação do 2º grau possui duas soluções distintas, isto é, a função do 2º grau terá duas raízes reais e distintas. A parábola intersecta o eixo das abscissas (x) em dois pontos.
  • 17. ∆ = 0 A equação do 2º grau possui uma única solução, isto é, a função do 2º grau terá apenas uma raiz real. A parábola irá intersectar o eixo das abscissas (x) em apenas um ponto.
  • 18. ∆ < 0 A equação do 2º grau não possui soluções reais, portanto, a função do 2º grau não intersectará o eixo das abscissas (x).
  • 19. Pontos notáveis do gráfico de uma função do 2º grau O vértice da parábola constitui um ponto importante do gráfico, pois indica o ponto de valor máximo e o ponto de valor mínimo. De acordo com o valor do coeficiente a, os pontos serão definidos, observe: ............................................ Quando o valor do coeficiente a for menor que zero, a parábola possuirá valor máximo.  
  • 20. Quando o valor do coeficiente a for maior que zero, a parábola possuirá valor mínimo.
  • 21. Outra relação importante na função do 2º grau é o ponto onde a parábola corta o eixo y. Verifica-se que o valor do coeficiente c na lei de formação da função corresponde ao valor do eixo y onde a parábola o intersecta. (Noé,M.)  
  • 22. Exemplos de problemas de equação de 2º grau ou função de 2º grau 1- Num jantar de confraternização, seria distribuído, em partes iguais, um prêmio de 24.000,00 entre os convidados. Como faltaram 5 pessoas, cada um dos presentes recebeu um acréscimo de R$ 400,00 no seu prêmio. Quantos pessoas estavam presentes nesse jantar? Solução Podemos representar por:   
  • 24.    Resposta:  Nesse jantar deveriam estar presentes 20 pessoas. Como faltaram 5, então 15 pessoas estavam presentes no jantar.
  • 25. 2- Consideremos x o tempo gasto para a 1ª torneira encher o tanque e x+5 o tempo gasto para a 2ª torneira encher o tanque. Em uma hora, cada torneira enche a seguinte fração do tanque: Em uma hora, as duas torneiras juntas encherão do tanque; observe a equação correspondente
  • 26.                        Resolvendo-a, temos:                       6( x + 5 ) + 6x = x ( x + 5 )                       6x + 30 + 6x = x 2 + 5x                        x 2 - 7x - 30 = 0                        x'= - 3      e   x''=10 Como a raiz negativa não é utilizada, teremos como solução x= 10. Resposta: A 1ª torneira enche o tanque em 10 horas e a 2ª torneira, em 15 horas Fonte: Só Matemática
  • 27. Exemplos de gráficos de equação de 2º grau As funções do 2º grau possuem diversas aplicações na Matemática e auxiliam a Física em diversas situações nos movimentos de corpos na área da Cinemática e Dinâmica. A sua lei de formação, onde f(x) = ax² + bx + c, descreve uma trajetória parabólica de concavidade voltada para cima (decrescente - ponto mínimo) ou concavidade voltada para baixo (crescente – ponto máximo). Observe a resolução de situações problemas a seguir:
  • 28. Exemplo O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação: y = – 40x² + 200x Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar correspondem, respectivamente,a: ...................
  • 29. Veja o gráfico do movimento : Na expressão y = –40x² + 200x , os coeficientes são a = –40 , b = 200 e c = 0 . Utilizaremos a expressão Yv para obter a altura máxima atingida pelo objeto:
  • 30. Utilizaremos a expressão Yv para obter a altura máxima atingida pelo objeto: O objeto atingiu a altura máxima de 250 metros. Utilizaremos a expressão Xv para obter o tempo de subida do objeto:
  • 31. O projétil levou 2,5s para atingir altura máxima, levando mais 2,5s para retornar ao solo, pois no movimento vertical o tempo de subida é igual ao tempo de descida. Portanto, o projétil permaneceu por 5 s no ar. .......................................................................... Fonte : Brasil Escola
  • 32. Conforme todas estas informações chegamos a tecnologia do uso da energia solar. Energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica. Fonte: Wikipédia
  • 33. O homem começou o caminho da energia e da tecnologia no passado quando usava os animais, para produzir trabalho (moinho). Muito tempo depois descobriu que poderia produzir energia se pedalasse uma bicicleta,a partir dessas e de outras descobertas o homem viu surgir em seu mundo várias maneiras de se conseguir energia.
  • 34.
  • 35. Todas essas energias são renováveis.Temos também aquelas que não são renováveis como o petróleo, e ainda a Energia Nuclear. A Energia Nuclear é o beneficiamento do Urânio (um elemento químico encontrado na natureza). Por fim chegamos à Energia Solar que antes de qualquer coisa é usada na fotossíntese.
  • 36. Os cientistas através de estudos descobriram mais uma utilidade para esse calor que emana do sol e mesmo ainda sob estudos descobriram que um automóvel, ou barco pode se movimentar através dela. Uma casa pode obter água quente e calor através do aquecimento solar. E atualmente também sabemos que o Fogão Solar, começa a ser utilizado em várias regiões .
  • 37. Fonte: www. deltateta.com.br
  • 39. O fogão solar teve como idéia aproveitar o sol muito forte na região Norte/Nordeste do país, o que faz com que plantações nessas regiões sejam muito difíceis e as pessoas chegam a passar fome. O fogão funciona como se fosse uma lupa, colocada ao sol ela vai irradiar a luz e concentrar em um ponto apenas. Esse é o princípio do fogão, sendo formado com parabólas que refletem a luz, e isso faz com que se aqueça o alimento. A temperatura dependerá do material utilizado para fabricação. Pode ser fabricado com espelhos.
  • 40. &quot;Hoje o fogão solar já se encontra em quase todo o Brasil. É altamente ecológico, tecnológico e econômico. Preserva o meio ambiente, combate o êxodo rural e educa as novas gerações para a vida plena. Resiste até a chuvas&quot; ( Pe. Domingos Cleides Claudino)
  • 41. Foi o grego Aristóteles quem teve essa idéia na antiguidade. Ele projetou um sistema de espelhos (aquela época feita com material polido) para proteção de uma cidade portuária da Grécia. Vários soldados, portavam espelhos e focavam as velas dos navios inimigos para atear fogo neles. As vantagens e desvantagens do fogão solar Para uma população pobre é o ideal, ainda mais em lugar onde o sol é muito forte, tem que se aproveitar essa fonte de energia. Mas em compensação nos dias de chuva não tem como usá-lo, a não ser que tenha um acondicionamento de energia, mas o fogão é feito no quintal, e onde chove, por isso existe a desvantagem.
  • 42. Qual semelhança existe entre a função do 2º grau e o fogão solar? Quando um professor começa a ensinar aos seus alunos sobre o gráfico da equação do 2º grau, ele verifica que as suas linhas são em formas de parábolas. Para o aluno este termo não é desconhecido por causa das antenas que existem hoje em dia, parabólicas. O professor faz uma ponte entre o gráfico de parábola e a construção do fogão solar. E em Física ele explica porque são feitos de espelhos em formato côncavo: para que a refração da luz incida em um ponto somente e quando volte bata na panela e aqueça o alimento.
  • 43.
  • 44.
  • 45.