Startando idéias com canvas

831 views
708 views

Published on

Palestra apresentada na Semana do Calouro UFPA.

Published in: Technology
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
831
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
106
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Startando idéias com canvas

  1. 1. Diego Lisbôa
  2. 2. 1. Para quem vou vender meus produtos e/ou serviços? (Exemplo: adultos, crianças, adolescentes, etc).2. Quem será meu cliente em potencial? (Exemplo: Universitários, Pequenos empresários, etc).3. Esses clientes possuem necessidades em comum?
  3. 3. 1. Que valor será entregue para o cliente? (Exemplo: Melhor performance, maior qualidade, custo reduzido, melhor usabilidade).  Uma boa proposta de valor é aquela que você apresenta ao cliente e escuta feedbacks como: “Eu quero isso!” , “Era disso que eu estava precisando.”, etc.
  4. 4. 1. Como entregar valor para o cliente? (Exemplo: Download, blog, site, cloud, entrega local, help desk).2. Quais os diversos canais que se interagem ou se integram com clientes? (Exemplo: Um portal de divulgação do produto, fórum de perguntas e respostas, etc).3. Quais possuem melhor custo-benefício?
  5. 5. 1. Como conquistar novos clientes? (Exemplo: página com ótima interface e que possibilita feedback e interação).2. Como reter o cliente? Como manter seu cliente sempre ativo? Como incrementar novas vendas? (Exemplo: pacotes fidelidade).3. Como fortalecer a marca? É o que muitas das vezes faz com que o cliente venha até você. É o que lhe dá credibilidade no mercado. (Exemplo: investir em marketing).
  6. 6. 1. Como você pretende ganhar dinheiro com este produto? (Exemplo: venda, download, contrato com cliente, propaganda de terceiros).2. Qual valor os clientes estão dispostos a pagar?3. Como seus clientes preferem pagar? (Exemplo: pagseguro, boleto, a vista).4. Quanto seus concorrentes estão cobrando? Como eles estão cobrando? O quanto você vai ganhar vai depender diretamente de sua estratégia de venda. (Exemplo: Produto feito sobre medida? Venda em massa? Gratuito, sendo apenas pra melhorar minha marca?).
  7. 7.  São os recursos ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. (Exemplo: Físico, Intelectual, Financeiro).1. Quais os recursos necessários para entregar as propostas de valor para os clientes? (desde o desenvolvimento até chegar ao cliente).2. Quais os recursos necessários para o canal de distribuição? (Exemplo: assinatura web de domínio).3. Quais os recursos necessários para o relacionamento com o cliente? (Exemplo: marketing, auto-atendimento, etc).4. Quais os recursos necessários para o fluxo da receita?(Exemplo: pagseguro).
  8. 8.  São as ações essenciais para que o modelo de negócio da empresa funcione plenamente.1. Quais são as atividades necessárias para alcançar a proposta de valor? Ou seja construir o produto pra que ele chegue no cliente; (Exemplo: desenvolvimento do produto)2. Quais são as atividades necessárias para realizar os canais de distribuição? (entregar o produto até o cliente); (Exemplo: publicidade)3. Quais são as atividades necessárias para realizar relacionamento com o cliente? (como é que eu mantenho esse relacionamento em canal aberto o tempo inteiro). (Exemplo: auto- atendimento, FAQ de dúvidas frequentes, etc).
  9. 9.  Identifique quem são os parceiros fundamentais para que seu negócio dê certo.1. Quem são seus parceiros chave?1. Em que os parceiros irão ajudar? (Exemplo: Coaching, Mentoring, Marketing, etc).2. A ajuda desses parceiros é fundamental? (nesta fase é preciso saber escolher bem seus parceiros)3. Quem são os fornecedores chave? Essa questão é importante, pois comprar bem pode ser o começo de uma grande venda. (Exemplo: marketing, infra-estrutura, servidor de hospedagem, etc).
  10. 10.  Envolve os custos decorrentes do modelo de negócio.1. Quais são os custos mais importantes do seu modelo de negócio? (Exemplo: Desenvolvedores, designers, marketing, etc).2. Quais recursos chaves são mais caros? (Exemplo: infra-estrutura, marketing, etc).3. Quais atividades chaves são mais caras? (Exemplo: publicidade).
  11. 11. • Discuta Bastante;• Levante Hipóteses;• Gere ideias.
  12. 12.  Tenha visibilidade do seu negócio; Seja ativo; Não faça críticas ou julgamentos, encorajar ideias malucas é o que pode dar certo lá na frente; Mantenha o foco no assunto proposto; Quantidade é mais importante nesse momento;
  13. 13.  Construa sobre ideias dos outros (sinergia) – não interessa de quem vai ser a ideia, o interessante é que ela dê certo; Tentem buscar parceiros fora do seu ciclo de amizade e área de atuação; Verifique a consistência do seu modelo de negócio; Valide o modelo de negócio (sempre teste seu modelo buscando refinamento).
  14. 14. Ideia boa não é aquela que fica no papel e é engavetada e sim aquela que é feita e implantada.
  15. 15.  http://coyoti.com.br/blog/business-model-generation- canvas/ http://www.businessmodelgeneration.com/canvas Livro: Business Model Generation - Alexander Osterwalder

×