Startando idéias com canvas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Startando idéias com canvas

on

  • 634 views

Palestra apresentada na Semana do Calouro UFPA.

Palestra apresentada na Semana do Calouro UFPA.

Statistics

Views

Total Views
634
Views on SlideShare
609
Embed Views
25

Actions

Likes
2
Downloads
30
Comments
1

1 Embed 25

http://palestrascoletivas.com 25

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Startando idéias com canvas Startando idéias com canvas Presentation Transcript

  • Diego Lisbôa
  • 1. Para quem vou vender meus produtos e/ou serviços? (Exemplo: adultos, crianças, adolescentes, etc).2. Quem será meu cliente em potencial? (Exemplo: Universitários, Pequenos empresários, etc).3. Esses clientes possuem necessidades em comum?
  • 1. Que valor será entregue para o cliente? (Exemplo: Melhor performance, maior qualidade, custo reduzido, melhor usabilidade).  Uma boa proposta de valor é aquela que você apresenta ao cliente e escuta feedbacks como: “Eu quero isso!” , “Era disso que eu estava precisando.”, etc.
  • 1. Como entregar valor para o cliente? (Exemplo: Download, blog, site, cloud, entrega local, help desk).2. Quais os diversos canais que se interagem ou se integram com clientes? (Exemplo: Um portal de divulgação do produto, fórum de perguntas e respostas, etc).3. Quais possuem melhor custo-benefício?
  • 1. Como conquistar novos clientes? (Exemplo: página com ótima interface e que possibilita feedback e interação).2. Como reter o cliente? Como manter seu cliente sempre ativo? Como incrementar novas vendas? (Exemplo: pacotes fidelidade).3. Como fortalecer a marca? É o que muitas das vezes faz com que o cliente venha até você. É o que lhe dá credibilidade no mercado. (Exemplo: investir em marketing).
  • 1. Como você pretende ganhar dinheiro com este produto? (Exemplo: venda, download, contrato com cliente, propaganda de terceiros).2. Qual valor os clientes estão dispostos a pagar?3. Como seus clientes preferem pagar? (Exemplo: pagseguro, boleto, a vista).4. Quanto seus concorrentes estão cobrando? Como eles estão cobrando? O quanto você vai ganhar vai depender diretamente de sua estratégia de venda. (Exemplo: Produto feito sobre medida? Venda em massa? Gratuito, sendo apenas pra melhorar minha marca?).
  •  São os recursos ligados diretamente ao funcionamento do modelo de negócio. (Exemplo: Físico, Intelectual, Financeiro).1. Quais os recursos necessários para entregar as propostas de valor para os clientes? (desde o desenvolvimento até chegar ao cliente).2. Quais os recursos necessários para o canal de distribuição? (Exemplo: assinatura web de domínio).3. Quais os recursos necessários para o relacionamento com o cliente? (Exemplo: marketing, auto-atendimento, etc).4. Quais os recursos necessários para o fluxo da receita?(Exemplo: pagseguro).
  •  São as ações essenciais para que o modelo de negócio da empresa funcione plenamente.1. Quais são as atividades necessárias para alcançar a proposta de valor? Ou seja construir o produto pra que ele chegue no cliente; (Exemplo: desenvolvimento do produto)2. Quais são as atividades necessárias para realizar os canais de distribuição? (entregar o produto até o cliente); (Exemplo: publicidade)3. Quais são as atividades necessárias para realizar relacionamento com o cliente? (como é que eu mantenho esse relacionamento em canal aberto o tempo inteiro). (Exemplo: auto- atendimento, FAQ de dúvidas frequentes, etc).
  •  Identifique quem são os parceiros fundamentais para que seu negócio dê certo.1. Quem são seus parceiros chave?1. Em que os parceiros irão ajudar? (Exemplo: Coaching, Mentoring, Marketing, etc).2. A ajuda desses parceiros é fundamental? (nesta fase é preciso saber escolher bem seus parceiros)3. Quem são os fornecedores chave? Essa questão é importante, pois comprar bem pode ser o começo de uma grande venda. (Exemplo: marketing, infra-estrutura, servidor de hospedagem, etc).
  •  Envolve os custos decorrentes do modelo de negócio.1. Quais são os custos mais importantes do seu modelo de negócio? (Exemplo: Desenvolvedores, designers, marketing, etc).2. Quais recursos chaves são mais caros? (Exemplo: infra-estrutura, marketing, etc).3. Quais atividades chaves são mais caras? (Exemplo: publicidade).
  • • Discuta Bastante;• Levante Hipóteses;• Gere ideias.
  •  Tenha visibilidade do seu negócio; Seja ativo; Não faça críticas ou julgamentos, encorajar ideias malucas é o que pode dar certo lá na frente; Mantenha o foco no assunto proposto; Quantidade é mais importante nesse momento;
  •  Construa sobre ideias dos outros (sinergia) – não interessa de quem vai ser a ideia, o interessante é que ela dê certo; Tentem buscar parceiros fora do seu ciclo de amizade e área de atuação; Verifique a consistência do seu modelo de negócio; Valide o modelo de negócio (sempre teste seu modelo buscando refinamento).
  • Ideia boa não é aquela que fica no papel e é engavetada e sim aquela que é feita e implantada.
  •  http://coyoti.com.br/blog/business-model-generation- canvas/ http://www.businessmodelgeneration.com/canvas Livro: Business Model Generation - Alexander Osterwalder