Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Símbolos do Natal

15,050 views

Published on

Conheça os principais símbolos do Natal e do Catolicismo e prepare o seu Natal usando esses símbolos. Apresente a seus filhos o significado nesses símbolos como forma de conhecer bons valores

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Símbolos do Natal

  1. 1. Presépio Representa a cena do nascimento de Jesus conforme narrado nos Evangelhos de Mateus e Lucas. José e Maria tem que ir a Belém para o Censo, não encontrando lugar para eles na hospedaria, Jesus nasce numa gruta.
  2. 2. Velas São símbolo da luz de Cristo. Podem ser coloridas, cheirosas e, sobre a coroa do Advento , são acessas uma por semana quatro semanas antes do Natal .
  3. 3. Estrela Anuncia o nascimento e aponta o local do nascimento para o s reis Magos.
  4. 4. Cores do Natal As principais cores do Natal são as litúrgicas que no Natal são o branco que pode ser substituído pelo prata e o dourado. Mas com as cores dos principais símbolos do Natal são ilimitadas as possibilidades de decoração. A cor branca significa pureza e a natureza sem pecados de Cristo
  5. 5. Árvores de Natal Sempre verdes significam o alimento eterno do Cristo. As decorações significam as muitas alegrias que recebemos de Deus. Diz a lenda que tendo o pinheirinho ficado triste porque não tinha nada a oferecer para o Menino Jesus, (enquanto a tamareira e a oliveira tinham seus frutos) dizem que as estrelas do céu vieram pousar no pinheirinho que assim iluminou e alegrou o Menino Jesus. Os enfeites são símbolo das graças de Deus.
  6. 6. Costume de Dar Presentes O dia de dar presentes por ocasião do Natal varia de um lugar para outro. Pode ser na véspera 24, no próprio dia 25, ou no dia 6 de janeiro dia em que os Reis Magos viram o Menino Jesus., Epifanía que é quando Deus se dá a conhecer ao homem. Também quem entrega os presentes varia de lugar a lugar: Pode ser o Menino Jesus, o Papai Noel, Babushka na Rússia, gnomos na Suíça.
  7. 7. Casinha de Doces (Gingerbread) A lenda de João e Maria é representada em muitos países nesta época de Natal
  8. 8. Cristogramas Símbolos tradicionais do Cristianismo são os monogramas feitos com o nome ou os títulos de Jesus. Por exemplo o monograma Chi-Rho composto das duas letras em grego da palavra Christos (Gk: chi, X = ch; rho, P = r). Muitos desses símbolos eram secretos por causa da perseguição aos Cristãos. O Imperador romano Constantino depois que se converteu transformou este símbolo em ensígnea do seu exército. Esses símbolos podem ser uma forma criativa de decorar uma árvore de Natal por exemplo. E é uma maneira legal de manter um sentido do sagrado nestes tempos secularização do Natal.
  9. 9. 10 Mandamentos com a Cruz • Simbolizam a continuidade entre o Velho e o Novo Testamento em Jesus e a sua Lei.
  10. 10. Uma única vela branca circundada por “nimbus” dourado Simboliza o Cristo e a auréula a divindade e o poder em pinturas medievais
  11. 11. Harpa A harpa simboliza o Coro de Anjos que anuncia o nascimento de Jesus
  12. 12. Estrela Armênia Esta estrela estilizada chamada Estrela Armênia é também chamada Estrela de Belém simboliza o mundo que Deus veio salvar
  13. 13. Flor de Lis estilizada Representa a pureza e muitas vezes a Virgem Maria. Por causa das suas três pontas também é símbolo da Santíssima Trindade.
  14. 14. Estrela de David Também conhecida como estrela do Criador porque suas seis pontas lembram os seguintes aspectos de Deus: Amor, Misericórdia, Sabedoria , Majestade, Poder e Justiça . Os triângulos também simbolizam a Trindade.
  15. 15. Coroa do Rei A coroa do Rei é símbolo do poder e da sua autoridade. E simboliza Jesus como o Rei dos Judeus e a plenificação das expectativas proféticas, além de Rei dos Reis
  16. 16. Coroa de Príncipe Ou coroa do Duque, simboliza o Cristo como filho de Deus e Príncipe da Paz.
  17. 17. Cruz com o Círculo O círculo geralmente representa a eternidade. Reminiscência Celta, esta cruz simboliza o amor eterno de Deus por nós através de Jesus.
  18. 18. Cruz das Cruzadas As quatro cruzes simbolizam os quatro Evangelhos ou a sua difusão pelos quatro cantos da terra. As cinco cruzes os cinco ferimentos de Jesus.
  19. 19. Cruz com um manto Símbolo da Ressurreição e da vitória de Jesus sobre o pecado e o mal.
  20. 20. Cálice Simboliza o sacramento da Eucaristia e a comunhão com Cristo, também simboliza a união com Cristo.
  21. 21. Trigo estilizado Representa o pão da Eucaristia e o Cristo como pão da vida. Também pode simbolizar a Igreja entre o joio do mundo.
  22. 22. Alpha e Ômega Primeira e última letra respectivamente do alfabeto grego e que simbolizam Cristo o princípio e fim de tudo. Também simbolizam as duas vindas de Cristo. E a constante presença de Deus na História da Humanidade.
  23. 23. Barca O barco simboliza a Igreja como a “Arca da Salvação”, que leva as pessoas à salvação.
  24. 24. Peixe com Chi-rho Monograma Tirando a primeira letra de vários títulos de Jesus, em grego formamos a palavra peixe. Acima com o Chi-rho Monograma. (Jesus, Cristo, Filho de Deus, Salvador ) peixe em grego: (icquV, ichthus)
  25. 25. Árvore de Natal A árvore de Natal decorada e iluminada simboliza a beleza, o brilho, a alegria durante o tempo de Natal bem como as graças dadas por Deus. Como símbolo do Natal é símbolo do tempo de celebrar a graça de Deus.
  26. 26. Coroa A coroa é um antigo símbolo de vitória. Simboliza a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. O círculo simboliza a eternidade e vida eterna
  27. 27. Sino Por ser o som que chama para a Missa representa a proclamação do Evangelho para todo o povo.
  28. 28. Concha Símbolo do batismo cristão, do batismo de Jesus e é também símbolo dos peregrinos e da difusão do Evangelho pelo mundo.

×