Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Arte tendências literárias pergunta resposta

1,427 views

Published on

  • Be the first to comment

Arte tendências literárias pergunta resposta

  1. 1. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Discussão dos textos “Arte”, “Tendências Literárias” e “A arte fala de cultura de uma época” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 1 1 – O que é ser artista? Fundamente a sua resposta. Ser artista é ter habilidade e sensibilidade para criar algo. Ser artista é também ter capacidade para apreciar o que é belo e sentir as emoções que essa apreciação transmite. 2 – Porque será que as manifestações artísticas variam de sociedade para sociedade? Porque cada sociedade tem a sua própria caracterização e como as manifestações artisticas retratam uma sociedade, uma época, elas serão obrigatoriamente diferentes. 3 – Que diferentes meios podem ser utilizados na arte? Existem várias vertentes de arte: Música Dança Artesanato Fotografia Design de moda Design gráfico Design de multimédia e web design Cinema Teatro Estética Pintura Escultura Literatura, etc, etc…
  2. 2. ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Discussão dos textos “Arte”, “Tendências Literárias” e “A arte fala de cultura de uma época” CLC.7 - Albertina Maria Seroido Branco Lima – N.º 1 – TAV – 1º Ano 2 4 – Relacione manifestações culturais com tendências literárias. As manifestaçõe culturais estão relacionadas com as tendências literárias porque a literatura consolida o património cultural e artístico de um povo, divulgando a cultura e o património desse povo numa determinada época e lugar. Através da literatura compreendemos que todas as manifestações artísticas e culturais pertenceram a um estilo de época, com traços e características próprias, tais como o Barroco, Arcadismo, Romantismo, etc.. Todos os artistas vivem inseridos num determinado tempo, numa determinada época e vivenciam os acontecimentos manifestados, tanto no plano político como no plano económico e social dessa mesma época, sendo que as tendências literárias são nada mais nada menos que o fruto dessa mesma realidade vivida. Contudo, apesar de existir uma dada época como suporte, cada escritor tem um estilo próprio, uma opinião individual sobre a sociedade em que vive, refletindo através da escrita o seu modo de ver a vida e de estar no mundo. Webgrafia consultada: http://www.brasilescola.com/literatura/estilos-epoca.htm

×