Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Segredos anti-idade

237 views

Published on

Segredos anti-idade

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Segredos anti-idade

  1. 1. 09 de Janeiro, 2013 Autor: Teresa Batista | tbbatista Artigo escrito para a Revista Complexo Magazine | Saúde: Bem-estar e Nutrição Website pessoal: http://tbbatista.pt Segredos Anti-Idade Todos nós vemos a nossa pele envelhecer, mas…e se pudéssemos adiar o processo? A nossa pele é a primeira linha de defesa do organismo, um órgão, como qualquer outro, que possui diversas funções que nos permitem sobreviver. Uma pele normal saudável possui uma camada exterior composta por células epidérmicas que actuam como barreira à água ou a possíveis ameaças à saúde, como vírus e bactérias. A pele pode ser considerada o espelho do nosso corpo, pois, quer estejamos cansados, desnutridos ou até mesmo stressados (física ou emocionalmente), ela responde. Regula também a temperatura do corpo, permitindo-nos saber quando estamos a lutar uma infecção e ainda possui funções excretoras, eliminando toxinas do organismo através dos poros. Porque envelhece a nossa pele? Existem dois tipos de envelhecimento da pele: o envelhecimento intrínseco, que ocorre naturalmente com o passar dos anos, independentemente da existência ou não de factores externos, e o envelhecimento extrínseco, que diz respeito ao envelhecimento resultante da exposição a factores externos, como por exemplo a luz solar, a poluição, desnutrição, desidratação, fumo de tabaco, consumo excessivo de álcool, entre outros. Este segundo tipo de envelhecimento ocorre simultaneamente com o primeiro e deve-se à falta de cuidado e atenção que damos à nossa pele, sendo, por isso, necessário estar atento, cuidar e prevenir. Como agir contra o envelhecimento da pele? O anti-envelhecimento é possível, pois o nosso organismo está desenvolvido para se curar e reparar com a ajuda de uma alimentação correcta. As nossas células morrem e substituem-se em vários intervalos de tempo, necessitando, cada uma delas, de uma alimentação adequada. Para entender o anti- envelhecimento há que entender que, cada vez que uma célula é substituída por outra:
  2. 2. 09 de Janeiro, 2013 Autor: Teresa Batista | tbbatista Artigo escrito para a Revista Complexo Magazine | Saúde: Bem-estar e Nutrição Website pessoal: http://tbbatista.pt 1. Caso não haja os nutrientes necessários disponíveis, será substituída por uma célula mais fraca – degeneração; 2. Caso exista abundância em energia e matérias-primas, a célula será substituída por outra mais forte – regeneração (processo anti-idade). De seguida são, então, apresentados exemplos de alimentos que podem estimular a degeneração ou a regeneração. Exemplos de alimentos susceptíveis de estimular a degeneração: Altos níveis de hidratos de carbono, açúcar, leite (leite homogeneizado, especialmente), queijo, cafeína, chocolate, farinha branca, alimentos preparados no microondas, álcool, aditivos, conservas de carne, níveis elevados de carne, margarina, óleo vegetal, óleo de canola, óleo de semente de algodão, olestra, óleos hidrogenados, alimentos demasiado fritos, batatas fritas, produtos de soja, que não o molho de soja, missô e tofu (por exemplo, leite de soja e óleo de soja), frutos do mar (por exemplo, ostras), alimentos com altos níveis de mercúrio (a maioria dos peixes, como o atum), alimentos geneticamente modificados (OGM). Exemplos de alimentos susceptíveis de estimular a regeneração: Sementes cruas (nozes cruas também, mas não tanto), fruta e vegetais de folhas verdes (especialmente crus), queijo biológico, arroz, pólen de abelha, sumo de rebentos de trigo, aloe vera, antioxidantes (por exemplo, vitamina C, vitamina E, coenzima Q10). Existem ainda mais alguns factores anti-envelhecimento, para além de se manter uma alimentação saudável. São eles: - Beber água frequentemente; - Praticar exercício físico; - Acabar com hábitos nocivos, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; - Uma boa noite de sono (em média, cerca de oito horas por dia). É agora tempo de cuidar da sua pele e de si. Fontes:  Scientific American – “Why does skin wrinkle with age? What is the best way to slow or prevent this process?” (http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=why-does-skin-wrinkle-wit)  Jash Botanicals – Natural Guide to Skin Health (http://www.jashbotanicals.com/articles/natural_guide_skin_health_1.html)  eHow Style – “How Does Skin Age?” (http://www.ehow.com/how-does_4567028_skin-age.html)  Stephanie Relfe; Michael Relfe – “A Secret of Anti-Aging” (http://www.relfe.com/anti-aging.html)

×