TEORIA DO CONHECIMENTO
TEORIA DO CONHECIMENTO GNOSIOLOGIA Investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro.
A QUESTÃO DO CONHECIMENTO O que é conhecimento? É possível o conhecimento? Qual é o fundamento do conhecimento?
ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO as  fontes  primeiras de todo conhecimento; o  processo  que faz com que os dados se transformem em  juízos  ou afirmações acerca de algo; a maneira como é considerada a  atividade do sujeito  frente ao objeto conhecido; o  âmbito  do que pode ser conhecido segundo as regras da verdade.
O QUE É CONHECER? Conhecer é  representar  cuidadosamente o que é exterior à mente. (R. Rorty)
ELEMENTOS DO CONHECIMENTO SUJEITO aquele que conhece nossa consciência, nossa mente OBJETO o que é conhecido a realidade, o mundo, os objetos, os fenômenos...
POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO Somos capazes de conhecer a verdade? É impossível conhecermos a verdade. CETICISMO É possível conhecermos a verdade. DOGMATISMO
CETICISMO ABSOLUTO o ser não existe; se existisse, não poderíamos conhecê-lo; se pudéssemos conhecê-lo, não poderíamos comunicá-lo aos outros. (Górgias 485-380 a.C.)
FONTES DE ERRO OS SENTIDOS A RAZÃO Todo nosso conhecimento é provisório e jamais alcançaremos certeza de qualquer coisa. (Pirro 365-275 a.C,)
CRÍTICAS AO CETICISMO É  radical , pois nega totalmente a possibilidade de conhecer. É  estéril , porque não leva a nada. É  contraditória , pois, ao dizer que  nada é verdadeiro , acaba afirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro, isto é, o  conhecimento de que nada é verdadeiro .
CETICISMO RELATIVO ceticismo moderado; nega  parcialmente  nossa capacidade de conhecer; fenomenalismo : só podemos conhecer a  aparência  dos seres, tal como eles se apresentam à nossa percepção sensorial e intelectual ( o fenômeno, a coisa-para-nós ).  Não podemos conhecer a  essência  das coisas ( o númeno, a coisa-em-si ).
probabilismo : o nosso conhecimento é incapaz de atingir a  certeza total  das coisas. O que podemos alcançar é uma verdade  provável .
DOGMATISMO INGÊNUO presente no  senso comum ; não vê problemas  na relação sujeito e objeto; acredita que, sem grandes dificuldades,  percebemos o mundo tal como ele é .
DOGMATISMO CRÍTICO é possível conhecer a verdade mediante esforço conjugado dos sentidos e da inteligência, através de um trabalho metódico, racional e científico; pragmáticos : o conhecimento é resultado de uma operação de pesquisa e investigação, na qual o homem busca solucionar problemas poe ele enunciados.
OS FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO Quais são os elementos que servem de base para o conhecimento? EMPIRISMO: as idéias são provenientes de nossas percepções sensoriais. Nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos. RACIONALISMO: somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COTRIM, Gilberto.  Fundamentos da filosofia:  ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1997.

Teoria Do Conhecimento

  • 1.
  • 2.
    TEORIA DO CONHECIMENTOGNOSIOLOGIA Investigação acerca das condições do conhecimento verdadeiro.
  • 3.
    A QUESTÃO DOCONHECIMENTO O que é conhecimento? É possível o conhecimento? Qual é o fundamento do conhecimento?
  • 4.
    ÁREAS DE INVESTIGAÇÃOas fontes primeiras de todo conhecimento; o processo que faz com que os dados se transformem em juízos ou afirmações acerca de algo; a maneira como é considerada a atividade do sujeito frente ao objeto conhecido; o âmbito do que pode ser conhecido segundo as regras da verdade.
  • 5.
    O QUE ÉCONHECER? Conhecer é representar cuidadosamente o que é exterior à mente. (R. Rorty)
  • 6.
    ELEMENTOS DO CONHECIMENTOSUJEITO aquele que conhece nossa consciência, nossa mente OBJETO o que é conhecido a realidade, o mundo, os objetos, os fenômenos...
  • 7.
    POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTOSomos capazes de conhecer a verdade? É impossível conhecermos a verdade. CETICISMO É possível conhecermos a verdade. DOGMATISMO
  • 8.
    CETICISMO ABSOLUTO oser não existe; se existisse, não poderíamos conhecê-lo; se pudéssemos conhecê-lo, não poderíamos comunicá-lo aos outros. (Górgias 485-380 a.C.)
  • 9.
    FONTES DE ERROOS SENTIDOS A RAZÃO Todo nosso conhecimento é provisório e jamais alcançaremos certeza de qualquer coisa. (Pirro 365-275 a.C,)
  • 10.
    CRÍTICAS AO CETICISMOÉ radical , pois nega totalmente a possibilidade de conhecer. É estéril , porque não leva a nada. É contraditória , pois, ao dizer que nada é verdadeiro , acaba afirmando que pelo menos existe algo de verdadeiro, isto é, o conhecimento de que nada é verdadeiro .
  • 11.
    CETICISMO RELATIVO ceticismomoderado; nega parcialmente nossa capacidade de conhecer; fenomenalismo : só podemos conhecer a aparência dos seres, tal como eles se apresentam à nossa percepção sensorial e intelectual ( o fenômeno, a coisa-para-nós ). Não podemos conhecer a essência das coisas ( o númeno, a coisa-em-si ).
  • 12.
    probabilismo : onosso conhecimento é incapaz de atingir a certeza total das coisas. O que podemos alcançar é uma verdade provável .
  • 13.
    DOGMATISMO INGÊNUO presenteno senso comum ; não vê problemas na relação sujeito e objeto; acredita que, sem grandes dificuldades, percebemos o mundo tal como ele é .
  • 14.
    DOGMATISMO CRÍTICO épossível conhecer a verdade mediante esforço conjugado dos sentidos e da inteligência, através de um trabalho metódico, racional e científico; pragmáticos : o conhecimento é resultado de uma operação de pesquisa e investigação, na qual o homem busca solucionar problemas poe ele enunciados.
  • 15.
    OS FUNDAMENTOS DOCONHECIMENTO Quais são os elementos que servem de base para o conhecimento? EMPIRISMO: as idéias são provenientes de nossas percepções sensoriais. Nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos. RACIONALISMO: somente a razão humana, trabalhando com os princípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro.
  • 16.
    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COTRIM,Gilberto. Fundamentos da filosofia: ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1997.