O Dia-D Trabalho elaborado por:   Cristian Sasmiresan, nº3 João Matos, nº11   Professora:  Benilde Silva   Ano Lectivo:  2008/2009   Torres Novas  Junho de 2009  Agrupamento de escolas Gil Paes Escola dos 2 e 3 º ciclos Manuel de Figueiredo  Trabalho de grupo de História:
Introdução Este trabalho abordará a maneira como os aliados conseguiram pôr um pé firme na Europa subjugada pelo domínio nazi.  Abordará também as personalidades que mais se destacaram neste dia que mudou o rumo da História Contemporânea.
dia-D -  Antecedentes Após a entrada dos EUA, devido ao ataque Japonês à base naval de “Pearl Harbor” para os aliados estes tornaram-se mais fortes, contribuindo para a derrota das forças do Eixo.
Em 1943 os ALIADOS conseguem vitórias no Norte de África sob o comando de Montgomery e obrigam Mussolini a refugiar-se  no Norte de Itália, pois o sul estava sobre domínio dos Aliados. Em meados de 1944 , a  Itália Capitulou . VS
No Ano de  1943  deu-se a retirada do exército alemão da Rússia, após a vitória do exército vermelho comandado pelo “General Inverno”. Capitulação da Alemanha da URSS.
Em 6 de Junho de 1944 dá-se o maior desembarque aeronaval da História;  Composto por tropas francesas, inglesas e americanas.  Dia D, o Início do Fim.
Dirigindo-se para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direcção à fronteira da Alemanha.  Era o começo do colapso final do III Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos.
Em 1943, no Pacífico, dá-se a vitória da marinha americana em Guadalcanal. Também, agora,  os Aliados começam a deter as tropas do Eixo em todas as Frentes.
Em 25 de Agosto, a cidade de París foi libertada do domínio nazi.  As forças forças aliadas cercaram a Alemanha bombardeando as principais cidades. Em Abril de 1945. Hitler suicidou-se e, em Maio, a  Alemanha capitulou .
Conclusão É como diz o velho e bem verdadeiro ditado: “ Quem tudo quer tudo Perde! ” Na nossa opinião este velho ditado encaixa perfeitamente na História da Alemanha, queriam conquistar tudo e todos e acabaram sem nada!
Alteração feita por João Matos e David Silva FIM

DIA D

  • 1.
    O Dia-D Trabalhoelaborado por: Cristian Sasmiresan, nº3 João Matos, nº11 Professora: Benilde Silva Ano Lectivo: 2008/2009 Torres Novas Junho de 2009 Agrupamento de escolas Gil Paes Escola dos 2 e 3 º ciclos Manuel de Figueiredo Trabalho de grupo de História:
  • 2.
    Introdução Este trabalhoabordará a maneira como os aliados conseguiram pôr um pé firme na Europa subjugada pelo domínio nazi. Abordará também as personalidades que mais se destacaram neste dia que mudou o rumo da História Contemporânea.
  • 3.
    dia-D - Antecedentes Após a entrada dos EUA, devido ao ataque Japonês à base naval de “Pearl Harbor” para os aliados estes tornaram-se mais fortes, contribuindo para a derrota das forças do Eixo.
  • 4.
    Em 1943 osALIADOS conseguem vitórias no Norte de África sob o comando de Montgomery e obrigam Mussolini a refugiar-se no Norte de Itália, pois o sul estava sobre domínio dos Aliados. Em meados de 1944 , a Itália Capitulou . VS
  • 5.
    No Ano de 1943 deu-se a retirada do exército alemão da Rússia, após a vitória do exército vermelho comandado pelo “General Inverno”. Capitulação da Alemanha da URSS.
  • 6.
    Em 6 deJunho de 1944 dá-se o maior desembarque aeronaval da História; Composto por tropas francesas, inglesas e americanas. Dia D, o Início do Fim.
  • 7.
    Dirigindo-se para expulsaros nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direcção à fronteira da Alemanha. Era o começo do colapso final do III Reich, o império que, segundo a propaganda nazista, deveria durar mil anos.
  • 8.
    Em 1943, noPacífico, dá-se a vitória da marinha americana em Guadalcanal. Também, agora, os Aliados começam a deter as tropas do Eixo em todas as Frentes.
  • 9.
    Em 25 deAgosto, a cidade de París foi libertada do domínio nazi. As forças forças aliadas cercaram a Alemanha bombardeando as principais cidades. Em Abril de 1945. Hitler suicidou-se e, em Maio, a Alemanha capitulou .
  • 10.
    Conclusão É comodiz o velho e bem verdadeiro ditado: “ Quem tudo quer tudo Perde! ” Na nossa opinião este velho ditado encaixa perfeitamente na História da Alemanha, queriam conquistar tudo e todos e acabaram sem nada!
  • 11.
    Alteração feita porJoão Matos e David Silva FIM