SlideShare a Scribd company logo
8° Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Jundiaí IMOBILIZAÇÕES EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Professor Carlos Augusto Silva Andrade. Residente  André CasariRimoldi Setembro/2009
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Definição 	“Manter um membro, ou apenas um segmento de um membro, imóvel, em repouso, e em posição correta.”
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Finalidades Tratamento de Emergência (imobilizações provisórias) Tratamento Definitivo (imobilizações definitivas) Reabilitação
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Provisórias ,[object Object]
Reduzem a dor do paciente
Reduzem a lesão nervosa e vascular, evitando compressão de vasos e nervos entre os fragmentos e evitando estiramentos pelo aumento da angulação do local da fratura
Reduzem o risco de conversão inadvertida de uma fratura fechada em uma fratura exposta
Facilitam o transporte do paciente e a realização de radiografias,[object Object]
Apoio
Colar
Prancha
Tração,[object Object]
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Apoio: imobilização de apoio e estabilização para o membro acometido. Tração: diminui a dor do traumatizado durante o transporte.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Tala maleável: imobilização de segmento traumatizado. Prancha: imobilização da coluna vertebral.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento clavicular “em oito” Destina-se à imobilização da região clavicular, ao mesmo tempo em que mantém uma posição favorável do ombro nas fraturas de clavícula.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento em MJ Destina-se à imobilização da articulação escápulo-umeral.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento Compressivo “de Jones” Destina-se à imobilização de uma região articular, segmento de um membro e após intervenções cirúrgicas.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas EnfaixamentoToracobraquial (Velpeau) Destina-se à imobilização da região escápulo-umeral, indicado nas luxações glenoumerais (após redução), nas fraturas do colo do úmero e da escápula.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Esparadrapagem e Férola metálica Destinam-se à imobilização de artelhos.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas Gessadas Histórico ,[object Object]
1852 - AntoniusMathijsen, cirurgião militar holandês, relatou o uso de bandagens gessadas para fixar fraturas.
1852 - Pirogov, cirurgiãomilitarrusso, enfatizou a imobilização de fraturas antes do transporte de feridos.
1967 - Sarmiento, cirurgiãoortopédico de Miami, aplicouprincípiosprotéticos e ortóticosaodesenvolvimento de sistemas de fixação de fraturas de extremidadessuperiores e inferiores.,[object Object]
(CaSO4  x H2O + H2O = CaSO4  x 2H2O + Calor),[object Object]
Imobilizar segmento corpóreo com traumatismo, mesmo sem fratura.
Imobilizar segmento osteoarticular com processo infeccioso.
Imobilizar mantendo correção de deformidades.
Imobilizar uma região operada.,[object Object]
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas Gessadas Goteiras (ou Calhas) Gessadas – devem recobrir ¾ da circunferência do membro. Aparelhos Gessados – devem recobrir a totalidade da circunferência do membro.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Antebraquiopalmar Destina-se à imobilização do terço distal do antebraço e do punho, indicada nas contusões e torções do punho.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Antebraquiopalmar em garrafa Destina-se à imobilização do terço distal do antebraço e o punho, indicada nas fraturas de metacarpos, nas contusões e torções do punho.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Axilopalmar Destina-se à imobilização de todo o cotovelo, antebraço e punho, em fraturas do antebraço, cotovelo e úmero distal.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas “Pinça de confeiteiro” Destina-se à imobilização do braço por ação da goteira e, ao mesmo tempo, através da tração exercida no braço pelo peso do gesso. Indicada nas fraturas do terço médio do úmero.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Suropodálica Destina-se à imobilização do pé, do tornozelo e do terço distal da perna. Aplicada em fraturas dos ossos do pé e do tornozelo; nas distensões e contusões do tornozelo.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Inguinopodálica Destina-se à imobilização provisória do membro inferior; indicada nas fraturas dos ossos da perna e patela.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Inguinomaleolar Destina-se à imobilização provisória do membro inferior; indicada nas luxações do joelho e da patela (após redução), nas fraturas da patela, nas entorses de joelho e nas contusões da perna, joelho e coxa.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Minerva Destina-se à imobilização da coluna cervical e coluna dorsal alta.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Colete Gessado Destina-se à imobilização da coluna dorsal baixa e lombar.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Toracobraquial Destina-se à imobilização da cintura escapular e úmero, em fraturas de úmero proximal e luxação gleno-umeral posterior.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar Destina-se à imobilização do cotovelo e ossos do antebraço, em fraturas de úmero distal, ossos do antebraço e punho.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar“pendente” Destina-se à imobilização e alinhamento dos fragmentos ósseos do úmero.
Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar“em cartucho” Destina-se à imobilização do cotovelo nas fraturas supracondilianas em crianças.

More Related Content

What's hot

Urgência e emergência
Urgência e emergênciaUrgência e emergência
Urgência e emergência
Alexandre Donha
 
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
ssuser51d27c1
 
RCP
RCPRCP
Fraturas Luxações e Torções
Fraturas Luxações e Torções Fraturas Luxações e Torções
Fraturas Luxações e Torções
DiegoAugusto86
 
Enfermagem em Urgência Emergência
Enfermagem em Urgência EmergênciaEnfermagem em Urgência Emergência
Enfermagem em Urgência Emergência
Wellington Moreira Ribeiro
 
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
Will Nunes
 
Trauma raquimedular
Trauma raquimedularTrauma raquimedular
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
Proqualis
 
Praticas de imobilizações
Praticas de imobilizaçõesPraticas de imobilizações
Praticas de imobilizações
foconavida
 
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
Will Nunes
 
Período Pós Operatório AULA 7
Período Pós Operatório AULA 7Período Pós Operatório AULA 7
Período Pós Operatório AULA 7
Aline Bandeira
 
Pós Operatório e Complicações Cirúrgicas
Pós Operatório e Complicações CirúrgicasPós Operatório e Complicações Cirúrgicas
Pós Operatório e Complicações Cirúrgicas
Francisco Doria
 
Imobilização
ImobilizaçãoImobilização
Imobilização
elisangela messias
 
Powerpoint trações
Powerpoint traçõesPowerpoint trações
Powerpoint trações
Tiago Barata
 
Queimaduras
QueimadurasQueimaduras
Queimaduras
Alexandre Donha
 
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominal
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominalAssistência de enfermagem em traumatismo abdominal
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominal
Lari Jacovenco
 
Exercícios de terminologia cirúrgica
Exercícios de terminologia cirúrgicaExercícios de terminologia cirúrgica
Exercícios de terminologia cirúrgica
joselene beatriz
 
Movimentação e transporte de vítimas de trauma
Movimentação e transporte  de vítimas de traumaMovimentação e transporte  de vítimas de trauma
Movimentação e transporte de vítimas de trauma
Denis Fernando Martins
 
Ortopedia
OrtopediaOrtopedia
Ortopedia
Sou Enfermagem
 
Exame Físico
Exame FísicoExame Físico
Exame Físico
lacmuam
 

What's hot (20)

Urgência e emergência
Urgência e emergênciaUrgência e emergência
Urgência e emergência
 
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
1 ENCONTRO CONCEITOS UTI.pptx
 
RCP
RCPRCP
RCP
 
Fraturas Luxações e Torções
Fraturas Luxações e Torções Fraturas Luxações e Torções
Fraturas Luxações e Torções
 
Enfermagem em Urgência Emergência
Enfermagem em Urgência EmergênciaEnfermagem em Urgência Emergência
Enfermagem em Urgência Emergência
 
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 1)
 
Trauma raquimedular
Trauma raquimedularTrauma raquimedular
Trauma raquimedular
 
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
Aula prevenção de lesão por pressão (LP)
 
Praticas de imobilizações
Praticas de imobilizaçõesPraticas de imobilizações
Praticas de imobilizações
 
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
Unidade de Terapia Intensiva (parte 2)
 
Período Pós Operatório AULA 7
Período Pós Operatório AULA 7Período Pós Operatório AULA 7
Período Pós Operatório AULA 7
 
Pós Operatório e Complicações Cirúrgicas
Pós Operatório e Complicações CirúrgicasPós Operatório e Complicações Cirúrgicas
Pós Operatório e Complicações Cirúrgicas
 
Imobilização
ImobilizaçãoImobilização
Imobilização
 
Powerpoint trações
Powerpoint traçõesPowerpoint trações
Powerpoint trações
 
Queimaduras
QueimadurasQueimaduras
Queimaduras
 
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominal
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominalAssistência de enfermagem em traumatismo abdominal
Assistência de enfermagem em traumatismo abdominal
 
Exercícios de terminologia cirúrgica
Exercícios de terminologia cirúrgicaExercícios de terminologia cirúrgica
Exercícios de terminologia cirúrgica
 
Movimentação e transporte de vítimas de trauma
Movimentação e transporte  de vítimas de traumaMovimentação e transporte  de vítimas de trauma
Movimentação e transporte de vítimas de trauma
 
Ortopedia
OrtopediaOrtopedia
Ortopedia
 
Exame Físico
Exame FísicoExame Físico
Exame Físico
 

Similar to Aula Imobilizações

Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
Nuno Craveiro Lopes
 
Modulo_18.pdf
Modulo_18.pdfModulo_18.pdf
Modulo_18.pdf
GustavoMiarelliCampo
 
Modulo 18
Modulo 18Modulo 18
Modulo 18
SemioOrto
 
Princípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
Princípios de Consolidação e Tratamento das FraturasPrincípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
Princípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
Caio Gonçalves de Souza
 
Estudo de imagens ortopédicas na radiologia
Estudo de imagens ortopédicas na radiologiaEstudo de imagens ortopédicas na radiologia
Estudo de imagens ortopédicas na radiologia
Herculys Douglas Clímaco Marques
 
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia  patelo-femoral ?Como tratar a condropatia  patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Fernando Farias
 
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Lizandra Nunnes
 
Enfermidades específicas do joelho
Enfermidades específicas do joelhoEnfermidades específicas do joelho
Enfermidades específicas do joelho
Thais Benicio
 
Instabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
Instabilidade do Joelho no Esporte AdaptadoInstabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
Instabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
David Sadigursky
 
08 - Tipos de órteses.pdf
08 - Tipos de órteses.pdf08 - Tipos de órteses.pdf
08 - Tipos de órteses.pdf
Joaquim Henrique Lorenzetti Branco
 
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
Joaquim Henrique Lorenzetti Branco
 
Enfermagem em ortopedia
Enfermagem em ortopediaEnfermagem em ortopedia
Enfermagem em ortopedia
Vitor Pires
 
Escoliose
EscolioseEscoliose
Fraturas do tornozelo
Fraturas do tornozeloFraturas do tornozelo
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica IIISeminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
Universidade Federal de Uberlândia
 
Punho e mao
Punho e maoPunho e mao
Punho e mao
Natha Fisioterapia
 
Osteologia geral pronatec
Osteologia geral pronatecOsteologia geral pronatec
Osteologia geral pronatec
Claudio Poeta
 
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp014e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
Dina Alves
 
Alteração Biomecânica do Cotovelo
Alteração Biomecânica do CotoveloAlteração Biomecânica do Cotovelo
Alteração Biomecânica do Cotovelo
Welisson Porto
 
Tornozelo e pe
Tornozelo e peTornozelo e pe
Tornozelo e pe
Natha Fisioterapia
 

Similar to Aula Imobilizações (20)

Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
Nuno Craveiro Lopes - Currículo 2016
 
Modulo_18.pdf
Modulo_18.pdfModulo_18.pdf
Modulo_18.pdf
 
Modulo 18
Modulo 18Modulo 18
Modulo 18
 
Princípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
Princípios de Consolidação e Tratamento das FraturasPrincípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
Princípios de Consolidação e Tratamento das Fraturas
 
Estudo de imagens ortopédicas na radiologia
Estudo de imagens ortopédicas na radiologiaEstudo de imagens ortopédicas na radiologia
Estudo de imagens ortopédicas na radiologia
 
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia  patelo-femoral ?Como tratar a condropatia  patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
 
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
Como tratar a condropatia patelo-femoral ?
 
Enfermidades específicas do joelho
Enfermidades específicas do joelhoEnfermidades específicas do joelho
Enfermidades específicas do joelho
 
Instabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
Instabilidade do Joelho no Esporte AdaptadoInstabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
Instabilidade do Joelho no Esporte Adaptado
 
08 - Tipos de órteses.pdf
08 - Tipos de órteses.pdf08 - Tipos de órteses.pdf
08 - Tipos de órteses.pdf
 
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
02 - Técnicas cirúrgicas de amputação.pdf
 
Enfermagem em ortopedia
Enfermagem em ortopediaEnfermagem em ortopedia
Enfermagem em ortopedia
 
Escoliose
EscolioseEscoliose
Escoliose
 
Fraturas do tornozelo
Fraturas do tornozeloFraturas do tornozelo
Fraturas do tornozelo
 
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica IIISeminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
Seminário sobre caso clínico de paciente na cirúrgica III
 
Punho e mao
Punho e maoPunho e mao
Punho e mao
 
Osteologia geral pronatec
Osteologia geral pronatecOsteologia geral pronatec
Osteologia geral pronatec
 
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp014e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
4e5aula imobiizao-140310095732-phpapp01
 
Alteração Biomecânica do Cotovelo
Alteração Biomecânica do CotoveloAlteração Biomecânica do Cotovelo
Alteração Biomecânica do Cotovelo
 
Tornozelo e pe
Tornozelo e peTornozelo e pe
Tornozelo e pe
 

More from Carlos Andrade

Fratura Exposta 2011
Fratura Exposta 2011Fratura Exposta 2011
Fratura Exposta 2011
Carlos Andrade
 
Pioartrite 2011
Pioartrite 2011Pioartrite 2011
Pioartrite 2011
Carlos Andrade
 
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
Carlos Andrade
 
Osteoporose
OsteoporoseOsteoporose
Osteoporose
Carlos Andrade
 
Fraturas Expostas
Fraturas ExpostasFraturas Expostas
Fraturas Expostas
Carlos Andrade
 
Do Macro ao Micro
Do Macro ao MicroDo Macro ao Micro
Do Macro ao Micro
Carlos Andrade
 
Osteomielite e Pioartrite
Osteomielite e PioartriteOsteomielite e Pioartrite
Osteomielite e Pioartrite
Carlos Andrade
 
Fraturas Comuns do Antebraço
Fraturas Comuns do AntebraçoFraturas Comuns do Antebraço
Fraturas Comuns do Antebraço
Carlos Andrade
 
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - UninoveProva Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
Carlos Andrade
 
Gabarito Prova Uninove Turma 6 B
Gabarito Prova Uninove Turma 6 BGabarito Prova Uninove Turma 6 B
Gabarito Prova Uninove Turma 6 B
Carlos Andrade
 
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o AnoEpicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
Carlos Andrade
 
Pioartrite - 3o Ano
Pioartrite - 3o AnoPioartrite - 3o Ano
Pioartrite - 3o Ano
Carlos Andrade
 
Fratura Exposta - 3o Ano
Fratura Exposta - 3o AnoFratura Exposta - 3o Ano
Fratura Exposta - 3o Ano
Carlos Andrade
 
Solos de Carbono
Solos de CarbonoSolos de Carbono
Solos de Carbono
Carlos Andrade
 
Aracaju
AracajuAracaju
Caso de Fratura Exposta
Caso de Fratura ExpostaCaso de Fratura Exposta
Caso de Fratura Exposta
Carlos Andrade
 
Radiologia em Hálux Valgus
Radiologia em Hálux ValgusRadiologia em Hálux Valgus
Radiologia em Hálux Valgus
Carlos Andrade
 
Profilaxia TVP
Profilaxia TVPProfilaxia TVP
Profilaxia TVP
Carlos Andrade
 
Fratura Transtrocanteriana
Fratura TranstrocanterianaFratura Transtrocanteriana
Fratura Transtrocanteriana
Carlos Andrade
 
Lei do Ato Médico
Lei do Ato MédicoLei do Ato Médico
Lei do Ato Médico
Carlos Andrade
 

More from Carlos Andrade (20)

Fratura Exposta 2011
Fratura Exposta 2011Fratura Exposta 2011
Fratura Exposta 2011
 
Pioartrite 2011
Pioartrite 2011Pioartrite 2011
Pioartrite 2011
 
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
Fratura de tornozelo revisão residentes 2010
 
Osteoporose
OsteoporoseOsteoporose
Osteoporose
 
Fraturas Expostas
Fraturas ExpostasFraturas Expostas
Fraturas Expostas
 
Do Macro ao Micro
Do Macro ao MicroDo Macro ao Micro
Do Macro ao Micro
 
Osteomielite e Pioartrite
Osteomielite e PioartriteOsteomielite e Pioartrite
Osteomielite e Pioartrite
 
Fraturas Comuns do Antebraço
Fraturas Comuns do AntebraçoFraturas Comuns do Antebraço
Fraturas Comuns do Antebraço
 
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - UninoveProva Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
Prova Ortopedia - Turma 6C Mandaqui - Uninove
 
Gabarito Prova Uninove Turma 6 B
Gabarito Prova Uninove Turma 6 BGabarito Prova Uninove Turma 6 B
Gabarito Prova Uninove Turma 6 B
 
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o AnoEpicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
Epicondilite Lateral,STC e LMR - 3o Ano
 
Pioartrite - 3o Ano
Pioartrite - 3o AnoPioartrite - 3o Ano
Pioartrite - 3o Ano
 
Fratura Exposta - 3o Ano
Fratura Exposta - 3o AnoFratura Exposta - 3o Ano
Fratura Exposta - 3o Ano
 
Solos de Carbono
Solos de CarbonoSolos de Carbono
Solos de Carbono
 
Aracaju
AracajuAracaju
Aracaju
 
Caso de Fratura Exposta
Caso de Fratura ExpostaCaso de Fratura Exposta
Caso de Fratura Exposta
 
Radiologia em Hálux Valgus
Radiologia em Hálux ValgusRadiologia em Hálux Valgus
Radiologia em Hálux Valgus
 
Profilaxia TVP
Profilaxia TVPProfilaxia TVP
Profilaxia TVP
 
Fratura Transtrocanteriana
Fratura TranstrocanterianaFratura Transtrocanteriana
Fratura Transtrocanteriana
 
Lei do Ato Médico
Lei do Ato MédicoLei do Ato Médico
Lei do Ato Médico
 

Recently uploaded

Educação trabalho HQ em sala de aula uma excelente ideia
Educação  trabalho HQ em sala de aula uma excelente  ideiaEducação  trabalho HQ em sala de aula uma excelente  ideia
Educação trabalho HQ em sala de aula uma excelente ideia
joseanesouza36
 
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptxTreinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
MarcosPaulo777883
 
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptxPP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - AlfabetinhoAtividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
MateusTavares54
 
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vidakarl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
KleginaldoPaz2
 
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdfOS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
AmiltonAparecido1
 
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
YeniferGarcia36
 
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdfA QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
AurelianoFerreirades2
 
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.pptLeis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
PatriciaZanoli
 
Atividade de reforço de matemática 2º ano
Atividade de reforço de matemática 2º anoAtividade de reforço de matemática 2º ano
Atividade de reforço de matemática 2º ano
fernandacosta37763
 
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
LeticiaRochaCupaiol
 
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptxReino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
CarinaSantos916505
 
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdfUFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
Manuais Formação
 
Potenciação e Radiciação de Números Racionais
Potenciação e Radiciação de Números RacionaisPotenciação e Radiciação de Números Racionais
Potenciação e Radiciação de Números Racionais
wagnermorais28
 
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptxAula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
edivirgesribeiro1
 
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptxAula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
LILIANPRESTESSCUDELE
 
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdfCRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
soaresdesouzaamanda8
 
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdfTestes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
lveiga112
 
Rimas, Luís Vaz de Camões. pptx
Rimas, Luís Vaz de Camões.          pptxRimas, Luís Vaz de Camões.          pptx
Rimas, Luís Vaz de Camões. pptx
TomasSousa7
 
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
MessiasMarianoG
 

Recently uploaded (20)

Educação trabalho HQ em sala de aula uma excelente ideia
Educação  trabalho HQ em sala de aula uma excelente  ideiaEducação  trabalho HQ em sala de aula uma excelente  ideia
Educação trabalho HQ em sala de aula uma excelente ideia
 
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptxTreinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
Treinamento NR 38 - CORPO PRINCIPAL da NORMA.pptx
 
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptxPP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
 
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - AlfabetinhoAtividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
Atividades de Inglês e Espanhol para Imprimir - Alfabetinho
 
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vidakarl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
karl marx biografia resumida com suas obras e história de vida
 
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdfOS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
OS elementos de uma boa Redação para o ENEM.pdf
 
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
000. Para rezar o terço - Junho - mês do Sagrado Coração de Jesús.pdf
 
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdfA QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
A QUESTÃO ANTROPOLÓGICA: O QUE SOMOS OU QUEM SOMOS.pdf
 
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.pptLeis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
Leis de Mendel - as ervilhas e a maneira simples de entender.ppt
 
Atividade de reforço de matemática 2º ano
Atividade de reforço de matemática 2º anoAtividade de reforço de matemática 2º ano
Atividade de reforço de matemática 2º ano
 
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
1ª LEI DE OHN, CARACTERISTICAS IMPORTANTES.
 
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptxReino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
Reino-Vegetal plantas e demais conceitos .pptx
 
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdfUFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
UFCD_10145_Enquadramento do setor farmacêutico_indice.pdf
 
Potenciação e Radiciação de Números Racionais
Potenciação e Radiciação de Números RacionaisPotenciação e Radiciação de Números Racionais
Potenciação e Radiciação de Números Racionais
 
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptxAula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
Aula história , caracteristicas e esteriótipos em relação a DANÇA DE SALAO.pptx
 
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptxAula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
Aula 2 - Revisando o significado de fração - Parte 2.pptx
 
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdfCRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
CRONOGRAMA - PSC 2° ETAPA 2024.pptx (1).pdf
 
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdfTestes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
Testes + soluções_Mensagens12 )11111.pdf
 
Rimas, Luís Vaz de Camões. pptx
Rimas, Luís Vaz de Camões.          pptxRimas, Luís Vaz de Camões.          pptx
Rimas, Luís Vaz de Camões. pptx
 
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
759-fortaleza-resultado-definitivo-prova-objetiva-2024-05-28.pdf
 

Aula Imobilizações

  • 1. 8° Congresso Médico Acadêmico da Faculdade de Medicina de Jundiaí IMOBILIZAÇÕES EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Professor Carlos Augusto Silva Andrade. Residente André CasariRimoldi Setembro/2009
  • 2. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Definição “Manter um membro, ou apenas um segmento de um membro, imóvel, em repouso, e em posição correta.”
  • 3. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Finalidades Tratamento de Emergência (imobilizações provisórias) Tratamento Definitivo (imobilizações definitivas) Reabilitação
  • 4.
  • 5. Reduzem a dor do paciente
  • 6. Reduzem a lesão nervosa e vascular, evitando compressão de vasos e nervos entre os fragmentos e evitando estiramentos pelo aumento da angulação do local da fratura
  • 7. Reduzem o risco de conversão inadvertida de uma fratura fechada em uma fratura exposta
  • 8.
  • 10. Colar
  • 12.
  • 13. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Apoio: imobilização de apoio e estabilização para o membro acometido. Tração: diminui a dor do traumatizado durante o transporte.
  • 14. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Tala maleável: imobilização de segmento traumatizado. Prancha: imobilização da coluna vertebral.
  • 15. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento clavicular “em oito” Destina-se à imobilização da região clavicular, ao mesmo tempo em que mantém uma posição favorável do ombro nas fraturas de clavícula.
  • 16. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento em MJ Destina-se à imobilização da articulação escápulo-umeral.
  • 17. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Enfaixamento Compressivo “de Jones” Destina-se à imobilização de uma região articular, segmento de um membro e após intervenções cirúrgicas.
  • 18. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas EnfaixamentoToracobraquial (Velpeau) Destina-se à imobilização da região escápulo-umeral, indicado nas luxações glenoumerais (após redução), nas fraturas do colo do úmero e da escápula.
  • 19. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas não Gessadas Esparadrapagem e Férola metálica Destinam-se à imobilização de artelhos.
  • 20.
  • 21. 1852 - AntoniusMathijsen, cirurgião militar holandês, relatou o uso de bandagens gessadas para fixar fraturas.
  • 22. 1852 - Pirogov, cirurgiãomilitarrusso, enfatizou a imobilização de fraturas antes do transporte de feridos.
  • 23.
  • 24.
  • 25. Imobilizar segmento corpóreo com traumatismo, mesmo sem fratura.
  • 26. Imobilizar segmento osteoarticular com processo infeccioso.
  • 28.
  • 29. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Imobilizações Definitivas Gessadas Goteiras (ou Calhas) Gessadas – devem recobrir ¾ da circunferência do membro. Aparelhos Gessados – devem recobrir a totalidade da circunferência do membro.
  • 30. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Antebraquiopalmar Destina-se à imobilização do terço distal do antebraço e do punho, indicada nas contusões e torções do punho.
  • 31. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Antebraquiopalmar em garrafa Destina-se à imobilização do terço distal do antebraço e o punho, indicada nas fraturas de metacarpos, nas contusões e torções do punho.
  • 32. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Axilopalmar Destina-se à imobilização de todo o cotovelo, antebraço e punho, em fraturas do antebraço, cotovelo e úmero distal.
  • 33. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas “Pinça de confeiteiro” Destina-se à imobilização do braço por ação da goteira e, ao mesmo tempo, através da tração exercida no braço pelo peso do gesso. Indicada nas fraturas do terço médio do úmero.
  • 34. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Suropodálica Destina-se à imobilização do pé, do tornozelo e do terço distal da perna. Aplicada em fraturas dos ossos do pé e do tornozelo; nas distensões e contusões do tornozelo.
  • 35. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Inguinopodálica Destina-se à imobilização provisória do membro inferior; indicada nas fraturas dos ossos da perna e patela.
  • 36. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Goteiras Gessadas Inguinomaleolar Destina-se à imobilização provisória do membro inferior; indicada nas luxações do joelho e da patela (após redução), nas fraturas da patela, nas entorses de joelho e nas contusões da perna, joelho e coxa.
  • 37. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Minerva Destina-se à imobilização da coluna cervical e coluna dorsal alta.
  • 38. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Colete Gessado Destina-se à imobilização da coluna dorsal baixa e lombar.
  • 39. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Toracobraquial Destina-se à imobilização da cintura escapular e úmero, em fraturas de úmero proximal e luxação gleno-umeral posterior.
  • 40. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar Destina-se à imobilização do cotovelo e ossos do antebraço, em fraturas de úmero distal, ossos do antebraço e punho.
  • 41. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar“pendente” Destina-se à imobilização e alinhamento dos fragmentos ósseos do úmero.
  • 42. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Axilopalmar“em cartucho” Destina-se à imobilização do cotovelo nas fraturas supracondilianas em crianças.
  • 43. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Antebraquiomanual “para escafóide” Destina-se à imobilização do punho juntamente com a primeira falange do polegar, com o intuito de não permitir mobilidade nos casos de fratura de escafóide.
  • 44. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Antebraquiopalmar Destina-se à imobilização em posição funcional da articulação do punho e ossos do carpo.
  • 45. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Antebraquiopalmar em garrafa Destina-se à imobilização em posição funcional da articulação dos ossos do carpo e metacarpos.
  • 46. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Pelvipodálico Destina-se à imobilização da articulação coxo-femoral e fêmur, em fraturas de fêmur em crianças e algumas patologias como Doença Displásica do Quadril.
  • 47. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Inguinomaleolar Destina-se à imobilização da articulação do joelho.
  • 48. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Inguinopodálico Destina-se à imobilização da articulação do joelho e da perna.
  • 49. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados Suropodálico Destina-se à imobilização do tornozelo, articulações e ossos do pé.
  • 50. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Aparelhos Gessados para Reabilitação Gesso para Pé Torto Congênito Destina-se à correção de deformidades e imobilização pós-operatória.
  • 51.
  • 55. Necrose muscular isquêmicadecorrente de síndromecompartimental.
  • 56.
  • 57. Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Conjunto Hospitalar do Mandaqui Imobilizações em Ortopedia e Traumatologia Bibliografia Técnicas de Imobilizações – de Camargo F.P.; Fusco E.B.; CarazzatoJ.G. Fraturas em Adultos –Rockwood,Jr C.A.; Green D.P.; BucholzR.W.; Vol. 1; 3 Ed. Emergências Médicas – TintinalliJ.E.; Ruiz E.; Krome R. L.; 4 Ed.