SlideShare a Scribd company logo
Pesquisa: Adaptação de Produto Sapato Feminino Daniel Barra Flávio Trapp  Francisco Wartchow Letícia Uzun Júlio Lopes Comunicação e Consumo 2007/1
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
 
Objetivos ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Referencial Teórico Para trabalharmos com o objetivo da pesquisa, procuramos trabalhar com textos, informações e autores que pudessem fundamentar uma base de reflexões teóricas e práticas quanto ao comportamento do consumidor.  Barbosa (2004), em  Sociedade de Consumo , comenta que a  sociedade de consumo  é uma sociedade que pratica o consumismo, ou seja, que incentiva a aquisição contínua de bens e serviços efêmeros como forma de sustentar a produção e o crescimento econômico. Assim, o consumo exagerado é algo "comum" em nossa sociedade contemporânea e está ligado ao capitalismo e à política neoliberal vigente. Esse consumismo é estimulado pelos meio atuais comunicação de massa, e de homogeneização de cultura, característica marcante da globalização.  Maria Helena Pires Martins (1993), em  Temas de Filosofia , complementa dizendo que p ara a sobrevivência dessa sociedade é essencial que sejam criadas necessidades de uso de novos produtos, pois, logo que um produto aparece no mercado, ele poderá ser consumido intensamente e em seguida será substituído por outro.
Referencial Teórico Para realizarmos a análise do processo de decisão de compras das mulheres pesquisadas utilizamos os conceitos apresentados pela autora Tania Maria Vidigal Limeira, em  Comportamento do Consumidor , no capítulo processo de decisão do consumidor. O estado desejado é influenciado por fatores que afetam as aspirações e circunstâncias dos consumidores. Influência como cultura, subcultura, grupos de referência e tendências de estilos de vida podem fazer uma pessoa mudar de idéia quanto a seu estado desejado. Por exemplo, se uma pessoa se torna membro de uma organização, como de uma igreja, irmandade ou empresa, as pressões do grupo social podem mudar a percepção da pessoa quanto à adequação de vestir certos tipos de roupas, por exemplo.
Metodologia A metodologia escolhida para desenvolver a pesquisa foi  “Grupo Focal” , devido ao tema e objetivos traçados para adquirir informações sobre sapato feminino. Perfil das Respondentes ,[object Object],[object Object],[object Object]
Participantes do Grupo Focal
Roteiro da Pesquisa Aquecimento  / Perguntas!   1. O que estão usando neste momento? Por quê?   2. Porque este calçado nesta ocasião?   3. Teste de produto   a) Escolha 1 (um) sapato que goste mais (que você se identifica mais). b) Porque se identifica? c) Descreva o perfil de mulheres (na sua visão) que usam o sapato que você escolheu. 4. Escolha 1 (um) sapato que você goste menos (identifica menos). a) Porque gosta menos? b) O que poderia mudar?    5. Qual é o tipo de sapato (modelo, formato, salto, etc) que você já usou, e hoje não usa mais!? Porquê?
Respostas Comentários das perguntas 1 e 2 A maioria das mulheres estavam utilizando botas ou sapatos fechados. No dia da atividade estava frio e muitas recém saíram do trabalho. A “P1” estava com uma bota de salto baixo que não era de sua preferência, mas teve que usá-la, pois necessitou caminhar muito a trabalho naquele dia. A “P2” estava com uma bota de bico fino, salto alto e cano alto, pois estava num evento horas antes. Explicou que a bota que estava vestindo, ela usa apenas com saia. As outras comentaram que pelo frio, optaram por um modelo de sapato totalmente fechado, mas sabiam que não era o mais adequado para o tipo de roupa que elas estavam usando para trabalhar.
Respostas Comentários que surgiram durante os primeiros questionamentos Classificaram o uso de sapato em 4 situações: 1. Que gostam mais – utilizam com maior freqüência; 2. Que são mais confortáveis – mesmo sem possuir um design e formato elegante, muitas vezes, são os mais utilizados; 3. Que se adequa a vários tipos de ocasiões; 4. Sapatos mais “estilosos” que possam ser usados no trabalho, mas que não tenham salto muito alto e sejam confortáveis.
Respostas Outros comentários Buscam botas e  scarpins  que sejam bonitos, com bom acabamento e que não seja o uniforme do momento. Ou seja, buscam a diferenciação, mesmo que apenas nos detalhes. Não abrem mão de botas e  scarpins  confeccionados em couro legítimo. Não compram de forma alguma, sapatos com sola emborrachada (com pegadas) ou qualquer outro tipo de componente que não pareça sofisticado.
Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 20 anos: Botas e sandálias “ Salto alto, bico fino, cores escuras (couro preto) para trabalhar ou ir à faculdade. Sapatos coloridos ou com estampa usados apenas para festas e eventos mais informais.  Usam botas com cano bem alto e bico fino, mesmo não sendo confortáveis. Mas, continuam a usá-las porque se sente bem”. Problemas:   Os problemas mais citados foram: a ponta do salto estraga com muita facilidade (principalmente o salto agulha) e o bico desgasta a ponto de furar. Dirigir foi um dos problemas mais comentados.
Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 30 anos: Scarpins, botas e sandálias “ Também preferem sapatos de salto alto, mas de uma altura mais razoável. Observam muito o design e, cores e o tipo de salto. Gostariam de usar os mesmo tipos de sapatos das mulheres de “20”, mas devido ao seu ambiente de trabalho e a posição profissional, existem mais limites. Adoram usar botas de cano alto com saia, mas evitam usá-las para trabalhar - Caminhar e se deslocar para visitar clientes nem pensar”. Problemas:   Os problemas mais citados foram: o desconforto, que causa dor nos pés e pernas.
Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 40 anos: Scarpins ou rasteiras “ Adorariam usar “super saltos” e bico bem fino com frequência. Mas, preferem os sapatos baixos (rasteiras / sapatilhas), pois oferecem mais conforto, são mais duráveis e são mais clássicos. Também, os sapatos baixos não causam tantas dores nos pés e até mesmo, dor na coluna (na região lombar). Problemas:   Os problemas mais citados foram: reconhecem que não há tanta variedade e modelos bonitos quando trata-se de sapatos de salto baixo.
Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “B e C”: Faixa etária dos 20, 30 e 40 anos: As participantes descreveram o perfil de mulher que utiliza  scarpins  e botas no momento em que elas disseram como se identificam com os sapatos pesquisados. Confira: “ Elas se identificam com botas e  scarpin,  pois sentem-se “elegantes, confortáveis, onipotentes, com bem estar, com segurança e porque conseguem expressar a sua personalidade”. “ Sexy , chique, moderna e poderosa” foram outros termos comentados nessa questão.
Respostas Comentários da pergunta  4 Respostas mais citadas nas questões “A e B”: Faixa etária dos 20, 30 e 40 anos: “ Modelos / tipos de sapato como anabela, sapatênis e sapatos com muitos acessórios (plumas, brilhos e costuras). As mulheres de 30 a 40 anos argumentaram que evitam ou nem usam mais sapatos com salto plataforma”. O sapatênis foi comentado como um calçado que possui características masculinas”.
Respostas Comentários da pergunta  5 Respostas mais citadas: Faixa etária dos 20:  Não usam mais tênis – Não querem parecer como adolescentes. Faixa etária dos 30: Não usam saltos muito altos e quadrados – Necessitaram mudar seu estilo devido ao trabalho e a posição profissional. Faixa etária dos 40: Também não usam saltos muito altos para trabalhar e cores mais clássicas (preto, camurça, bege e marrom) – Devido ao amadurecimento e pelas condições de conforto.
Respostas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Decisão de Compra Reconhecimento do Problema Faixa etária dos 20:  Busca de Informações Avaliação das alternativas Decisão  de compra Comportamento Pós-Compra Desejo : quer passar da adolescência para a vida adulta. Usam roupas atraentes e abandonam o tênis. Geralmente, nessa fase essa busca está relacionada com as mulheres mais velhas de sua convivência.  Fase experimental e de auto-conhecimento mais intenso. Suas opções são flexíveis. Provavelmente, a compra realizada não atenderá as expectativas da consumidora. Opção errada. Abandono do tipo de produto adquirido e busca por outro que atenda seu  desejo .
Decisão de Compra Reconhecimento do Problema Faixa etária dos 30 a 40:  Busca de Informações Avaliação das alternativas Decisão  de compra Comportamento Pós-Compra Está ingressando numa nova posição profissional e necessita adequar seu estilo ao ambiente. Observação do ambiente para  perceber as influências do local. Pesquisa preço, forma de pagamento e busca alternativas. A compra será realizada e deverá atender sua necessidade. Deverá manter o consumo do produto em questão, conforme a permanência no grupo de referência.

More Related Content

What's hot

Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
Daniel de Carvalho Luz
 
Mercado da Comunicação Digital
Mercado da Comunicação DigitalMercado da Comunicação Digital
Mercado da Comunicação Digital
PaperCliQ Comunicação
 
Ética e Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade SocialÉtica e Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade Social
Silvia Helena Carvalho Ramos Valladao de CAMARGO
 
AULA 06 Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
AULA 06  Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo SávioAULA 06  Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
AULA 06 Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
Rodrigo Sávio
 
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Aula 8  - Arquivos e Tecnicas de ArquivamentoAula 8  - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Charles Lima
 
Estrutura da organização
Estrutura da organizaçãoEstrutura da organização
Estrutura da organização
Vinicius Carvalho
 
Aula de tga
Aula de tgaAula de tga
Aula de tga
Francisco Inácio
 
O papel estratégico da informação e dos sistemas
O papel estratégico da informação e dos sistemasO papel estratégico da informação e dos sistemas
O papel estratégico da informação e dos sistemas
Sérgio Reis
 
Responsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidadeResponsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidade
ALVARO RAMOS
 
Comportamento Organizacional
Comportamento OrganizacionalComportamento Organizacional
Comportamento Organizacional
Marcela Montalvão Teti
 
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacionalE book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
Maria Santos
 
Gestao do conhecimento ppt
Gestao do conhecimento pptGestao do conhecimento ppt
Gestao do conhecimento ppt
Daniela Garcia
 
Gestao por Processos
Gestao por ProcessosGestao por Processos
Gestao por Processos
Adeildo Caboclo
 
Estrutura organizacional
Estrutura organizacionalEstrutura organizacional
Estrutura organizacional
Letícia Vilela de Aquino
 
Rotinas administrativas
Rotinas administrativasRotinas administrativas
Rotinas administrativas
Valéria Lins
 
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia DocumentarGestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
Documentar Tecnologia e Informação
 
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital IntelectualApresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Levi Tancredo
 
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura OrganizacionalAula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
Prof. Leonardo Rocha
 
Comunicação interna
Comunicação internaComunicação interna
Comunicação interna
Sérgio Assunção
 
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdfAula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
XavierLeiteManjate
 

What's hot (20)

Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
Cultura Organizacional e Inovação - Aula N. 1 de 6
 
Mercado da Comunicação Digital
Mercado da Comunicação DigitalMercado da Comunicação Digital
Mercado da Comunicação Digital
 
Ética e Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade SocialÉtica e Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade Social
 
AULA 06 Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
AULA 06  Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo SávioAULA 06  Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
AULA 06 Análise do Ambiente de Marketing - prof. Rodrigo Sávio
 
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Aula 8  - Arquivos e Tecnicas de ArquivamentoAula 8  - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
Aula 8 - Arquivos e Tecnicas de Arquivamento
 
Estrutura da organização
Estrutura da organizaçãoEstrutura da organização
Estrutura da organização
 
Aula de tga
Aula de tgaAula de tga
Aula de tga
 
O papel estratégico da informação e dos sistemas
O papel estratégico da informação e dos sistemasO papel estratégico da informação e dos sistemas
O papel estratégico da informação e dos sistemas
 
Responsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidadeResponsabilidade social e sustentabilidade
Responsabilidade social e sustentabilidade
 
Comportamento Organizacional
Comportamento OrganizacionalComportamento Organizacional
Comportamento Organizacional
 
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacionalE book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
E book em-pdf-ufcd-0649--estrutura-e-comunicacao-organizacional
 
Gestao do conhecimento ppt
Gestao do conhecimento pptGestao do conhecimento ppt
Gestao do conhecimento ppt
 
Gestao por Processos
Gestao por ProcessosGestao por Processos
Gestao por Processos
 
Estrutura organizacional
Estrutura organizacionalEstrutura organizacional
Estrutura organizacional
 
Rotinas administrativas
Rotinas administrativasRotinas administrativas
Rotinas administrativas
 
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia DocumentarGestão de Documentos - Metodologia Documentar
Gestão de Documentos - Metodologia Documentar
 
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital IntelectualApresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Apresentação do Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
 
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura OrganizacionalAula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
Aula 3 - Dimensão 1 - Estrutura Organizacional
 
Comunicação interna
Comunicação internaComunicação interna
Comunicação interna
 
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdfAula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
Aula 1 - 1° capítulo - Gestão, Gestores e Organizações.pdf
 

Viewers also liked

Fabrica de Sapatos
Fabrica de SapatosFabrica de Sapatos
Fabrica de Sapatos
Ligia
 
Apresentação -Loja da Babi
Apresentação -Loja da BabiApresentação -Loja da Babi
Apresentação -Loja da Babi
Raiff Pimentel
 
Cesca modelagem em calçados
Cesca modelagem em calçadosCesca modelagem em calçados
Projeto fabi moda em casa
Projeto  fabi moda em casaProjeto  fabi moda em casa
Projeto fabi moda em casa
Rafael Pozzobon
 
Apresentação plano de negocios brecho online apresentação 13-12 09-18
Apresentação plano de negocios brecho online   apresentação 13-12 09-18Apresentação plano de negocios brecho online   apresentação 13-12 09-18
Apresentação plano de negocios brecho online apresentação 13-12 09-18
Laura Martins
 
Calçados esportivos
Calçados esportivosCalçados esportivos
Calçados esportivos
Joe Barcelos
 
Como fazer um plano de negócios slides módulo i
Como fazer um plano de negócios   slides módulo iComo fazer um plano de negócios   slides módulo i
Como fazer um plano de negócios slides módulo i
Fdtensino
 
Tenis que aumenta
Tenis que aumenta  Tenis que aumenta
Tenis que aumenta
Ani Inventores
 
Powerpoint dia da criança
Powerpoint dia da criançaPowerpoint dia da criança
Powerpoint dia da criança
Ana Chambel
 
Anexo calcados de seguranca abv9020096200
Anexo calcados de seguranca   abv9020096200Anexo calcados de seguranca   abv9020096200
Anexo calcados de seguranca abv9020096200
edmarluis
 
Plano de Negócio
Plano de NegócioPlano de Negócio
Plano de Negócio
reachconsultoria
 
Trabalho tênis slides
Trabalho tênis slidesTrabalho tênis slides
Trabalho tênis slides
Gabialbers
 
Lojas Americanas - Apresentação Comentários
Lojas Americanas - Apresentação Comentários Lojas Americanas - Apresentação Comentários
Lojas Americanas - Apresentação Comentários
cesarmattos
 
Projeto experimental - Campanha de Produto
Projeto experimental - Campanha de ProdutoProjeto experimental - Campanha de Produto
Projeto experimental - Campanha de Produto
Simone Watt
 
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA ConsultoriaSlideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
CESCA Brasil Consultoria Especializada em Calçados
 
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçadoAdministração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
CESCA Brasil Consultoria Especializada em Calçados
 
Monitoramento Digital - americanas.com
Monitoramento Digital - americanas.comMonitoramento Digital - americanas.com
Monitoramento Digital - americanas.com
ederraulino
 
Fim pdf
Fim pdfFim pdf
Apresentação da adidas
Apresentação da adidasApresentação da adidas
Apresentação da adidas
flaviospina
 
Sapatos
SapatosSapatos
Sapatos
Ester
 

Viewers also liked (20)

Fabrica de Sapatos
Fabrica de SapatosFabrica de Sapatos
Fabrica de Sapatos
 
Apresentação -Loja da Babi
Apresentação -Loja da BabiApresentação -Loja da Babi
Apresentação -Loja da Babi
 
Cesca modelagem em calçados
Cesca modelagem em calçadosCesca modelagem em calçados
Cesca modelagem em calçados
 
Projeto fabi moda em casa
Projeto  fabi moda em casaProjeto  fabi moda em casa
Projeto fabi moda em casa
 
Apresentação plano de negocios brecho online apresentação 13-12 09-18
Apresentação plano de negocios brecho online   apresentação 13-12 09-18Apresentação plano de negocios brecho online   apresentação 13-12 09-18
Apresentação plano de negocios brecho online apresentação 13-12 09-18
 
Calçados esportivos
Calçados esportivosCalçados esportivos
Calçados esportivos
 
Como fazer um plano de negócios slides módulo i
Como fazer um plano de negócios   slides módulo iComo fazer um plano de negócios   slides módulo i
Como fazer um plano de negócios slides módulo i
 
Tenis que aumenta
Tenis que aumenta  Tenis que aumenta
Tenis que aumenta
 
Powerpoint dia da criança
Powerpoint dia da criançaPowerpoint dia da criança
Powerpoint dia da criança
 
Anexo calcados de seguranca abv9020096200
Anexo calcados de seguranca   abv9020096200Anexo calcados de seguranca   abv9020096200
Anexo calcados de seguranca abv9020096200
 
Plano de Negócio
Plano de NegócioPlano de Negócio
Plano de Negócio
 
Trabalho tênis slides
Trabalho tênis slidesTrabalho tênis slides
Trabalho tênis slides
 
Lojas Americanas - Apresentação Comentários
Lojas Americanas - Apresentação Comentários Lojas Americanas - Apresentação Comentários
Lojas Americanas - Apresentação Comentários
 
Projeto experimental - Campanha de Produto
Projeto experimental - Campanha de ProdutoProjeto experimental - Campanha de Produto
Projeto experimental - Campanha de Produto
 
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA ConsultoriaSlideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
Slideshare Motivação e Criatividade By CESCA Consultoria
 
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçadoAdministração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
Administração de marketing cesca consultoria especializada em calçado
 
Monitoramento Digital - americanas.com
Monitoramento Digital - americanas.comMonitoramento Digital - americanas.com
Monitoramento Digital - americanas.com
 
Fim pdf
Fim pdfFim pdf
Fim pdf
 
Apresentação da adidas
Apresentação da adidasApresentação da adidas
Apresentação da adidas
 
Sapatos
SapatosSapatos
Sapatos
 

Similar to Apresentação Sapatos Femininos

Gestão de Varejo de Moda
Gestão de Varejo de ModaGestão de Varejo de Moda
Gestão de Varejo de Moda
Daniella Pedrazza
 
Empreendedorismo
EmpreendedorismoEmpreendedorismo
Empreendedorismo
nathalieouchi
 
Casa da traça
Casa da traçaCasa da traça
Casa da traça
Joanna Stabel Gil
 
Análise comportamental nas redes sociais
Análise comportamental nas redes sociaisAnálise comportamental nas redes sociais
Análise comportamental nas redes sociais
Emerson Medeiros
 
Gestão do Relacionamento nas redes sociais
Gestão do Relacionamento nas redes sociaisGestão do Relacionamento nas redes sociais
Gestão do Relacionamento nas redes sociais
Elife Brasil
 
DI - Questionários e entrevistas
DI - Questionários e entrevistasDI - Questionários e entrevistas
DI - Questionários e entrevistas
Marcello Cardoso
 
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidadesUtilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
Patrícia Moura
 
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
Thinking Insight
 
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do ComercioMateria sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
Gustavo Campos
 
8 ano caderno do aluno - volume 1 - 8 ano ef
8 ano   caderno do aluno - volume 1 -  8 ano ef8 ano   caderno do aluno - volume 1 -  8 ano ef
8 ano caderno do aluno - volume 1 - 8 ano ef
Alex Santos
 
Trabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
Trabalho de Branding (etapa 1) - HavaianasTrabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
Trabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
giovannamezavilla
 
Estudo de caso marketing e comunicação caso taco
Estudo de caso marketing e comunicação caso tacoEstudo de caso marketing e comunicação caso taco
Estudo de caso marketing e comunicação caso taco
Professor Sérgio Duarte
 
Gerenciamento e canais de distribuição
Gerenciamento e canais de distribuiçãoGerenciamento e canais de distribuição
Gerenciamento e canais de distribuição
Zé Maria
 
Blogs como experiência profissional
Blogs como experiência profissionalBlogs como experiência profissional
Blogs como experiência profissional
Ricardo Rosaa
 
Os Sim e Não do Brandstreaming
Os Sim e Não do BrandstreamingOs Sim e Não do Brandstreaming
Os Sim e Não do Brandstreaming
Andresa
 

Similar to Apresentação Sapatos Femininos (15)

Gestão de Varejo de Moda
Gestão de Varejo de ModaGestão de Varejo de Moda
Gestão de Varejo de Moda
 
Empreendedorismo
EmpreendedorismoEmpreendedorismo
Empreendedorismo
 
Casa da traça
Casa da traçaCasa da traça
Casa da traça
 
Análise comportamental nas redes sociais
Análise comportamental nas redes sociaisAnálise comportamental nas redes sociais
Análise comportamental nas redes sociais
 
Gestão do Relacionamento nas redes sociais
Gestão do Relacionamento nas redes sociaisGestão do Relacionamento nas redes sociais
Gestão do Relacionamento nas redes sociais
 
DI - Questionários e entrevistas
DI - Questionários e entrevistasDI - Questionários e entrevistas
DI - Questionários e entrevistas
 
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidadesUtilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
Utilizando as mídias sociais em busca de oportunidades
 
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
[Moda] Estudo de comportamento de consumo.
 
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do ComercioMateria sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
Materia sobre o Azimute 720 n0 Jornal do Comercio
 
8 ano caderno do aluno - volume 1 - 8 ano ef
8 ano   caderno do aluno - volume 1 -  8 ano ef8 ano   caderno do aluno - volume 1 -  8 ano ef
8 ano caderno do aluno - volume 1 - 8 ano ef
 
Trabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
Trabalho de Branding (etapa 1) - HavaianasTrabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
Trabalho de Branding (etapa 1) - Havaianas
 
Estudo de caso marketing e comunicação caso taco
Estudo de caso marketing e comunicação caso tacoEstudo de caso marketing e comunicação caso taco
Estudo de caso marketing e comunicação caso taco
 
Gerenciamento e canais de distribuição
Gerenciamento e canais de distribuiçãoGerenciamento e canais de distribuição
Gerenciamento e canais de distribuição
 
Blogs como experiência profissional
Blogs como experiência profissionalBlogs como experiência profissional
Blogs como experiência profissional
 
Os Sim e Não do Brandstreaming
Os Sim e Não do BrandstreamingOs Sim e Não do Brandstreaming
Os Sim e Não do Brandstreaming
 

More from Portfoliopp

Simone Da Cunha Atendimento Natalia Patricia
Simone Da Cunha   Atendimento   Natalia   PatriciaSimone Da Cunha   Atendimento   Natalia   Patricia
Simone Da Cunha Atendimento Natalia Patricia
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Marcelo Ana Fabio Mozart Felipe
Simone Da Cunha   Atendimento   Marcelo   Ana   Fabio   Mozart   FelipeSimone Da Cunha   Atendimento   Marcelo   Ana   Fabio   Mozart   Felipe
Simone Da Cunha Atendimento Marcelo Ana Fabio Mozart Felipe
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Elisandra Fabiola
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Elisandra   FabiolaSimone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Elisandra   Fabiola
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Elisandra Fabiola
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruna Karen Carol Carlos
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruna   Karen   Carol   CarlosSimone Da Cunha   Atendimento   Bruna   Karen   Carol   Carlos
Simone Da Cunha Atendimento Bruna Karen Carol Carlos
Portfoliopp
 
Simone Da Cunha Atendimento Amalia Debora Denise Marcos Ticiana
Simone Da Cunha   Atendimento   Amalia   Debora   Denise   Marcos   TicianaSimone Da Cunha   Atendimento   Amalia   Debora   Denise   Marcos   Ticiana
Simone Da Cunha Atendimento Amalia Debora Denise Marcos Ticiana
Portfoliopp
 
Gustavo Red1 Leticia Izadora
Gustavo   Red1   Leticia   IzadoraGustavo   Red1   Leticia   Izadora
Gustavo Red1 Leticia Izadora
Portfoliopp
 
Gustavo Red1 Jose Rodrigo
Gustavo   Red1   Jose   RodrigoGustavo   Red1   Jose   Rodrigo
Gustavo Red1 Jose Rodrigo
Portfoliopp
 
Gustavo Red1 Henrique Barbara
Gustavo   Red1   Henrique   BarbaraGustavo   Red1   Henrique   Barbara
Gustavo Red1 Henrique Barbara
Portfoliopp
 
Gustavo Red1 Francine Paulo
Gustavo   Red1   Francine   PauloGustavo   Red1   Francine   Paulo
Gustavo Red1 Francine Paulo
Portfoliopp
 
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da RosaMichael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
Portfoliopp
 
Roniere Santos DireçãO De Arte Pedotti
Roniere Santos DireçãO De Arte PedottiRoniere Santos DireçãO De Arte Pedotti
Roniere Santos DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte Pedotti
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte PedottiRodrigo Rostirola DireçãO De Arte Pedotti
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte Pedotti
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte PedottiRodolfo Benetti DireçãO De Arte Pedotti
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte Pedotti
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte PedottiGabriela Zorzi DireçãO De Arte Pedotti
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Felipe Veter DireçãO De Arte Pedotti
Felipe Veter DireçãO De Arte PedottiFelipe Veter DireçãO De Arte Pedotti
Felipe Veter DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Fabricio Preto DireçãO De Arte Pedotti
Fabricio Preto DireçãO De Arte PedottiFabricio Preto DireçãO De Arte Pedotti
Fabricio Preto DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Denise E Alessandra DireçãO De Arte Pedotti
Denise E Alessandra DireçãO De Arte PedottiDenise E Alessandra DireçãO De Arte Pedotti
Denise E Alessandra DireçãO De Arte PedottiPortfoliopp
 
Daniela Horta Red2 Rafael Tronquini Caroline Mattos
Daniela Horta   Red2   Rafael Tronquini   Caroline MattosDaniela Horta   Red2   Rafael Tronquini   Caroline Mattos
Daniela Horta Red2 Rafael Tronquini Caroline MattosPortfoliopp
 

More from Portfoliopp (20)

Simone Da Cunha Atendimento Natalia Patricia
Simone Da Cunha   Atendimento   Natalia   PatriciaSimone Da Cunha   Atendimento   Natalia   Patricia
Simone Da Cunha Atendimento Natalia Patricia
 
Simone Da Cunha Atendimento Marcelo Ana Fabio Mozart Felipe
Simone Da Cunha   Atendimento   Marcelo   Ana   Fabio   Mozart   FelipeSimone Da Cunha   Atendimento   Marcelo   Ana   Fabio   Mozart   Felipe
Simone Da Cunha Atendimento Marcelo Ana Fabio Mozart Felipe
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Elisandra Fabiola
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Elisandra   FabiolaSimone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Elisandra   Fabiola
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Elisandra Fabiola
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...Simone Da Cunha   Atendimento   Bruno   Carol   Daniel   Joao   Juan   Nicola...
Simone Da Cunha Atendimento Bruno Carol Daniel Joao Juan Nicola...
 
Simone Da Cunha Atendimento Bruna Karen Carol Carlos
Simone Da Cunha   Atendimento   Bruna   Karen   Carol   CarlosSimone Da Cunha   Atendimento   Bruna   Karen   Carol   Carlos
Simone Da Cunha Atendimento Bruna Karen Carol Carlos
 
Simone Da Cunha Atendimento Amalia Debora Denise Marcos Ticiana
Simone Da Cunha   Atendimento   Amalia   Debora   Denise   Marcos   TicianaSimone Da Cunha   Atendimento   Amalia   Debora   Denise   Marcos   Ticiana
Simone Da Cunha Atendimento Amalia Debora Denise Marcos Ticiana
 
Gustavo Red1 Leticia Izadora
Gustavo   Red1   Leticia   IzadoraGustavo   Red1   Leticia   Izadora
Gustavo Red1 Leticia Izadora
 
Gustavo Red1 Jose Rodrigo
Gustavo   Red1   Jose   RodrigoGustavo   Red1   Jose   Rodrigo
Gustavo Red1 Jose Rodrigo
 
Gustavo Red1 Henrique Barbara
Gustavo   Red1   Henrique   BarbaraGustavo   Red1   Henrique   Barbara
Gustavo Red1 Henrique Barbara
 
Gustavo Red1 Francine Paulo
Gustavo   Red1   Francine   PauloGustavo   Red1   Francine   Paulo
Gustavo Red1 Francine Paulo
 
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da RosaMichael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
Michael Trindade De Moura DireçãO De Arte AvançAda Leticia Da Rosa
 
Roniere Santos DireçãO De Arte Pedotti
Roniere Santos DireçãO De Arte PedottiRoniere Santos DireçãO De Arte Pedotti
Roniere Santos DireçãO De Arte Pedotti
 
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte Pedotti
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte PedottiRodrigo Rostirola DireçãO De Arte Pedotti
Rodrigo Rostirola DireçãO De Arte Pedotti
 
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte Pedotti
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte PedottiRodolfo Benetti DireçãO De Arte Pedotti
Rodolfo Benetti DireçãO De Arte Pedotti
 
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte Pedotti
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte PedottiGabriela Zorzi DireçãO De Arte Pedotti
Gabriela Zorzi DireçãO De Arte Pedotti
 
Felipe Veter DireçãO De Arte Pedotti
Felipe Veter DireçãO De Arte PedottiFelipe Veter DireçãO De Arte Pedotti
Felipe Veter DireçãO De Arte Pedotti
 
Fabricio Preto DireçãO De Arte Pedotti
Fabricio Preto DireçãO De Arte PedottiFabricio Preto DireçãO De Arte Pedotti
Fabricio Preto DireçãO De Arte Pedotti
 
Denise E Alessandra DireçãO De Arte Pedotti
Denise E Alessandra DireçãO De Arte PedottiDenise E Alessandra DireçãO De Arte Pedotti
Denise E Alessandra DireçãO De Arte Pedotti
 
Daniela Horta Red2 Rafael Tronquini Caroline Mattos
Daniela Horta   Red2   Rafael Tronquini   Caroline MattosDaniela Horta   Red2   Rafael Tronquini   Caroline Mattos
Daniela Horta Red2 Rafael Tronquini Caroline Mattos
 

Recently uploaded

(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
Pr Davi Passos - Estudos Bíblicos
 
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇOPALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
ARIADNEMARTINSDACRUZ
 
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica BasicaExercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
ElinarioCosta
 
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidadeAula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
AlessandraRibas7
 
planejamento maternal 2 atualizado.pdf e
planejamento maternal 2 atualizado.pdf eplanejamento maternal 2 atualizado.pdf e
planejamento maternal 2 atualizado.pdf e
HelenStefany
 
Pedagogia universitária em ciência e tecnologia
Pedagogia universitária em ciência e tecnologiaPedagogia universitária em ciência e tecnologia
Pedagogia universitária em ciência e tecnologia
Nertan Dias
 
Como montar o mapa conceitual editado.pdf
Como montar o mapa conceitual editado.pdfComo montar o mapa conceitual editado.pdf
Como montar o mapa conceitual editado.pdf
AlineOliveira625820
 
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou co...
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou  co...filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou  co...
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou co...
SidneySilva523387
 
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdfRazonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
Demetrio Ccesa Rayme
 
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdfCopia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
davidreyes364666
 
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicosDNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
jonny615148
 
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptxO século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
geiseortiz1
 
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdfUFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
Manuais Formação
 
REGULAMENTO DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
REGULAMENTO  DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...REGULAMENTO  DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
REGULAMENTO DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
Eró Cunha
 
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
fran0410
 
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionaisResumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
beatrizsilva525654
 
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período pedagogia
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período  pedagogiaAVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período  pedagogia
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período pedagogia
KarollayneRodriguesV1
 
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptxPP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
LuizHenriquedeAlmeid6
 
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de GeografiaAula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
WELTONROBERTOFREITAS
 

Recently uploaded (20)

(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
(44-ESTUDO - LUCAS) A ESPIRITUALIDADE EM CRISE NO VALE
 
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 12, Central Gospel, O Milênio, 1Tr24, Pr Henrique.pptx
 
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇOPALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
PALAVRA SECRETA - ALFABETIZAÇÃO- REFORÇO
 
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica BasicaExercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
Exercicios de Word Básico para a aulas de informatica Basica
 
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidadeAula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
Aula de filosofia sobre Sexo, Gênero e sexualidade
 
planejamento maternal 2 atualizado.pdf e
planejamento maternal 2 atualizado.pdf eplanejamento maternal 2 atualizado.pdf e
planejamento maternal 2 atualizado.pdf e
 
Pedagogia universitária em ciência e tecnologia
Pedagogia universitária em ciência e tecnologiaPedagogia universitária em ciência e tecnologia
Pedagogia universitária em ciência e tecnologia
 
Como montar o mapa conceitual editado.pdf
Como montar o mapa conceitual editado.pdfComo montar o mapa conceitual editado.pdf
Como montar o mapa conceitual editado.pdf
 
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou co...
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou  co...filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou  co...
filosofia e Direito- É a teoria que explica como a sociedade se organizou co...
 
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdfRazonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
Razonamiento Matematico 6to Primaria MA6 Ccesa007.pdf
 
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdfCopia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
Copia de cartilla de portugués 1 2024.pdf
 
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicosDNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
DNA e RNA - Estrutura dos Ácidos nucleicos
 
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptxO século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
O século XVII e o nascimento da pedagogia.pptx
 
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdfUFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
UFCD_10789_Metodologias de desenvolvimento de software_índice.pdf
 
REGULAMENTO DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
REGULAMENTO  DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...REGULAMENTO  DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
REGULAMENTO DO CONCURSO DESENHOS AFRO/2024 - 14ª edição - CEIRI /UREI (ficha...
 
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
Telepsiquismo Utilize seu poder extrassensorial para atrair prosperidade (Jos...
 
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionaisResumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
Resumo de Química 10º ano Estudo exames nacionais
 
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período pedagogia
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período  pedagogiaAVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período  pedagogia
AVALIAÇÃO PRESENCIAL 8º período pedagogia
 
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptxPP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
PP Slides Lição 11, Betel, Ordenança para exercer a fé, 2Tr24.pptx
 
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de GeografiaAula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
Aula 1 - Ordem Mundial Aula de Geografia
 

Apresentação Sapatos Femininos

  • 1. Pesquisa: Adaptação de Produto Sapato Feminino Daniel Barra Flávio Trapp Francisco Wartchow Letícia Uzun Júlio Lopes Comunicação e Consumo 2007/1
  • 2.
  • 3.
  • 4.  
  • 5.
  • 6. Referencial Teórico Para trabalharmos com o objetivo da pesquisa, procuramos trabalhar com textos, informações e autores que pudessem fundamentar uma base de reflexões teóricas e práticas quanto ao comportamento do consumidor. Barbosa (2004), em Sociedade de Consumo , comenta que a sociedade de consumo é uma sociedade que pratica o consumismo, ou seja, que incentiva a aquisição contínua de bens e serviços efêmeros como forma de sustentar a produção e o crescimento econômico. Assim, o consumo exagerado é algo "comum" em nossa sociedade contemporânea e está ligado ao capitalismo e à política neoliberal vigente. Esse consumismo é estimulado pelos meio atuais comunicação de massa, e de homogeneização de cultura, característica marcante da globalização. Maria Helena Pires Martins (1993), em Temas de Filosofia , complementa dizendo que p ara a sobrevivência dessa sociedade é essencial que sejam criadas necessidades de uso de novos produtos, pois, logo que um produto aparece no mercado, ele poderá ser consumido intensamente e em seguida será substituído por outro.
  • 7. Referencial Teórico Para realizarmos a análise do processo de decisão de compras das mulheres pesquisadas utilizamos os conceitos apresentados pela autora Tania Maria Vidigal Limeira, em Comportamento do Consumidor , no capítulo processo de decisão do consumidor. O estado desejado é influenciado por fatores que afetam as aspirações e circunstâncias dos consumidores. Influência como cultura, subcultura, grupos de referência e tendências de estilos de vida podem fazer uma pessoa mudar de idéia quanto a seu estado desejado. Por exemplo, se uma pessoa se torna membro de uma organização, como de uma igreja, irmandade ou empresa, as pressões do grupo social podem mudar a percepção da pessoa quanto à adequação de vestir certos tipos de roupas, por exemplo.
  • 8.
  • 10. Roteiro da Pesquisa Aquecimento  / Perguntas! 1. O que estão usando neste momento? Por quê?   2. Porque este calçado nesta ocasião?   3. Teste de produto a) Escolha 1 (um) sapato que goste mais (que você se identifica mais). b) Porque se identifica? c) Descreva o perfil de mulheres (na sua visão) que usam o sapato que você escolheu. 4. Escolha 1 (um) sapato que você goste menos (identifica menos). a) Porque gosta menos? b) O que poderia mudar?   5. Qual é o tipo de sapato (modelo, formato, salto, etc) que você já usou, e hoje não usa mais!? Porquê?
  • 11. Respostas Comentários das perguntas 1 e 2 A maioria das mulheres estavam utilizando botas ou sapatos fechados. No dia da atividade estava frio e muitas recém saíram do trabalho. A “P1” estava com uma bota de salto baixo que não era de sua preferência, mas teve que usá-la, pois necessitou caminhar muito a trabalho naquele dia. A “P2” estava com uma bota de bico fino, salto alto e cano alto, pois estava num evento horas antes. Explicou que a bota que estava vestindo, ela usa apenas com saia. As outras comentaram que pelo frio, optaram por um modelo de sapato totalmente fechado, mas sabiam que não era o mais adequado para o tipo de roupa que elas estavam usando para trabalhar.
  • 12. Respostas Comentários que surgiram durante os primeiros questionamentos Classificaram o uso de sapato em 4 situações: 1. Que gostam mais – utilizam com maior freqüência; 2. Que são mais confortáveis – mesmo sem possuir um design e formato elegante, muitas vezes, são os mais utilizados; 3. Que se adequa a vários tipos de ocasiões; 4. Sapatos mais “estilosos” que possam ser usados no trabalho, mas que não tenham salto muito alto e sejam confortáveis.
  • 13. Respostas Outros comentários Buscam botas e scarpins que sejam bonitos, com bom acabamento e que não seja o uniforme do momento. Ou seja, buscam a diferenciação, mesmo que apenas nos detalhes. Não abrem mão de botas e scarpins confeccionados em couro legítimo. Não compram de forma alguma, sapatos com sola emborrachada (com pegadas) ou qualquer outro tipo de componente que não pareça sofisticado.
  • 14. Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 20 anos: Botas e sandálias “ Salto alto, bico fino, cores escuras (couro preto) para trabalhar ou ir à faculdade. Sapatos coloridos ou com estampa usados apenas para festas e eventos mais informais. Usam botas com cano bem alto e bico fino, mesmo não sendo confortáveis. Mas, continuam a usá-las porque se sente bem”. Problemas: Os problemas mais citados foram: a ponta do salto estraga com muita facilidade (principalmente o salto agulha) e o bico desgasta a ponto de furar. Dirigir foi um dos problemas mais comentados.
  • 15. Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 30 anos: Scarpins, botas e sandálias “ Também preferem sapatos de salto alto, mas de uma altura mais razoável. Observam muito o design e, cores e o tipo de salto. Gostariam de usar os mesmo tipos de sapatos das mulheres de “20”, mas devido ao seu ambiente de trabalho e a posição profissional, existem mais limites. Adoram usar botas de cano alto com saia, mas evitam usá-las para trabalhar - Caminhar e se deslocar para visitar clientes nem pensar”. Problemas: Os problemas mais citados foram: o desconforto, que causa dor nos pés e pernas.
  • 16. Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “A”: Faixa etária dos 40 anos: Scarpins ou rasteiras “ Adorariam usar “super saltos” e bico bem fino com frequência. Mas, preferem os sapatos baixos (rasteiras / sapatilhas), pois oferecem mais conforto, são mais duráveis e são mais clássicos. Também, os sapatos baixos não causam tantas dores nos pés e até mesmo, dor na coluna (na região lombar). Problemas: Os problemas mais citados foram: reconhecem que não há tanta variedade e modelos bonitos quando trata-se de sapatos de salto baixo.
  • 17. Respostas Comentários da pergunta 3 – Teste de Produto Respostas mais citadas na questão “B e C”: Faixa etária dos 20, 30 e 40 anos: As participantes descreveram o perfil de mulher que utiliza scarpins e botas no momento em que elas disseram como se identificam com os sapatos pesquisados. Confira: “ Elas se identificam com botas e scarpin, pois sentem-se “elegantes, confortáveis, onipotentes, com bem estar, com segurança e porque conseguem expressar a sua personalidade”. “ Sexy , chique, moderna e poderosa” foram outros termos comentados nessa questão.
  • 18. Respostas Comentários da pergunta 4 Respostas mais citadas nas questões “A e B”: Faixa etária dos 20, 30 e 40 anos: “ Modelos / tipos de sapato como anabela, sapatênis e sapatos com muitos acessórios (plumas, brilhos e costuras). As mulheres de 30 a 40 anos argumentaram que evitam ou nem usam mais sapatos com salto plataforma”. O sapatênis foi comentado como um calçado que possui características masculinas”.
  • 19. Respostas Comentários da pergunta 5 Respostas mais citadas: Faixa etária dos 20: Não usam mais tênis – Não querem parecer como adolescentes. Faixa etária dos 30: Não usam saltos muito altos e quadrados – Necessitaram mudar seu estilo devido ao trabalho e a posição profissional. Faixa etária dos 40: Também não usam saltos muito altos para trabalhar e cores mais clássicas (preto, camurça, bege e marrom) – Devido ao amadurecimento e pelas condições de conforto.
  • 20.
  • 21.
  • 22. Decisão de Compra Reconhecimento do Problema Faixa etária dos 20: Busca de Informações Avaliação das alternativas Decisão de compra Comportamento Pós-Compra Desejo : quer passar da adolescência para a vida adulta. Usam roupas atraentes e abandonam o tênis. Geralmente, nessa fase essa busca está relacionada com as mulheres mais velhas de sua convivência. Fase experimental e de auto-conhecimento mais intenso. Suas opções são flexíveis. Provavelmente, a compra realizada não atenderá as expectativas da consumidora. Opção errada. Abandono do tipo de produto adquirido e busca por outro que atenda seu desejo .
  • 23. Decisão de Compra Reconhecimento do Problema Faixa etária dos 30 a 40: Busca de Informações Avaliação das alternativas Decisão de compra Comportamento Pós-Compra Está ingressando numa nova posição profissional e necessita adequar seu estilo ao ambiente. Observação do ambiente para perceber as influências do local. Pesquisa preço, forma de pagamento e busca alternativas. A compra será realizada e deverá atender sua necessidade. Deverá manter o consumo do produto em questão, conforme a permanência no grupo de referência.