Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Seminário Aprova Brasil - Bahia

1,029 views

Published on

Apresentação de Gelcivânia Mota Silva no Seminário Aprova Brasil - Bahia.

Veja os detalhes e fotos do evento aqui: http://redes.moderna.com.br/2015/05/27/seminario-aprova-brasil-em-salvador-supera-expectativas/

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Seminário Aprova Brasil - Bahia

  1. 1. A Avaliação é um ponto de partida, de apoio, a um elemento a mais para repensar e planejar a ação pedagogica e a gestão educacional. Os pontos de chegada são o direito de aprender e o avanço da melhoria global do ensino. Por isso, faz-se necessário que os profissonais de escolas e de secretarias de educação compreendam os dados e informações produzidos pelas avaliações, saibam o que significam.
  2. 2.  Quais informações os gráficos e tabelas dos boletins apresentando?  Qual o significado dessas informações?  Todos compreendem essas informações (professores, pais, alunos)?  Nossos alunos estão de fato aprendendo e progredindo no ritmo esperado?  Por que alguns se saíram bem e outros não?  Quais elementos avaliação da aprendizagem realizada pelos professores nos dá para entender melhor os resultados das avaliações externas?
  3. 3. Avaliação da Aprendizagem
  4. 4.  Conhecer os modos de aprender do aluno;  Identificar possíveis causas de fragilidade dos alunos na aprendizagem;  Adequar os processos de ensino à aprendizagem e aprimorá-los;  Acompanhar sistematicamente o desempenho de cada aluno, com a proposição de ações que lhe permitam superar eventuais dificuldades (antes que se instalem definitivamente) e continuar sua escolaridade;  Prever metas de aprendizagem e traçar estratégias para alcançá-las.
  5. 5. Avaliação Institucional
  6. 6.  Como está a nossa escola?  Quais ações estão em andamento?  Como estamos acompanhando essas ações?  O que os resultados das avaliações externas estão nos indicando sobre o desempenho de nossa escola e de nossos alunos?  O que a avaliação da aprendizagem (formativa) realizada pela escola está indicando sobre a aprendizagem de nossos alunos?  Como estamos acompanhando os progressos e dificuldades de nossos alunos?  Quais ações estamos organizando, considerando o coletivo da escola, para promover as aprendizagens de nosso alunos?
  7. 7. Diante dessa análise, que deve ser própria do olhar dos gestores da educação, ações que tratem as escolas de modo isolado ou que privilegiem o seu ranqueamento conforme os resultados parecem muito limitadas, sobretudo porque não se orientam pela qualidade, mas pela competição. Afinal será que o ranqueamento proporciona realmente o “indentivo” de que as escolas com mais dificuldades precisam? Seria melhor, talvez, o planejamento de um foro de colaboração entre as escolas para melhoria de todas?
  8. 8. Avaliação da Aprendizagem Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Serrinha
  9. 9.  O QUE É AVAPRE? Sistema de Avaliação da Aprendizagem Escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Serrinha que tem como foco o acompanhamento do desempenho dos estudantes da Rede, mediante a elaboração e aplicação de avaliações periódicas, para análise e interpretação dos resultados, coletados através de dois instrumentos específicos: a Avaliação Periódica da Aprendizagem Escolar – APAESC e Avaliação Periódica da Aprendizagem - APA. O Sistema AVAPRE constitui-se uma das Diretrizes Pedagógicas norteadoras do processo de ensino e aprendizagem da Rede Pública Municipal de Ensino de Serrinha.
  10. 10.  O QUE OBJETIVA O SISTEMA AVAPRE? 1. Implantar uma proposta de Avaliação da Aprendizagem na Rede Pública Municipal de Ensino de Serrinha de forma colaborativa e reflexiva, para acompanhar a aprendizagem dos alunos e identificar, de forma sistemática, suas dificuldades, possibilitando aos docentes o redimensionamento da prática pedagógica orientada e adoção de novas estratégias de ensino com vistas ao atendimento das necessidades dos estudantes;
  11. 11. 2. Possibilitar à Secretaria Municipal de Educação redimensionar sua política de formação continuada de professores, com foco nas áreas e etapas que apresentarem índices insatisfatórios de aprendizagem escolar; 3. Fornecer a Secretaria Municipal de Educação um diagnóstico imediato do nível de aprendizagem dos estudantes da Rede, que sirva de ponto de partida para adoção de medidas político-pedagógicas adequadas a realidade de cada escola; 4. Reafirmar o compromisso de todos os agentes envolvidos no processo educativo na efetivação da aprendizagem plena dos estudantes da rede.
  12. 12. COMO SE DÁ ESSE ACOMPANHAMENTO? Através da elaboração e aplicação de avaliações periódicas para análise e interpretação coletiva dos resultados sobre a aprendizagem dos estudantes, obtidos por meio dos instrumentos específicos de coleta de dados: 1. Avaliação Periódica da Aprendizagem Escolar – APAESC – elaborado, aplicado e corrigido ao final da 1ª e 3ª unidades. Os resultados são analisados pela Comissão Permanente de Avaliação da Aprendizagem da SEMED, socializados com a Rede e discutidos e refletidos com os professores nos momentos formativos para intervenção pedagógica;
  13. 13. 1. Avaliação Periódica da Aprendizagem – APA elaborado e aplicado pelos professores do Ensino Fundamental, ao final das quatro unidades. Os resultados são analisados e discutidos pelas Comissões Permanentes de Avaliação das Escolas.
  14. 14. QUAL O PÚBLICO ALVO? APAESC – Em 2013: Turmas do 3º, 5º anos e 8ª série e a partir de 2014 todas as turmas do E. Fundamental (de responsabilidade da SEMED). A partir de 2014, turmas do 1º e 3º ano do Ciclo de Alfabetização, 5º e 6º anos e 8ª séries do Ensino Fundamental (de responsabilidade da SEMED); APA – Todas as turmas do Ensino Fundamental ao final das quatro unidades letivas (de responsabilidade dos Professores e Coordenadores Pedagógicos das escolas).
  15. 15. O QUE FUNDAMENTA O SISTEMA AVAPRE? Uma concepção de ensino e aprendizagem pautada na construção de sujeitos autônomos, capazes de atuar nos espaços sociais de forma crítica, fazendo uso social da linguagem escrita, da oralidade, dos conhecimentos matemáticos, científicos e históricos, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao convívio pleno em sociedade.
  16. 16.  O QUE JUSTIFICA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA REDE? Os indicadores de desempenho e a classificação das escolas municipais de Serrinha apontados nos resultados das últimas avaliações externas em relação ao nível de proficiência dos alunos; A necessidade de se conhecer, efetivamente, como a escola vem desempenhando o seu papel, como os alunos estão aprendendo e o que, de fato, os estudantes dominam de conhecimento em cada área para uma intervenção pedagógica capaz de possibilitar a aprendizagem plena aos nossos estudantes.
  17. 17. QUAL A METODOLOGIA DA AVAPRE? •A APAESC e a APA, instrumentos avaliativos que integram o Sistema de Avaliação da Aprendizagem da Rede – AVAPRE, são estruturados de forma colaborativa, mediante a constituição de duas comissões encarregadas de efetivar a implantação do Sistema de Avaliação na Rede: •COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA REDE (Diretoria Pedagógica, Coordenação Geral, Coordenadores de área e Equipe de apoio e logística) ; •COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ESCOLA (Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar, Vice-diretor, Professor(es) representante(s), Pais, Auxiliar Administrativo).
  18. 18. •COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA REDE: 1.Elaborar e socializar a Matriz de Referência da APAESC; 2.Elaborar, estruturar, aplicar, corrigir, analisar e interpretar os resultados da APAESC, por escola e turma; 3.Socializar os resultados da APAESC com a Diretoria Pedagógica e equipe de formadores da SEMED; 4.Organizar os Seminários de Discussão e Socialização dos Resultados da APAESC com as escolas; 5.Discutir com a equipe pedagógica estratégias de intervenção para redimensionar o Plano de Formação da SEMED com vistas a (re)orientação da prática docente  O QUE COMPETE ÀS COMISSÕES?
  19. 19. • COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA: 1.Socializar a Matriz da APAESC com os professores, orientando quanto a elaboração das questões da APA; 2.Acompanhar e organizar a aplicação da APA na escola; 3.Sistematizar os resultados e enviar à Comissão da SEC, quando solicitado; 4.Socializar e discutir os resultados da APA por unidade com os professores; 5.Socializar com professores e pais os resultados da APAESC para reflexão coletiva e intervenção pedagógica; 6.Participar dos Seminários de Discussão e Socialização dos Resultados da APAESC com a Comissão da SEMED; 7.Definir metas de aprendizagem a partir dos resultados da APA e da APAESC.
  20. 20. COMO ESTÁ ESTRUTURADA A MATRIZ DE REFERÊNCIA DA AVALIAÇÃO PERIÓDICA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - APAESC? Por eixos de aprendizagem, relacionando as habilidades que serão avaliadas em cada etapa de ensino e que deverão ser consideradas no planejamento docente ao longo do ano letivo. Tomará como base o Plano Anual de Ensino da Rede, a Matriz de Referência do Município e das avaliações externas (SAEB).
  21. 21. O Plano Anual de Ensino é organizado por etapa / modalidade de ensino e disciplina e elaborado pela equipe pedagógica em diálogo com os professores durante os encontros formativos.
  22. 22. Obrigada!!! Gelcivania Mota Silva (71) 9204-85667 (75) 9986-4329 gelshiva@hotmail.com

×