Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como ocorre o desenvolvimento na primeira infância? - Vera Ramires

9,430 views

Published on

Apresentação realizada pela Professora de Psicologia da Unisinos, Vera Ramires, durante 2a. Mesa do Seminário Cidadão do Futuro: Políticas para o desenvolvimento na primeira infância.

  • DOWNLOAD THIS BOOKS INTO AVAILABLE FORMAT (Unlimited) ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... Download Full PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/yyxo9sk7 } ......................................................................................................................... Download Full EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/yyxo9sk7 } ......................................................................................................................... ACCESS WEBSITE for All Ebooks ......................................................................................................................... Download Full PDF EBOOK here { https://tinyurl.com/yyxo9sk7 } ......................................................................................................................... Download EPUB Ebook here { https://tinyurl.com/yyxo9sk7 } ......................................................................................................................... Download doc Ebook here { https://tinyurl.com/yyxo9sk7 } ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... ......................................................................................................................... .............. Browse by Genre Available eBooks ......................................................................................................................... Art, Biography, Business, Chick Lit, Children's, Christian, Classics, Comics, Contemporary, Cookbooks, Crime, Ebooks, Fantasy, Fiction, Graphic Novels, Historical Fiction, History, Horror, Humor And Comedy, Manga, Memoir, Music, Mystery, Non Fiction, Paranormal, Philosophy, Poetry, Psychology, Religion, Romance, Science, Science Fiction, Self Help, Suspense, Spirituality, Sports, Thriller, Travel, Young Adult,
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Como ocorre o desenvolvimento na primeira infância? - Vera Ramires

  1. 1. Cidadão do FuturoPolíticas para o Desenvolvimento na Primeira Infância Brasília, 26 de outubro de 2011.
  2. 2. Como ocorre o desenvolvimento na primeira infância? A Perspectiva da Psicologia Profª. Drª. Vera Regina Ramires
  3. 3. Processo complexo e multidimensional Física Psíquica Social
  4. 4. Os processos psicológicosessenciais;A formação dos vínculos ea organização do self;As necessidadesfundamentais das crianças.
  5. 5. Concepção de desenvolvimento Processo de mudança no qual a criança passa a dominar níveis cada vez mais complexos de movimento, pensamento, sentimento e interação com pessoas e objetos do ambiente. Envolve tanto um gradual desdobramento de características biologicamente determinadas como traços que resultam de experiências e aprendizagens.
  6. 6. Concepção de desenvolvimento As conquistas individuais do desenvolvimento de uma criança resultam de um processo compartilhado  dependem do tipo e qualidade das interações e das atividades mediadas pelo adulto e por outras crianças. Ou seja, o desenvolvimento da criança só acontece no seio de um processo intersubjetivo, que é sempre dinâmico e potencialmente transformável.
  7. 7. Para o desenvolvimento psicológico saudável doisprocessos são fundamentais:Investimento afetivo e reconhecimentocomo um ser distinto e único.Limites, parâmetros (castração simbólica). • Diferentes teorias... (Mahler, Klein, Lacan, Winnicott, Bowlby...).
  8. 8. Investimento afetivo e reconhecimentoToda criança precisa serinvestida e amada, reconhecidacomo um ser distinto docuidador; Nascimento psicológico da criança; Constituição da subjetividade, da existência como sujeito de desejos e de direitos, digno de valor, competente, capaz.
  9. 9. Limites e parâmetrosA criança precisa receber limitespara obter referências eparâmetros morais, éticos; Isso possibilita a sua organização psicosexual e o reconhecimento da necessidade do outro, dos vínculos com o outro; Superação do narcisismo e da onipotência infantil  alteridade, criatividade, capacidade de realização e participação social.
  10. 10. Desenvolvimento na 1ª. infância • Descreveu a importância dos vínculos afetivos Bowlby para a organização da personalidade. • Laço durável em que o parceiro é importante como indivíduo único e não pode ser trocado; Vínculo afetivo no vínculo afetivo existe o desejo de manter uma proximidade com o parceiro. A formação dos • A personalidade se estrutura no seio de relações intersubjetivas que originam vínculos vínculos afetivos.
  11. 11. Apego• Subvariedade de vínculo afetivo, no qual o senso de segurança está estreitamente ligado ao relacionamento.• O outro é usado como “base segura” a partir da qual se pode explorar o resto do mundo.
  12. 12. Base segura para a criança explorar omundo Comportamento Comportamento de Apego Exploratório
  13. 13. Importância da Sensibilidade e daResponsividade Contingente do Cuidador Comportamento Comportamento de Cuidar de Apego
  14. 14. Desenvolvimentos mais recentes da teoriado apegoContribuições iniciais de Bowlby enfatizavam oapego como um sistema de proteção e desobrevivência do indivíduo.Pesquisas recentes enfatizam o apego como umsistema de regulação emocional e de organização doself  ênfase no mundo das representações.
  15. 15. Estudo dos Modelos Representacionais Baseadas em Importância Estruturas experiências e da linguagem cognitivas interações da para criança com construção influentes; os pais ou dos modelos cidadores; representacio nais.
  16. 16. A criança constrói... Modelos Representa cionais Das interações Do self Do Do outro ambiente
  17. 17. É tarefa do desenvolvimento... A criança deve se discriminar do outro e adquirir gradativamente uma noção sólida de self como independente e ao mesmo tempo conectado socioemocionalmente com as pessoas.
  18. 18. Apego como base para o desenvolvimento É sobre a base do apego seguro e das relações e interações afetivas que ocorre o desenvolvimento sociocognitivo. Esse desenvolvimento inclui compreensão crescente das emoções e dos perceptos, conhecimento dos atributos pessoais dos outros e do self, compreensão das causas do comportamento e das relações sociais (amizade, relações amorosas, julgamentos morais...).
  19. 19. No final do primeiro ano... • Bebês estarão minimamente conscientes da existência de experiências internas – desejos, emoções, intenções; • E de que esses estados internos podem ser compartilhados com outras pessoas. • A capacidade de percepção, memória, o desenvolvimento da linguagem, a atividade simbólica, todas essas dimensões são sensíveis à qualidade dos cuidados recebidos.
  20. 20. As necessidades fundamentais da criança(conforme Brazelton)
  21. 21. • Nenhuma ação social ou política pública pode serConcluindo  mais importante do que aquelas que cuidam da primeira infância. • “O investimento na primeira Conforme infância, especialmente o que focaliza as crianças mais James vulneráveis, é uma rara iniciativa Heckman de política pública que promove equidade e justiça social.”
  22. 22. Muito Obrigada!vramires@unisinos.br

×