Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Dorothea orem

DOROTHEA OREM

  • Login to see the comments

Dorothea orem

  1. 1. •A Teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. É baseada principalmente no autocuidado. É formada por três construções teóricas que são relacionados entre si: Teoria do Autocuidado, a Teoria do Déficit do Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem. Introdução
  2. 2. Quem foi Dorothea Elizabeth Orem? (Biografia) Dorothea E. Orem nasceu em 1914, em Baltimore, Maryland, EUA, formando-se em 1930, recebendo o título de Bacharel em Ciências e Educação de Enfermagem em 1939 e Mestre em Ciências em Educação em Enfermagem em 1945. Obteve Doutorado em Ciências em 1945 e novamente em 1980 e 1988; Nomeada Membro Honorário da Academia Americana de Enfermagem em 1992.
  3. 3. Teoria do Teste do Autocuidado • O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem- estar. • Métodos do autocuidado: Agir ou fazer para outra pessoa; Guiar e orientar; Proporcionar apoio físico e psicológico; Proporcionar e manter ambiente de apoio ao desenvolvimento pessoal; Ensinar.
  4. 4. Teoria do Déficit de Autocuidado • A Teoria do Déficit do Autocuidado é o substancial da teoria de Orem, pois é nela que o enfermeiro atua. (diretamente e necessariamente)
  5. 5. Classificações: • Sistema totalmente compensatório; Em que a incapacidade de autocuidado é atestada e a enfermagem se faz necessária, podendo ser socialmente dependentes de outros indivíduos que façam parte do grupo/família, possibilitando a continuidade de sua existência e seu bem-estar. Teorias do Sistema de Enfermagem
  6. 6. •sistemas parcialmente compensatórios; No qual o enfermeiro e o paciente assumem ações do cuidar e outras atividades envolvendo deambulação e manipulação, com o principal papel tendo a participação de um ou ambos. •sistema de apoio – educação Em que o paciente pode, deve e assume as atividades de autocuidado, orientado e monitorado sempre. O enfermeiro atua como espécie de consultor e educador.
  7. 7. Considerações Finais Dorothea Orem, uma das primeiras teóricas de enfermagem, contribuiu para formar o conhecimento na enfermagem. A teoria do Autocuidado está presente na prática e na fundamentação teórica de estudos, na identificação do autocuidado e na utilização do sistema de apoio-educação como instrumento do cuidar.
  8. 8. Referências • Teorias de Enfermagem - http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/2013/06/doroth ea-elizabeth-orem-teoria.html • CADE, NV. A Teoria do Déficit de Autocuidado de Orem aplicada a Hipertensas. Rev. Latino-am Enfermagem 2001, maio; • Colocar + uma referencia

×