Bioquímica dos Alimentos Orgânicos

1,448 views

Published on

Bioquímica dos Alimentos Orgânicos os benefícios da Alimentação Orgânica

Published in: Healthcare
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Bioquímica dos Alimentos Orgânicos

  1. 1. FACULDADE SANTO AGOSTINHO- FSA DIRETORIA DE ENSINO CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS PROF.ORIENTADORA: MS.JOELMA ABREU BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS COMPONENTES ANA MARIA TEIXEIRA HÉRICA AIRES JÉSSICA CRATEÚS MARIA DA CRUZ FRAZÃO ROSSANA MADEIRA SAMIRA ARAÚJO
  2. 2. BREVE HISTÓRICO DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS Desde a segunda década do séc. XX, já se propunha o desenvolvimento da agricultura orgânica; • O incentivo ao cultivo de orgânicos surgiu a partir de conferências desenvolvidas pela ONU sobre meio ambiente e desenvolvimento; • No Brasil, surgiu como alternativa social desenvolvida pela agricultura familiar. • Existem atualmente,19 certificadoras que regulamentam os produtos orgânicos; • No Brasil, o sistema de produção orgânica está regulamentado pela lei federal n.10.831,de 23 de dezembro de 2003.
  3. 3. O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS? • São todos os produtos alimentícios produzidos através de técnicas de modo a preservar ao máximo os valores nutricionais e biológicos não sendo permitido: • Uso de agrotóxicos sintéticos, fertilizantes minerais solúveis de organismos geneticamente modificados,drogas veterinárias convencionais, aditivos artificiais, etc. (Produção Orgânica de Alimentos)
  4. 4. OBJETIVOS DA PRODUÇÃO ORGÂNICA DE ALIMENTOS  Produzir alimentos em harmonia com o meio ambiente e sem afetar a saúde humana;  gerar alimentos saudáveis, nutritivos, saborosos, sem resíduos tóxicos e de bom aspecto comercial;  Usar racionalmente os recursos de produção, como água, solo, ar e organismos;  Conservar as diversidades biológicas dos cultivares, manter a biodiversidade vegetal, animal e microbiana;  Melhorar o padrão de vida dos pequenos e médios agricultores, diminuindo riscos e pelo uso de tecnologias brandas.
  5. 5. TÉCNICAS UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS  Manejo agroecológico do solo com uso de matéria humificada;  Adubação orgânica e mineral de adubos pouco solúveis ;  Rotação de cultura ;  Uso racional de máquinas e implementos agrícolas, visando diminuir os custos e preservar as características físico-químicas do solo;  Integra a criação dos vegetais com as criações animais;
  6. 6. PRODUÇÃO DE MORANGOS ORGÂNICOS NA FAZENDA PINDORAMA VARGEM GRANDE DO SUL- RJ
  7. 7. Vantagens/Desvantagens que os alimentos orgânicos apresentam  Vantagens:  É um sistema sustentável, economiza gastos com importação de adubos;  O lucro do agricultor é maior, pois o preciso é elevado;  Melhora a saúde dos produtos e consumidores (embora algumas pesquisas apontem igualdade nutricion al entre orgânicos e "convencionais).  Desvantagens:  Preço alto  Alguns estudos realizados na Universidade de Stanford (EUA), aponta similaridade com os convencionais.
  8. 8. ALGUNS ESTUDOS APONTAM MAIOR QUALIDADE NUTRICIONAL NOS ORGÂNICOS  ORGÂNICOS  Metais pesados: Apresentaram valores pequenos. Ex: Trigo 65 % de Pb  Antioxidantes: Apresentaram maiores quantidades: na maçã, uva, tomate, milho, morango,etc  Vitamina A : Maior quantidade nos ovos caipira ( Cerca de 4 x mais).  CONVENCIONAIS  Metais pesados: Valores maiores. Ex: Trigo 1300% de (Se)  Antioxidantes: Menores teores que os apresentados nos orgânicos;  A vitamina A no convencional é menor que nos alimentos convencionais.
  9. 9. COMPARAÇÃO ENTRE ALIMENTOS ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS  ;
  10. 10. ORGÂNICOS SÃO MELHORES QUE OS CONVENCIONAIS?  É importante frisar que tanto orgânicos como convencionais, apresentam contaminação por falta de higiene principalmente na pós- colheita;  Pesquisas recentes colocaram em xeque a qualidade nutritiva dos orgânicos, alegando não haver tantas diferenças significativas no número de vitaminas entre orgânicos x convencionais.  Por outro lado, os orgânicos apresentam a vantagem de não apresentarem pesticidas.
  11. 11. PORQUE OS ORGÂNICOS SÃO MAIS CAROS?  Normalmente, os orgânicos são mais caros, isso se deve à vários fatores como:  Demanda maior que a oferta;  Parte dos produtores não detém a propriedade das terras;  As várias inspeções e certificação, aumentam os custos do produtor;  As culturas demandam maior mão-de-obra;  Por ser em sua maioria, formada de pequenos produtores, não possuem acesso fácil ao crédito, bem como acesso às novas tecnologias.
  12. 12. COMO SABER QUE UM PRODUTO É ORGÂNICO?
  13. 13. CERTIFICAÇÃO DE ORGÂNICOS  Desde 2010, todo produto orgânico verdadeiro produzido no Brasil, deve ter o selo SisORG.  Este selo é obrigatório para todos os produtos orgânicos nacionais, excetuando- se apenas para os agricultores familiares.
  14. 14. CERTIFICADORAS DE ORGÂNICOS  Para assegurar a qualidade dos orgânicos são feitas vistorias em todo o sistema de produção, os produtores devem seguir as normas de uma certificado ra e obedecer às normas impostas pelo Ministério da Agricultura, para terem o selo de qualidade de alimento orgânico.  Algumas certificadoras no Brasil:
  15. 15. REFERÊNCIAS  BORGUINI,RG e MATOS FL. Análise de Consumo de Alimentos Orgânico no Brasil. In: Anais XL Congresso Brasileiro de Economia e Sociologia Rural, 2002; 28- 31 de julho; Passo Fundo; Brasília; SOBER, 2002.p38.  Pascoal AD Produção Orgânica de Alimentos: Agricultura Sustentável para os séculos XX e XXI. Piracicaba: EDUSP,1994.  HTTP://www.incaper.es.gov.br/pedeag/setores.htm (Acesso em 23/05/2013).

×