Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Entrevistas
Priscila Alcântara
O que é uma entrevista?
 É uma conversa com um propósito ou objetivo
definido.
 Procura, em uma conversa com o entrevist...
Bom pra quê?
 São boas para coletar informações sobre
atitudes gerais e percepção dos usuários em
relação ao tema pesquis...
Tipos de entrevista
 Não-estruturada (open-ended)
 Estruturada
 Semi-estruturada
 Entrevistas em grupo
Não-estruturada
ou open-ended
 Características
 Parecem com uma conversa sobre um assunto
específico;
 Tendem a ser bas...
Não-estruturada
ou open-ended
 Usar quando:
 Quando se deseja obter as primeiras impressões de
algo;
 Quando se quer te...
Não-estruturada
ou open-ended
 Principal vantagem
 Frequentemente os usuários mencionam coisas que
o entrevistador não h...
Não-estruturada
ou open-ended
 Principal vantagem
 Frequentemente os usuários mencionam coisas que
o entrevistador não h...
Não-estruturada
ou open-ended
 Pontos a serem lembrados
 Embora a entrevista seja mais livre, é importante ter uma
meta ...
Estruturada
 Características
 Contém perguntas predeterminadas semelhante a
um questionário;
 Perguntas fechadas e exig...
Estruturada
 Usar quando:
 Quando queremos obter um feedback a respeito de
uma funcionalidade, característica ou semelha...
Estruturada
 Principal vantagem
 Dados mais rápidos e fáceis de analisar.
 Principal desvantagem
 Geralmente não gera ...
Estruturada
 Pontos a serem lembrados
 Necessidade de consentimento do entrevistado;
 Se esforce para deixar o entrevis...
Semi-estruturada
 Características
 Apresenta perguntas abertas e fechadas, mesclando
características das entrevistas est...
Semi-estruturada
 Usar quando:
 Quando queremos obter um informações adicionais
sobre assuntos específicos dentro do uni...
Semi-estruturada
 Principal vantagem
 Mais fácil de conduzir do que uma entrevista não-
estruturada e pode ser reproduzi...
Semi-estruturada
 Pontos a serem lembrados
 Necessidade de consentimento do entrevistado;
 Se esforce para deixar o ent...
Quem participa?
 Entrevistador
 Entrevistado(s) que fazem parte do universo de
pesquisa
 Cinegrafista (se necessário)
Como fazer?
 Agende um encontro com o entrevistado;
 Explique o objetivo da entrevista como uma
breve introdução;
 Anun...
O que é necessário?
 No caso de uma entrevista estruturada ou semi-
estruturada é necessário levar o roteiro da
entrevist...
Entrevista em grupo
ou focus group
 Características
 Realizada com vários entrevistados ao mesmo
tempo, geralmente um gr...
Entrevista em grupo
ou focus group
 Usar quando:
 Se deseja resultados rápidos a um custo baixo;
 Deseja validar as inf...
Entrevista em grupo
ou focus group
 Principais vantagens
 Rapidez, baixo custo, dados fiáveis e validação em
contexto so...
Quem participa?
 Moderador
 Entrevistados: grupo entre 3 e 10 pessoas que
fazem parte do universo de pesquisa
 Redator ...
Como fazer?
 Agende um encontro com os entrevistados;
 Explique o objetivo da entrevista como uma
breve introdução;
 An...
O que é necessário?
 Uma sala que acomode os entrevistados de
forma confortável;
 Papel, caneta, equipamento para gravar...
Pontos a serem lembrados
 Necessidade de consentimento dos entrevistados;
 Se esforce para deixar os entrevistados à von...
Referências
 GARRET, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the
Web and Beyond, Second Ed...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Entrevistas

Apresentação com resumo sobre a técnica de coleta de dados através de entrevistas.

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Entrevistas

  1. 1. Entrevistas Priscila Alcântara
  2. 2. O que é uma entrevista?  É uma conversa com um propósito ou objetivo definido.  Procura, em uma conversa com o entrevistado, obter informações através de perguntas. As informações buscadas tratam sobre temas relevantes para o aprofundamento do conhecimento a respeito do problema a ser pesquisado.
  3. 3. Bom pra quê?  São boas para coletar informações sobre atitudes gerais e percepção dos usuários em relação ao tema pesquisado.  Bom para coletar dados para uma posterior análise de tarefas.  Bom para confirmar dados levantados na análise de necessidades.  Bom para coletar experiências e histórias do universo dos usuários.
  4. 4. Tipos de entrevista  Não-estruturada (open-ended)  Estruturada  Semi-estruturada  Entrevistas em grupo
  5. 5. Não-estruturada ou open-ended  Características  Parecem com uma conversa sobre um assunto específico;  Tendem a ser bastante aprofundadas;  Perguntas abertas, que possibilitam que o entrevistado respondam com mais ou menos detalhes;
  6. 6. Não-estruturada ou open-ended  Usar quando:  Quando se deseja obter as primeiras impressões de algo;  Quando se quer ter uma visão geral de um determinado assunto a ser pesquisado;
  7. 7. Não-estruturada ou open-ended  Principal vantagem  Frequentemente os usuários mencionam coisas que o entrevistador não havia se dado conta  Principal desvantagem  Muitos dados não-estruturados que tornam a análise mais difícil e demorada.
  8. 8. Não-estruturada ou open-ended  Principal vantagem  Frequentemente os usuários mencionam coisas que o entrevistador não havia se dado conta  Principal desvantagem  Muitos dados não-estruturados que tornam a análise mais difícil e demorada.
  9. 9. Não-estruturada ou open-ended  Pontos a serem lembrados  Embora a entrevista seja mais livre, é importante ter uma meta a ser atingida, para não perder o foco da pesquisa;  Necessidade de consentimento do entrevistado;  Se esforce para deixar o entrevistado à vontade. Isso ajudará a adquirir dados mais ricos;  Não tentar influenciar o entrevistado;  Definir o início e fim da conversa com o entrevistado;  A duração de uma entrevista deve ser de, no máximo, 1 hora. Procure manter entre 30 e 45 minutos.  Analisar os dados o mais rápido possível.
  10. 10. Estruturada  Características  Contém perguntas predeterminadas semelhante a um questionário;  Perguntas fechadas e exigem uma resposta precisa do entrevistado, frequentemente já pré- selecionadas;  Perguntas mais curtas e claras;  O estudo é padronizado: as mesmas perguntas são feitas com todos os entrevistados;
  11. 11. Estruturada  Usar quando:  Quando queremos obter um feedback a respeito de uma funcionalidade, característica ou semelhantes;
  12. 12. Estruturada  Principal vantagem  Dados mais rápidos e fáceis de analisar.  Principal desvantagem  Geralmente não gera novos insights. Apenas confirma informações anteriores.
  13. 13. Estruturada  Pontos a serem lembrados  Necessidade de consentimento do entrevistado;  Se esforce para deixar o entrevistado à vontade. Isso ajudará a adquirir dados mais ricos;  Não tentar influenciar o entrevistado;  É importante testar a entrevista antes de aplicar. Uma boa forma é pedir a um colega para revisar.  A duração de uma entrevista deve ser de, no máximo, 1 hora. Procure manter entre 30 e 45 minutos.
  14. 14. Semi-estruturada  Características  Apresenta perguntas abertas e fechadas, mesclando características das entrevistas estruturadas e não- estruturadas;  Inicia com questões predefinidas e leva o entrevistado a estender a resposta por justificá-la ou comentar dados não abordados anteriormente.
  15. 15. Semi-estruturada  Usar quando:  Quando queremos obter um informações adicionais sobre assuntos específicos dentro do universo pesquisado;
  16. 16. Semi-estruturada  Principal vantagem  Mais fácil de conduzir do que uma entrevista não- estruturada e pode ser reproduzida com outros entrevistados de forma mais fácil.  Principal desvantagem  Ainda gera muitos dados não estruturados que retarda a análise.
  17. 17. Semi-estruturada  Pontos a serem lembrados  Necessidade de consentimento do entrevistado;  Se esforce para deixar o entrevistado à vontade. Isso ajudará a adquirir dados mais ricos;  Não tentar influenciar o entrevistado;  Definir o início e fim da conversa com o entrevistado;  A duração de uma entrevista deve ser de, no máximo, 1 hora. Procure manter entre 30 e 45 minutos.  Analisar os dados o mais rápido possível.
  18. 18. Quem participa?  Entrevistador  Entrevistado(s) que fazem parte do universo de pesquisa  Cinegrafista (se necessário)
  19. 19. Como fazer?  Agende um encontro com o entrevistado;  Explique o objetivo da entrevista como uma breve introdução;  Anuncie o início da entrevista;  Anote e/ou grave (áudio / vídeo) da entrevista;  Agradeça e conclua a técnica oferecendo o incentivo pré-selecionado.
  20. 20. O que é necessário?  No caso de uma entrevista estruturada ou semi- estruturada é necessário levar o roteiro da entrevista;  Papel, caneta, equipamento para gravar áudio / vídeo) da entrevista.
  21. 21. Entrevista em grupo ou focus group  Características  Realizada com vários entrevistados ao mesmo tempo, geralmente um grupo entre 3 e 10 pessoas;  Consegue-se ver o contexto social do assunto a ser pesquisado;  Questões simples e profundas.
  22. 22. Entrevista em grupo ou focus group  Usar quando:  Se deseja resultados rápidos a um custo baixo;  Deseja validar as informações com vários usuários ao mesmo tempo;  Quando não houver necessidade de dados amplamente estruturados.
  23. 23. Entrevista em grupo ou focus group  Principais vantagens  Rapidez, baixo custo, dados fiáveis e validação em contexto social;  Principal desvantagem  Difícil de controlar: reunir várias pessoas, em local apropriado e manter o foco da pesquisa.
  24. 24. Quem participa?  Moderador  Entrevistados: grupo entre 3 e 10 pessoas que fazem parte do universo de pesquisa  Redator / Observadores  Cinegrafista (se necessário)
  25. 25. Como fazer?  Agende um encontro com os entrevistados;  Explique o objetivo da entrevista como uma breve introdução;  Anuncie o início da entrevista;  Anote e/ou grave (áudio / vídeo) da entrevista;  Agradeça e conclua a técnica oferecendo o incentivo pré-selecionado.
  26. 26. O que é necessário?  Uma sala que acomode os entrevistados de forma confortável;  Papel, caneta, equipamento para gravar áudio / vídeo) da entrevista.
  27. 27. Pontos a serem lembrados  Necessidade de consentimento dos entrevistados;  Se esforce para deixar os entrevistados à vontade. Isso ajudará a adquirir dados mais ricos;  Não tentar influenciar os entrevistados;  Definir o início e fim da técnica com o entrevistados;  O moderador precisa manter o foco do grupo;  Analisar os dados o mais rápido possível.
  28. 28. Referências  GARRET, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond, Second Edition, 2011.  PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2008.  VIANNA, Maurício; VIANNA, Ysmar; ADLER, Isabel K.; LUCENA, Brenda; RUSSO, Beatriz. “Design Thinking: Inovação em negócios”. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

×