Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estados Unidos

995 views

Published on

Geografia Aula 06/08/12
Professor Vladimir

Estados Unidos

  1. 1. A maior parte dosEstados Unidoslocaliza-se na regiãocentral daAmérica do Norte,possuindo fronteirasterrestres com oCanadá e com oMéxico, sendo que orestante do paíslimita-se com oOceano Pacífico, oMar de Bering, oOceano Ártico, oGolfo do México e oOceano Atlântico.
  2. 2. Os Estados Unidos da América (em inglês UnitedStates of America) são uma república federalpresidencialista, composta por cinqüenta estados eum Distrito Federal. O nome do país éfreqüentemente referido pelas siglas USA ou US(em inglês) e EUA (em português),a capital dos euaé Washington.Os eua tem área de 9.372.614 km² epopulação de 300 milhões (estimativa 2006)
  3. 3. A moeda oficial dosEUA é o dólaramericano ( US$ )
  4. 4. Os Estados Unidos são umaRepública FederalPresidencialista. No nívelfederal,o principal oficial doPoder Executivo do país é oPresidente, eleito por umcolégio eleitoral.O candidatoà presidência que obtém amaioria dos votos do colégioeleitoral em uma dadaeleição presidencial é ovencedor destaeleição.Presidentes eleitodesfrutam também demuitas vantagensgratuitas,como viver etrabalhar na espaçosamansão da Casa Branca .
  5. 5. O presidente dos Estados Unidos da América é ochefe de estado dos Estados Unidos da América. NaConstituição dos Estados Unidos da América, o Presidentetambém é o chefe executivo do governo federal ecomandante-chefe das Forças Armadas.
  6. 6. A Liberdade Iluminando o Mundo, mais conhecida comoEstátua da Liberdade, está na entrada do porto deNova Iorque desde 28 de outubro de 1886, sendoreconhecida em todo o mundo como um símbolo dosEstados Unidos. Comemora o centenário da assinatura daDeclaração da Independência dos Estados Unidos e é umgesto de amizade da França para com os Estados Unidos.Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que supostamente usousua mãe como modelo. Para a construção da estruturametálica interna da estátua, Bartholdi contou com aassistência do engenheiro francês Gustave Eiffel (mesmoprojetista da Torre Eiffel).A estátua mede 46,50 metros(92,99 m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede1,37 metro. Pesa 158 t repartidas no esqueleto de aço (127t) e na estátua de cobre (31 t) e veio da França desmontadaem 214 pacotes, é a escultura mais pesada do mundo com225 toneladas segundo o Livro Guinness dos Recordes e,ficou entre os semi-finalistas do concurso dassete maravilhas do mundo moderno.São 167 degraus deentrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168degraus até a cabeça.
  7. 7. A cultura dos Estados Unidos tem umagrande influência no resto do mundo, e emespecial no mundo ocidental. Amúsica estadunidense é ouvida em todo omundo e os filmes eprogramas televisivos americanos podemser vistos quase em todo o lado.A maioria das grandes cidades dosEstados Unidos oferecem instalações eatuações de música clássica e popular,centros de pesquisa histórica, científica eartística e museus, atuações de dança,musicais e peças de teatro, além deeventos ao ar livre e arquitetura designificado internacional.
  8. 8. O futebol americano é um dosesportes mais populares nopaís.Alguns esportes que foramcriados e desenvolvidos nosEstados Unidos da Américaacabaram por ser tornaremmundialmente famosos: obasquete, o basebol, o bolichee o futebol americano. Poucosesportes criados em outrospaíses conseguirampopularizar-se no país.
  9. 9. símbolos do poderio econômiconorte americano: as torres gêmeasdo World Trade Center (WTC).Pelo local costumavam transitarcerca de 200 mil pessoas, 50 mildos quais trabalhadores. O WTCtinha, no subterrâneo, um dosgrandes entroncamentos de trensurbanos da cidade de Nova York.
  10. 10. Numa espantosa ação coordenada, etendo como armas grandes jatoscomerciais seqüestrados - carregadosde combustível -, terroristas lançaramna terça-feira, 11 de setembro de 2001,um gigantesco e devastador ataquecontra os Estados Unidos. Às08h45min, um Boeing 767-200 daUnited Airlines - que decolara deBoston às 7h59 para o vôo 175, rumo aLos Angeles, com 65 passageiros enove tripulantes a bordo - é desviado ese choca contra a torre sul do WorldTrade Center, em Nova York. Poucodepois, às 9h03min, um segundoBoeing 767-200, da American Airlines -que partira de Boston às 8h10 para ovôo 11, rumo a Los Angeles, com 92pessoas a bordo - atinge a torre nortedo World Trade Center, diante dascâmeras de TV.
  11. 11. A expansão para o Oeste"Marcha para o Oeste" ou ganhou força após a independência, sendo"Conquista do Oeste" alimentada ideologicamente pelo "Destino Manifesto". A Lei Noroeste de 1787 já visava consolidar o futuro expansionismo, ao estabelecer que as terras ocupadas que atingissem 60 mil habitantes formariam um novo território que seria incorporado à União como Estado. Nesse mesmo ano foi sancionada a constituição federal, até hoje em vigor que formalizou a política da nova nação através de uma República Presidencialista Federalista.
  12. 12. MANUFACTURING BELT/ RUSTY BELTSUN BELT/SILICON VALLEY
  13. 13. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia, ao sul de SãoFrancisco, como Palo Alto e Santa Clara, estendendo-se até os subúrbios de San José.A industrialização dessa região teve início nos anos 90, mas o impulso para o seudesenvolvimen-to se deu com a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante aGuerra Fria, devido à corrida armamentista e aeroespacial. Foram as indústriaseletrônicas do Vale do Silício que forneceram transistores para mísseis e circuitosintegrados para os computadores que guiaram as naves Apollo. Muitas empresas quehoje estão entre as maiores do mundo foram gestadas na região: Apple, Altera, Google,Facebook, NVIDIA Co, Electronic Arts, Symantec, Advanced Micro Devices (AMD),eBay, Maxtor, Yahoo!, Hewlett-Packard (HP), Intel, Microsoft (hoje está em Redmond,
  14. 14. BRICSDepois de quase duas décadas deum debate interminável sobre oscontornos do mundo pós-Guerra Fria- hegemonia norte-americana oumultipolaridade -, intelectuais depeso do país decidiram que a era emque vivemos já tem um nomedefinido: o mundo pós-americano. Revista Le Monde Diplomatique.
  15. 15. Do lado dos Estados Unidos, a vigilânciaé constante e ferrenha, não só paraconter a imigração ilegal, como tambémpara coibir o perigoso tráfico dedrogas que assola a região.

×