Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Macro

287 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Macro

  1. 1. Macro campoComunicação e Uso de Mídias Prof. Thiago Matias Prof. Carlos Daniel Prof. Cristian Fabrício Prof. Luismar Cardoso
  2. 2. Apresentação Mídias ou meios de comunicação em massa são canaisusados na transmissão de mensagens a um grande número dereceptores. Um grande desafio é o de dominar as novastecnologias a fim de que possamos facilitar o nossavida, levando em conta a observação de até que ponto issopode ser benéfico. As mídias na atualidade, são mais que umateia complexa e abrangente de veículos de comunicaçãoe, conseqüentemente, filtros e mediações, sãotransformadores sociais.
  3. 3. Em breves palavras: Comunicação Se entende por comunicação intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos, biológicos e sociais; ocasionando uma transferência informacional, entre usuários ouprocessos, de acordo com convenções estabelecidas entre uma ou várias pessoas ou máquinas em que cada qual pode ser "emissor" e "receptor" respectivamente, processo que geralmente pode "retroalimentar-se" pela relação entre eles.
  4. 4. A importância das “mídias” para a educação. As mídias são uma ferramenta importante nodesenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos alunos einclusive na sua sociointeração. A televisão, o cinema e ovídeo, CD ou DVD - os meios de comunicação audiovisuais -desempenham, indiretamente, um papel educacionalrelevante. Passam-nos continuamenteinformações, interpretadas; mostram-nos modelos decomportamento, ensinam-nos linguagens coloquiais emultimídia e privilegiam alguns valores em detrimento deoutros. A internet e seu desenvolvimentoaprofundaram, mas também abriram possibilidades sobreesse cenário.
  5. 5. O surgimento da rede mundial de computadores, não só aumentou a quantidade de informação disponível, mas abriu um caminho, até então, de difícil acesso a maior parcela da população: a produção de comunicação.É, justamente, essa a grande virada das mídias, que começou com a internet e seguirá com a televisão digital, e que abre uma crise ou uma oportunidade na sociedade: nunca foi tão fácil produzircomunicação. Texto, imagem e vídeo são facilmentecriados (até por meio do telefone celular) e também veiculados.
  6. 6. Desde o e-mail, chegando ao blog, há uma oportunidade potencial de publicação de conteúdos interessantes, mas de bobagens também. O Comitê Gestor da internet estimou, recentemente, que um blog nasce a cada 15 segundos, na sua maioria criado por jovens. Outros tantos acabam, provavelmente, por não acharem seulugar em um espaço virtual tão congestionado de informação.
  7. 7. Sociedade de Informação A Sociedade da Informação, ou doconhecimento, caracteriza-se pela valorização do saber como forma de acesso ao poder. Opretenso salto democrático da Terceira Onda veiocom o desenvolvimento tecnológico da sociedade pós industrial e com as novas oportunidades de renovação social e política. Nessa sociedade, as fontes de poder e riqueza dependem da capacidade de geração de conhecimento e processamento de informações. A expansão da tecnologia levou a um processo amplo deglobalização, transnacionalização, novas relações de trabalho, mudanças no lazer e consumo.
  8. 8. A mídias mais conhecidas O jornal foi o primeiro meio de comunicação de massa criado pelo homem: originário dosdocumentos informativos dos navegadores do século XVI, esse meio originalmente impresso tomou a forma que tem hoje em 1836, na França; o jornal, hoje, também tem a forma falada (imprensa falada), no rádio, e a forma televisiva (imprensatelevisada). Veracidade, imparcialidade, objetividade e credibilidade são as qualidades que garantes o sucesso de um jornal.
  9. 9. O rádio ainda é o meio de comunicação mais popularque existe já que para ter excesso às mensagens queele veicula o receptor não precisa ler e escrever: orádio é um meio que se utiliza da linguagem verbaloral, a linguagem que todos os ouvintes sabem usardesde que aprenderam a falar. Praticamente quasetoda a população de uma localidade possui umaparelho de rádio. Os primeiros inventos quepossibilitaram a concretização do rádio como meiode comunicação de massa também datam do séculoXIX. As primeiras emissoras de rádio norte-americanas datam de 1920 e as do Brasil, entre1922-25, tendo seu clímax nos anos 30. A “voz” dorádio, bem como seus musicais, programas deauditório , o rádioteatro e até seus comerciais serãoposteriormente absorvidos pela televisão.
  10. 10. A televisão surgiu nos anos 40 nos Estados Unidos e nos anos 50, no Brasil. É um “liqüidificador cultural”, pois é capaz de diluirCinema, Teatro, Música, Dança, Literatura, etc, num sóespetáculo, além de ser um meio de entretenimento.
  11. 11. É o meio de comunicação mais poderoso, aqueleque mais influencia o receptor, portanto o meio mais persuasivo que existe, é responsável por uma relação social abstrata, passiva e modeladora dos acontecimentos: o receptor recebe a mensagem pronta através de imagens que consome imediatamente, sem que haja tempo de refletir sobre elas. Tais imagensatingem o inconsciente do receptor, que passa ater suas idéias condicionadas àquelas recebidas através da TV.
  12. 12. No Brasil, as emissoras de TV são essencialmentecomerciais, tendo apenas uma emissora cultural :a TV Cultura. Dessa forma, a TV é o mais eficiente balcão de anúncios dos produtos nacionais eestrangeiros que, devido à força persuasiva desse meio, são consumidos desesperadamente pelostelespectadores, até mesmo os produtos que não tenham qualquer utilidade para ele. Como tudo que a TV lança ou vende vira moda, e como o telespectador deseja estar sempre na moda, ele adere a essa moda sem pestanejar.
  13. 13. Internet
  14. 14. • É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web (Rede de Alcance Mundial), e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos. Tornou-se o mais novo e mais eficaz meio de comunicação de massa. Por isso, ainda é o menos abrangente, já que para ter acesso a ele, é preciso ter um computador, uma placa de “fax modem”, uma linha telefônica e um provedor de acesso.
  15. 15. Mídias digitais Referem-se as mídias eletrônicas que trabalham com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídiadigital pode ser definida como o conjunto de veículose aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seusconsumidores, geralmente chamada de mídia digital.
  16. 16. Mídias Sociais São exemplos de aplicações de mídia social:* Blogs (publicações editoriais independentes)* Google Groups (referências, redes sociais)* Wikipedia (referência)*MySpace (rede social)* Facebook (rede social)* Last.fm (rede social e compartilhamento de música)* YouTube (rede social e compartilhamento de vídeo)* Second Life (realidade virtual),* Flickr (rede social e compartilhamento de fotos),* Twitter (rede social Microblogging),* Wikis (compartilhamento de conhecimento) e inúmerosoutros serviços.
  17. 17. O poder das mídias sociais Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e seestabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais -vide os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais etiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto dese tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração denegócios, por exemplo. Isto significa uma grande mudança naestrutura de poder social, pois a possibilidade de gerarconteúdos e influenciar pessoas e decisões, deixa de serexclusividade dos grande grupos capitalizados, para se tornarcomum a qualquer pessoa. Além disso, a redução do custo depublicação a quase zero possibilita a produção de conteúdosmuito específicos também para pequenos públicos - queantes não justificavam a equação econômica.
  18. 18. E seus usos variados...Na comunicação• Blogs: Blogger, Wordpress;• Microblogs: Twitter, Pownce;• Redes sociais: Orkut, Facebook, LinkedIn, MySpace, Google+;• Eventos: Upcoming, Lista Amiga.Multimídia• Compartilhamento de fotos: Flickr, Zooomr, Fotolog, Picasa,• Compartilhamento de vídeo: Videolog,YouTube, Vimeo;• Livecasting ou transmissão ao vivo: Justin.tv, Twitcam• Compartilhamento de música/áudio: imeem, Last.fm, Jamendo, Blaving.Entretenimento• Mundos virtuais: Second Life• Jogos online: World of Warcraft• Compartilhamento de jogos: Miniclip.com
  19. 19. Influências Midiáticas Os estudiosos do campo da comunicação sãounânimes em afirmar que a mídia influi na opinião pública. O que ainda não conseguiram determinarcom segurança é o grau de influência.Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, tem o objetivo de nos vender alguma coisa. Uma idéia, um produto, um sonho, etc. O instrumento publicitário atinge, namaioria das vezes, seu publico alvo de acordo com o objetivo de seus idealizadores.
  20. 20. A mídia pode tanto eleger um candidato quanto ditar padrões de comportamento através das novelas, seriados e telejornais. A influência da mídia é total, desde roupas até a desagregação de valores essenciais à vida em sociedade. O brasileiro se baseia principalmente natelevisão, que é capaz de influenciar até mesmo na hora da decisão profissional. O que os personagens de novela fazem vira a visão das pessoas.
  21. 21. A interferência da mídia, na vida cotidiana do adolescente, por exemplo, tem se tornado um grande veículo informativo acerca da sexualidade. Hoje em dia, os jovens e adolescentes de 12 a 17 anos têm consumido mais bebidas alcoólicas e cigarros do que as gerações de seus pais e têm relações sexuaismais cedo. Os adolescentes têm se vestido como a moda apresenta, no qual, na maioria das vezes, são roupas utilizadas nas novelas e seriados.
  22. 22. Obrigado!!!

×