Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato

3,013 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato

  1. 1. Petinga eJaquinzinhosfora do pratoOceano sustentável
  2. 2. IntroduçãoO que é a sustentabilidade? É um conceito usado para definir ações e atividadeshumanas que visam atender às necessidades atuais dosseres humanos, sem comprometer as gerações futuras. A sustentabilidade implica um desenvolvimento isentode consequências negativas para o meio ambiente, o quesignifica um uso dos recursos naturais de formainteligente, para que estes se mantenham no futuro.
  3. 3. Conservação de espéciesmarinhas A procura e o aumento do consumo de animais marinhosdeixou algumas espécies em estado vulnerável. Por isso,necessita-se cada vez mais de defender e agir por umoceano sustentável. Através de uma escolha adequada erespeitando o oceano, podemos fazer a diferença egarantir a sustentabilidade das pescas e dos oceanos. Duas espécies bastante pescadas em Portugal, são ocarapau e a sardinha. Contudo, estes, muitas vezes, sãopescados “ilegalmente” – por exemplo, o tamanho mínimode ambos, muitas vezes, não é respeitado.
  4. 4.  Características: As sardinhas são peixes de pequenasdimensões, que formam grandes cardumes, deslocam-seà superfície e efetuam grandes migrações sazonais parao norte no Verão e para sul no Inverno. Habitat: mar aberto, águas costeiras. - Uma sardinha pode viver até aos 7 anos e (além dohomem) tem como predadores, os peixes (carnívoros)maiores e as aves marinhas. Alimentação: alimentam-se de plâncton – os jovens defitoplâncton e os adultos de zooplâncton.Nome científico:Sardina PilchardusPetinga – sardinha de tamanho pequeno
  5. 5.  Reprodução: ocorre na Primavera e no Verão,preferencialmente, próximo da costa, onde atemperatura da água é maior, voltando depois para altomar (a pesca da sardinha é proibida durante a fase dereprodução – época/período de defeso). Captura da sardinha: (principal método) pesca porarte de cerco. Tamanho mínimo legal para a capturada espécie: 11 cm.
  6. 6.  Características: são peixes bastante “musculados” ecom barbatanas fortes (que lhes permitem nadar rápidae constantemente), que formam grandes cardumes. - Habitat: Vivem em fundos arenosos entre 100 e200m de profundidade. - Os carapaus mais novos, são chamados, normalmente,de “jaquinzinhos”. Alimentação: Refugiam-se junto ao fundo durante o diae alimentam-se à noite, próximo da superfície,geralmente de peixes mais pequenos, crustáceos einveterados.Nome científico:Trachurus trachurusJaquinzinhos- carapau de tamanho reduzido
  7. 7.  Reprodução: reproduzem-se na Primavera e Verão,alturas em que se aproximam da costa (passam oInverno afastados da costa). Captura do carapau: (principais métodos) “ao fundo”ou “à boia”, com mais de um anzol . - Iscos usados: artificiais ou naturais –preferencialmente, camarão ou pequenos pedaços depeixe. Tamanho mínimo legal para a capturada espécie: 15 cm.
  8. 8. Medidas de gestãoaplicáveis» Espécie sujeita a TAC/quota» Regras aplicáveis à pesca comarrasto - espécie-alvo com malha65-69mm;» Regras aplicáveis à pesca comredes de emalhar - espécie-alvocom malha 60-79 mm;» Espécie-alvo do cerco.» Proibida a pesca dirigida ao fimde semana. Para as embarcaçõesnão associadas em Organizaçõesde produtores o limite máximodiário de captura é de 3 toneladasou de 1,5 toneladas em função dotamanho da embarcação;» Regras aplicáveis à pesca comarrasto: apenas como capturaacessória até 10% do total a bordo.CARAPAU SARDINHA
  9. 9. Conclusão O futuro dos oceanos depende da nossa escolha. Torna-seurgente diminuir o consumo de determinadas espécies,garantir o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e agir porum oceano sustentável. Para isso, e para não reduzir a capacidade das espécies emmanter níveis de população saudáveis e evitar impactosnegativos noutras espécies do ecossistema (ao remover assuas fontes de alimentação, prejudicar o seu ambientefísico ou capturá-las acidentalmente), é necessáriodesenvolver a pesca sustentável, contribuindo para amanutenção dos recursos marinhos existentes.
  10. 10.  Trabalho elaborado por:Fábio Santos, nº15, 10ºB

×