Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cartilha arvores mirante

2,815 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cartilha arvores mirante

  1. 1. CARTILHA ÁRVORES DOPARQUE DO MIRANTE Clique para editar o estilo do subtítulo mestre NEANÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  2. 2. Açoita-cavalo-miúdo (Luehea dvaricata)Essa árvore recebe esse nomedevido a flexibilidade de seus galhos. Encontrada desde o sul da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul.Possui uma madeira resistente, flexível e quefacilita o acabamento e confecção de móveiscurvados, hélices de avião, caixotaria,instrumentos musicais e etc. Pode chegar de 25 a 30 metros de altura. Pode ser chamada pau-de-canga, caiboti, ivatingui, ibatingui, entre outros.
  3. 3. Alecrim-de-ampinas (Holocalyx balansae)Espécie nativa da Mata Atlântica quepode também ser conhecida comoibirapepê, uirapepê, alecrim e pau-de-alecrim. Encontrada de São Paulo até o Rio Grande do Sul, em áreas litorâneas. Possui madeira pesada, dura e de grande resistência, apresenta grande durabilidade e é utilizada para a fabricação de móveis de luxo, construções de grande porte, postes. Essa espécie cresce apróximadamente 25 O alecrim-de-campinas é metros. considerada uma planta tóxica.
  4. 4. Cabreúva (Myrocarpus frondosus) Madeira para vários fins, construção civil, móveis, para a indústria naval, entre outras aplicabilidades. Pode ser encontrada nos fundos de vale, no início das encostas e no entorno de cursos dágua (compõe a mata ciliar) Pode chegar até  30 metros de altura. Conhecida também como: Cabreúva-parda, Cabriúna, Caburé, Jataúba, Caboriba, Óleo-Do tronco pode-se extrair pardo, Pau-de-Bálsamo, Bálsamo e outros.um líquido aromático(bálsamo) que é usado parafins medicinais.
  5. 5. Cássia-grande (Cassia grandis) A polpa do fruto, de sabor amargo e cheiro desagradável é também empregado na medicina popular, por ser considerado purgativo e laxativo.Encontradas na Bahia, no Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba,Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo,entre outros. Pode alcançar os 20 metros de altura. Madeira é considerada resistente e é utilizada para a construção civil principalmente em acabamentos internos, e também é usada para a fabricação de móveis rústicos e decorativos.
  6. 6. Embaúva (Cecropia pachystachya)É conhecida por embaúba, imbaúba,umbaúba, umbaubeira e ambaíba. Encontrada em várias regiões do Brasil, como, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina. O nome embaúva vem do Tupi-guarani, e significa “árvore do tronco oco”. Pode chegar de 5 a 10  metros de altura.O suco que se obtém de suas Comum em formações de mata ciliar e éraízes é considerado um muito utilizada nos plantios destinados aopoderoso diurético. reflorestamento.
  7. 7. Embira-de-sapo (Lonchocarpus muehlbergianus) Espécie brasileira e que pode ser encontrada em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, até o Rio Grande do Sul.Possui madeira pesada que é utilizadapara a confecção de caixas, em serviçosde carpintaria e para a construção civil,além de ser utilizada como lenha. Árvore pode alcançar de 15 a 25 metros de altura Devido ao seu rápido crescimento e desenvolvimento também é usada para plantios de recomposição em áreas de preservação permanente.
  8. 8. Embiruçu (Pseudobombax grandiflorum) Conhecido como Imbiruçu, Embiruçu-da-mata, Paina-amarela, Paina-de-arpoador, Cedro-dágua entre outros, os nomes variam de acordo com cada região do Brasil. Embiruçu vem do tupi mbira- assu que significa Embira Grande. Produz uma fibra que pode ser usada para encher colchões, A madeira do Embiruçu é almofadas e travesseiros. bastante leve e não muito resistente e é mais usada paraÁrvore grande que pode a fabricação de papel,alcançar os 25 metros de embalagens e caixas.altura
  9. 9. Ipê-amarelo-da-casca-lisa (Tabebuia vellosoi) Ela pode ser encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio de Janeiro.Conhecida por todos, o ipê-amarelo-da-casca-lisa, ousomente ipê-amarelo, que também é conhecido como ipê-tabaco, ipê-una, pau-darco amarelo, piúva. A casca do ipê-amarelo é adstringente Árvore de grande porte e é usada na medicina popular contra chegando aos 25 metros febres, úlceras e como diurético, além de altura. do tratamento da sífilis. Madeira é pesada, dura e de grande durabilidade mesmo em ambientes externos, por isso é usada na construção civil.
  10. 10. Jequitibá-Rosa (Cariniana legalis)Pode ser encontrada no Espírito Santo, Rio deJaneiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grossodo Sul. O Jequitibá-Rosa infelizmente, está ameaçada de extinção.Em tupi-guarani (dialetousado pelos índios) “Gigante Pode chegar até 50 metrosda floresta”. de altura, No Parque do Mirante encontramos um exemplar com mais 300 anos e aproximadamente 20 metros de altura, é a maior e mais antiga árvore do Parque e uma das maiores do estado.
  11. 11. Jerivá (Syagrus romanzoffiana)Conhecida como coqueiro-gerivá,coqueiro, coco-de-cachorro, baba-de-boi ou coco-catarro. Recomendável para o plantio. Encontrada no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Pode chegar aos 20 metros de altura. Madeira pesada, empregada na construção de pontes, passarelas que tenham contato com água e também em construções sobre solos úmidos.
  12. 12. Mamica de porca (Zanthoxylum rhoifolium)Árvore conhecida também como mamica de cadela,mamiqueira, tembetari, tembetaru, tambatarão,tinguaciba, guarita, tamanqueira entre outros.É utilizada na construção civil,principalmente em ambientes internos,para a confecção de cabos deferramentas e instrumentos agrícolas. Alcança os 12 metros de altura. Folhas e caule da mamica de porca possuem ação farmacológica e medicinal.Encontrada em todo o paísprincipalmente na em regiões de MataAtlântica.
  13. 13. Marinheiro Guarea guidonia (L.) Sleumer Pode ser chamada de camboatã, carrapeta-verdadeira, cedro-branco, taúva, jataúba.Várias regiões do Brasil, desde a regiãoamazônica até o Rio de Janeiro, Minas Gerais,São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Pode chegar a 20 metros de altura. Fins medicinais, a casca do caule é utilizada para o tratamento de dores e tensão no globo ocular e conjuntivite.
  14. 14. Paineira-Rosa Chorisia speciosa (Bombacaceae)A madeira dessa árvore é bem leve, mole e poucoresistente, e é utilizada para fazer calçados, caixas,celulose (matéria-prima para a fabricação de papel) eartesanato.Também é conhecida por Árvore-de-paina, Paina-de-seda, Árvore-de-lã, Alcançar a altura de 30Barriguda, Paineira-de-espinho. metros. Utilizada na recuperação de áreas degradadas.
  15. 15. Pau Dalho (Gallesia integrifolia) As folhas e as cascas são cozidas e usadas para banhar ferimentos como anti-inflamatório. Conhecido também por Guararema ou Ibirarema. A árvore recebe esse nomeEncontrado em várias regiões do Brasil, devido ao seu cheirodesde a Bahia até o Paraná. característico. Apresenta grande porte podendo chegar a 30 metros de altura.
  16. 16. Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron)Conhecida como, peroba-amargosa,peroba-rajada, peroba-açu, peroba-paulista, entre outros. Pode ser encontrada no estado de São Paulo, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. Pode alcançar os 30 metrosÉ bastante utilizada para a de altura.construção civil e para a fabricaçãode móveis. Possui uma madeira dura e durável O chá amargo de sua casca é utilizado para curar a febre.
  17. 17. Pitangueira (Eugenia uniflora)É conhecida também por pitangueira-vermelha, pitanga-roxa, pitanga-rósea,pitanga do mato, cerejeira-brasileira e ginja. Pode ser encontrada desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Pode chegar aos 12 metros de É utilizada para plantios em altura. reflorestamentos.É usada para o tratamento de afecções no fígado,bronquite, cólica menstrual, diabetes, diarréia, febres,infecções na garganta entre outros problemas de saúde.
  18. 18. Unha-de-vaca (Bauhinia forficata)Conhecida por diversos nomes quevariam de acordo com a região, entre osmais conhecidos estão: pata-de-vaca,casco-de-vaca, pata-de-boi, unha-de-boie unha-de-vaca. Usada para plantio em áreas degradadas como forma de recomposição, principalmente em recuperação de áreas de mata ciliar. Pode chegar até 9 metros de altura.As folhas dessa árvore também são usadas para tratamento de doençasrenais, hepáticas, intestinais, infecções urinárias, como cicatrizante, e tambémno tratamento de doenças de pele, e ajuda na diminuição do colesterol eauxilia o emagrecimento.

×