Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha de trabalho lógica proposicional 2 fotocopiar

2,413 views

Published on

ficha de trabalho- Lógica proposicional - 11º ano

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ficha de trabalho lógica proposicional 2 fotocopiar

  1. 1. 1 A professora Isabel Ribeiro Filosofia 11ºano Ano letivo 2013/2014 FICHA DE TRABALHO 2 Unidade III: Racionalidade Argumentativa e Filosofia Subunidade 1: Argumentação e Lógica Formal 1. Distingue as proposições simples das proposições complexas. Decompõe as proposições complexas em proposições simples: a) José é estudioso. b) Se 6 é par, então é divisível por 2. c) As andorinhas comem insetos. d) Está a chover. e) Talvez haja caracóis. f) O João estudou muito ou copiou. g) Este líquido é ácido. h) O Pedro e o Tiago são primos. i) A humanidade vai mal ou o telejornal engana. j) Os homens não mudam de clube. Mas de religião mudam. K) O António vai de férias se e só se tiver obtido bons resultados na escola. 2. Verifica, através da técnica do inspetor de circunstâncias, se os seguintes argumentos são válidos: a) P  Q  Q  P b) P / Q, Q  ~R  ~R  (P V ~P) c) [(P / Q) / (P  ~R)]  (R  ~P) d) P V Q, P  Q  Q e) P  Q  P  Q f) P / Q, P / R  Q 3. 3.1 Atenta no seguinte argumento e verifica se é válido: Se jogarmos bem, ganhamos o jogo. Ganhámos o jogo. Logo, jogámos bem.
  2. 2. 2 A professora Isabel Ribeiro 3.2. Dá exemplos de argumentos relativos às seguintes fórmulas lógicas: modus ponens, modus tollens, falácia da afirmação do consequente e falácia da negação do antecedente. 3.3. Formaliza os seguintes argumentos e constrói os respetivos inspetores de circunstâncias referindo se correspondem aos modos válidos da implicação lógica ou a falácias (fórmulas inválidas): a) Se jogamos bem, então ganhamos. Ganhámos. Logo, jogamos bem. b) Se não há fatores de sorte no xadrez, então o xadrez depende unicamente do talento dos jogadores. Não há fatores de sorte no xadrez. Logo, o xadrez depende unicamente do talento dos jogadores. c) Se é homem, é mortal. Ora, não é mortal. Logo, não é homem. d) Se o Paulo fala, está presente. Logo, se não está presente, não fala. e) Se tiver dinheiro compro um carro. Comprei um carro. Logo, tinha dinheiro. f) Se o João é jurista, tem o curso e Direito. Se tem o curso de direito é licenciado. Logo, se o João é jurista, é licenciado. g) Se sou homem, saio de casa. Não sou homem. Logo, não saio de casa. h) Não é verdade que a Gertrudes cante e dance. Logo, a Gertrudes não canta, ou a Gertrudes não dança. i) A Gertrudes canta ou dança. A Gertrudes não canta. Logo, a Gertrudes dança.

×