Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As coordenadas geográficas

954 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

As coordenadas geográficas

  1. 1. Miguel Noruegas de Jesus Pimenta Aluno Nº 495 7º C Colégio da Imaculada Conceição 2009
  2. 2.  Este é um trabalho no âmbito da disciplina de Geografia, à cerca das Coordenadas Geográficas.
  3. 3.  Coordenadas geográficas são o conjunto de linhas imaginárias ( que são os paralelos e os meridianos ) que determinam a localização de qualquer ponto em algum lugar do globo terrestre. As coordenadas são três: a longitude, a latitude e a altitude. As coordenadas geográficas são medidas em graus(º), minutos(‘) e segundos(―). A localização exacta de um lugar é dada através do cruzamento da sua latitute com sua longitude. Graças às coordenadas geográficas apareceu o GPS, que hoje é muito utilizado.
  4. 4.  As coordenadas Geográficas são importantes porque nos permitem definir a localização absoluta de um lugar. É importante também perceber o que são: Meridianos- são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente. São linhas semicirculares, isto é, linhas de 180°, vão do Pólo Norte ao Pólo Sul e cruzam com os paralelos. Semimeridianos- metade de um meridiano que é visível para o observador. Paralelos – são linhas paralelas ao Equador — a própria linha imaginária do Equador é um paralelo. Paralelos são linhas imaginárias que cortam a Terra horizontalmente. Semimeridiano do lugar: semimeridiano que passa pelo lugar do observador. Paralelo do lugar: é um paralelo que passa pelo lugar do observador. Circulos máximos-linhas imaginárias que dividem a Terra em duas partes iguais. Circulos menores -linhas imaginárias que dividem a Terra em duas partes diferentes.
  5. 5. Definiçao de latitude : Distância angular que fica entre o equador e o paralelo do lugar. A latitude é uma coordenada geográfica que: se mede em graus; se mede ao longo so semimeridiano do lugar; tem como elemento de referência o equador; tem dois sentidos: Norte e Sul; tem o valor mínimo de 0 º ( lugares situados no equador) e o máximo de 90º (pólos).
  6. 6. O Equador é um circulo máximo que divide a Terra em duas partes exactamente iguais: os hemisférios Norte e Sul.Como já referi, o Equador é o elemento de referência da latitude, sendo a partir dele que se começa a contar a latitude.
  7. 7. Definição de longitude: Distância angular que se localiza entre o semimeridiano de Greenwiche o semimeridiano do lugar. Longitude é uma coordenada geográfica que: se mede em graus; se mede ao longo do paralelo do lugar; tem como elemento de referência o semimeridiano de Greenwich; tem dois sentidos : Este e Oeste; tem valor mínimo de 0º (lugares situados no semimeridiano de Greenwich) e valor máximo de 180º (lugares situados no semimeridiano oposto ao de Greenwich).
  8. 8.  Meridiano de Greenwich é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Definido, por acordo internacional em 1884, como o primeiro meridiano, serve de referência para calcular distâncias em longitudes.
  9. 9. A linha do Equador é o paralelo 0º.O meridiano 0º é o de Greenwich.Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W e está à latitude de 38º 4´N.
  10. 10.  A altitude é a terceira coordenada geográfica. É uma distância que: tem como elemento de referência o nível médio das águas do mar; mede-se na vertical; mede-se em metros; tem dois sentidos: positivo se o lugar se encontra acima do nível médio do mar e negativo, se o lugar se encontra abaixo do nível médio do mar. Nível médio das águas do mar- nível intermédio entre a maré alta e a maré baixa. Vertical do lugar- linha que une o lugar considerado ao centro da terra. Um lugar situado ao nível médio das águas do mar tem altitude nula.
  11. 11.  Profundidade Distância medida na vertical em metros entre a superfície das águas e os lugares submersos. Falamos em Profundidade quando um lugar com a altitude negativa está submerso, então a sua altitude é designada por profundidade.
  12. 12. Quando se conhecem a longitude e a latitude de um lugar, pode localizar-se qualquer lugar de uma maneira exacta e precisa.

×