SlideShare a Scribd company logo
1 of 59
Desenvolver um projeto integrando  mídias  sociais  em  espaços físicos  Montar uma   campanha de mídia Definir  metas ,  ROI  e  KPIs REDES SOCIAIS Professor   Vitor Guerra
Desafio: Cliente: Empresa do setor de fabricação de móveis iMóvel.  Mobiliando sua casa no Prazo. Definir   metas ,   ROI  e  KPIs
Objetivos do experimento Desafios/Problemas: Reverter a percepção negativa dos clientes com relação à entrega dos móveis e a qualidade dos produtos. Gerar conteúdo alinhado ao  target , procurando subsidiar a equipe de monitoramento das redes sociais com informações efetivas para a tomada de decisões estratégicas.
Avaliação do cenário A iMóvel , empresa de fabricação de móveis nacional, enfrenta uma  crise no atendimento em mídias sociais. Críticas pesadas sobre a qualidade dos seus produtos, atendimento e  serviços, especialmente no Twitter, Facebook e Reclame AQUI.   Não há uma estratégia específica para atuação da marca nas mídias  sociais. Não existe relatórios consistentes para análise do cenário real da  marca nas mídias sociais.
Avaliação do cenário   Conceito Por melhor que seja a qualidade do seu produto (móvel), não há empresa que sustente sua reputação positiva nas redes sociais hoje, se o produto não for entregue dentro do prazo e se não houver interação com os clientes. Antes de criticar a qualidade, a empresa que se presta a vender móveis, TEM que ter a preocupação constante com o PRAZO e ATENDIMENTO.  Para estar nas redes sociais, não basta divulgar somente aspectos positivos da marca, é preciso gerenciar crises e fomentar o branding.
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Avaliação do cenário
Insights ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Apresentação de metas e KPIs correspondentes Melhorar a reputação da empresa quanto ao serviço de entrega dos pedidos online  e na rede de lojas. Todo e qualquer cliente de nossos produtos deve ter a garantia de comprar conosco e receber o produto em sua residência; que a entrega esteja sempre dentro do prazo estipulado, inclusive nos casos de montagem dos móveis, quando for o caso;   Monitoramento com vistas à análise  Qualitativa : “Queremos ser reconhecidos como uma empresa que efetivamente  ENTREGA  no prazo estipulado, sem exceção, e com qualidade de serviços comprovada!”;   Reduzir 25% as menções negativas em 6 meses;   Aumentar o número de seguidores que acompanham a marca no Twitter e aumentar o volume de vendas via site/página oficial no Facebook em 70%, no período de 6 meses;   Capilaridade – indexar o termo “móveis pronta entrega”, associado ao nome da marca, para sempre, via Google Instant.
Estrutura para identificação do ROI Definição de origem dos dados   Análise e monitoramento da marca via Twitter, Facebook, Orkut e Reclame AQUI. Constituiremos equipe interna de nível 3 (1 gerente de mídias sociais, 1 analista de conteúdo e 1 analista de planejamento) para monitorar a performance da nossa marca nas redes sociais definidas e fazer um acompanhamento especial no Reclame AQUI, visando atingir aos objetivos do planejamento definido.   Coleta e armazenamento   Faremos a coleta de dados em uma matriz dinâmica, onde estipularemos níveis de satisfação com justificativas e sugestões para melhoria.   Classificação   Sugerimos a classificação das postagens em 5 níveis, de “muito satisfeito” a “muito insatisfeito”. Em todos os níveis de satisfação, teremos interação com as postagens. A ideia é termos um sistema com alto nível de excelência, para que a avaliação das informações vá ao encontro dos nossos objetivos.
Estrutura para identificação do ROI Análise   A coleta e análise dos dados será uma função estratégica para a nossa tomada de decisão e posterior implementação de uma solução imediata das questões, além de gerar subsídios para a criação de um SAC 2.0.   Tomada de decisão  (curto, médio e longo prazo)   A médio e longo prazo, vamos implementar um novo e eficiente SAC 2.0, que atenda e interaja rapidamente com os clientes em até 24 horas, gerando  feedback  sobre as compras online, previsão de entrega e montagem dos pedidos.
Estrutura para identificação do ROI Linha editorial Formal, educada e objetiva. Clientes que compram móveis tendem a ser bastante rigorosos. Partiremos da premissa de quem compra conosco, confiou mobiliar sua casa com os produtos da nossa marca, e NÃO podemos “deixá-los na mão”. A melhoria da qualidade aliada a uma entrega 100% dentro do prazo, será nossa meta principal. Também queremos ser vistos, através da nossa linha editorial, como uma empresa séria, com os “pés no chão” e preocupada com a satisfação plena dos nossos clientes.   Análise de ROI (Return on Investment)   “ O problema com tentar determinar o ROI para Mídia Social é que você está tentando colocar as quantidades numéricas em torno de interações humanas e as conversas, que não são quantificáveis​​.”   Jason Falls  
Estrutura para identificação do ROI Estimar a quantidade de repercussão positiva que a melhora no atendimento irá causar (incluindo posts em blogs, Twitter, Reclame AQUI e até mesmo em veículos de grande circulação offline, que podem ser trabalhados através de assessoria de imprensa).   Entendemos que o retorno que nossa empresa receberá em função das ações definidas em nosso planejamento de mídia social estará conectado à percepção de melhoria em nosso atendimento e na resposta às questões adversas, procurando sempre moldar nossa marca ao perfil e aspirações dos nossos clientes.
Com isso, pretendemos fidelizá-los aos nossos produtos, gerando  defensores da marca . Os aspectos de ROI, no nosso caso, estarão relacionados ao aumento das taxas de retenção de nossos clientes e na diminuição da rejeição e reclamação no que diz respeito à qualidade de nossos produtos, assim como problemas de logística e montagem dos mesmos. Começaremos pelas motivações dos consumidores em relação aos nossos produtos, suas reclamações e elogios, nas redes sociais escolhidas. Conclusões gerais
Conclusões gerais Mais do que nunca, os diretores de marketing das empresas estão tendo suas responsabilidades cobradas por melhores resultados.  A boa notícia é que os resultados de uma campanha de marketing em mídia social são bem mensuráveis. Lembrando que, devido à diferença inerente da mídia social, o que se está sendo medido pode ser diferente do que é medido em algumas das métricas tradicionais de marketing. Ao final de 6 meses, verificaremos se a percepção da nossa marca dentro do segmento moveleiro cresceu, e se essa percepção foi positiva (ou negativa) dentro do ambiente virtual, através dos perfis oficiais da marca no Twitter, Facebook e Reclame AQUI.
Desafio: Desenvolver um projeto integrando   mídias sociais   em   espaços físicos .   Cliente: Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como   Maracanã .
Objetivo macro Preparar o estádio com soluções que inovem o modo como o torcedor e  os atletas se relacionam entre si e com o próprio ambiente físico.
Cenário atual O estádio do Maracanã passa por reformas estruturais para a Copa das  Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 e, segundo o governo do Estado do RJ, a previsão de entrega é Março/2013.
Cenário atual
O projeto ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
    Ao comprar o ingresso, o torcedor terá à sua disposição um    QR Code , que o levará a um vídeo tutorial de boas vindas   para o  Maraca Social .     Ele receberá um pin code para se cadastrar e criar o seu perfil.   No ingresso terá também uma etiqueta de  RFID . O torcedor será instruído para colar em seu aparelho celular, tablet, máquina fotográfica ou qualquer outro pertence que pretenda levar para o estádio.  Quando chegar próximo ao Maracanã, uma plataforma flutuante identificará e permitirá a entrada no estádio com muita rapidez, segurança, conforto e sem tumulto.   Como a experiência social acontecerá?
A plataforma flutuante, ou balão cativo, como é cientificamente chamado, será afixada no teto do estádio do Maracanã.  Esses “dirigíveis” terão câmeras e equipamentos de radiocomunicação, transmitindo dados (GSM e 3G) num raio de 2,5 km e servindo também como base retransmissora para sinais de RFID. Como a experiência social acontecerá?
O torcedor terá acesso a experiências impactantes com o  Maraca Social :  - Aplicativos de geolocalização, que orientará as pessoas a se encontrarem no entorno e dentro do complexo esportivo.  Como a experiência social acontecerá?
- Postagens de mensagens que podem aparecer  nos telões do estádio. Como a experiência social acontecerá? ,[object Object],[object Object]
- O perfil concorrerá a brindes e prêmios  instantâneos dos mais variados, desde  visitas guiadas pelas novas instalações do estádio até conhecer os jogadores da sua seleção. Como a experiência social acontecerá? ,[object Object],[object Object],[object Object]
- Interação (troca de mensagens) com os  jogadores e comissão técnica antes do  jogo. Como a experiência social acontecerá? ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
- A rede  Maraca Social  disponibilizará também um aplicativo de tradução e interpretação em vários idiomas, auxiliando os turistas. Imagem,  áudio e texto serão traduzidos simultaneamente e o conteúdo poderá ser transformado em e-mail ou enviado via SMS. Como a experiência social acontecerá? Ao abrir o aplicativo, os usuários poderão  digitar  um texto,  captar  o áudio ou  fotografar  algo com a câmera do seu smartphone e, em seguida, obterá a tradução em texto ou em áudio.
Setores impactados - O público participante do evento: torcedores, organização, atletas,  comissão técnica. - Patrocinadores. - Comunidade do entorno. - A economia local (Rio de Janeiro e municípios vizinhos), pois facilitará e agilizará a tríade ‘transporte-comércio-serviços’.
Quem poderá patrocinar? Os próprios patrocinadores oficiais da Copa. Eles poderiam financiar o  projeto,  expondo suas marcas não só na parte física do estádio, como também, e principalmente, dentro da rede  Maraca Social .
Desafio: Montar uma campanha de mídia Cliente:
Benchmarking SOS Animais Benchmarking
Benchmarking A Última Arca de Noé Benchmarking
Benchmarking Amigos de 4 Patas Benchmarking
Benchmarking ONG Defesa Animal Benchmarking
Benchmarking Adote um Gatinho Benchmarking
Atuar em redes sociais devido a alta afinidade e cobertura do público-alvo. Universo Online 51 MM* Público-Alvo AS; 21 - 45; Rio de Janeiro 3 MM* Redes Sociais Facebook, Orkut e Twitter 2,3 MM* 77% de cobertura no público-alvo online *Universo comScore – AS, 6+, Casa Trabalho. A comScore estima que o total da população online no Brasil para dezembro 2011 é de 84.375.949 usuários. Plano estratégico
Plano Tático ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Plano tático
Plano Tático ,[object Object],[object Object],[object Object],Plano tático
The Pet’s Universe - Rede divulgada em matéria do  Fantástico Plano Tático Plano tático
Plano Tático Plano tático
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Plano Tático Plano tático
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Plano Tático Plano tático
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Plano Tático Plano tático
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Plano Tático Plano tático
Anúncios e Palavras Chave Marketplace Ads -  Exemplo Anúncios e palavras-chaves
Anúncios e Palavras Chave Anúncios e palavras-chaves Grupo 1 Genérico Grupo 2 Público Jovem Grupo 3 Famosos Anúncio 1 ONG Oito Vidas Gosta de gatos? Conheça os gatinhos disponíveis para adoção. Adote um gatinho Essas gracinhas já estão prontas para serem adotados. Conheça a historia de cada um deles. Tony Ramos Ele vestiu nossa camisa. Vista você também. ONG Oito Vidas. Palavras Chave gatos animais de estimação ong adoção de animais adoção de animais adoção de gato adoção de gatos ... gatinho bichinho de estimação bichano ong ... tony ramos zeca camargo caio blat danton mello carol castro débora bloch tania khalil Gatos Ong ...
Inserções Inserções
Monitoramento Monitoramento
Conversão Redes Sociais Facebook, Orkut e Twitter 2,3 MM* 77% de cobertura no público alvo online Interesse de moderado a alto por  Pets 294 mil* *Dados comScore. Universo comScore – AS, 6+, Casa Trabalho. A comScore estima que o total da população online no Brasil para dezembro 2011 é de 84.375.949 usuários. Conversão
Conversão Estimativa Mensal Conversão
Orçamento Orçamento

More Related Content

What's hot

Proposta de marketing digital pronto
Proposta de marketing digital prontoProposta de marketing digital pronto
Proposta de marketing digital prontomarco7bb
 
Planejamento de campanha para redes sociais
Planejamento de campanha para redes sociaisPlanejamento de campanha para redes sociais
Planejamento de campanha para redes sociaisLia Amancio
 
Planejamento e estratégia para redes sociais
Planejamento e estratégia para redes sociaisPlanejamento e estratégia para redes sociais
Planejamento e estratégia para redes sociaisDigitais do Marketing
 
Proposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryProposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryMedia Factory
 
Briefing - modelo para mídias sociais
Briefing - modelo para mídias sociaisBriefing - modelo para mídias sociais
Briefing - modelo para mídias sociaisSandra Sanches
 
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Sociais
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias SociaisPlanejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Sociais
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias SociaisLucas VGR
 
Planejamento e gestão de mídias sociais
Planejamento e gestão de mídias sociaisPlanejamento e gestão de mídias sociais
Planejamento e gestão de mídias sociaisJosué Brazil
 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Pedro Cordier
 
Apresentação da Disciplina Marketing Digital
Apresentação da Disciplina Marketing DigitalApresentação da Disciplina Marketing Digital
Apresentação da Disciplina Marketing DigitalKarina Rocha
 
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital Planejamento estratégico com foco na Presença Digital
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital Impacta Eventos
 
Digital Public Relations
Digital Public RelationsDigital Public Relations
Digital Public RelationsClaudia Palma
 
Planejamento de Comunicação em Mídias Sociais
Planejamento de Comunicação em Mídias SociaisPlanejamento de Comunicação em Mídias Sociais
Planejamento de Comunicação em Mídias SociaisPaperCliQ Comunicação
 
Planejamento de comunicação e mídia digital
Planejamento de comunicação e mídia digitalPlanejamento de comunicação e mídia digital
Planejamento de comunicação e mídia digitalGustavo Franco
 
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...Aldriana Alves
 
Palestra #Espialá2015 - Cuiabá
Palestra #Espialá2015 - CuiabáPalestra #Espialá2015 - Cuiabá
Palestra #Espialá2015 - CuiabáIvan Alves Nogueira
 

What's hot (20)

Proposta mkt digital - Shakti Digital
Proposta mkt digital - Shakti DigitalProposta mkt digital - Shakti Digital
Proposta mkt digital - Shakti Digital
 
Proposta de marketing digital pronto
Proposta de marketing digital prontoProposta de marketing digital pronto
Proposta de marketing digital pronto
 
Planejamento de campanha para redes sociais
Planejamento de campanha para redes sociaisPlanejamento de campanha para redes sociais
Planejamento de campanha para redes sociais
 
Planejamento e estratégia para redes sociais
Planejamento e estratégia para redes sociaisPlanejamento e estratégia para redes sociais
Planejamento e estratégia para redes sociais
 
Proposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media FactoryProposta Comercial Media Factory
Proposta Comercial Media Factory
 
Briefing - modelo para mídias sociais
Briefing - modelo para mídias sociaisBriefing - modelo para mídias sociais
Briefing - modelo para mídias sociais
 
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Sociais
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias SociaisPlanejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Sociais
Planejamento, Ação e Monitoramento em Mídias Sociais
 
Planejamento e gestão de mídias sociais
Planejamento e gestão de mídias sociaisPlanejamento e gestão de mídias sociais
Planejamento e gestão de mídias sociais
 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
Criatividade e Conectividade - Aprender e Compartilhar na Era Digital 
 
Apresentação da Disciplina Marketing Digital
Apresentação da Disciplina Marketing DigitalApresentação da Disciplina Marketing Digital
Apresentação da Disciplina Marketing Digital
 
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital Planejamento estratégico com foco na Presença Digital
Planejamento estratégico com foco na Presença Digital
 
Cases de Inovação em Social Media
Cases de Inovação em Social MediaCases de Inovação em Social Media
Cases de Inovação em Social Media
 
Digital Public Relations
Digital Public RelationsDigital Public Relations
Digital Public Relations
 
Planejamento de Comunicação em Mídias Sociais
Planejamento de Comunicação em Mídias SociaisPlanejamento de Comunicação em Mídias Sociais
Planejamento de Comunicação em Mídias Sociais
 
Planejamento de comunicação e mídia digital
Planejamento de comunicação e mídia digitalPlanejamento de comunicação e mídia digital
Planejamento de comunicação e mídia digital
 
Marketing digital resumo
Marketing digital   resumoMarketing digital   resumo
Marketing digital resumo
 
A psicologia do internauta consumidor
A psicologia do internauta consumidorA psicologia do internauta consumidor
A psicologia do internauta consumidor
 
YOU Educação: Apresentação - Felipe Morais
YOU Educação: Apresentação - Felipe MoraisYOU Educação: Apresentação - Felipe Morais
YOU Educação: Apresentação - Felipe Morais
 
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...
Introdução ao marketing digital: Como o Marketing Digital pode ajudar no seu ...
 
Palestra #Espialá2015 - Cuiabá
Palestra #Espialá2015 - CuiabáPalestra #Espialá2015 - Cuiabá
Palestra #Espialá2015 - Cuiabá
 

Viewers also liked

Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPM
Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPMGestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPM
Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPMEstêvão Soares Custodio
 
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitais
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitaisMídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitais
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitaisMentes Digitais - Marketing Digital
 
Apresentação - Planejamento de Social Media
Apresentação - Planejamento de Social MediaApresentação - Planejamento de Social Media
Apresentação - Planejamento de Social MediaContent Stuff
 
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais  Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais Mel Oliveira
 
Apresentação i9 Social Media
Apresentação i9 Social MediaApresentação i9 Social Media
Apresentação i9 Social Mediai9 Social Media
 
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociais
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociaisModelo PPT para apresentação de propostas de redes sociais
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociaisJuliano Kimura
 
O poder das mídias sociais
O poder das mídias sociaisO poder das mídias sociais
O poder das mídias sociaislinnykermendes
 
Seo + mídias sociais como se beneficiar de forma prática
Seo + mídias sociais   como se beneficiar de forma práticaSeo + mídias sociais   como se beneficiar de forma prática
Seo + mídias sociais como se beneficiar de forma práticaRodrigo Nascimento
 
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)Anderson Andinho
 
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012Engaje Mídias Sociais
 
Projeto em mídias sociais @ernany
Projeto em mídias sociais   @ernanyProjeto em mídias sociais   @ernany
Projeto em mídias sociais @ernanyErnani Albertino
 
Projeto #The Social Media Hub
Projeto #The Social Media HubProjeto #The Social Media Hub
Projeto #The Social Media Hubthesocialmediahub
 
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos Namorados
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos NamoradosApresentação Campanha Social Media - Dia dos Namorados
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos NamoradosHellen Pereira
 
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...Pamela Moreira Fonseca
 
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?Vinícius Ghise
 
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociaisMidias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociaisLeonardo Palagi
 
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide shareGestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide shareGustavo Piopardo
 
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretelles
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretellesMídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretelles
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretellesMentes Digitais - Marketing Digital
 

Viewers also liked (20)

Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPM
Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPMGestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPM
Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais - ESPM
 
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitais
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitaisMídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitais
Mídias Sociais ( Case Oscar Filho - CQC - TV Bandeirantes) por @mentesdigitais
 
Apresentação - Planejamento de Social Media
Apresentação - Planejamento de Social MediaApresentação - Planejamento de Social Media
Apresentação - Planejamento de Social Media
 
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais  Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais
Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais
 
Apresentação i9 Social Media
Apresentação i9 Social MediaApresentação i9 Social Media
Apresentação i9 Social Media
 
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociais
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociaisModelo PPT para apresentação de propostas de redes sociais
Modelo PPT para apresentação de propostas de redes sociais
 
O poder das mídias sociais
O poder das mídias sociaisO poder das mídias sociais
O poder das mídias sociais
 
Seo + mídias sociais como se beneficiar de forma prática
Seo + mídias sociais   como se beneficiar de forma práticaSeo + mídias sociais   como se beneficiar de forma prática
Seo + mídias sociais como se beneficiar de forma prática
 
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)
Planejamento de Redes Sociais - Colégio Darwin (Fortaleza/CE)
 
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012
Mídias Sociais Campanha Mauro Mendes 2012
 
Projeto em mídias sociais @ernany
Projeto em mídias sociais   @ernanyProjeto em mídias sociais   @ernany
Projeto em mídias sociais @ernany
 
Projeto #The Social Media Hub
Projeto #The Social Media HubProjeto #The Social Media Hub
Projeto #The Social Media Hub
 
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos Namorados
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos NamoradosApresentação Campanha Social Media - Dia dos Namorados
Apresentação Campanha Social Media - Dia dos Namorados
 
Projeto midias sociais
Projeto midias sociaisProjeto midias sociais
Projeto midias sociais
 
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...
Apresentação TCC - Estratégia de comunicação no Facebook: case Prefeitura de ...
 
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?
Quanto cobrar por um freela de mídias sociais?
 
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociaisMidias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais
Midias Sociais: A inserção da publicidade em redes sociais
 
Business Intelligence para Mídias Sociais
Business Intelligence para Mídias SociaisBusiness Intelligence para Mídias Sociais
Business Intelligence para Mídias Sociais
 
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide shareGestão de conteúdo para redes sociais   versão para slide share
Gestão de conteúdo para redes sociais versão para slide share
 
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretelles
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretellesMídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretelles
Mídias Sociais. Palestra: O poder das mídias sociais - @andretelles
 

Similar to Maracanã Social: integração de mídias sociais no estádio

Marketing para Bares e Restaurantes
Marketing para Bares e RestaurantesMarketing para Bares e Restaurantes
Marketing para Bares e RestaurantesMarcio Mello
 
Aula PUC - Marketing digital x conteúdo
Aula PUC - Marketing digital x conteúdoAula PUC - Marketing digital x conteúdo
Aula PUC - Marketing digital x conteúdoFilipeCarpes
 
Apresentação BH Sites
Apresentação BH SitesApresentação BH Sites
Apresentação BH SitesBH Sites
 
PROPOSTA CLIENTES PREMIUM
PROPOSTA CLIENTES PREMIUMPROPOSTA CLIENTES PREMIUM
PROPOSTA CLIENTES PREMIUMgoocloud
 
Metrograf - Telas Smart LED OOH
Metrograf - Telas Smart LED OOH  Metrograf - Telas Smart LED OOH
Metrograf - Telas Smart LED OOH METROGRAF
 
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)C2C Balloon
 
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de Saúde
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de SaúdeProposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de Saúde
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de SaúdeAlexandre Grolla
 
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes SociaisRicardo Araujo Perrotta
 
Apresentação Institucional
Apresentação InstitucionalApresentação Institucional
Apresentação Institucionalmax2digital
 
Apresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida BellaApresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida Bellagoocloud
 
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...Pedro Cordier
 
Casos de sucesso
Casos de sucessoCasos de sucesso
Casos de sucessoLsarinho
 

Similar to Maracanã Social: integração de mídias sociais no estádio (20)

Dep. Mídias Sociais NBR
Dep. Mídias Sociais NBRDep. Mídias Sociais NBR
Dep. Mídias Sociais NBR
 
Marketing para Bares e Restaurantes
Marketing para Bares e RestaurantesMarketing para Bares e Restaurantes
Marketing para Bares e Restaurantes
 
Aula PUC - Marketing digital x conteúdo
Aula PUC - Marketing digital x conteúdoAula PUC - Marketing digital x conteúdo
Aula PUC - Marketing digital x conteúdo
 
GeoMarketing - Varejo
GeoMarketing - VarejoGeoMarketing - Varejo
GeoMarketing - Varejo
 
Marketing digital
Marketing digitalMarketing digital
Marketing digital
 
Sato 7
Sato 7Sato 7
Sato 7
 
Apresentação BH Sites
Apresentação BH SitesApresentação BH Sites
Apresentação BH Sites
 
8ps marketing digital na prática
8ps marketing digital na prática8ps marketing digital na prática
8ps marketing digital na prática
 
PROPOSTA CLIENTES PREMIUM
PROPOSTA CLIENTES PREMIUMPROPOSTA CLIENTES PREMIUM
PROPOSTA CLIENTES PREMIUM
 
Metrograf - Telas Smart LED OOH
Metrograf - Telas Smart LED OOH  Metrograf - Telas Smart LED OOH
Metrograf - Telas Smart LED OOH
 
Marketing Digital para o Mercado de EPIs
Marketing Digital para o Mercado de EPIsMarketing Digital para o Mercado de EPIs
Marketing Digital para o Mercado de EPIs
 
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)
Fluxo De Midias Sociais Integradas (versão curta)
 
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de Saúde
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de SaúdeProposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de Saúde
Proposta de Marketing Digital para Corretoras de Planos de Saúde
 
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais
10 motivos para fazer Monitoramento de Redes Sociais
 
Apresentação Institucional
Apresentação InstitucionalApresentação Institucional
Apresentação Institucional
 
Apresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida BellaApresentação para Vida Bella
Apresentação para Vida Bella
 
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...
Aula 8 - Planejamento Estratégico de Marketing Digital - Disciplina Planejame...
 
Casos de sucesso
Casos de sucessoCasos de sucesso
Casos de sucesso
 
Wee pdf
Wee pdfWee pdf
Wee pdf
 
Multlinks Mídia Digital
Multlinks Mídia DigitalMultlinks Mídia Digital
Multlinks Mídia Digital
 

More from João Paulo Anzanello (10)

Socio-Torcedor: Nova proposta by Sinergia Rubro-Negra
Socio-Torcedor: Nova proposta by Sinergia Rubro-NegraSocio-Torcedor: Nova proposta by Sinergia Rubro-Negra
Socio-Torcedor: Nova proposta by Sinergia Rubro-Negra
 
Meu Pomar
Meu PomarMeu Pomar
Meu Pomar
 
Gestão de Projetos
Gestão de ProjetosGestão de Projetos
Gestão de Projetos
 
Ecommerce pet supermarket-final3
Ecommerce pet supermarket-final3Ecommerce pet supermarket-final3
Ecommerce pet supermarket-final3
 
e-branding
e-brandinge-branding
e-branding
 
comportamento do consumidor
comportamento do consumidorcomportamento do consumidor
comportamento do consumidor
 
gestão de tecnologia web
gestão de tecnologia webgestão de tecnologia web
gestão de tecnologia web
 
mkt serviços
mkt serviçosmkt serviços
mkt serviços
 
mkt mobile
mkt mobilemkt mobile
mkt mobile
 
RP 2.0
RP 2.0RP 2.0
RP 2.0
 

Recently uploaded

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos Descritores
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos DescritoresATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos Descritores
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos DescritoresAnaCarinaKucharski1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamentalAntônia marta Silvestre da Silva
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESEduardaReis50
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOAulasgravadas3
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 

Recently uploaded (20)

"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos Descritores
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos DescritoresATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos Descritores
ATIVIDADE PARA ENTENDER -Pizzaria dos Descritores
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
2° ano_PLANO_DE_CURSO em PDF referente ao 2° ano do Ensino fundamental
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
 
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 

Maracanã Social: integração de mídias sociais no estádio

  • 1. Desenvolver um projeto integrando mídias sociais em espaços físicos Montar uma campanha de mídia Definir metas , ROI e KPIs REDES SOCIAIS Professor Vitor Guerra
  • 2. Desafio: Cliente: Empresa do setor de fabricação de móveis iMóvel. Mobiliando sua casa no Prazo. Definir metas , ROI e KPIs
  • 3. Objetivos do experimento Desafios/Problemas: Reverter a percepção negativa dos clientes com relação à entrega dos móveis e a qualidade dos produtos. Gerar conteúdo alinhado ao target , procurando subsidiar a equipe de monitoramento das redes sociais com informações efetivas para a tomada de decisões estratégicas.
  • 4. Avaliação do cenário A iMóvel , empresa de fabricação de móveis nacional, enfrenta uma crise no atendimento em mídias sociais. Críticas pesadas sobre a qualidade dos seus produtos, atendimento e serviços, especialmente no Twitter, Facebook e Reclame AQUI. Não há uma estratégia específica para atuação da marca nas mídias sociais. Não existe relatórios consistentes para análise do cenário real da marca nas mídias sociais.
  • 5. Avaliação do cenário Conceito Por melhor que seja a qualidade do seu produto (móvel), não há empresa que sustente sua reputação positiva nas redes sociais hoje, se o produto não for entregue dentro do prazo e se não houver interação com os clientes. Antes de criticar a qualidade, a empresa que se presta a vender móveis, TEM que ter a preocupação constante com o PRAZO e ATENDIMENTO. Para estar nas redes sociais, não basta divulgar somente aspectos positivos da marca, é preciso gerenciar crises e fomentar o branding.
  • 15.
  • 16. Apresentação de metas e KPIs correspondentes Melhorar a reputação da empresa quanto ao serviço de entrega dos pedidos online e na rede de lojas. Todo e qualquer cliente de nossos produtos deve ter a garantia de comprar conosco e receber o produto em sua residência; que a entrega esteja sempre dentro do prazo estipulado, inclusive nos casos de montagem dos móveis, quando for o caso;   Monitoramento com vistas à análise Qualitativa : “Queremos ser reconhecidos como uma empresa que efetivamente ENTREGA no prazo estipulado, sem exceção, e com qualidade de serviços comprovada!”;   Reduzir 25% as menções negativas em 6 meses;   Aumentar o número de seguidores que acompanham a marca no Twitter e aumentar o volume de vendas via site/página oficial no Facebook em 70%, no período de 6 meses;   Capilaridade – indexar o termo “móveis pronta entrega”, associado ao nome da marca, para sempre, via Google Instant.
  • 17. Estrutura para identificação do ROI Definição de origem dos dados   Análise e monitoramento da marca via Twitter, Facebook, Orkut e Reclame AQUI. Constituiremos equipe interna de nível 3 (1 gerente de mídias sociais, 1 analista de conteúdo e 1 analista de planejamento) para monitorar a performance da nossa marca nas redes sociais definidas e fazer um acompanhamento especial no Reclame AQUI, visando atingir aos objetivos do planejamento definido.   Coleta e armazenamento   Faremos a coleta de dados em uma matriz dinâmica, onde estipularemos níveis de satisfação com justificativas e sugestões para melhoria.   Classificação   Sugerimos a classificação das postagens em 5 níveis, de “muito satisfeito” a “muito insatisfeito”. Em todos os níveis de satisfação, teremos interação com as postagens. A ideia é termos um sistema com alto nível de excelência, para que a avaliação das informações vá ao encontro dos nossos objetivos.
  • 18. Estrutura para identificação do ROI Análise   A coleta e análise dos dados será uma função estratégica para a nossa tomada de decisão e posterior implementação de uma solução imediata das questões, além de gerar subsídios para a criação de um SAC 2.0.   Tomada de decisão (curto, médio e longo prazo)   A médio e longo prazo, vamos implementar um novo e eficiente SAC 2.0, que atenda e interaja rapidamente com os clientes em até 24 horas, gerando feedback sobre as compras online, previsão de entrega e montagem dos pedidos.
  • 19. Estrutura para identificação do ROI Linha editorial Formal, educada e objetiva. Clientes que compram móveis tendem a ser bastante rigorosos. Partiremos da premissa de quem compra conosco, confiou mobiliar sua casa com os produtos da nossa marca, e NÃO podemos “deixá-los na mão”. A melhoria da qualidade aliada a uma entrega 100% dentro do prazo, será nossa meta principal. Também queremos ser vistos, através da nossa linha editorial, como uma empresa séria, com os “pés no chão” e preocupada com a satisfação plena dos nossos clientes.   Análise de ROI (Return on Investment)   “ O problema com tentar determinar o ROI para Mídia Social é que você está tentando colocar as quantidades numéricas em torno de interações humanas e as conversas, que não são quantificáveis​​.” Jason Falls  
  • 20. Estrutura para identificação do ROI Estimar a quantidade de repercussão positiva que a melhora no atendimento irá causar (incluindo posts em blogs, Twitter, Reclame AQUI e até mesmo em veículos de grande circulação offline, que podem ser trabalhados através de assessoria de imprensa).   Entendemos que o retorno que nossa empresa receberá em função das ações definidas em nosso planejamento de mídia social estará conectado à percepção de melhoria em nosso atendimento e na resposta às questões adversas, procurando sempre moldar nossa marca ao perfil e aspirações dos nossos clientes.
  • 21. Com isso, pretendemos fidelizá-los aos nossos produtos, gerando defensores da marca . Os aspectos de ROI, no nosso caso, estarão relacionados ao aumento das taxas de retenção de nossos clientes e na diminuição da rejeição e reclamação no que diz respeito à qualidade de nossos produtos, assim como problemas de logística e montagem dos mesmos. Começaremos pelas motivações dos consumidores em relação aos nossos produtos, suas reclamações e elogios, nas redes sociais escolhidas. Conclusões gerais
  • 22. Conclusões gerais Mais do que nunca, os diretores de marketing das empresas estão tendo suas responsabilidades cobradas por melhores resultados. A boa notícia é que os resultados de uma campanha de marketing em mídia social são bem mensuráveis. Lembrando que, devido à diferença inerente da mídia social, o que se está sendo medido pode ser diferente do que é medido em algumas das métricas tradicionais de marketing. Ao final de 6 meses, verificaremos se a percepção da nossa marca dentro do segmento moveleiro cresceu, e se essa percepção foi positiva (ou negativa) dentro do ambiente virtual, através dos perfis oficiais da marca no Twitter, Facebook e Reclame AQUI.
  • 23. Desafio: Desenvolver um projeto integrando mídias sociais em espaços físicos . Cliente: Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã .
  • 24. Objetivo macro Preparar o estádio com soluções que inovem o modo como o torcedor e os atletas se relacionam entre si e com o próprio ambiente físico.
  • 25. Cenário atual O estádio do Maracanã passa por reformas estruturais para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014 e, segundo o governo do Estado do RJ, a previsão de entrega é Março/2013.
  • 27.
  • 28. Ao comprar o ingresso, o torcedor terá à sua disposição um QR Code , que o levará a um vídeo tutorial de boas vindas para o Maraca Social .   Ele receberá um pin code para se cadastrar e criar o seu perfil.   No ingresso terá também uma etiqueta de RFID . O torcedor será instruído para colar em seu aparelho celular, tablet, máquina fotográfica ou qualquer outro pertence que pretenda levar para o estádio. Quando chegar próximo ao Maracanã, uma plataforma flutuante identificará e permitirá a entrada no estádio com muita rapidez, segurança, conforto e sem tumulto.   Como a experiência social acontecerá?
  • 29. A plataforma flutuante, ou balão cativo, como é cientificamente chamado, será afixada no teto do estádio do Maracanã. Esses “dirigíveis” terão câmeras e equipamentos de radiocomunicação, transmitindo dados (GSM e 3G) num raio de 2,5 km e servindo também como base retransmissora para sinais de RFID. Como a experiência social acontecerá?
  • 30. O torcedor terá acesso a experiências impactantes com o Maraca Social : - Aplicativos de geolocalização, que orientará as pessoas a se encontrarem no entorno e dentro do complexo esportivo.  Como a experiência social acontecerá?
  • 31.
  • 32.
  • 33.
  • 34. - A rede Maraca Social disponibilizará também um aplicativo de tradução e interpretação em vários idiomas, auxiliando os turistas. Imagem, áudio e texto serão traduzidos simultaneamente e o conteúdo poderá ser transformado em e-mail ou enviado via SMS. Como a experiência social acontecerá? Ao abrir o aplicativo, os usuários poderão digitar um texto, captar o áudio ou fotografar algo com a câmera do seu smartphone e, em seguida, obterá a tradução em texto ou em áudio.
  • 35. Setores impactados - O público participante do evento: torcedores, organização, atletas, comissão técnica. - Patrocinadores. - Comunidade do entorno. - A economia local (Rio de Janeiro e municípios vizinhos), pois facilitará e agilizará a tríade ‘transporte-comércio-serviços’.
  • 36. Quem poderá patrocinar? Os próprios patrocinadores oficiais da Copa. Eles poderiam financiar o projeto, expondo suas marcas não só na parte física do estádio, como também, e principalmente, dentro da rede Maraca Social .
  • 37. Desafio: Montar uma campanha de mídia Cliente:
  • 38. Benchmarking SOS Animais Benchmarking
  • 39. Benchmarking A Última Arca de Noé Benchmarking
  • 40. Benchmarking Amigos de 4 Patas Benchmarking
  • 41. Benchmarking ONG Defesa Animal Benchmarking
  • 42. Benchmarking Adote um Gatinho Benchmarking
  • 43. Atuar em redes sociais devido a alta afinidade e cobertura do público-alvo. Universo Online 51 MM* Público-Alvo AS; 21 - 45; Rio de Janeiro 3 MM* Redes Sociais Facebook, Orkut e Twitter 2,3 MM* 77% de cobertura no público-alvo online *Universo comScore – AS, 6+, Casa Trabalho. A comScore estima que o total da população online no Brasil para dezembro 2011 é de 84.375.949 usuários. Plano estratégico
  • 44.
  • 45.
  • 46. The Pet’s Universe - Rede divulgada em matéria do Fantástico Plano Tático Plano tático
  • 48.
  • 49.
  • 50.
  • 51.  
  • 52.
  • 53. Anúncios e Palavras Chave Marketplace Ads - Exemplo Anúncios e palavras-chaves
  • 54. Anúncios e Palavras Chave Anúncios e palavras-chaves Grupo 1 Genérico Grupo 2 Público Jovem Grupo 3 Famosos Anúncio 1 ONG Oito Vidas Gosta de gatos? Conheça os gatinhos disponíveis para adoção. Adote um gatinho Essas gracinhas já estão prontas para serem adotados. Conheça a historia de cada um deles. Tony Ramos Ele vestiu nossa camisa. Vista você também. ONG Oito Vidas. Palavras Chave gatos animais de estimação ong adoção de animais adoção de animais adoção de gato adoção de gatos ... gatinho bichinho de estimação bichano ong ... tony ramos zeca camargo caio blat danton mello carol castro débora bloch tania khalil Gatos Ong ...
  • 57. Conversão Redes Sociais Facebook, Orkut e Twitter 2,3 MM* 77% de cobertura no público alvo online Interesse de moderado a alto por Pets 294 mil* *Dados comScore. Universo comScore – AS, 6+, Casa Trabalho. A comScore estima que o total da população online no Brasil para dezembro 2011 é de 84.375.949 usuários. Conversão