Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Perfil dos docentes do Ensino Médio no Rio de Janeiro

137 views

Published on

Levantamento do perfil dos docentes que atuam no Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro.

©Todos os direitos reservados. Rafaela Melo 2017.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Perfil dos docentes do Ensino Médio no Rio de Janeiro

  1. 1. CultivEduca: Perfil dos docentes do Ensino Médio no Rio de Janeiro Rafaela da Silva - Mestranda em Educação PPGEDU/UFRGS e consultora independente.
  2. 2. Plataforma desenvolvida por pesquisadores da UFRGS (Profa Dra Marie Jane S. Carvalho, Mestrandos Breno Gonçalves Bragatti Neves e Rafaela da Silva Melo) com apoio institucional do INEP e financeiro da FAURGS.
  3. 3. Introdução Este estudo tem por objetivo apresentar o perfil dos docentes que atuam no Ensino Médio no município do Rio de Janeiro como proposta de discussão sobre a melhoria da formação continuada que resultem em ações adequadas às demandas da região.
  4. 4. Amostragem A amostragem que corresponde ao total de respondentes do Educacenso em 2016 é de 16.408 docentes em exercício para o Estado do rio de Janeiro, independente do local e rede de ensino às quais pertençam.
  5. 5. Metodologia 1. Conversão do formato do banco de dados; 2. Mineração de dados estatísticos; 3. Construção de scripts em linguagem de programação python para filtragem dos dados mais específicos; 4. Exportação para o Libre Office (construção de tabelas e gráficos); 5. Análise descritiva (GIL, 1999).
  6. 6. É na rede estadual que estão concentradas a maioria das escolas que ofertam o Ensino Médio, incluindo a modalidade ensino médio técnico e magistério.
  7. 7. A diferença percentual no número de homens e mulheres que atuam no Ensino Médio é pequena e demonstra equilíbrio.
  8. 8. A maioria dos docentes trabalham e residem na zona urbana.
  9. 9. A maioria dos docentes trabalham e residem na zona urbana.
  10. 10. Entre os docentes a média de idade é a de 42 anos. No Educacenso consta que há 129 docentes com mais de 70 anos, quando nesta idade tais profissionais devem estar aposentados. Este dado merece mais atenção e investigação por parte da secretaria de educação do Estado.
  11. 11. 83% dos respondentes optaram por não se declarar quanto a variável cor/raça. A questão da classificação racial denominada pelo IBGE (branca, preta, amarelo, parda…) já vem sendo discutida entre os formuladores de pesquisa, entretanto, por ser baseada em parâmetros nacionais e internacional dificilmente será alterada.
  12. 12. Dos 16,7% dos respondentes, a maioria se declarou de cor branca.
  13. 13. O percentual de docentes com algum tipo de deficiência atuando no Ensino Médio é menor do que 1%.
  14. 14. Nesta variável 43,7% dos profissionais possuem algum tipo de deficiência física e 36,3% possuem baixa visão.
  15. 15. 73,38% dos docentes são concursados ou possuem contrato efetivo. É preciso investigar se o salário dos docentes corresponde a categoria.
  16. 16. 68,9% dos docentes alegaram não possuir nenhum tipo de pós-graduação e a maioria possuem mestrado.
  17. 17. 73,2% dos docentes alegaram não ter realizado cursos de formação continuada no ano referente a pesquisa. São considerados apenas os cursos com a carga horária maior que 60 horas.
  18. 18. São iniciativas de formação que acompanham a vida profissional dos sujeitos. Apresenta formato e duração diferenciada, assumindo a perspectiva de formação como processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais. Nesse último, os sistemas de ensino, universidades e escolas são as principais agências de tais tipos de formação (CUNHA, 2003, p. 368).
  19. 19. O Educacenso não informa as temáticas dos cursos realizados pelos docentes, contudo, sabemos que trata-se de aspectos relacionados a métodos e didáticas para o ensino médio.
  20. 20. Adequação disciplina e formação
  21. 21. Em alguns casos, um mesmo professor dá aula em mais de uma disciplina para a qual não tem formação.
  22. 22. Dúvidas?
  23. 23. Fale conosco: cultiveduca@ufrgs.br rafaela.melo@ufrgs.br marie.jane@ufrgs.br breno.neves@ufrgs.br

×