Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O resgate carisma do MCC

2,527 views

Published on

Apresentação usada no retiro: A importância do método VER, JULGAR e AGIR para atingir a finalidade do MCC.

O resgate carisma do MCC

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

O resgate carisma do MCC

  1. 1. O RESGATE DO CARISMA DO MCC
  2. 2. O QUE É CARISMA?  A palavra Carisma tem sua origem na palavra grega "Karis" que quer dizer Graça, Dom.  Carisma é o dom concedido pelo Espírito Santo as pessoas ou grupo de pessoas.
  3. 3. “A cada um é dada a Manifestação do Espírito em vista do bem de todos.” 1 cor 12,7
  4. 4. Três aspectos para a vivência do carisma do MCC:  IMEDIATA – vivência do ‘fundamental cristão’, isto é, vivenciar a Graça, a vida divina, realizando o Plano de Deus, anunciando seu Reino e seguindo a Cristo. MEDIATA – Convivência do ‘fundamental cristão’ em núcleos/grupos/pequenas comunidades de fé. ÚLTIMA – (Principal própria, específica, determinante): fermentação evangélica dos ambientes.
  5. 5. “DOM PARA SERVIR”
  6. 6. O Carisma é a alma; o coração do movimento e seus objetivos são o corpo que o concretiza.
  7. 7. RENOVAÇÃO E DISCERNIMENTO: “ Nós não recebemos o Espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecer as graças que Deus nos outorgou.” (1Cor 2,12.14).
  8. 8. AMBIENTE GRAÇA
  9. 9. “Concluímos, que não só precisamos dar um novo rosto, uma nova fisionomia ao nosso Movimento, mas também retomar com coragem e alegria o seu carisma original, isto é, o de ser instrumento de formação de líderes capazes de impregnar de Evangelho os ambientes, constituindo-se em núcleos, ou em pequenas comunidades de fé (Doc. 62 CNBB).”
  10. 10. PARA REFLETIR: “em qual ponto nosso carisma está e onde devemos melhorar??”
  11. 11. CARISMA INICIAL O movimento do Cursilho não tem fundadores, mas “iniciadores”, impulsionadores, iniciam algo sob a ação do Espírito Santo e outros continuam. “Encorajo-vos a ir sempre além, fiéis ao vosso carisma! A manter vivo o zelo, o fogo do Espírito que impulsiona sempre os discípulos de Cristo a alcançar os distantes, sem fazer proselitismo, a sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que têm necessidade da luz do Evangelho”. 

×