Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Upcoming SlideShare
1ª serie   reda cem -  10.25
1ª serie reda cem - 10.25
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 61 Ad

SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"

Download to read offline

A Dervish Cultural Insights esteve no SXSW 2014 em Austin no Texas e nós fizemos um trabalho de "cultural hacking" para analisar as tecnologias emergentes sob uma perspectiva cultural e comportamental.

A Dervish Cultural Insights esteve no SXSW 2014 em Austin no Texas e nós fizemos um trabalho de "cultural hacking" para analisar as tecnologias emergentes sob uma perspectiva cultural e comportamental.

Advertisement
Advertisement

More Related Content

Similar to SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos" (20)

Advertisement

Recently uploaded (20)

SXSW 2014 Dervish Cultural Hacking "Colisão de Mundos"

  1. 1. COLISÃO DE MUNDOS o futuro apresentado no SXSW 2014
  2. 2. TECNOLOGIA INOVAÇÃO Start Ups Esta foi a lente que utilizamos para fazer a curadoria do conteúdo do SXSW
  3. 3. O SXSW e o CES são os dois principais eventos mundiais de tecnologias emergentes e universo digital.
  4. 4. O SXSW em números: São 5 dias de evento para vislumbrar o futuro. 50mil Participantes +de Palestras Samsung Mashable Chevrolet Subway Etc... 10 Venues/locações diferentes Marcas ativando: 1.000
  5. 5. William Gibson, 1999 ESCRITOR NORTE-AMERICANO E PAI DO MOVIMENTO PUNK. ( “Como eu tenho dito muitas vezes, o futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuido." (
  6. 6. Um futuro cada vez mais imprevisível?
  7. 7. O que não irá mudar nos próximos dez anos? “ ” Jeff Bezos
  8. 8. Uma palavra chave é AGILIDADE.
  9. 9. A tecnologia irá cada vez mais se antecipar às nossas necessidades Internet de Contexto: oferecimento de produtos serviços ou apps, em função do local em que estivermos.
  10. 10. Wearables Technologies: Experts de mercado dizem que esses itens serão responsáveis por uma receita de US$30 a US$50 bilhões no período de 3 a 5anos. E para usufruir cada vez mais rapidamente das novas tecnologias, iremos vestí-la o tempo inteiro
  11. 11. No futuro, tudo o que vestirmos terá sensores, chips e computadores Os wearables vão muito além do Google Glass e SmartWatches. Tecidos tecnológicos, roupas íntimas e acessórios irão monitorar nossos dados pessoais ou trazer informações para o nosso dia-a-dia. SMARTRINGS SKULLY HELMETS MICROSOFT BRAS
  12. 12. Falta apelo estético? Wearables goes Fashion!
  13. 13. Não iremos apenas vestir a tecnologia, elas estarão tatuadas na nossa própria pele. Os "Epidermal Eletronics" estão desenvolvidos para uso em saúde para monitorar pacientes e permitir avaliar performance de atletas e prevenir contra lesões. ! Eles medem temperatura do corpo, tensão muscular, nível de hidratação, etc…
  14. 14. Google Glass nem chegou e já é tecnologia ultrapassada. A realidade aumentada virá através de lentes de contato
  15. 15. Saber como está o nosso corpo e fisiologia nos trará um salto quântico na área da saúde. 500 MILHÕES de consumidores e planos de saúde usarão aplicativos desaúdeaté 2015. Health’s Global Mobile - Health Market Report
  16. 16. Uma antena flexível que pode esticar e dobrar com o movimento e que contém sistemas de monitoramento de saúde que podem permitir que as pessoas deixem o hospital e ainda sejam monitoradas por seus médicos. Que tal ter o seu código genético mapeado por $99 dólares? Essa é a proposta da empresa 23andme. Além de prevenir doenças, receber medicamento personalizado, você poderá mapear sua ancestralidade racial e familiar. Esses inteligentes frascos de comprimidos patenteados enviam automaticamente os dados de uso para servidores em tempo real, e se a dose for omitida o sistema lembra pacientes via mensagem de texto, telefonema, e luzes no frasco.
  17. 17. O nosso corpo como interface tecnológica. Será que seremos uma espécie de centauros cibernéticos?
  18. 18. O virtual se funde com a experiência real: a realidade virtual será cada vez mais imersiva
  19. 19. ! Projeto Tango é uma tentativa de criar um dispositivo móvel, ao contrário de qualquer outro, um dispositivo móvel que divide o nosso senso de espaço e movimento, que entende e percebe o mundo da mesma forma que fazemos.
  20. 20. A tecnologia começa a incorporar a emulação de sensações físicas “visceral sensations”.
  21. 21. Vamos poder “sentir” texturas e sensações em objetos e touchscreens.
  22. 22. Haptic Experiences: adicionando camadas de interação sensorial para amplificar nossas experiências diárias
  23. 23. Haptic Experiences: adicionando camadas de interação sensorial para amplificar nossas experiências diárias
  24. 24. Em qualquer superfície, e até mesmo através do ar
  25. 25. E mais do que capturar a nossa fisiologia, as tecnologias serão empáticas e serão capazes de monitorar sentimentos e as nossas emoções Tecnologia Emoções Humanas Tecnologia Empáticas Os computadores irão analisar biometricamente as nossas emoções. Surgirá o Emotions Marketing, baseado no que estamos sentindo em cada momento.
  26. 26. Ou seja, com base em nosso estado emocional, ações e interferências poderão ser tomadas “I want technology to feel like it’s not technology. I want to evoke a response.
  27. 27. Affective computing: desenvolvimento de sistemas que são sensíveis aos nossos sentimentos e estados emocionais, reagindo apropriadamente em função disso.
  28. 28. E não para por aí, já estão estudando a decodificação do nosso inconsciente. O Headband contém sensores que monitoram as atividades elétricas do cérebro, como em um eletroencefalograma, e envia comando para seus outros gadgets operarem o que está em sua mente.
  29. 29. E não para por aí, já estão estudando a decodificação do nosso inconsciente.
  30. 30. Mente vs Computador? Não. Mente + Computador O computador será uma extensão do nosso cérebro
  31. 31. Queremos a ampliação da nossa capacidade cognitiva Cognitive Computing Sistemas de computação cognitiva aprendem e interagem naturalmente com as pessoas para estender o que seres humanos ou máquina poderia fazer por conta própria. Eles ajudam humanos a tomarem melhores decisões, penetrando a complexidade do Big Data.
  32. 32. Cognitive Cooking Durante o SXSW, a IBM de implementou um Food Truck em parceria com o Instituto de Culinária Educação (ICE), o que chamou de "Cognitive Cooking". Os Chefs utilizaram o sistema de receita do Watson, que combinou três elementos (ingrediente, cozinha e tipo de prato) para criar pratos não convencionais. Os Chefs em Austin produziram iguarias como peixe ceviche, batatas fritas e kebabs de maçã vietnamitas.
  33. 33. No futuro, produziremos as coisas de uma maneira totalmente diferente. Pois a mesma evolução rápida que tivemos nos softwares, agora já será possível ter isso nos hardwares e nas ferramentas de produção.
  34. 34. MIT Interlocking blocks - “Lego way of building things”
  35. 35. Com a biotecnologia, criaremos dispositivos e estruturas totalmente biológicos Um campo muito promissor é o da bioengenharia: estudo da biologia molecular sintética. Através deste campo de estudo, será possível a reprogramação dos genes para criar novos dispositivos. “Há alguns anos, todo mundo dizia que devíamos conhecer a internet, pois ela iria mudar o mundo. Hoje em dia, isso já não faz mais sentido, pois de fato já vivemos em um outro mundo. O que costumo dizer para quem se interessa em como serão as coisas nos próximo anos é ficar de olho no campo da bioengenharia, particularmente, biologia molecular sintética.” Ito - MIT MEDIA LAB NOMEADO PELA BUSINESSWEEK COMO UMA DAS “25 PESSOAS MAIS INFLUENTES DA WEB”
  36. 36. Made by Nature. Matérias orgânicas farão cada vez mais parte das construções físicas.
  37. 37. A estrutura foi formada pela implantação do bicho-da-seda como uma "impressora biológica". Posicionado na borda inferior do andaime, 6.500 bichos foram colocados e afetados por condições espaciais e ambientais (densidade geométrica, a variação de luz natural e calor), os bichos foram instintivavente forçados a migrar para áreas mais escuras e mais densas formando as fibras de seda. A IDEO e a University of California, San Francisco, vem estudando as possibilidades de exploração de propriedades conhecidas dos microrganismos para, literalmente,"fazer crescer"os produtos que usamos todos os dias. A idéia é usar bactérias E.coli que reagem à luz, para que elas possam ser controladas e cresçam em um formato específico, fazendo crescer assim, produtos de consumo. bioMASON é uma start-up exclusiva de biotecnologia de fabricação, com um processo natural que vai revolucionar a indústria de c o n s t r u ç ã o c i v i l . b i oMA S O N u t i l i z a microorganismos naturais e processos químicos para a fabricação de materiais à base de cimento de alvenaria construção biológicos.
  38. 38. Algumas superfícies de folhas e asas de borboleta possuem um estrutura que repele a sujeira Usar os cupins para ajudarem a produzir seu quadro
  39. 39. Finalmente, até a nossa comida será totalmente diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje Proteína das plantas em substituição à proteína animal Impressão de comida (easy, fresh and fun)
  40. 40. Finalmente, até a nossa comida será totalmente diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje
  41. 41. falta de proteína para todo mundo.” Meio e Mensagem ( “E um dos temas mais insanos – mas que também tem seu embasamento científico – é o uso de insetos para a substituição de carne vermelha em países com problemas de alimentação.Estudo diz que, em 2050, quando a população for dois bilhões maior do que é hoje, essa será uma questão de saúde global, principalmente por (
  42. 42. Para podermos estar à frente de todas essas mudanças, vamos precisar repensar radicalmente os nossos sistemas de ensino. Aprendizado Ensino
  43. 43. Será que as escolas e universidades vão precisar se transformar? E se tornar laboratórios de ponta para ajudar a formar “Makers”?
  44. 44. A escola do futuro com o que se parecerá?
  45. 45. Essa revolução começa pelas crianças
  46. 46. O desafio é facilitar e tornar lúdico o aprendizado das tecnologias digitais
  47. 47. O desafio é facilitar e tornar lúdico o aprendizado das tecnologias digitais
  48. 48. E criar as ferramentas que democratizem o aprendizado
  49. 49. Ou seja, precisamos construir um ecossistema de inovação para os nossos alunos
  50. 50. E fomentar a colisão de mundos! DESIGN CIÊNCIA ENGENHARIA COMPUTAÇÃO BIOLOGIA ARTE PSICOLOGIA NEUROCIÊNCIA
  51. 51. Thank you! Max Nolan Shen Cultura Hacker & Head of Strategy +55 11 9 8114.0242 max@dervish.com.br ! Ana Claudia Schmidt Cultural Hacker & Head of Consumer Insights +55 11 9 8468.8510 anaclaudia@dervish.com.br ! dervish.com.br

×