Argentina

1,568 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,568
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
56
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Argentina

  1. 1. Bandeira e Brasão
  2. 2. República da Argentina  Capital: Buenos Aires  Língua oficial: Espanhol(castelhano)  Presidenta: Cristina Kirchner  População: 40.117.096 milhões de habitantes  Moeda: Peso Argentino  Clima: Tropical
  3. 3. Localização e Divisão Política
  4. 4. Geografia  Regiões: Cuyo, Mesopotâmia, Patagônia e Pampas.  Principais cidades: Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé, Rosário e Mendoza.  Principais Rios: Rio de La Plata, Barmejo, Colorado, Paraguai e Uruguai.
  5. 5. Cultura  Influências europeias permeiam a arte, arquitetura e estilo de vida.Já no campo da literatura predomina uma mistura cultural que deu origem a autores de estatura internacional como Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e Ernesto Sábato.  A Argentina é um importante polo cultural com seus inúmeros museus e galerias de artes além de sua vigorosa comunidade teatral. O cinema também alcançou reconhecimento internacional e foi usado como veículo para exorcizar os horrores da guerra suja.  Convivem no País dois Gêneros musicais típicos representantes de duas regiões diferentes: o tango mais representativo de Buenos Aires e símbolo representativo argentino no exterior . O folclore é mais representativo no interior do país e tem como principais expoentes Mercedes Sosa, Horácio Guarany, Los Nocheros. O quarteto e a Cumbia originários da província de Córdoba começaram a ocupar um espaço dentro da música nacional.
  6. 6. Culinária  A carne de vaca é por excelência a base alimentar dos argentinos. O churrasco é a forma típica de prepara-lo que constitui um verdadeiro ritual. Além dos bifes costumam comer salsicha (chorizo) rins (riñones) timo (molleja) e dobradinha (Chinchulines) a famosa parillada mixta, como acompanhamento pão e salada. No dia-a-dia preferem bife a milanesa por sua praticidade.  Em relação às bebidas pode-se afirmar são tão pulares na argentina quanto chopp no Brasil. Por isso há desde os chamados vinhos de mesa (versão econômica) até aqueles que consagram o país como um dos melhores produtores vinícolas do mundo. No entanto o Mate ,feito com erva que se toma como infusão é a bebida mais típica.  Outros pratos típicos: espaguetes, empanadas, metambre, locro , e carbonada.  Principais sobremesas: Sorvetes artesanais e alfajor.
  7. 7. Economia  Industrias: Alimentícia, bebida, química, equipamentos de transporte, refino de petróleo  Produtos agrícolas: trigo, milho, soja, sorgo  Mineração: Petróleo, Gás natural e carvão  Pecuária: Bovinos, ovinos, caprinos e aves  PIB: US$ 596 Bilhões (estimativa 2010)
  8. 8. Esportes  O esporte mais popular é o futebol. Tem como principais times o Boca Juniors e o River Plate que são as maiores torcidas e maior rivalidade do esporte nacional.  Outros esportes destacáveis: Polo (campeões Mundiais) Rúgbi (Uma das 5 melhores seleções), Hockey na grama feminino (campeãs mundiais), Basquete (Campeões Olímpicos em 2004).  Outros de menor importância: Tênis, automobilismo, boxe, esqui, caça, e pesca.

×