Apresentação1 revisão provão 2 ano

1,169 views

Published on

Criação de Silvane Spolaor

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,169
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação1 revisão provão 2 ano

  1. 1. Revisão de Geografiacap. 1, 2, 3 e 4.Mundo contemporâneo Silvane Spolaor
  2. 2. Rumo à “era das redes” p.17 DÉCADA DE 60 – MARSHALL MACLUHAN DESIGNOU A NOÇÃO DE “ALDEIA GLOBAL”:
  3. 3.  Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e transporte, os povos passaram a constituir uma grande comunidade, compartilhando produtos, informações, costumes e visões de mundo. Se baseava de que o “meio é a mensagem”, muito mais importante que o conteúdo transmitido pelos novos meios de comunicação é a existência e o seu uso afetam o modo como vivemos. Ex: a difusão do rádio, a televisão e o início das transmissões via satélites.
  4. 4.  Novo ciclo: “Revolução tecnocientífica” : as bases desse ciclo de inovações estão sobre a revolução da informação, na descoberta de materiais e de novas tecnologias de geração de energia. p.19 Tem como ponto principal a informática, isto é, nas relações da indústria de computadores e softwers com a das telecomunicações
  5. 5. O “meio tecnocietífico” : predomíno das diferenças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicação de alta tecnologia.“ Rede” se entende por um sistema integrado de fluxos: pontos de acessos, arcos de transmissão e nós ou pólos de bifurcação; arcos de transmissão (eixos retilíneos).O valor dos lugares se define pelo grau de acesso que eles oferecem ao conjunto da rede.
  6. 6. CAPITALISMO: p.28Sistema socioeconômico em que a propriedadedos meios de produção é privada, e pertence auma classe, em contraposição a outra de não-proprietários. – Características: a) Objetivo: Lucro. b) Propriedade: privada. c) Economia: de mercado ( lei da oferta e da procura). d) Política: pluripartidária. e) Sociedade: dividida em classes sociais
  7. 7. p.29
  8. 8. CAPITALISMO COMERCIAL.PERÍODO: Séc. XV a XVIII.POLÍTICA ECONÔMICA: Mercantilismo.PRINCIPAIS POTÊNCIAS: Espanha e Portugal.INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Técnicas náuticas.CARACTERÍSTICAS:● Expansão MarítmoComercial européia.● Sociedade feudal.● Escravismo.● Fase de acumulação primitiva de capitais.● Colonialismo americano, africano e asiático.
  9. 9. CAPITALISMO INDUSTRIALPERÍODO: Séc. XVIII até o final do XIX. POLÍTICA ECONÔMICA: Liberalismo.PRINCIPAIS POTÊNCIAS: Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha.INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Carbonífera, têxtil, naval, siderúrgica (1ª Rev. Ind.) e Petrolífera, química, elétrica e automobilística (2ª Rev. Ind.).CARACTERÍSTICAS:● 1ª e 2ª Revoluções Industriais.● Sociedade Urbano-industrial.● Trabalho assalariado.● Imperialismo.● Neocolonialismo Afro-Asiático.
  10. 10. CAPITALISMO FINANCEIRO -MONOPOLISTA.PERÍODO: Final do XIX até 2ª Guerra Mundial.PRINCIPAIS POTÊNCIAS: Reino Unido, Estados Unidos eAlemanha.INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: Petrolífera, química, elétrica eautomobilística (2ª Rev. Ind.).CARACTERÍSTICAS:● 2ª Revolução Industrial.● Sociedade Urbano-industrial.● Surgimentos dos conglomerados, grandes bancos e corretoras.● Imperialismo.● Crise de 1929 (quebra da bolsa de Nova Iorque) .
  11. 11. CAPITALISMO INFORMACIONAL.PERÍODO: Pós-guerra até os dias de hoje.POLÍTICA ECONÔMICA: Neoliberalismo.PRINCIPAIS POTÊNCIAS: Estados Unidos, Japão e Alemanha. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: informática, robótica,telecomunicações, aeroespacial, nuclear, química, biotecnologia,novas materiais, etc. (3ª Rev. Industrial ou Rev. Tecnocientífica).CARACTERÍSTICAS:● 3ª Revoluções Industrial● Sociedade em rede.● Guerra Fria e Nova Ordem Mundial.● Imperialismo econômico (Globalização).● Questão Ambiental e o Terrorismo.
  12. 12. Principais atoresa)Os capitalistas: proprietários dos meios de produção.Ex: Empresas, Bancos, Estados, organismos multilaterais, etc.B)Não-capitalistas:trabalhadores assalariados e não assalariados.
  13. 13. As estratégias capitalistas.a) Formação de monopólios: quando uma empresa domina o mercado de um determinado setor econômico.b) Formação de oligopólios: quando um grupo de empresas dominam o mercado.c) Formação de cartéis: quando um grupo de empresas estabelecem preços comuns para eliminar a concorrência.
  14. 14. d) Formação de Trustes: Quando empresas se unem para aumentarem competividade, podendo controlar todas as etapas produtivas, produção, distribuição e venda, são formados através de fusões.
  15. 15. e) Prática de dumping: quando uma empresa estabelece preços abaixo do valor de mercado.f) Formação de holding: quando uma empresa controla outras empresas, através do controle acionário.Ex: Grupo Rockefeller (Esso, IBM, GE, Alcoa, Boiing,Kodaf, Caterpillar, etc.g) Mais-valia: Corresponde ao trabalho não remunerado. Pode ser:
  16. 16. p.58
  17. 17. O socialismo.Período: consolida-se a partir da revolução russa de 1917, desenvolve-se no pós-guerra e entre em colapso nos anos 1990, com o fim do bloco socialista.Espaço: predominou em grande parte da Ásia e Europa Oriental e em alguns países (Cuba, Nicarágua, Chile, Angola, e Moçambique).
  18. 18. Características:● Sistema socioeconômico em que a propriedade é coletiva e pertence ao Estado, que deve ser controlada pelos trabalhadores, havendo uma total igualdade de direitos e liberdade.● O Comunismo seria a fase final do processo revolucionário, haveria a extinção do estado e a sociedade viveria num coletivismo sem divisão de classes.
  19. 19. A ordem Bipolar: a Guerra Fria (1945-1991).p.45Período: A partir do fim da II Guerra Mundial, quando EUA e URSS entram em conflito por zonas de influência, seu término ocorre em 1991 com o fim da URRS.Espaço: o equilíbrio de forças se estabelece em nível global, marcado por conflitos geopolíticos em escala regional.
  20. 20. Características:● Disputa político-ideológica e militar entre dois sistemas socioeconômicos antagônicos (Capitalismo X Socialismo).● Fim da Hegemonia europeia, assinalada por duas grandes guerras.● Emergência de duas grandes superpotências: EUA e URSS.
  21. 21. ● Entre 1945 até década de 1960, ocorre o chamado equilíbrio do terror (corrida armamentista, corrida espacial e crise dos mísseis).● Constituição de alianças econômicas: Plano Marshall, Comecom).O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. A iniciativa recebeu o nome do Secretário do Estado dos Estados Unidos, George Marshall . COMECON – conselho de ajuda econômica Mútua - pela União Soviética. Este acordo tinha como objetivo estipular as trocas comerciais de produtos e matérias-primas, entre os estados-membros, assim como ajuda técnica e financeira● Constituição das alianças militares: OTAN e Pacto de Varsóvia.
  22. 22. Diferenças entre Capitalismo e Socialismo.Capitalismo Socialismo●Objetivo: reproduzir ● Objetivo: bem estarcapital social.● Propriedade privada. ● Propriedade estatal.● Economia de ● Economia planificada.mercado.● Sociedade dividida ● Sociedade “semem classes. classes”.● Pluripartidarismo. ● Monopartidarismo: PC.
  23. 23. Blocos econômicos p.65
  24. 24. Blocos econômicosDefinição: associações de paísesque estabelecem relaçõeseconômicas privilegiadas entre si.Classificação: Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.
  25. 25. zona de livre comércio: as barreiras ao comércio de bens entre países membros são eliminadas, mas estes mantêm autonomia na administração de sua política comercial;união aduaneira: a circulação interna de bens e serviços é livre, a política comercial é uniformizada e os países membros utilizam uma tarifa externa comum;mercado comum: superada a fase de união aduaneira, atinge- se uma forma mais elevada de integração econômica, em que são abolidas não apenas as restrições sobre os produtos negociados, mas também as restrições aos fatores produtivos (trabalho e capital);união econômica: essa fase associa a supressão de restrições sobre investimentos de mercadorias e fatores com um certo grau de harmonização das políticas econômicas nacionais, de forma a abolir as discriminações resultantes de disparidades existentes entre essas políticas, tornando-as o
  26. 26. UNIÃO EUROPÉIA:Em 1951 Alemanha Ocidental, Bélgica,França, Itália, Luxemburgo e Holandacriam a CECA; Em 1957 os mesmos países criam aCEE; Em 1991, tratado de Maastricht,(Tratado da UE), entra em vigor em1993;
  27. 27.  Livre circulação de bens,serviços e capital; União Política e UniãoMonetária e Econômica; Após 2004: 25 países (lesteeuropeu); Moeda única: euro; Não-membros: Noruega eSuíça.
  28. 28. UNIÃOEUROPÉIA
  29. 29. NovosMembros da UE (2004)
  30. 30.  Países que não adotaram o euro:Inglaterra, Suécia e Dinamarca; Países da UE que não assinarama constituição européia: França eHolanda; Países da UE com maiorcrescimento econômico e menoríndice de desemprego: Inglaterra,Suécia e Dinamarca.
  31. 31. Países quecompõe o NAFTA A Bandeira do NAFTA
  32. 32. MERCOSUL : Criado em 1991, pelotratado de Assunção; Objetivo: dinamizar aeconomia regional,movimentando entre simercadorias, pessoas, forçade trabalho e capitais. Prevê livre circulação debens, serviços e fatoresprodutivos;
  33. 33. MERCOSUL : Membros:Brasil, Paraguai(suspenso),Uruguai,Argentina eVenezuela. Associados:Bolívia, Chile,Equador, Peru eColômbia. Observador:
  34. 34.  Início: década de 1960 comoestabelecimento da ALALC – Área Latino-Americana de Livre Comércio. Década de 1980: Associação Latino-Americana de Integração – ALADI. 1985: Acordo bilateral entre Argentinae Brasil (Tratado de Iguaçu). 1995: União Aduaneira. Todos ossignatários poderiam cobrar as mesmasalíquotas nas importações de outros países(TEC).
  35. 35. Reunião de Chefes de Estado dos países que formam o Mercosul (julho/2006-Paraguai afastado)
  36. 36. Cúpula do MercosulHasteamento da bandeira do
  37. 37. APEC (Asia-Pacific Economic Community) – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico Área de cooperação econômica da Ásiae do Pacífico; Bloco asiático, Austrália, NovaZelândia, EUA, Canadá, México e Chile; Integração econômica em 25 anos, apartir de 1994; Conferência de Seattle – 1993.
  38. 38. Países-membros da APECSão 22 membros: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; HongKong; Indonésia; Japão; Coréia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia;Papua Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Cingapura; China Taipei(Formosa ou Taiwan); Tailândia; Estados Unidos; Vietnã.
  39. 39. ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)é uma organização regional de estados do sudesteasiático que foi constituída em 8 de agosto de 1967. Os principais objetivos da ASEAN são acelerar ocrescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidaderegionais.A ASEAN estabeleceu um fórum conjunto com o Japão,e um acordo de cooperação com a união Européia). Asede e secretariado permanente encontram-se emJakarta. Membros: Mianmar, Camboja, Laos, Vietnã, Tailândia,Filipinas, Malásia, Brunei, Cingapura e Indonésia.
  40. 40. Países-membros da ASEAN
  41. 41. ALCA (Área de livre comércio das Américas) A ALCA seria composta por 34 países, naprática os mesmos que integram a Organização dosEstados Americanos, exceto Cuba. Sua população ficaria aproximadamente 800milhões de habitantes e com o PIB superior a US$13 trilhões. Abertura dos países do continente aos produtosdos EUA; Ameaça ao Mercosul; Brasil contrário à implantação;
  42. 42. Área de Livre Comércio das Américas
  43. 43. TIGRES ASIÁTICOS A expressão Tigres asiáticos refere-se àseconomias de Hong Kong, Cingapura, Coréia doSul, Malásia, Filipinas, Indonésia, Vietnã e Taiwan(Formosa); esses territórios e países apresentaramgrandes taxas de crescimento e rápidaindustrialização entre as décadas de 1960 e1990. Investimentos em educação e melhoria dosistema universitário. Abundância de mão-de-obra barata. Reforma agrária;
  44. 44. Fatores de Desenvolvimento: Investimento de capital externo (EUA e Japão –luta contra o socialismo). Exploração da força de trabalho, relativamentebarata. Distribuição mais equilibrada de renda. Estados centralizadores e ditatoriais. Economias voltadas para o mercado externo. Ética confucionista (equilíbrio social, hierarquia,disciplina, consciência de grupo, nacionalismo –empresa vista como uma grande família).
  45. 45. Área de Influência dos Principais Blocos Econômicos

×