Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de aula

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Plano de aula

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL MOACYR ROMEU COSTA. ANÁPOLIS, 10 E 11 DE SETEMBRO DE 2014. PROFESSORA: Marília Moreira Alcântara Rolindo. TURMA : 2º Ano “ A” TURNO: Vespertino. PLANO DE AULA ROTINA SEMANAL OBJETIVOS: LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA DE LEITURA:  Acompanhar a leitura de um texto de forma convencional.  Identificar que a escrita representa o registro da oralidade.  Identificar uma informação em um texto.  Escrever utilizando a escrita alfabética, preocupando-se com a segmentação do texto em palavras e em frases.  PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO:  Representar através de desenho e escrita uma história ouvida, evidenciando compreensão de leitura. ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA:  Relacionar partes do oral e partes do escrito em situações onde o texto escrito é conhecido de cor.  Analisar qualitativa e quantitativamente as palavras (segmentos falados e escritos/ quantas letras e quantos sons).  Identificar a distribuição espacial do texto: espaçamento entre palavras, escrita da esquerda para a direita, início e final de texto, localização do título, autor etc. LÍNGUA ORAL:  Ouvir com atenção.  Utilizar a linguagem oral para narração de fatos ou idéias, articulando corretamente as palavras.  Narrar a história conhecida e relatar os acontecimentos dos fatos em sua sequência cronológica, ainda que com ajuda. MATEMÁTICA:  NÚMEROS E NOÇÕES DE AGRUPAMENTO DE 10 EM 10.  Construir o conceito de número, por meio de contagem de quantidade de objetos.  Estabelecer correspondência de dez em dez entre quantidades de objeto.  Representar, contar, ler, interpretar e registrar quantidades até 100, por meio de desenhos e outros recursos pessoais.  Representar, contar, ler e registrar os números até 100.  Reconhecer a idéia aditiva na composição dos números naturais até cem.  Contar objetos percebendo a ordem crescente e decrescente.
  2. 2. QUARTA-FEIRA- 10/09/14. Acolhida e Leitura Compartilhada: Convidarei às crianças para ouvirem uma história que será apresentada em datashow: “ A ZEROPÉIA “ . Autor – Herbert de Souza (Betinho).Ilustrações- Bia Salgueiro. Editora: Moderna. Iniciar com a exploração da capa do livro. Qual o título da história? O que estão vendo? O que acham que irá acontecer nessa história? Como é essa centopéia? Quais as suas características? Vamos ver se na contra capa temos mais informações sobre essa história? Agora vamos ouvir a história para descobrirmos sobre o que ela nos fala. Roda de Conversa: O que vocês acharam da Zeropéia? Por que será que ela queria ser diferente? A professora enfatizará que cada um é um ser único e que devemos gostar de nós do jeito que somos, e que é importante termos nossas próprias idéias. Quantas patinhas a Centopéia disse que tem ao todo? E de cada lado? Qual o animal e quantas patas ela amarrou primeiro? Após amarrar com quantas patas ficou?( Barata) O boi foi o segundo animal que ela encontrou, quantas patas ela amarrou ao encontrá-lo? Em terceiro lugar a Centopéia encontrou o macaco, e aí ? quantas patas ela amarrou desta vez? E por fim ao encontrar com a cobra em quarto lugar quantas patas ela amarrou? E a que conclusão ela chegou? Se transformando em uma . . . ZEROPÉIA. Registro da Roda de Conversa : Faremos uma lista coletiva, registrando o nome dos animais que Zeropéia encontrou pelo caminho. Trabalharemos nesta lista a análise lingüística e consciência fonológica envolvendo o nome de alguns colegas concomitantemente os números ordinais. Atividade: Jogo : GANHA CEM PRIMEIRO. ( Construção da noção de agrupamento de 10 em 10).
  3. 3. Desenvolvimento: Objetivo: ganha quem formar o grupão primeiro – que é o amarrado de dez grupos de dez palitos.Quem primeiro formar o grupão levanta a mão com ele e declara em voz alta: “ ganhei CEM primeiro”. Materiais:  Ao menos 100 palitos por jogador;  Ao menos 12 ligas elásticas por jogador;  Dois dados;  1 copo plástico; Número de jogadores: duplas. Indicação : alunos do 2º ano. Regras do jogo. Na primeira rodada. ( Variação)  A professora passará as instruções de como ocorrerá o jogo.  A princípio a professora lançará os dados e as crianças pegarão a quantidade de palitos de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados. Todos os palitos devem estar inicialmente depositados no pote.  Se o resultado for igual ou maior que 10, a criança deverá usar a liga elástica para amarrar 10 palitos e formar um grupo. Se houver sobra, ela ficará na mesa, sem amarrar, para se juntar aos palitos ganhos nas próximas rodadas, a fim de fazer novos grupos.  Esta rodada se repetirá por três vezes, para que se familiarizem com o material apresentado. Na segunda rodada faremos duplas onde os alunos serão orientados a procederem da seguinte forma:  Cada jogador, na sua vez, lança os dois dados e pega a quantidade em palitos de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dados.  Se o resultado for igual ou maior que 10, a criança deverá usar a liga elástica para amarrar 10 palitos e formar um grupo. Se houver sobra, ela ficará na mesa, sem amarrar, para se juntar aos palitos ganhos nas próximas rodadas a fim de fazer novos grupos.  Ao concluir a organização de seus palitos soltos e dos grupos, passa os dois dados para o colega seguinte, dizendo: EU TE AUTORIZO A JOGAR.  Lançar os dados e, cada vez que obtiver DEZ palitos, usar a liga elástica para formar um grupo, podendo ficar, no final da rodada, com palitos soltos e grupos.
  4. 4. RegistroReflexivo: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
  5. 5. QUINTA-FEIRA : 11/09/2014. Acolhida e Roda de Conversa: Retomar a leitura do Livro A Zeropéia fazendo os seguintes questionamentos: - quantas patinhas a centopéia amarrou quando encontrou a barata? -na sua opinião ela poderia ter amarrado mais ou menos patas, que quantidade você sugeriria que ela amarrasse. - será que a cada encontro com os animais ela poderia também agrupar as patinhas de 10 em dez? - sobraria ou faltaria patas para que fossem agrupadas de forma exata? Registro da Roda de Conversa Propor a reescrita da parte da história que mais gostou ilustrando-a, de maneira em que esteja evidenciado o agrupamento de 10 em 10 pintando de cor diferente as patinhas da centopéia. Atividade : Jogo – GASTA CEM PRIMEIRO. Objetivo do Jogo: Devolver ao pote todos os palitos, ficando com Zero palito primeiro. Materiais:  Um pote vazio no centro da mesa de jogo;  100 palitos por jogador;  11 ligas elásticas; e  Dois dados. Número de jogadores: 4 alunos. Regras do jogo:  Cada jogador organiza seus palitos num grupão:10 grupos de 10 palitos.  Cada jogador na sua vez, deve lançar os dois dados e retirar de seu grupão a quantidade de acordo com o valor indicado pelo total de pontos dos dados. Os palitos retirados devem ser colocados no pote.  Nesta rodada, o jogador deve retirar a liga do grupão, para então escolher um dos grupos para desmanchar.  Não pode retirar palitos do grupo ou do grupão sem desfazê-lo,pois assim ele não fica mais com dez e, portanto, não é mais grupo ou grupão. Os palitos que sobraram, ficam organizados de forma a não se misturarem com o dos colegas.
  6. 6.  Ao longo do jogo, cada jogador conserva consigo as ligas que foram soltas, como forma indicativa de grupos que foram desfeitos. Quem tiver mais ligas soltas, es tará mais próximo de ganhar o jogo.  Após concluir a organização de seus palitos soltos e grupos, passa os dois dados para o colega seguinte dizendo: “ EU TE AUTORIZO A JOGAR”.  Chegando ao final do jogo, quando o jogador tiver menos de dez palitos , na vez de jogar, joga apenas com um dado. Também ao final do jogo, quando tirar no dado o valor maior do que possui, perde a vez, passando a vez ao colega seguinte.  Quando um jogador conseguir ficar sem nenhum palito, é declarado como primeiro ganhador.  O jogo não termina com a declaração do primeiro ganhador. O professor deverá estimular os demais jogadores a continuar o jogo para ver quem ficará em segundo e assim por diante. Quem já ganhou, ajuda a conferir as quantidades que cada jogador está retirando e organizando em grupos. Registro Reflexivo: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

    Be the first to comment

    Login to see the comments

Views

Total views

4,769

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3

Actions

Downloads

53

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×