Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de avaliação

402 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Plano de avaliação

  1. 1. Sessão 5 Plano de AvaliaçãoAna Salgueiro Foi escolhido o domínio A, porque, empiricamente, já me apercebi que é o que me parece ter de ser reforçado a seguir, na BEonde exerço funções. No entanto, o domínio B também será uma alternativa, essa, ao contrário, pela positiva, no sentido de poderser observado o impacto causado, já que foi o domínio mais explorado o ano lectivo passado, durante o primeiro ano defuncionamento da BE (2º e 3º períodos). Forçosamente no que diz respeito a Promoção das literacias tecnológica e digital, a avaliação obterá resultados poucosatisfatórios, já que não há recursos suficientes para pretender desenvolver projectos de trabalho consequentes, nestas áreas, naminha escola / agrupamento.
  2. 2. Apoio ao desenvolvimento curricular
  3. 3. A.2 Promoção das Factores críticos de Actividades a desenvolver Evidênciasliteracias da informação, sucessotecnológica e digital Materiais de apoio produzidos e s O plano de trabalho da BE inclui Sessões de formação em grupo/turma e com os docentes: editados – folheto com as principais actividades de formação de regras; guião sobre organização utilizadores com turmas/ grupos/ actividades (lúdicas com os alunos) sobre o regimento da BE, a forma (CDU). alunos e com docentes no sentido de promover o valor da BE, motivar como está organizada e o Registo de projectos/ actividades: para a sua utilização, esclarecer fundodocumental existente. actividade prática de carácter lúdico. sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os Referências à BE nos projectos diferentes serviços. curriculares das turmas. d Alunos e docentes desenvolvem Sessões de pesquisa de informação Questionários aos alunos e docentes competências para o uso da BE nos diversos suportes, a propósito revelando um maior nível de dos projectos-turma. autonomia na sua utilização após as Materiais de apoio produzidos e sessões de formação de utilizadores. editados – guião de pesquisa adoptado na escola / agrupamento. A BE produz materiais Produção de materias em parceria Observação de utilização da BE informativos e/ ou lúdicos de apoio à com os departamentos de docentes formação dos utilizadores. e equipa da BE. Materiais de apoio produzidos e editados – folheto com as principais regras; guião sobre organização (CDU); guiões de pesquisa (pesquisa de informação nos vários suportes, fichas de leitura, fichas temáticas, técnicas de resumo, utilização de dicionário...); fichas informativas sobre técnicas de trabalho de grupo, como apresentar um trabalho escrito, como elaborar uma bibliografia... Regimento da BE.
  4. 4. Registos de reuniões/ contactos. i A BE procede, em ligação com as Prof. bibliotecário participa nasA.2.2 Promoção do ensino reuniões de Unidade Escolar / Questionários de diagnóstico. estruturas de coordenação educativaem contexto de e de supervisão pedagógica, ao Departamentos e reuniões de ano.competências de levantamento nos currículos das BEs do Agrupamento têm Questionário aos alunos. competências de informação representante no Conselhoinformação inerentes a cada área Pedagógico. Questionário aos docentes. disciplinar/área de conteúdo com Pretende-se a construção de um vista à definição de um currículo de currículo de competências Observação de utilização da BE competências transversais adequado transversais para o Agrupamento de a cada nível/ano de escolaridade. Escolas, de acordo com o currículo Registos de projectos/ actividades. nacional e com a perspectiva de a A BE promove, com as estruturas desenvolvimento ao longo da Referências à BE: de coordenação educativa e escolaridade básica - no projecto educativo e curricular; supervisão pedagógica e os -nos projectos curriculares das docentes, a integração de um plano turmas. para a literacia da informação no projecto educativo e curricular e nos Regimento da BE. projectos curriculares dos ________________________ grupos/turmas. Produção de materias em parceria Registos de reuniões/ contactos. g A BE propõe um modelo de com os departamentos de docentes pesquisa de informação a ser usado e equipa da BE. Questionários de diagnóstico. por toda a escola. Questionário aos alunos. p A BE estimula a inserção nas Planificação conjunta entre o prof e unidades curriculares, ACND e os docentes, de projectos de Questionário aos docentes. outras actividades, do ensino e treino trabalho e de aulas curriculares, contextualizado de competências de com a utilização do fundo Observação de utilização da BE informação. documental existente e com o • A BE produz e divulga, em recurso às TIC. Registos de projectos/ actividades. colaboração com os docentes, guiões de pesquisa e outros Estatísticas de utilização da BE materiais de apoio ao trabalho de exploração dos recursos de Referências à BE nos projectos informação pelos alunos. curriculares das turmas. i A equipa da BE participa, em Materiais de apoio produzidos e cooperação com os docentes, nas editados. actividades de educação/ensino de competências de informação com Referências à BE: turmas/ grupos/ alunos. - no projecto educativo e curricular; -nos projectos curriculares das turmas.
  5. 5. Produção de materias em parceria Registos de reuniões/ contactos. • Os projectos escolares de iniciativaA.2.3 Promoção do ensino da BE, ou apoiados por ela, incluem com os departamentos de docentes e equipa da BE. Questionários de diagnóstico.em contexto de actividades de consulta e produção de informação e de intercâmbio ecompetências comunicação através das TIC: Planificação conjunta entre o prof e Questionário aos alunos.tecnológicas e digitais. os docentes, de projectos de actividades de pesquisa, utilização trabalho e de aulas curriculares, Questionário aos docentes. de serviços Web, recurso a com a utilização do fundo utilitários, software educativo e documental existente e com o Observação de utilização da BE outros objectos multimédia, recurso às TIC. (Existem 2 manipulação de ferramentas de computadores disponíveis para Registos de projectos/ actividades. tratamento de dados e de imagem, utilização dos alunos na BE.) de apresentação, outros. Referências à BE nos projectos curriculares das turmas. d A BE organiza e participa em Produção de materias em parceria actividades de formação para com os departamentos de docentes Estatísticas de utilização da BE docentes e alunos no domínio da e equipa da BE. literacia tecnológica e digital. Trabalhos escolares dos alunos l A equipa da BE apoia os Materiais de apoio produzidos e utilizadores na selecção e utilização editados. de recursos electrónicos e media, de acordo com as suas necessidades. Referências à BE: - no projecto educativo e curricular; a A BE colabora na concepção e -nos projectos curriculares das dinamização de actividades de turmas. educação para e com os media. Regimento da BE. . A BE produz, em colaboração com os docentes, materiais informativos e de apoio à adequada utilização da Internet: guiões de pesquisa, grelhas de avaliação de sítios, listas de apontadores, guias de procedimentos, outros.
  6. 6. i Os alunos utilizam, de acordo com Realização de actividades deA.2.4 Impacto da BE nas o seu nível/ano de escolaridade, diagnóstico no início de cada ciclo de escolaridade (2º e 3º, sobretudo). Registos de reuniões/ contactos.competências linguagens, suportes, modalidades de recepção e de produção detecnológicas, digitais e de informação e formas de Elaboração conjunta entre o prof Questionários de diagnóstico.informação dos alunos. comunicação variados, entre os bibliotecário e os docentes, de projectos e planos de trabalho a Questionário aos alunos. quais se destaca o uso de ferramentas e media digitais. desenvolver tendo como ponto de partida o diagnóstico feito. Questionário aos docentes. d Os alunos incorporam no seu Observação de utilização da BE trabalho, de acordo com o nível/ano Avaliar os efeitos da aplicação das de escolaridade que frequentam, as aprendizagens no âmbito das competências tecnológicas, digitais e Registos de projectos/ actividades. diferentes fases do processo de pesquisa e tratamento de de informação, através de actividades sistemáticas que farão Referências à BE nos projectos informação: identificam fontes de curriculares das turmas. informação e seleccionam parte do habitual trabalho curricular informação, recorrendo quer a obras diário. Estatísticas de utilização da BE de referência e materiais impressos, quer a motores de pesquisa, Trabalhos escolares dos alunos directórios, bibliotecas digitais ou outras fontes de informação Registos de avaliação de trabalhos, electrónicas, organizam, sintetizam e de exercícios práticos, de fichas de comunicam a informação tratada e avaliação. avaliam os resultados do trabalho realizado. Análise diacrónica das avaliações dos alunos r Os alunos demonstram, de acordo com o seu nível/ano de escolaridade, Materiais de apoio produzidos e compreensão sobre os problemas editados. éticos, legais e de responsabilidade social associados ao acesso, Referências à BE: avaliação e uso da informação e das - no projecto educativo e curricular; tecnologias. -nos projectos curriculares das turmas. t Os alunos revelam, em cada ano e ao longo de cada nível/ano de Regimento da BE. escolaridade, progressos no uso de competências tecnológicas, digitais e de informação nas diferentes disciplinas e áreas curriculares/áreas de conteúdo.
  7. 7. • Os alunos aplicam modalidades de Planificação conjunta entre o prof eA.2.5 Impacto da BE no trabalho diversificadas – individual, a os docentes, de projectos de pares ou em grupo – e realizam trabalho e de aulas curriculares, Observação de utilização da BEdesenvolvimento de tarefas diferenciadas, de acordo com com a utilização do fundovalores e atitudes a estruturação espacial e funcional documental existente e com o Materiais de apoio produzidos e da BE. recurso às TIC. editadosindispensáveis à formaçãoda cidadania e à d Os alunos estabelecem entre si Apoiar os alunos individualmente ou Registos de projectos/ actividades.aprendizagem ao longo da um ambiente de confiança e de em grupo, no seu acesso autónomo respeito mútuo, cumprindo normas à BE, para a realização de Referências à BE nos projectosvida. de actuação, de convivência e de projectos / trabalho curricular. curriculares das turmas. trabalho, inerentes ao sistema de Trabalhos escolares dos alunos organização e funcionamento da BE. Análise diacrónica das avaliações Os alunos revelam valores de dos alunos. cooperação, autonomia e responsabilidade, conformes a uma Questionário aos alunos. aprendizagem autónoma, activa e colaborativa. Questionário aos docentes. • Os alunos demonstram atitudes de curiosidade, iniciativa, criatividade e reflexão crítica, necessárias a uma aprendizagem baseada em recursos

×