Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pínus

1,075 views

Published on

  • Be the first to comment

Pínus

  1. 1. Universidade Luterana Do Brasil - ULBRA Pinus Luana Alflen Fotografia Ambiental e Científica
  2. 2. Pinus elliottii é uma espécie de pinheiro. Faz parte do grupo de espécies de pinheiros com área de distribuição no Canadá e Estados Unidos da América. Existem muitas áreas de reflorestamento com esse tipo de Pinus na América do Sul, especialmente no estado de São Paulo e na região sul do Brasil. A cultura do pínus estabeleceu-se como uma importante aliada dos ecossistemas florestais nativos, pois vem suprindo uma parcela cada vez maior da necessidade atual de madeira e contribuindo, assim, para a diminuição do corte de florestais naturais.
  3. 3. Árvore de rápido crescimento, prefere clima e solo úmidos. De grande porte com altura entre 18,0m e 30,0m. Caule reto, cilíndrico, com diâmetro entre 0,60m e 0,80m. Com casca sulcada e acinzentada em indivíduos jovens e marrom-avermelhada em indivíduos adultos, com placas escamadas. Com copa irregular de raio superior a 3,0m. Sementes de formato triangular, entre 5mm e 7mm de comprimento, de coloração preta e aladas.
  4. 4. Folha pontuda, denominada como acícula, muito fina, formato de agulha, resistente e firme, de coloração verde-brilhante, comprimento entre 18 cm e 24 cm, ramos em grupos de dois ou três. Geralmente florescem na primavera, produzindo flores masculinas e femininas. O órgão reprodutivo masculino se chama estróbilo masculino e está disposto junto às brotações. O órgão reprodutivo feminino, mais conhecido como pinha, se encontra geralmente em grupos de 2 a 4 unidades. Demora cerca de dois anos para amadurecer, quando as escamas se entreabrem, pondo em liberdade as sementes para serem disseminadas a cerca de 50 metros da árvore mãe, apenas pela ação do vento.
  5. 5. Fruto de formato cônico, também denominado como pinha ou pinhão, de coloração castanha-escura, lustroso. A pinha pesa em média 46,6 g, com dimensões de 12,5 cm x 4,5 cm, com uma produção média de 10 gramas de sementes. Nomes populares: pinus, pinheiro, pinheiro- americano. Família: Pinaceae
  6. 6. Local das fotos • Maratá, Montenegro, São José do Sul – RS
  7. 7. • Disciplina: Fotografia Ambiental e Científica; • Professor: Fernando Pires; • Ulbra – Tecnólogo em Fotografia – 2013/2; • Alunas: Luana Alflen • http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinus_elliottii • http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/F ontesHTML/Pinus/CultivodoPinus_2ed/ • http://www.biologados.com.br/botanica/taxono mia_vegetal/divisao_coniferophyta_pinus_gimo spermas_familia_pinaceae.htm

×