SlideShare a Scribd company logo
1 of 28
 
O meu nome é Anne. Nasci no dia 12 de Junho de 1929, em Frankfurt (Alemanha). Tenho uma irmã, a Margot, que é mais velha três anos. Somos uma família judia e por isso, em 1933, tivemos que fugir para a Holanda  por  causa  das  perseguições  do  regime  de  Hitler.  Olá. Nesta unidade vais olhar para ti e confrontares-te com a questão  quem sou eu? Na Holanda encontrámos paz e segurança até ao dia em que os alemães invadiram este país, como tantos outros, num clima de medo, ódio e terror.
Antes e durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) o líder alemão Hitler, com vontade de governar o mundo,  apoderou-se de vários países e perseguiu todos os que eram diferentes da “raça ariana” (alemães puros) nomeadamente nós, os judeus. Para não sermos levados para um campo de concentração, os meus pais e alguns amigos organizaram a fuga das nossas famílias. Escondemo-nos num anexo de uma casa de onde, durante dois anos (1942-1944), não pudemos sair. Convivíamos com a ameaça constante de sermos descobertos pela polícia nazi. Estive desaparecida da vida social dos 12 aos 14 anos… Tu sabes como é este período da nossa vida! Para aliviar o coração, escrevia um diário e inventei uma amiga imaginária, a Kitty.
Quando escrevia, “sentia um alívio, a minha dor desaparecia, a coragem voltava …” Durante o período em que vivi como um pássaro numa gaiola, passei, tal como tu, por um desenvolvimento físico e por dificuldades de relacionamento com os adultos, principalmente com a minha mãe. Mas neste pequeno mundo de sofrimento em que vivi,  aconteceu  o eterno milagre da vida: o amor entre mim e o Peter.  Peter era um jovem, um pouco mais velho do que eu, filho de um casal amigo da família que vivia connosco no anexo.  Cf. Anne Frank. Diário “ Quando o Peter e eu estamos sentados… eu com um braço em volta dos seus ombros e ele a brincar com uma madeixa do meu cabelo, oh! então os meus desejos são infinitos”.
A dolescência
p uberdade  e  adolescência
Ainda que muitas vezes se empreguem como sinónimos, adolescência e puberdade não são o mesmo.  Vejamos as diferenças: Puberdade  (do latim  pubescere, “cobrir-se de pêlos”) é o processo  de maturação biológica, sexual e reprodutora que se inicia geralmente entre os dez e os doze anos nas raparigas e entre os doze e os catorze anos nos rapazes.  Adolescência  (do latim  adolescere, “amadurecer”, “crescer”,  “desenvolver-se”), em contrapartida, não se explica pela biologia, mas define-se de forma diferente em cada cultura e varia segundo a história do indivíduo e o meio social em que vive.
e tapas da adolescência
—  Vive um acentuado crescimento físico e psíquico. —  Desperta para o próprio  eu e para a intimidade. —  Ainda não tem grande consciência daquilo que se está a passar consigo próprio. —  Conhece, pela primeira vez, as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas.  —  Experimenta um desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade.  —  Sente que não sintoniza com o  mundo dos adultos. —  Corre o perigo de se refugiar no isolamento. —  Descobre a consciência de pertença a um grupo (companheiros de estudo ou amigos). Ad olescência inicial (10-13 anos)
—  Passa do despertar do  eu à descoberta consciente da própria  intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente precisa de viver dentro de si mesmo. —  Sente a necessidade de amar. Costuma ter muitas amizades. Surge o primeiro amor. —  É caracterizado pela timidez. Sente medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros. —  Vive um conflito interior, um conflito de personalidade. —  Tem atitudes de inconformismo e corre o risco de ter comportamentos negativos e agressivos para com os outros. Ad olescência média (13-16 anos)
—  Começa a compreender-se e a encontrar-se consigo mesmo, e sente-se melhor integrado no mundo em que vive. —  Apresenta um significativo progresso na  superação da timidez. —  É mais sereno na sua conduta e mostra-se menos  vulnerável às dificuldades. —  Tem maior autodomínio. —  Tem capacidade para tomar decisões fortes  relativamente ao futuro, aos estudos, à profissão,  ao seu projecto de vida. —  Estabelece relações mais pessoais e  profundas. Ad olescência superior (16… anos)
m udanças na adolescência
A hipófise produz substâncias químicas que vão iniciar o processo de crescimento e activar o funcionamento das glândulas sexuais. Estas começam a produzir hormonas que circulam no sangue por todo o corpo. Desenvolvimento  dos testículos. Crescimento gradual dos  ovários. Desenvolvimento das glândulas mamárias. Maior actividade das glândulas  sudoríparas . Aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Crescimento corporal acelerado com consequente acréscimo de peso e altura. Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
Alargamento dos ombros e forte desenvolvimento muscular. Desenvolvimento da laringe: mudança de voz, que se torna mais grave. Maior visibilidade da “Maçã-de-Adão”. Aumento gradual do comprimento do pénis. Início da produção de espermatozóides. Primeira ejaculação. A maturação sexual está completa quando o rapaz produz espermatozóides: orna-se um rapaz com capacidade reprodutiva. •  Alargamento da bacia. •  Desenvolvimento dos seios. •  Surgimento dos primeiros corrimentos vaginais. •  Menstruação. •  A maturação sexual está completa quando acontece a primeira menstruação: a menina passa a ser mulher, com possibilidade de engravidar.
Surgem súbitas mudanças de humor: a grandes entusiasmos, seguem- se períodos de abatimento. É a época da amizade pura, das aventuras em grupo. Irrompem paixões ou pelo herói ou heroína de um romance, ou por uma vedeta da canção, ou por um(a) colega da escola. É também a época em que todos os adolescentes sonham e reconstroem o mundo à sua maneira, imersos em músicas e mensagens de telemóvel..
- Conversa acerca dos teus problemas e dúvidas e aprende a sentir-te bem contigo próprio. - Se não aceitarmos o corpo e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. - Os grandes sábios, os heróis, os benfeitores da humanidade foram um dia adolescentes ardentes, entusiastas, generosos... e, como tu, impacientes; como tu, revoltados pela injustiça. E ansiosos pelo futuro! alguns conselhos
Representação   masculino / feminino Na mitologia greco-romana, o círculo com a cruz representa o espelho da deusa Afrodite/Vénus.  O círculo com a flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança do deus Ares/Marte.  É essa a razão pela qual esses símbolos representam, respectivamente, o sexo feminino e o sexo masculino.
A maturação sexual provoca alterações físicas e psicológicas em ambos os sexos. Essas alterações, normais e naturais, podem, no entanto, criar algumas dificuldades. A nível físico Pode haver uma desarmonia corporal, ou seja, o corpo pode não estar ainda bem «assumido» — olha-se ao espelho e quase que se interroga «quem é aquela pessoa?». dúvidas e angústias na adolescência
A nível afectivo Pode haver  desencontros afectivos que se relacionam com  a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e ser amado. A nível social Há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se  refugiar em si mesmo, tornando-se ainda mais tímido, não ousando enfrentar  o mundo que o rodeia.
 
1 Completa  os dados do Bilhete de Identidade de Anne Frank: 2 Investiga  usando uma biografia de Anne Frank existente na Biblioteca da Escola ou disponível na  Internet e responde às seguintes  questões: 2.1  Como era o mundo no tempo em que Anne Frank esteve fechada no anexo? 2.2  Quais foram as consequências dessa situação na vida de Anne Frank? 3  Regista outras informações e curiosidades sobre Anne Frank que tenhas obtido na tua investigação. Nome:________________________________________________ Data de Nascimento: __________________ Nacionalidade: ______________________ País de residência a partir de 1933:_________________ Local de residência entre 1942-44: ___________________ Campo de concentração para onde foi deportada: ______________ Data e local da morte: ___________________________
4  Preenche os seguintes aspectos da tua identificação: Altura: _______ Peso: ________  Grupo sanguíneo: _______ 5  Olha para dentro de ti e descreve a tua maneira de ser: Sou muito: _______________ Gosto imenso de: _______________________ Não gosto de: ____________________________ As minhas ideias são (aquilo em que acredito): __________ Sei bastante sobre: ______________________ Sou melhor em: __________________ Sou pior em: ________________________ O que mais me irrita: _________________________ No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______
No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______ Pessoas que admiro: ______________________________ Pessoas com quem gosto de estar: ___________________ Pessoas que conheço bem: __________________ Pessoas que conheço pior: _______________________ Convido para estudar: ________________________ Convido para brincar: ___________________________ Espero dos amigos: ___________________________ Espero dos adultos: ___________________________
6 Tendo por base as figuras, justifica porque dizemos que a adolescência é um período de crescimento múltiplo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________ 7 Regista o significado de: Puberdade: ________________________________________ Adolescência: ______________________________________
8 Associa cada uma das seguintes fases de crescimento à etapa da adolescência que lhe corresponde, colocando a respectiva letra no espaço em branco. A - Adolescência inicial  B - Adolescência média    C - Adolescência superior __ a) Acentuado crescimento físico e psíquico. __ b) Necessidade de amar. Muitas amizades.  __ c) Conflito interior, conflito de personalidade. __ d) Maior autodomínio. __ e) Ainda não há grande consciência daquilo que se está  a  passar na pessoa. __ f) Descoberta da consciência de pertença a um grupo.  __ g) Significativo progresso na superação da timidez. __ h) Estabelecimento de relações mais pessoais e profundas. __ i ) Passagem do despertar do  eu à descoberta consciente da própria  intimidade.
9 Todas as mudanças que se operam na vida de cada adolescente são importantes para a construção da sua identidade. Relaciona as características com as mudanças colocando a respectiva letra no espaço em branco. A – Mudanças fisiológicas B – Mudanças afectivas e sociais C – Mudanças intelectuais __ a) Pensa por si próprio, questionando as opiniões dos outros. __ b) Umas vezes sente-se o melhor e outras o pior. __ c) É capaz de gerar vida nova. __ d) O corpo cresce intensamente. __ e) O grupo de amigos torna-se a segunda casa. __ f) É capaz de um pensamento abstracto. __ g) Surge a menstruação / podem surgir poluções nocturnas. __ h) Questiona tudo o que está à sua volta.
10 Com o auxílio do banco de palavras, completa o texto que se segue. A _____________ é um período da vida em que ocorrem ____________ necessárias ao ______________ da pessoa. Umas são de ordem _________ , visando a preparação do corpo para o amor e a capacidade de gerar filhos. Outras são de ordem _____________ e têm como fim a formação da personalidade. Outras ainda são mudanças ______________, em ordem ao desenvolvimento dos conhecimentos. E outras são de ordem __________, com o objectivo de integrar a pessoa na vida do grupo.
Bibliografia: Manual do Professor – 7ºano – UL3

More Related Content

What's hot (20)

RELIGIÕES DO MUNDO.
RELIGIÕES DO MUNDO.RELIGIÕES DO MUNDO.
RELIGIÕES DO MUNDO.
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Direito das mulheres
Direito das mulheresDireito das mulheres
Direito das mulheres
 
Resenha crítica do filme - Ágora
Resenha crítica do filme - ÁgoraResenha crítica do filme - Ágora
Resenha crítica do filme - Ágora
 
Diversidade religiosa
Diversidade religiosaDiversidade religiosa
Diversidade religiosa
 
Budismo
Budismo Budismo
Budismo
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Cisma da igreja católica
Cisma da igreja católicaCisma da igreja católica
Cisma da igreja católica
 
Devoção a maria - Ancoragem e perspectivas
Devoção a maria - Ancoragem e perspectivasDevoção a maria - Ancoragem e perspectivas
Devoção a maria - Ancoragem e perspectivas
 
Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental Budismo Religião Oriental
Budismo Religião Oriental
 
Quadro religião comparadas
Quadro religião comparadasQuadro religião comparadas
Quadro religião comparadas
 
Hinduismo
HinduismoHinduismo
Hinduismo
 
Teologia Patristica
Teologia PatristicaTeologia Patristica
Teologia Patristica
 
O sacramento da crisma
O sacramento da crismaO sacramento da crisma
O sacramento da crisma
 
Fenomeno religioso
Fenomeno religiosoFenomeno religioso
Fenomeno religioso
 
Ano liturgico
Ano liturgicoAno liturgico
Ano liturgico
 
Budismo
BudismoBudismo
Budismo
 
Advento & natal
Advento & natalAdvento & natal
Advento & natal
 
Caderno 1º Bim 9º Ano.pdf
Caderno  1º Bim 9º Ano.pdfCaderno  1º Bim 9º Ano.pdf
Caderno 1º Bim 9º Ano.pdf
 

Viewers also liked

2. reprodução e caracteres sexuais
2. reprodução e caracteres sexuais2. reprodução e caracteres sexuais
2. reprodução e caracteres sexuaisElsa RITA
 
História da Igreja - O Cisma do Ocidente
História da Igreja - O Cisma do OcidenteHistória da Igreja - O Cisma do Ocidente
História da Igreja - O Cisma do OcidenteGlauco Gonçalves
 
Declaração dos Direitos das CriançAs
Declaração dos Direitos das CriançAsDeclaração dos Direitos das CriançAs
Declaração dos Direitos das CriançAsguest25fa9d47
 
O grande cisma do ocidente
O grande cisma do ocidenteO grande cisma do ocidente
O grande cisma do ocidenteJoão Couto
 
Direitos da criança
Direitos da criançaDireitos da criança
Direitos da criançadavidjpereira
 

Viewers also liked (9)

2. reprodução e caracteres sexuais
2. reprodução e caracteres sexuais2. reprodução e caracteres sexuais
2. reprodução e caracteres sexuais
 
História da Igreja - O Cisma do Ocidente
História da Igreja - O Cisma do OcidenteHistória da Igreja - O Cisma do Ocidente
História da Igreja - O Cisma do Ocidente
 
Declaração dos Direitos das CriançAs
Declaração dos Direitos das CriançAsDeclaração dos Direitos das CriançAs
Declaração dos Direitos das CriançAs
 
O Cisma do Oriente
O Cisma do OrienteO Cisma do Oriente
O Cisma do Oriente
 
O grande cisma do ocidente
O grande cisma do ocidenteO grande cisma do ocidente
O grande cisma do ocidente
 
8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]
 
Direitos da criança
Direitos da criançaDireitos da criança
Direitos da criança
 
Direitos ..
Direitos ..Direitos ..
Direitos ..
 
Microsoft Power Point Grandes ReligiõEs
Microsoft Power Point   Grandes ReligiõEsMicrosoft Power Point   Grandes ReligiõEs
Microsoft Power Point Grandes ReligiõEs
 

Similar to Adolecencia emrc 1

10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)Beatriz pereira
 
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Beth2819
 
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordiMaressa Almeida
 
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellPor que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellCarlos Junior
 
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaSilvânio Barcelos
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissJomardasilva1
 
A adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeA adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeEspaço Emrc
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissFabio med
 
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfEscute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfgrazielly9
 
O porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosO porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosArgos Arruda Pinto
 
Sexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointSexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointgeorgiamfc
 
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoaAs etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoajt7_9
 
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell   porque tenho medo de lhe dizer quem souJohn powell   porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem soudanibateras
 

Similar to Adolecencia emrc 1 (20)

Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1
 
10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)10º (a.inf) adolescente (1)
10º (a.inf) adolescente (1)
 
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
Práticas restaurativas no ambiente.pptx2
 
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
Edição n. 14 do CH Noticias - Agosto/2016
 
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
6513787 adolescentes-sa-ciro-sanches-zibordi
 
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John PowellPor que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
Por que tenho medo de lhe dizer quem sou? - John Powell
 
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espíritaAdolescência a complexidade do ser na visão espírita
Adolescência a complexidade do ser na visão espírita
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
 
A adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdadeA adolescência e a puberdade
A adolescência e a puberdade
 
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eissA cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
A cura-atraves-de-vidas-passadas-brian- eiss
 
Adolescência
Adolescência  Adolescência
Adolescência
 
Slides infanto completo
Slides infanto completoSlides infanto completo
Slides infanto completo
 
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdfEscute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
Escute o Seu Corpo - Lise Bourbeau.pdf
 
O porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentosO porquê dos nossos sentimentos
O porquê dos nossos sentimentos
 
Sexualidade
SexualidadeSexualidade
Sexualidade
 
Sexualidade powerpoint
Sexualidade powerpointSexualidade powerpoint
Sexualidade powerpoint
 
10 março
10 março10 março
10 março
 
Adolescência
Adolescência Adolescência
Adolescência
 
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoaAs etapas do desenvolvimento de uma pessoa
As etapas do desenvolvimento de uma pessoa
 
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell   porque tenho medo de lhe dizer quem souJohn powell   porque tenho medo de lhe dizer quem sou
John powell porque tenho medo de lhe dizer quem sou
 

More from Lino Barbosa

More from Lino Barbosa (20)

Natal do pedro
Natal do pedroNatal do pedro
Natal do pedro
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. Martinho
 
Lenda de S. Martinho
Lenda de S. MartinhoLenda de S. Martinho
Lenda de S. Martinho
 
Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1Adolecencia emrc 1
Adolecencia emrc 1
 
O que é emrc
O que é emrcO que é emrc
O que é emrc
 
Comunidadecrista
ComunidadecristaComunidadecrista
Comunidadecrista
 
5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]
 
Um pingo de sensibilização
Um pingo de sensibilizaçãoUm pingo de sensibilização
Um pingo de sensibilização
 
6ºf 17
6ºf 176ºf 17
6ºf 17
 
Gestos amor
Gestos amorGestos amor
Gestos amor
 
Cyberbullying
CyberbullyingCyberbullying
Cyberbullying
 
Ambiente reciclagem eb1murca
Ambiente reciclagem eb1murcaAmbiente reciclagem eb1murca
Ambiente reciclagem eb1murca
 
Emrc judaism oreligioes0809
Emrc judaism oreligioes0809Emrc judaism oreligioes0809
Emrc judaism oreligioes0809
 
Oamor 7ºano
Oamor 7ºanoOamor 7ºano
Oamor 7ºano
 
O budismo
O budismoO budismo
O budismo
 
Comunidadecrista
ComunidadecristaComunidadecrista
Comunidadecrista
 
Cyberbullying
CyberbullyingCyberbullying
Cyberbullying
 
8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]8 ano ul2[1]
8 ano ul2[1]
 
5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]5 ano ul3_lesus nazare[1]
5 ano ul3_lesus nazare[1]
 
Os direitos das crianças
Os direitos das criançasOs direitos das crianças
Os direitos das crianças
 

Recently uploaded

Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfJuliana Barbosa
 
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdfMissa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdfFbioFerreira207918
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...SileideDaSilvaNascim
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxMarcosLemes28
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Centro Jacques Delors
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPEli Gonçalves
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...PatriciaCaetano18
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.denisecompasso2
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfLidianeLill2
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedJaquelineBertagliaCe
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmicolourivalcaburite
 
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidade
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidadeAcessibilidade, inclusão e valorização da diversidade
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidadeLEONIDES PEREIRA DE SOUZA
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Falando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdFalando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdLeonardoDeOliveiraLu2
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022LeandroSilva126216
 

Recently uploaded (20)

Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdfCaderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
Caderno de exercícios Revisão para o ENEM (1).pdf
 
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdfMissa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
Missa catequese para o dia da mãe 2025.pdf
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...apostila filosofia 1 ano  1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
apostila filosofia 1 ano 1s (1).pdf 1 ANO DO ENSINO MEDIO . CONCEITOSE CARAC...
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 2)
 
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LPQuestões de Língua Portuguesa - gincana da LP
Questões de Língua Portuguesa - gincana da LP
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 2 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdfRepública Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
República Velha (República da Espada e Oligárquica)-Sala de Aula.pdf
 
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de LedAula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
Aula 67 e 68 Robótica 8º ano Experimentando variações da matriz de Led
 
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmicoPesquisa Ação René Barbier Livro  acadêmico
Pesquisa Ação René Barbier Livro acadêmico
 
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidade
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidadeAcessibilidade, inclusão e valorização da diversidade
Acessibilidade, inclusão e valorização da diversidade
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Falando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introdFalando de Física Quântica apresentação introd
Falando de Física Quântica apresentação introd
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 

Adolecencia emrc 1

  • 1.  
  • 2. O meu nome é Anne. Nasci no dia 12 de Junho de 1929, em Frankfurt (Alemanha). Tenho uma irmã, a Margot, que é mais velha três anos. Somos uma família judia e por isso, em 1933, tivemos que fugir para a Holanda por causa das perseguições do regime de Hitler. Olá. Nesta unidade vais olhar para ti e confrontares-te com a questão quem sou eu? Na Holanda encontrámos paz e segurança até ao dia em que os alemães invadiram este país, como tantos outros, num clima de medo, ódio e terror.
  • 3. Antes e durante a 2ª guerra mundial (1939-1945) o líder alemão Hitler, com vontade de governar o mundo, apoderou-se de vários países e perseguiu todos os que eram diferentes da “raça ariana” (alemães puros) nomeadamente nós, os judeus. Para não sermos levados para um campo de concentração, os meus pais e alguns amigos organizaram a fuga das nossas famílias. Escondemo-nos num anexo de uma casa de onde, durante dois anos (1942-1944), não pudemos sair. Convivíamos com a ameaça constante de sermos descobertos pela polícia nazi. Estive desaparecida da vida social dos 12 aos 14 anos… Tu sabes como é este período da nossa vida! Para aliviar o coração, escrevia um diário e inventei uma amiga imaginária, a Kitty.
  • 4. Quando escrevia, “sentia um alívio, a minha dor desaparecia, a coragem voltava …” Durante o período em que vivi como um pássaro numa gaiola, passei, tal como tu, por um desenvolvimento físico e por dificuldades de relacionamento com os adultos, principalmente com a minha mãe. Mas neste pequeno mundo de sofrimento em que vivi, aconteceu o eterno milagre da vida: o amor entre mim e o Peter. Peter era um jovem, um pouco mais velho do que eu, filho de um casal amigo da família que vivia connosco no anexo. Cf. Anne Frank. Diário “ Quando o Peter e eu estamos sentados… eu com um braço em volta dos seus ombros e ele a brincar com uma madeixa do meu cabelo, oh! então os meus desejos são infinitos”.
  • 6. p uberdade e adolescência
  • 7. Ainda que muitas vezes se empreguem como sinónimos, adolescência e puberdade não são o mesmo. Vejamos as diferenças: Puberdade (do latim pubescere, “cobrir-se de pêlos”) é o processo de maturação biológica, sexual e reprodutora que se inicia geralmente entre os dez e os doze anos nas raparigas e entre os doze e os catorze anos nos rapazes. Adolescência (do latim adolescere, “amadurecer”, “crescer”, “desenvolver-se”), em contrapartida, não se explica pela biologia, mas define-se de forma diferente em cada cultura e varia segundo a história do indivíduo e o meio social em que vive.
  • 8. e tapas da adolescência
  • 9. — Vive um acentuado crescimento físico e psíquico. — Desperta para o próprio eu e para a intimidade. — Ainda não tem grande consciência daquilo que se está a passar consigo próprio. — Conhece, pela primeira vez, as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas. — Experimenta um desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade. — Sente que não sintoniza com o mundo dos adultos. — Corre o perigo de se refugiar no isolamento. — Descobre a consciência de pertença a um grupo (companheiros de estudo ou amigos). Ad olescência inicial (10-13 anos)
  • 10. — Passa do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente precisa de viver dentro de si mesmo. — Sente a necessidade de amar. Costuma ter muitas amizades. Surge o primeiro amor. — É caracterizado pela timidez. Sente medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros. — Vive um conflito interior, um conflito de personalidade. — Tem atitudes de inconformismo e corre o risco de ter comportamentos negativos e agressivos para com os outros. Ad olescência média (13-16 anos)
  • 11. — Começa a compreender-se e a encontrar-se consigo mesmo, e sente-se melhor integrado no mundo em que vive. — Apresenta um significativo progresso na superação da timidez. — É mais sereno na sua conduta e mostra-se menos vulnerável às dificuldades. — Tem maior autodomínio. — Tem capacidade para tomar decisões fortes relativamente ao futuro, aos estudos, à profissão, ao seu projecto de vida. — Estabelece relações mais pessoais e profundas. Ad olescência superior (16… anos)
  • 12. m udanças na adolescência
  • 13. A hipófise produz substâncias químicas que vão iniciar o processo de crescimento e activar o funcionamento das glândulas sexuais. Estas começam a produzir hormonas que circulam no sangue por todo o corpo. Desenvolvimento dos testículos. Crescimento gradual dos ovários. Desenvolvimento das glândulas mamárias. Maior actividade das glândulas sudoríparas . Aumento da oleosidade da pele e do cabelo. Crescimento corporal acelerado com consequente acréscimo de peso e altura. Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
  • 14. Alargamento dos ombros e forte desenvolvimento muscular. Desenvolvimento da laringe: mudança de voz, que se torna mais grave. Maior visibilidade da “Maçã-de-Adão”. Aumento gradual do comprimento do pénis. Início da produção de espermatozóides. Primeira ejaculação. A maturação sexual está completa quando o rapaz produz espermatozóides: orna-se um rapaz com capacidade reprodutiva. • Alargamento da bacia. • Desenvolvimento dos seios. • Surgimento dos primeiros corrimentos vaginais. • Menstruação. • A maturação sexual está completa quando acontece a primeira menstruação: a menina passa a ser mulher, com possibilidade de engravidar.
  • 15. Surgem súbitas mudanças de humor: a grandes entusiasmos, seguem- se períodos de abatimento. É a época da amizade pura, das aventuras em grupo. Irrompem paixões ou pelo herói ou heroína de um romance, ou por uma vedeta da canção, ou por um(a) colega da escola. É também a época em que todos os adolescentes sonham e reconstroem o mundo à sua maneira, imersos em músicas e mensagens de telemóvel..
  • 16. - Conversa acerca dos teus problemas e dúvidas e aprende a sentir-te bem contigo próprio. - Se não aceitarmos o corpo e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. - Os grandes sábios, os heróis, os benfeitores da humanidade foram um dia adolescentes ardentes, entusiastas, generosos... e, como tu, impacientes; como tu, revoltados pela injustiça. E ansiosos pelo futuro! alguns conselhos
  • 17. Representação masculino / feminino Na mitologia greco-romana, o círculo com a cruz representa o espelho da deusa Afrodite/Vénus. O círculo com a flecha dirigida para o alto representa o escudo e a lança do deus Ares/Marte. É essa a razão pela qual esses símbolos representam, respectivamente, o sexo feminino e o sexo masculino.
  • 18. A maturação sexual provoca alterações físicas e psicológicas em ambos os sexos. Essas alterações, normais e naturais, podem, no entanto, criar algumas dificuldades. A nível físico Pode haver uma desarmonia corporal, ou seja, o corpo pode não estar ainda bem «assumido» — olha-se ao espelho e quase que se interroga «quem é aquela pessoa?». dúvidas e angústias na adolescência
  • 19. A nível afectivo Pode haver desencontros afectivos que se relacionam com a capacidade de atrair e de ser atraído, de amar e ser amado. A nível social Há o perigo de o adolescente adquirir o hábito de se refugiar em si mesmo, tornando-se ainda mais tímido, não ousando enfrentar o mundo que o rodeia.
  • 20.  
  • 21. 1 Completa os dados do Bilhete de Identidade de Anne Frank: 2 Investiga usando uma biografia de Anne Frank existente na Biblioteca da Escola ou disponível na Internet e responde às seguintes questões: 2.1 Como era o mundo no tempo em que Anne Frank esteve fechada no anexo? 2.2 Quais foram as consequências dessa situação na vida de Anne Frank? 3 Regista outras informações e curiosidades sobre Anne Frank que tenhas obtido na tua investigação. Nome:________________________________________________ Data de Nascimento: __________________ Nacionalidade: ______________________ País de residência a partir de 1933:_________________ Local de residência entre 1942-44: ___________________ Campo de concentração para onde foi deportada: ______________ Data e local da morte: ___________________________
  • 22. 4 Preenche os seguintes aspectos da tua identificação: Altura: _______ Peso: ________ Grupo sanguíneo: _______ 5 Olha para dentro de ti e descreve a tua maneira de ser: Sou muito: _______________ Gosto imenso de: _______________________ Não gosto de: ____________________________ As minhas ideias são (aquilo em que acredito): __________ Sei bastante sobre: ______________________ Sou melhor em: __________________ Sou pior em: ________________________ O que mais me irrita: _________________________ No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______
  • 23. No futuro gostaria de (os meus sonhos e projectos): _______ Pessoas que admiro: ______________________________ Pessoas com quem gosto de estar: ___________________ Pessoas que conheço bem: __________________ Pessoas que conheço pior: _______________________ Convido para estudar: ________________________ Convido para brincar: ___________________________ Espero dos amigos: ___________________________ Espero dos adultos: ___________________________
  • 24. 6 Tendo por base as figuras, justifica porque dizemos que a adolescência é um período de crescimento múltiplo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________ 7 Regista o significado de: Puberdade: ________________________________________ Adolescência: ______________________________________
  • 25. 8 Associa cada uma das seguintes fases de crescimento à etapa da adolescência que lhe corresponde, colocando a respectiva letra no espaço em branco. A - Adolescência inicial B - Adolescência média C - Adolescência superior __ a) Acentuado crescimento físico e psíquico. __ b) Necessidade de amar. Muitas amizades. __ c) Conflito interior, conflito de personalidade. __ d) Maior autodomínio. __ e) Ainda não há grande consciência daquilo que se está a passar na pessoa. __ f) Descoberta da consciência de pertença a um grupo. __ g) Significativo progresso na superação da timidez. __ h) Estabelecimento de relações mais pessoais e profundas. __ i ) Passagem do despertar do eu à descoberta consciente da própria intimidade.
  • 26. 9 Todas as mudanças que se operam na vida de cada adolescente são importantes para a construção da sua identidade. Relaciona as características com as mudanças colocando a respectiva letra no espaço em branco. A – Mudanças fisiológicas B – Mudanças afectivas e sociais C – Mudanças intelectuais __ a) Pensa por si próprio, questionando as opiniões dos outros. __ b) Umas vezes sente-se o melhor e outras o pior. __ c) É capaz de gerar vida nova. __ d) O corpo cresce intensamente. __ e) O grupo de amigos torna-se a segunda casa. __ f) É capaz de um pensamento abstracto. __ g) Surge a menstruação / podem surgir poluções nocturnas. __ h) Questiona tudo o que está à sua volta.
  • 27. 10 Com o auxílio do banco de palavras, completa o texto que se segue. A _____________ é um período da vida em que ocorrem ____________ necessárias ao ______________ da pessoa. Umas são de ordem _________ , visando a preparação do corpo para o amor e a capacidade de gerar filhos. Outras são de ordem _____________ e têm como fim a formação da personalidade. Outras ainda são mudanças ______________, em ordem ao desenvolvimento dos conhecimentos. E outras são de ordem __________, com o objectivo de integrar a pessoa na vida do grupo.
  • 28. Bibliografia: Manual do Professor – 7ºano – UL3