Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Drogas

8,292 views

Published on

Apresentação Drogas Psicotrópicas.

Published in: Education

Drogas

  1. 1. Patrícia Amorim – Supervisora Sandra Arces – Supervisora Ednéia – PCNP Programas e Projetos Especiais Viviane Serafim – PCNP Química Glauber Aragon– PCNP Ciências e Biologia 3º Encontro de Formação Educadores Profissionais do Programa Escola da Família Professores Mediadores Escolares e Comunitários Vice-Diretores do Programa Escola da Família
  2. 2. Para início de conversa...  Iniciar com a Pesquisa (sensibilizar, levantar opiniões e posicionamentos para direcionar o debate);  Aplicar Questionário de Sondagem (será reaplicado, mas não deve ser socializado para o aluno);  Socializar os resultados da pesquisa para a escola (imprimir ou construir gráficos e colar em local de circulação);
  3. 3. Pesquisa e Questionário em Word (.doc) Pesquisa Questionário - Sondagem Reaplicação do Questionário E. E. Caminho Suave PESQUISA Gráficos – Pesquisa 1º (Primeiro) Questionário Gráficos – 1º Questionário 2º (Segundo Questionário) Gráficos - 2° Questionário
  4. 4. Vídeo: Escolha Viver Sem Drogas Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=gevRLwxvzQY > Acessado 28 Ago. 2015
  5. 5. O que são Drogas? Qualquer substância, natural ou sintética, que, introduzida no organismo modifica suas função, com consequências fisiológica ou comportamental. Ex: uma substância que ao ser ingerida contrai os vasos sanguíneos e a pessoa passa a ter aumento na pressão arterial ( mudança fisiológica).
  6. 6. Conceituando... Drogas psicotrópicas: psico ( mente) tropismo ( direção) – atum no modo de pensar, agir e sentir do indivíduo. Elas agem no SNC (sistema nervoso central), aceleram ou desaceleram e ainda desorientar a comunicação entre células cerebrais (neurônios). Classificações: Depressoras, Estimulantes e Perturbadoras. Modos de absorção: injetável, inalação e oral.
  7. 7. Drogas Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo Álcool É o etanol, obtido a partir da fermentação ou destilação de vegetais Primeiro, euforia e desinibição. Depois, má coordenação motora, descontrole e sono. Risco de hepatite, cirrose e problemas nos sistemas digestório e cardiovascular. Ansiolíticos Redutor de ansiedade e combate a insônia. Via oral ou endovenosa. Relaxante muscular, redução da ansiedade, da tensão do estado de alerta, indução do sono. Na falta, irritabilidade, insônia, sudorese, e em casos extremos convulsões.
  8. 8. Drogas Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo Inalantese Solventes Substância volátil, capaz de dissolver materiais. Os mais comuns são: colas de sapateiro, tintas, acetona, éter, etc. De início, euforia. Depois, depressão. Dificuldade de concentração, perda de memória,destruição de neurônios e lesões cerebrais. Opiáceos Substâncias naturais, sintéticas ou semi- sintéticas derivadas do ópio, extraído da papoula, ou com ação semelhante à dele. As mais conhecidas são morfina, heroína e metadona. Eliminação da dor e indução do sono. Doses elevadas podem causar queda da pressão arterial, do ritmo cardíaco e da frequência Respiratória. A redução da irrigação deixa a pele azulada.
  9. 9. Droga Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo Tabaco Planta usada na fabricação de charutos, cigarros e fumo para cachimbo que contém nicotina e outras substâncias tóxicas, como terebentina, formol, amônia, naftalina. Leve estimulação do cérebro, redução do apetite, aumento nos batimentos cardíacos, na pressão arterial, na frequência respiratória e na atividade motora, dificuldade na digestão, irritação dos brônquios e insônia. Aumenta o risco de infarto, bronquite, enfisema pulmonar, derrame, úlcera, câncer e abortamento em mulheres grávidas. Pode atrapalhar o desempenho sexual.
  10. 10. Droga Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazoAnfetaminasou Rebites Drogas sintéticas usadas para aliviar o cansaço, como descongestionante nasal e para emagrecimento. Usada na forma de comprimidos, injetada ou fumada, como é o caso da metanfetamina. Excitante, tira o sono, o cansaço e o apetite. Dilata as pupilas e aumenta o batimento cardíaco e a pressão arterial. Irritabilidade, tremores, paranoia, delírios, perda do interesse sexual. Degeneração dos músculos esqueléticos.
  11. 11. Droga Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo Cocaína A pasta base da cocaína, uma mistura de folhas de coca com cal, solvente e ácido sulfúrico, dá origem a várias drogas. Para virar cocaína em pó, ela é tratada com ácido hipoclorídrico. O resultado é um sal solúvel em água que pode ser aspirado ou injetado nas veias. Sensação de prazer, euforia e poder, hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, falta de apetite, dilatação das pupilas, contrações musculares, às vezes convulsão. Após o uso intenso, cansaço e depressão. Dificuldade de concentração, perda de memória,destruição de neurônios e lesões cerebrais.
  12. 12. Drogas Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazoCracke Merla Têm como base a pasta de coca. Ao crack é adicionado bicarbonato de sódio ou amônia, éter, acetona. À merla, ácido sulfúrico e querosene ou gasolina. Sensação de prazer, euforia e poder, hiperatividade, insônia, perda da sensação de cansaço, falta de apetite, dilatação das pupilas, contrações musculares, às vezes convulsão. Após o uso intenso, cansaço e depressão. Irritabilidade, tremores, paranoia, delírios, perda do interesse sexual. Degeneração dos músculos esqueléticos.
  13. 13. Drogas Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazoMaconhae Haxixe Maconha são folhas e flores secas da planta Cannabis sativa. Haxixe é uma resina obtida das flores da planta. O seu princípio ativo, o tetrahidro-canabinol (THC). Todas são fumadas. Para alguns, relaxamento, vontade de rir, maior sensibilidade na audição e no paladar. Para outros, tremor, sudorese, angústia, medo de perder o controle mental. Percepção de tempo. Diminuição da testosterona e inibição da ovulação, bronquite, redução na capacidade de aprendizagem e memorização, piora de quadros Psíquicos.
  14. 14. Droga Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo LSD Sigla em inglês para dietilamida do ácido lisérgico, substância sintética semelhante à produzida pelo cogumelo Claviceps purpúrea. Muito potente, produz efeitos com doses mínimas. Em geral é apresentado embebido em pequenos pedaços de papel ilustrados. Alucinações, boas ou ruins. Mudança na percepção de tempo, de espaço, de sensações e despersonalização (a pessoa não sabe quem ou o que é). Dilatação das pupilas, aumento da temperatura do corpo, dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, suores, perda de apetite, falta de sono, boca seca e tremores. Flashbacks da sensação provocada pela droga, mesmo sem usá-la, o que pode ser perigoso se a pessoa está dirigindo, por exemplo, esquizofrenia e depressão. Perda de vínculo com a realidade.
  15. 15. Droga Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazo Ecstasy É a substância Metilenodioximetanfetamina (MDMA), criada para ser usada como moderadora do apetite. Em geral são comprimidos coloridos, mas também há ecstasy em cápsulas gelatinosas e em pó, para ser inalado. Excitação, mudança de percepção da realidade, aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da temperatura do corpo, além de desidratação. Problemas hepáticos, como insuficiência e icterícia, e cardíacos, transtornos psiquiátricos e lesão cerebral, além de emagrecimento.
  16. 16. Drogas Do que se trata Efeitos Imediatos Efeitos a longo prazoCogumeloseOutras PlantasAlucinógenas Os cogumelos dos gêneros Psilocybe e Paneoulus, o cacto mescal ou peiote e as plantas jurema (da qual se faz um vinho), caapi e chacrona (usadas juntas na bebida chamada no Peru de ayahuasca) têm seu uso ligado a rituais religiosos. Alucinações e delírios, que podem ser bons ou ruins. Às vezes dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náuseas e vômitos. Delírios persecutórios, de grandeza ou acesso de pânico podem levar a pessoa tomar atitudes prejudiciais a si e a outros.
  17. 17. Alguns cuidados para levar em conta ao falar com um jovem que faz uso de drogas... 1. Coloque-se no lugar dele 2. Ouça 3. Não julgue 4. Seja flexível 5. Trate-o com respeito 6. Conquiste a sua confiança 7. Seja paciente 8. Não seja invasivo 9. Seja discreto 10. Não seja preconceituoso 11. Não encare-o como um problema 12. Não trate-o como doente Seja paciente
  18. 18. Mitos e Verdades sobre uso das drogas Mitos Verdades Todo usuário é dependente. Poucos usuários são dependentes. O usuário de drogas é um cidadão perdido para sociedade. Nem todo uso de drogas é problemático. Muitos usuários conseguem ter uma vida produtiva. Substâncias lícitas são menos perigosas do que as ilícitas. O perigo do uso das drogas não depende da sua legalidade, mas da substância em questão, da forma como é usada, em que condições e por quem. Drogas naturais são menos perigosas que as sintéticas. Ambas podem ser perigosas Filhos de dependentes de álcool tendem a ser. O uso de drogas na família pode tanto levar à reprodução do comportamento como à sua rejeição. Usar drogas é sinônimo de fraqueza de caráter. São muitos os motivos que podem levar uma pessoa a usar drogas, desde a simples oportunidade ou curiosidade até a tentativa de amenizar a solidão e a baixa autoestima.
  19. 19.  Inicie a atividade explicando o que é bingo;  Cada aluno ou grupo de alunos recebe uma cartela;  Serão sorteadas descrições/definições das palavras referentes a temática e os participantes terão que recorrer aos conhecimento estudados e, quem tiver a palavra deve fazer um X no quadradinho ao lado;  Ganha quem preencher a cartela toda em primeiro lugar (pense em brindes simples ou apenas pela competição);  No entanto, o jogo continuará até todas as palavras serem sorteadas (ou premie o segundo e terceiro colocados);  Quando terminar o jogo, abra para perguntas e esclarecimentos. Prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas - Páginas 42 a 48 - Disponível em: < http://www.projetoape.com.br/v5/images/Eixos_Norteadores/Vida_Saudavel/Alcool%20e%20Tabaco.pdf > Acessado 28 Ago. 2015 Bingo das Drogas!!!
  20. 20. Vídeo: Zombie - A Origem (Zombie - the origin) Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ryk5Gj53Sbo > Acessado 28 Ago. 2015
  21. 21. “Viver é sentir-se fatalmente forçado a exercitar a liberdade, a decidir o que vamos ser neste mundo.” José Ortega y Gasset (1883-1955), filósofo espanhol  Reaplicação do questionário.
  22. 22. Sugestões.... Filmes  Quebrando o tabu https://www.youtube.com/watch?v=tKxk61ycAvs  Notícias de uma Guerra Particular https://www.youtube.com/watch?v=EAMIhC0klRo  A História das Drogas ( History Channel ) https://www.youtube.com/watch?v=2myA_pHK4PU  Só um tapinha não dói https://www.youtube.com/watch?v=KGBq68pBajY  Cazuza – O tempo não para https://www.youtube.com/watch?v=l-QdTXdNvww  Doping ( Nerdologia 68) https://www.youtube.com/watch?v=QN8nP0w_Hvo Objeto Educacional de Aprendizagem  Ressaca dentro do Corpo – Infográfico http://saude.ig.com.br/minhasaude/a-ressaca-dentro-do-corpo/n1597421242112.html
  23. 23. Blog http://ciefisbio.blogspot.com.br Ciências Físicas e Biológicas

×