Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Descritivo explicativo

21,219 views

Published on

Descritivo explicativo

  1. 1. Definição de Ciência Descritivo-ExplicativoEquipe:Maria Helena de PaulaJose Roberto NunesCarlos Alberto RemorNicole VolpatoSuellen Raphael da Rosa
  2. 2.  Hoje em dia, pode-se dizer que a ciência é uma forma de estudo racional, sistemática, exata; o qual podemos estudar e confirmar a veracidade do que se estuda. Segundo Trujullo Ferrari a ciência tem como objetivo:1. Aumentar e melhorar o conhecimento;2. Descobrir novos fatos e fenômenos;3. Aproveitamento espiritual;4. Aproveitamento material do conhecimento5. Estabelecimento de certo tipo de controle sobre a natureza.
  3. 3.  Porém a Ciência não possui uma única definição, ela possui diversas características que encontramos em todas as tentativas de definição do conhecimento científico, que são:.Verificável - ideia de prova.Factual - fatos que acontecem na realidade.Objetivo - correspondência da teoria com os fatos.Racional - uso sistemático do raciocínio.Preditivo - prever como os fenômenos podem acontecer.Comunicável – comunicação dos resultados.Descritivo-explicativo - descre​ver e explicar os fenômenos.Metódico - conjunto de etapas.Paradigmas - a ciência é movida por modelos.Intersubjetivo - submetido a teste
  4. 4.  Bem como o nome já presume, essa característica tem a função de descrever e explicar as condições que levaram a ocorrência de um determinado fato e dos fenômenos relacionados a ele. Como diria Köche: “As leis e teorias surgem da necessidade de se ter de encontrar explicações para os fenômenos da realidade.” Ou seja, o que ocorre é uma sequência de percepções e reflexões sobre os fatos.
  5. 5.  A pesquisa descritiva tem como finalidade observar, descrever e analisar os fenômenos sem necessariamente apontar os fatos no qual acarretou determinada ocorrência. Tem como base questionários padrões para a obtenção do conhecimento. Exemplos: Pesquisas realizadas pelo IBGE, Estatísticas para apontar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, suas condições de habitação, nível de criminalidade...
  6. 6.  Ao contrario da descritiva, a pesquisa explicativa visa explicar os fatos relevantes que acarretaram determinados fenômenos. As pesquisas explicativas podem surgir através de resultados obtidos mediante uma pesquisa descritiva, no qual nesta etapa, o objetivo é descrever os fatos que determinaram a devida ocorrência (Pesquisa Descritiva-explicativa).
  7. 7.  Um exemplo a ser citado é a experiência de Isaac Newton e a maçã. Fato – Queda da maçã da árvore. Percepção - Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando a fruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua órbita, espaço afora. Reflexão – Depois de descrever o fato, ele o explicou através da ideia de que levando em conta os estudos de outros pensadores -Galileu e Kepler- , além de suas próprias análises, cálculos e experiências, Newton formularia essa ideia partindo do seguinte princípio: "A velocidade da queda é proporcional à força da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra".
  8. 8.  Sendo assim, com base no exemplo citado acima, percebemos que essa característica realmente é muito válida para o entendimento e a compreensão dos fatos. Pois através dela, há a busca por esses dois objetivos, o que viabiliza a capacidade humana de pensar e buscar entender as situações e problemas e não mais a simples aceitação dos casos.

×