Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
EEM ANTÔNIO PASCHOAL APÓSTOLO (BAIRRO RIO VERMELHO – FLORIANÓPOLIS/SC)
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - Iº ANO DO ENSINO M...
Avaliação: qualitativa – interesse e participação do aluno; respeito ao colega e ao professor, bem
como ao ambiente escola...
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de textos de diferentes gêneros
Funções da linguagem: conotativa e...
PLANOS DE AULA
Conteúdo: classes gramaticais, tipos/gêneros textuais.
Objetivo Específico: verificar e diagnosticar conhec...
Estratégia/Metodologia:conceituar, exemplificaroconteúdoestudadoe verificarsuaaprendizagem
por meio de leituras e atividad...
II º BIMESTRE
Conteúdo: Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico);
Ortograf...
III º BIMESTRE
Conteúdo: Gênero Textual Notícia: conceito, características da notícia, elementos constitutivos do texto
de...
Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas.
Tempo: 02 (dois) períodos de aula.
Conteú...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Conteúdos Programáticos 1o. Ano Ensino Médio

Conteúdos Programáticos 1o. Ano Ensino Médio

  • Login to see the comments

Conteúdos Programáticos 1o. Ano Ensino Médio

  1. 1. EEM ANTÔNIO PASCHOAL APÓSTOLO (BAIRRO RIO VERMELHO – FLORIANÓPOLIS/SC) LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - Iº ANO DO ENSINO MÉDIO Profª Jociane Araujo Peres da Luz LÍNGUAPORTUGUESA,PRODUÇÃOTEXTUALE GÊNEROS TEXTUAIS, Objetivo Geral: A área tem como objetivo geral que o educando perceba o texto em sua função sociocomunicativa, por isso privilegia o estudo da estrutura das características e da finalidade de diversosgênerostextuais.Espera-se que eleinterajacom o texto como seu interlocutor e, portanto, escolha entre as possibilidades da língua materna, as formas apropriadas às diversas situações de comunicação. Comoleitor, deseja-se que oalunoouça,analise,interprete,avaliee critique as produçõesde fala e de escrita do outro. Como produtor de texto, que expresse seu ponto de vista, com clareza e objetividade, considerando a situação comunicativa e o ponto de vista do interlocutor. Em relação à Literatura, objetivam-se o desenvolvimento pelo gosto da leitura e a apreciação,da dimensãoestéticadostextos literários.Éimportante também que o aluno reconheça a literaturacomoforma de expressãoestéticade sentimentoshumanose valores sociais,produtode um trabalho do homem historicamente situado. Objetivo Específico:  Compreender e usar adequadamente a língua materna;  Reconhecer e construir diferentes discursos;  (Re)conhecer e produzir diferentes tipos e gêneros textuais;  Entendera línguacomo um “sistema de signos específico linguístico, histórico e social” que possibilita aos indivíduos entenderem e interpretarem a realidade e a si próprios;  Possibilitar, através da leitura, visualizar cenários diversos, modos de pensar, agir e ver o mundo além da própria compreensão do indivíduo;  Sercapaz de exporideiascomdesenvolturae coerência,tanto na escrita como na oralidade, ouvindo e respeitando opiniões diversas;  Entender a análise linguística como um meio indispensável no processo de produção e recepção do texto, seja oral ou escrito.  Compreender, na leitura, o significado, as causas e consequências dos fatos abordados relacionando-os a outros textos e ao universo;  Praticar a leitura, a escrita e a pesquisa como meio de acesso;  Produzir diferentes textos com clareza, concisão, correção, coerência e coesão, que a tendam a diferentes funções comunicativas;  Aplicar, quando possível, o uso das tecnologias para uma melhor aprendizagem;  Valorizar e reconhecer a língua portuguesa e sua literatura nas mais diversas fases e contextos da sociedade. Estratégia/Metodologia:leitura, compreensãoe interpretação de textosvariados,pesquisa,escritae reescritadaprodução de texto dosgênerosestudados;aulaexpositivo-dialogada; uso do dicionário; enciclopédias, livros literários; dvd´s, utilização sala informatizada e da biblioteca escolar; livro didático;folhasfotocopiadas;atividadesorais/escritas; mediação do professor para planejamento e organização do texto e das atividades pedagógicas.
  2. 2. Avaliação: qualitativa – interesse e participação do aluno; respeito ao colega e ao professor, bem como ao ambiente escolar; registro das aulas e organização do material escolar; realização das tarefas propostas; assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. Quantitativa – verificação de aprendizagem interpretativa/escrita/reescrita dos conteúdos estudados (produção textual, trabalho em grupo e avaliação diagnóstica). Haverá recuperação paralela quando houver necessidade e se revelar importante para a aprendizagem do aluno.
  3. 3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de textos de diferentes gêneros Funções da linguagem: conotativa e denotativa Estrutura das palavras: radical, desinência, afixos(prefixo/sufixo). Formação de palavras: derivação (prefixal, sufixal, parassintética, pós-verbal), composição (justaposição/aglutinação), hibridismo, abreviação, onomatopeia Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico) Ortografia: porquês, mau/mal, homônimos e parônimos Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo) Morfologia (apresentação das classes morfológicas) Morfologia: artigo, pronome, numeral, adjetivo, advérbio Plural dos substantivos compostos Substantivos que mudam de significado ao mudarem de gênero; Concordância Nominal. Figurasde Linguagem (metáfora,catacrese,antítese,paradoxo,personificação,metonímia, hipérbato,ironia,hipérbole,eufemismo). PRODUÇÃO TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS Narração, descrição e dissertação. Elementosconstitutivosdotextonarrativo: objetivoe pontode vista; personagens; ações; narrador; enredo; tempo e espaço. Gênero Textual Notícia: conceito, características da notícia, elementos constitutivos do texto descritivo: objetivo; ponto de vista; linguagem descritiva; impressões sensoriais; enumeração, descrição objetiva, descrição subjetiva, descrição estática, descrição dinâmica. Introduçãoao estudodotextodissertativoe suasprincipais características:expositivo,argumentativo. Gênero Textual Artigo de Opinião: conceito e caraterísticas: a argumentação, os tipos de argumentação: por comparação, por ressalva, a informatividade e senso comum. Intertextualidade na arte, na música e na literatura. LITERATURA Teoria literária: o que é literatura; gêneros (épico, lírico, dramático), estilos e épocas literárias (medievalismo ou trovadorismo, renascimento, quinhentismo, classicismo, barroco, arcadismo ou neoclassicismo,romantismo,naturalismo,naturalismo,simbolismo,modernismo,pós-modernismo). Para o 1º ano do Ensino Médio: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco português/ Barroco brasileiro, Neoclassicismo português/ Neoclassicismo brasileiro. Leitura dirigida e análise de obras literárias: Cantiga da Ribeirinha (Paio Soares de Taveirós), Cantiga de Amigo (Aires Nunes); Farsa de Inês Pereira (Gil /Vicente); Os Lusíadas (Luis de Camões); Carta (Pero Vaz de Caminha); Senhora Dona Bahia (Gregório de Matos), Sermão da Sexagésima (Pe. Antonio Vieira); O Uraguai (Basília da Gama), Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga), Soneto XXII (Cláudio Manuel da Costa).
  4. 4. PLANOS DE AULA Conteúdo: classes gramaticais, tipos/gêneros textuais. Objetivo Específico: verificar e diagnosticar conhecimentos anteriores estudados no ensino fundamental. Revisar tais estudos. Estratégia/metodologia:distribuiçãode textosdiversos;leiturae reconhecimentodotipo/gênerodo texto lido; verificar/reconhecer classe gramatical de algumas palavras no texto lido. Tempo: 06 (seis) períodos de aula. Conteúdo: conceito de literatura, gêneros (épico, lírico, dramático), estilos e épocas literárias ObjetivoEspecífico:estudar/compreender o significado da palavra literatura e sua real importância para a história e a sociedade; Estratégia/Metodologia:pesquisadoconceitode literatura,seusgêneros,estilose épocasliterárias. Utilização de dicionários, livros e espaço da biblioteca. Tempo: 05 (cinco) períodos de aula. Conteúdo: função da linguagem: metalinguística, referencial, emotiva, apelativa, fática, poética; linguagem denotativa e conotativa; Narração, descrição e dissertação. Objetivo Específico: estudar/compreender/analisar e reconhecer as linguagens denotativa e/ou conotativa existentes nos textos, bem como, para que servem e quando utilizá-los; estudar, ler e (re)conhecer os tipos textuais. Estratégia/Metodologia: aula dialogada e mediada, leitura de trechos de alguns textos e seus reconhecimentos como linguagem denotativa ou conotativa, bem como suas tipologias textuais; interpretação, atividades sobre o conteúdo estudado, utilização do livro didático. Tempo: 08 (oito) períodos de aula. Conteúdo: Estrutura das palavras: radical, desinência, afixos(prefixo/sufixo); Formação de palavras: derivação (prefixal, sufixal, parassintética, pós-verbal), composição (justaposição/aglutinação), hibridismo, abreviação, onomatopeia. Objetivo Específico: estudar e entender a estrutura e formação das palavras da língua portuguesa. Estratégia/Metodologia: conceituar, exemplificar os conteúdos estudados e verificar suas aprendizagens por meio de atividades didáticas. Tempo: 08 (oito) períodos de aula. Conteúdo: Trovadorismo: conceito, tempo/espaço/época trovadorismo, cantigas de amor/amigo/sátira, autores/obras no período do trovadorismo. Objetivo Específico: estudar/compreender e analisar o período literário do Trovadorismo; reconhecer o valor deste movimento literário para a sociedade.
  5. 5. Estratégia/Metodologia:conceituar, exemplificaroconteúdoestudadoe verificarsuaaprendizagem por meio de leituras e atividades didáticas. Tempo: 08 (oito) períodos de aula. Conteúdo: Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico); Emprego do hífen ( de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo) Objetivo Específico: pesquisar/estudar/compreender e analisar as mudanças ocorridas na Língua Portuguesa com o Novo Acordo Ortográfico; Entender a língua como um “sistema de signos específico linguístico, histórico e social” que interage com seus falantes. Estratégia/Metodologia:conceituar,exemplificaroconteúdoestudadoe verificarsuaaprendizagem por meiode pesquisae atividadesdidáticas. Utilizarsalainformatizada/biblioteca como espaço para a pesquisa. Avaliação da pesquisa (em grupos). Tempo: 06 (seis) períodos de aula. Conteúdo: Avaliação dos registros de conteúdos/atividades realizados em aula no caderno do(a) aluno(a). Objetivo Específico: verificar no caderno dos discentes suas aprendizagens e registros dados nas aulas de língua portuguesa. Estratégia/Metodologia: verificar caderno dos discentes. Tempo: 01 (um) período de aula. Conteúdo: Avaliação diagnóstica Objetivo Específico: verificar a aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Recuperação Paralela Objetivo Específico: verificar e atingir novos patamares de aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências no intuito de que estes possam recuperar o que até então não fora aprendido o suficiente. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 01 (um) período de aula.
  6. 6. II º BIMESTRE Conteúdo: Acentuação das palavras (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico); Ortografia: porquês, mau/mal, homônimos e parônimos; Emprego do hífen (de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo) Objetivo Específico: pesquisar/estudar/compreender e analisar as mudanças ocorridas na Língua Portuguesa com o Novo Acordo Ortográfico;Entender a língua como um “sistema de signos específico linguístico,histórico e social” que interage com seus falantes. Estratégia/Metodologia: conceituar, exemplificar o conteúdo estudado e verificar sua aprendizagem por meio de pesquisa e atividades didáticas (exercícios de revisão, textos de livros e jornais). Tempo: 04 (quatro) períodos de aula. Conteúdo: Humanismo, Classicismo: conceito, tempo/espaço/época, autores/obras no período do Humanismo, Classicismo. Farsa de Inês Pereira (Gil /Vicente); / Os Lusíadas (Luis de Camões); Objetivo Específico: estudar/compreender e analisar o período literário do Humanismo e do Classicismo; reconhecer o valor destes movimentos literários para a sociedade. Estratégia/Metodologia: conceituar, exemplificar o conteúdo estudado e verificar sua aprendizagem por meio de leituras, vídeos, slides e atividades didáticas. Tempo: 16 (dezesseis) períodos de aula. Conteúdo: Avaliação dos registros de conteúdos/atividades realizados em aula no caderno do(a) aluno(a). Objetivo Específico: verificar no caderno dos discentes suas aprendizagens e registros dados nas aulas de língua portuguesa. Estratégia/Metodologia: verificar caderno dos discentes. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Avaliação diagnóstica Objetivo Específico: verificar a aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Recuperação Paralela Objetivo Específico: verificar e atingir novos patamares de aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências no intuito de que estes possam recuperar o que até então não fora aprendido o suficiente. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 01 (um) período de aula.
  7. 7. III º BIMESTRE Conteúdo: Gênero Textual Notícia: conceito, características da notícia, elementos constitutivos do texto descritivo: objetivo; ponto de vista; linguagem descritiva; impressões sensoriais; enumeração, descrição objetiva, descrição subjetiva, descrição estática, descrição dinâmica. Objetivo Específico: estudar/compreender o gênero textual estudado bem como reconhecê-lo em textos lidos e saber a função de sua estrutura. Estratégia/metodologia: distribuição de textos diversos do gênero textual notícia; leitura e reconhecimento do tipo/gênero do texto lido; verificar/reconhecer sua estrutura e importância dela para a sociedade; produzir texto notícia. Tempo: 10 (dez) períodos de aula. Conteúdo: homônimos e parônimos Objetivo Específico: pesquisar/estudar/compreender/analisar e reconhecer as palavras da língua portuguesanosmaisdiferentestextossabendoutilizá-los de forma adequada quanto o seu sentido conotativo e da forma escrita. Tempo: 04 (quatro) períodos de aula. Conteúdo: Plural dos substantivoscompostos; Substantivos que mudam de significado ao mudarem de gênero; Objetivo Específico: estudar/compreender/analisar e reconhecer os substantivos da língua portuguesa nos mais diferentes textos e a forma como são compostas as palavras e suas relações que estabelecem entre si. Tempo: 05 (cinco) períodos de aula. Conteúdo: Quinhentismo Objetivo Específico: estudar/compreender e analisar o período literário do Quinhentismo; reconhecer o valor deste movimento literário para a sociedade. Estratégia/Metodologia: conceituar, exemplificar o conteúdo estudado e verificar sua aprendizagem por meio de leitura, debate e atividades didáticas. Tempo: 04 (quatro) períodos de aula. Conteúdo: Avaliação dos registros de conteúdos/atividades realizados em aula no caderno do(a) aluno(a). Objetivo Específico: verificar no caderno dos discentes suas aprendizagens e registros dados nas aulas de língua portuguesa. Estratégia/Metodologia: verificar caderno dos discentes. Tempo: 02 (dois) período de aula. Conteúdo: Avaliação diagnóstica Objetivo Específico: verificar a aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências.
  8. 8. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Recuperação Paralela Objetivo Específico: verificar e atingir novos patamares de aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências no intuito de que estes possam recuperar o que até então não fora aprendido o suficiente. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 01 (um) período de aula. IV º BIMESTRE Conteúdo:Concordância Nominal. Figuras de Linguagem (metáfora,catacrese, antítese,paradoxo, personificação,metonímia, hipérbato,ironia, hipérbole,eufemismo). Conteúdo: Gênero Textual Artigo de Opinião: conceito e caraterísticas: a argumentação, os tipos de argumentação: por comparação, por ressalva, a informatividade e senso comum. Intertextualidade na arte, na música e na literatura. Conteúdo: Barroco português/ Barroco brasileiro, Neoclassicismo português/ Neoclassicismo brasileiro. Leitura dirigida e análise de obras literárias: Senhora Dona Bahia (Gregório de Matos), Sermão da Sexagésima (Pe. Antonio Vieira); O Uraguai (Basília da Gama), Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga), Soneto XXII (Cláudio Manuel da Costa). Conteúdo: Avaliação dos registros de conteúdos/atividades realizados em aula no caderno do(a) aluno(a). Objetivo Específico: verificar no caderno dos discentes suas aprendizagens e registros dados nas aulas de língua portuguesa. Estratégia/Metodologia: verificar caderno dos discentes. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Avaliação diagnóstica Objetivo Específico: verificar a aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 02 (dois) períodos de aula. Conteúdo: Recuperação Paralela Objetivo Específico: verificar e atingir novos patamares de aprendizagem dos alunos, suas capacidades e competências no intuito de que estes possam recuperar o que até então não fora aprendido o suficiente. Estratégia/Metodologia: texto: interpretação compreensão; questões alternativas. Tempo: 01 (um) período de aula.

×