Genero noticia

5,928 views

Published on

Published in: Education

Genero noticia

  1. 1. Você sabia? Imprensa é a designação coletiva dosveículos de comunicação que exercemo Jornalismo e outras funções decomunicação informativa — emcontraste com a comunicaçãopuramente propagandística ou deentretenimento. O termo imprensaderiva da prensa móvel, processográfico aperfeiçoado por JohannesGuttenberg no século XV e que, apartir do século XVIII, foi usado paraimprimir jornais, então os únicosveículos jornalísticos existentes. Demeados do século XX em diante, osjornais passaram a ser tambémradiodifundidos e teledifundidos(radiojornal e telejornal) e, com oadvento da World Wide Web, vieramtambém os jornais online, ouciberjornais, ou webjornais. O termo"imprensa", contudo, foi mantido.
  2. 2. A Importância dos Textos Jornalísticos• Os textos jornalísticos são indispensáveis para a formação do leitor, uma vez que a nossa sociedade exige que estejamos cada vez mais atualizados à realidade. Além disso, a leitura destes textos propicia a formação de leitores críticos, capazes de participarem ativamente como cidadãos do mundo.
  3. 3. Saiba mais sobre notícias• A notícia é matéria prima Após sete horas de cirurgia, do jornalismo, ou seja, é professor enterrado vivo passa bem um dado ou um evento socialmente relevante que circula na mídia. Sendo assim, fatos políticos, sociais, culturais, entre outros, Após quase sete horas de cirurgia, o podem virar notícia. É professor Anísio de Araújo Uchoa Filho, interessante notar que as espancado e enterrado vivo na madrugada de sexta-feira (10) passa bem. Durante o notícias possuem valor procedimento, que deve corrigir quatro jornalístico apenas fraturas no rosto e duas no braço, médicos colocaram pinos na face e no braço direito do quando acabaram de professor, que agora deve permanecer acontecer. internado no Hospital Regional de Altamira.
  4. 4. Elementos da Notícia• Inicia com uma manchete bem objetiva (verbo no presente);• Lead (primeiro parágrafo);• Corpo do texto (relata fatos recentes).• Objetivo: Informar com exatidão;• Procura ser neutra e confiável.
  5. 5. Manchete• A manchete compreende ao título da reportagem, que objetiva resumir o que será dito. Além disso ela deve chamar a atenção do leitor e despertar o interesse pela leitura que se seguirá. Nesse sentido a manchete deve conter um forte poder argumentativo, visando persuadir o leitor.
  6. 6. Lead• O lead é a primeira parte Faltou gasolina no da notícia. Logo após a bimotor manchete, posto em um destaque relativo, fornece Aeronave deveria ser içada ao leitor informações das águas da Baía do básicas sobre o que vai Guajará na madrugada de ser lido. Ele deve ser mais hoje, na maré baixa objetivo, utilizar-se de uma linguagem clara e simples.
  7. 7. CORPO DA NOTÍCIA (ZONA DE ABRANGÊNCIA / AMPLIAÇÃO)• O corpo da notícia consiste no seu desenvolvimento, onde se faz a descrição pormenorizada do fato ocorrido. É no corpo da notícia, então, que se descreve detalhadamente a informação.
  8. 8. Notícia Advogada de Lindemberg pedirá anulação de júri do caso Eloá A advogada Ana Lúcia Assad avisou na noite desta quinta-feira quepedirá a nulidade absoluta do julgamento de seu cliente, Lindemberg AlvesFernandes, condenado a 98 anos e 10 meses de prisão pela morte da ex-namorada, Eloá Pimentel, em 2008. O aviso foi feito logo após o anúncio dasentença. Ao fim do quarto e último dia do júri, ela deixou o Fórum de SantoAndré sem falar com a imprensa. A advogada ainda pode responder por injúria e difamação, uma vez quedisse à juíza Milena Dias que ela deveria "voltar a estudar". O tom debochadoda defensora foi lembrado pela magistrada na leitura da sentença e ela pediuque o caso seja enviado ao Ministério Público para apuração. No debate, AnaLúcia pediu que os jurados condenassem o réu, que admitiu ter atirado contraEloá, por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. "Peço que ossenhores condenem o Lindemberg pelo homicídio culposo, pois ele nãodesejou o resultado. Ele sofre pela morte dela", disse a defensora. O júri,porém, considerou que ele premeditou o crime. A defensora iniciou sua falapedindo para que os sete jurados vissem Lindemberg como um parente, jáque "ele não é um bandido". "Não vou pedir a absolvição dele. Ele errou,tomou as decisões erradas e deve pagar por isso." A acusação, porém,considerou que a sentença foi bem fundamentada. A promotora DanielaHashimoto disse que não havia motivo para a anulação do júri. "No meuentendimento, a juíza fundamentou com toda a sabedoria a sentença."
  9. 9. Para você ficar ligado!• Toda notícia tem: público-alvo (perfil de leitor) e suporte linguístico (fonte);• A notícia pode vir acompanhada de ilustração: charges, tiras ou foto-legenda (fotos com comentários complementares sobre a notícia expressa);• A notícia pode ser imparcial, ou seja, apenas transmitir a informação de maneira impessoal e sem emitir opiniões da equipe jornalística, como pode emitir pontos-de-vista direta ou indiretamente (este último através de adjetivos, substantivos ou palavras que emitam juízos de valor.

×