Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Geografia politica

3,574 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Geografia politica

  1. 1. Geopolítica
  2. 2.  Estado – É o conjunto de instituições, normas e funcionários que exercem uma autoridade e um controle sobre um determinado território. Primeiro estados surgem como cidades-estados (Atenas, Roma, Veneza, Machu-Pichu) em função da divisão dos trabalhos urbanos (comercio, artesanato, etc.) e das funções rurais (agricultura e pecuária)
  3. 3.  Território: Espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse.  Fronteira – Processo ocupação do solo e demarcação do território.  Dinâmica populacional, desejo de conquistar, explorar novos recursos = mobilidade constante das fronteiras e dos territórios
  4. 4.  Estado Moderno (França – sentimento de pertencer a uma nação) – Sec. XVIII. Desagregação do sistema feudal e centralização do poder nas mãos dos reis. (Estado Nação). Sec. XVIII – Revolução Industrial  Doutrina econômica liberal  Propriedade privada e a livre-concorrência
  5. 5.  Final sec. XIX: Capitalismo menos competitivo.  Empresas ou países monopolizam o comércio. Sec. XX surgem as idéias socialistas ou comunistas com Engels e Marx  Em 1917 eclode a revolução russa resultando no surgimento em 1922 do 1º país socialista do mundo – URSS.
  6. 6. *Igualdade social Propriedade social*Planificação da economia pertencente ao Estado SocialismoO Estado tem a função dedistribuir bens e serviços O poder do proletariado é de acordo com as exercido pelo Estado. necessidade de cada individuo.
  7. 7.  Após 2º Guerra – Expansão do socialismo decorrente da destruição e enfraquecimento geopolítico das grandes potencias capitalistas européias. Mundo Bipolarizado  Guerra fria  OTAN  Pacto Varsóvia
  8. 8. Profunda Carência Falta deQueda URSS Queda URSS Queda URSS crise de produtos econômica industrias básicos de bens de consumo
  9. 9.  Após a dissolução da URSS e assim a queda do socialismo real, a economia se regionaliza, consolidando novos pólos econômicos de poder. Ascensão de 3 blocos  1º liderado pelo EUA  2º U.E.  3º Liderado pelo Japão Mapas Blocos
  10. 10.  Objetivo de se fortalecer Fazer frente ao poderio econômico norte- amemericano.*Surgimento gradativo1952 – Comunidade européia de carvão e aço1957 – Comunidade econômica européia ou Mercado Comum.1993 – U.E1999 – Moeda Euro2002 – Extinção das moedas nacionais
  11. 11.  Após 2º guerra o Japão é auxiliado pelos EUA  Com o decorrer do tempo o Japão ultrapassa o Reino Unido, França e até os EUA.  Influencia a China, Austrália e Nova Zelândia.  Japão investe nos tigres asiáticos
  12. 12.  Canadá e EUA se juntam em 1988 1993 o México se junta ao Canadá e EUA 1994 surge o NAFTA.
  13. 13.  A geopolítica brasileira visa, em geral, garantir o controle de seu território por parte das elites nacionais. A geopolítica passa então a ser instrumento de um projeto político cujo objetivo é garantir a perpetuação dos privilégios das classes sociais dominantes. Em 2003 – O G8 recebe a visita do presidente Lula, cujo pronunciamento foi em prol dos países pobres. (O discurso foi muito repercutido mundialmente)
  14. 14.  Brasil, Argentina e Paraguai: Diplomacia das Cachoeiras. Parceria Hidroelétrica – A construção da usina de Itaipu inviabiliza a construção da usina argentina Corpus, na mesma bacia. Assim o governos argentino protesta.
  15. 15.  O Brasil não precisa da ALCA para se globalizar G3 – Estreitamento político entre Brasil, Índia e África do sul. E talvez até o G5 (+ Rússia e China). O papel da Amazônia na geopolítica brasileira  Projetos de proteção (SIVAM – Sistemas Integrados de Proteção e Vigilância da Amazônia, SIPAM – Sistema de Proteção da Amazônia)
  16. 16.  Tunísia – Ben Ali – 23 anos de Governo  O ocidente não faz criticas ao seu governo de mão de ferro, antidemocrata e com violações dos direitos humanos por considerar o presidente capaz de frear os islamitas.  Então nas eleições de 2009 Bem Ali é reeleito com mais de 90% dos votos, o que para a população se caracterizou como fraude.  Começa assim um golpe de estado chamado de golpe de estado medico, sem violência nem derramamento de sangue.  Os levantes no mundo árabe inspirados no exemplo da Tunísia se espalharam por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Sudão e Omã.
  17. 17.  Egito – Hosni Mubarack – 30 Anos de Governo – 18 dias de revolta  A população se inspira no levante que derrubou Bem Ali da vizinha Tunísia.  Acredita-se que ele iria tentar emplacar seu filho como sucessor do no comando do Partido Nacional Democrático.
  18. 18.  Líbia – Kadhafi – 42 anos no poder  Um golpe militar depôs o rei Idris e levou o coronel Kadhafi ao poder em 1969. Membro da Opep, o país é um dos principais produtores de petróleo da África.  Os protestos iniciaram no leste do país, onde a popularidade do ditador é historicamente mais baixa.  As cidades de Benghazi, segunda maior do país e epicentro dos protestos, Tobruk e Derna, foram tomadas por oposicionistas. Mas cidades mais próximas à capital Trípoli, como Minsratah e Zawiya também ficaram sob controle dos rebeldes. O comando ficou na mão do Conselho Popular Líbio.  Operações militares, com EUA, Reino Unido, França, Itália e Canadá à frente. Logo em seguida, após negociações, a Otan tomou a dianteira dos bombardeios.
  19. 19.  Até a metade do sec. XX, a Líbia vivia da agricultura arcaica, sobrevivia da ajuda internacional até a descoberta de jazidas de petróleo.  Sob o impulso do coronel Kadhafi, o país aboliu as instituições parlamentares, enaltecendo o anti- imperialismo, o pan-arabismo e o Islã.  Após o golpe militar de 1969, ele começou a implantar seu próprio sistema político, a Terceira Teoria Universal, expresso no “Livro Verde”  “Livro Verde”, serve de Constituição do país, foi publicado nos anos 70 e resume seu sistema de “democracia islâmica”, apresentada como uma alternativa nacional ao socialismo e ao capitalismo, combinada com aspectos do islamismo.

×