Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Literatura 1 2013

Slides para iniciar as aulas de literatura no 1º ano do EM.
Após a introdução de cada slide acho importante fomentar a construção do conceito e só depois passar para o slide seguinte.

Literatura 1 2013

  1. 1. Literatura
  2. 2. Origemliteratura: vem do Latim LITTERA, “letra”, quetambém queria dizer “escritos, cartas”.
  3. 3. Então tudo o que está escrito é literatura?
  4. 4. Qual a diferença entreo texto que é e o que não é literário?
  5. 5. A diferença básica entre textosliterários e não literários é a sua: Função
  6. 6. FunçãoO texto literário terá função ESTÉTICA;O texto não literário terá função UTILITÁRIA;
  7. 7. EstéticaA função estética contém em si vários traços:PlurissignificaçãoConotaçãoDesautomatização da linguagem
  8. 8. PlurissignificaçãoSe: Pluri = váriosPlurissignificação é a representação de váriossignificados, sendo assim, o texto literário permiteao leitor as mais diversas interpretações, e amistura de vários planos de leitura, onde pode-seler apenas o que está escrito e também imaginar oque está nas “entrelinhas”.
  9. 9. ConotaçãoÉ a propriedade que um significante tem de sereferir a vários significados.É o sentido figurado, que ocorre por associaçõeslinguísticas diversas, seja por conhecimentosprévios, por estilística, pela fonética, distanciandoa palavra de seu sentido literal, tangível, real.Para a conotação são usados mecanismos delinguagem que chamamos de figuras de linguagem
  10. 10. Desautomatização da linguagemÉ a retirada do sentido mais óbvio eautomático da linguagem para dar-lheum significado mais surpreendente, emoposição ao texto não-literário,causando assim reações deestranhamento, surpresa, graça,tristeza... Etc...
  11. 11. E o textonão-literário?
  12. 12. O texto não-literário tem a função utilitária, comoo próprio nome já diz, ele precisa ser útil,objetivo, sendo assim suas característicasprincipais serão opostas às dos textos literários.Os textos não-literários são: as bulas de remédio,receitas, textos jornalísticos, estudos científicos,nos quais é de extrema importância que osignificado seja o mais unívoco possível.
  13. 13. UtilitáriaA função utilitária apresenta traços importantes: DenotaçãoUnissignificaçãoAutomatização da linguagem
  14. 14. DenotaçãoÉ o sentido verdadeiro e original dapalavra, é o sentido mais próximo doseu sentido literal.
  15. 15. UnissignificaçãoSe uni = UM, unissignificação é a característica dereduzir o entendimento, ou de fazer com que oentendimento de determinada frase/expressãoseja apenas um, impossibilitando, ou restringindo,sua livre interpretação.
  16. 16. Automatização da linguagemÉ a linguagem usada de forma maislinear, reta, coerente, de forma que oleitor capte com rapidez o sentido doenunciado.Não tem o objetivo de propiciaremoção, estranhamento, graça, tristeza,etc.
  17. 17. Pergunta: Por queestudamosliteratura?

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • insoportablet

    Feb. 3, 2013
  • netesantois

    Apr. 22, 2013
  • fhellensp

    Aug. 4, 2014
  • Sandramatter

    Mar. 23, 2015
  • meirydianne

    Mar. 2, 2017
  • biaxavier1

    Mar. 23, 2017
  • CarlaKarolina

    Jan. 30, 2018
  • professoramarivasconcelosvasconcelospena

    Feb. 23, 2021
  • alicefschmitt

    May. 17, 2021
  • MariaIvone8

    May. 25, 2021

Slides para iniciar as aulas de literatura no 1º ano do EM. Após a introdução de cada slide acho importante fomentar a construção do conceito e só depois passar para o slide seguinte.

Views

Total views

6,330

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

8

Actions

Downloads

511

Shares

0

Comments

0

Likes

10

×