Projeto natal legal vs 2003 final

439 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
439
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto natal legal vs 2003 final

  1. 1. Curso de Disseminadores de Educação Fiscal - EsafNATAL LEGAL
  2. 2. Ana Cristina Cordeiro Gomes
  3. 3. JUSTIFICATIVA O projeto NATAL LEGAL é uma produção que denota a importância dodesenvolvimento de toda comunidade na arrecadação dos impostos e fiscalizaçãodos recursos arrecadados como prática de cidadania.
  4. 4. OBJETIVO GERAL: Conscientizar as crianças quanto à função da tributação, fornecendo-lhessubsídios com o objetivo de despertar-lhes para a função social dos tributos.
  5. 5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Informar alunos e comunidade sobre os direitos e deveres do cidadão; Entrevistar os moradores do bairro para observar qual a compreensão eparticipação desses indivíduos quanto aos seus direitos e deveres de cidadão; Despertar a comunidade e segmento escolar sobre a importância da notafiscal para o Estado; Orientar o aluno quanto à adequada aplicação dos recursos; Ampliar a participação popular na gestão democrática do Estado; Treinar os alunos para informar a comunidade local sobre seus direitos edeveres no processo orçamentário ampliando sua criticidade enquanto cidadãoparticipativo;
  6. 6. PROBLEMA Ao observar a falta de informação sobre direitos e deveresna relação cidadão/estado da comunidade em geral, sentimos anecessidade de divulgar sobretudo entre as crianças e jovens,informações básicas para o desenvolvimento de atitudes, valores,competências e habilidades que os levem a ser adultoscomprometidos com suas obrigações de cidadão consciente eparticipativo na sociedade.
  7. 7. DESENVOLVIMENTO: 1º MOMENTO Discutir com os estudantes o projeto, objetivos e necessidade deenvolvimento de todos, responsabilidade para o sucesso do trabalho. Divulgar o projeto com os pais e comunidade escolar no sentido de obter aadesão de todos para garantir a efetivação desse trabalho com suas contribuições. Discorrer sobre a finalidade dos impostos e a importância da nota fiscalcomo instrumento de arrecadação. Montar um Stand no pátio da Escola com brinquedos e produtos doadospela comunidade escola, pais e comunidade local. Organizar as crianças para comprarem seus produtos. Na frente do standum boneco gigante de Papai Noel com uma nota fiscal. Ao receber a nota ou o cupom fiscal a criança é orientada sobre anecessidade de se pedir a nota fiscal para que os recursos sejam revestidos embenefícios de toda a comunidade.
  8. 8. 2º MOMENTO PESCARIA DE BENEFÍCIO: Ciente de que a parcela do imposto é revestida em benefício da sociedade, acriança pesca um número benefício, tais como: Transporte, escola, hospitais,segurança etc. Ao final, as crianças, os jovens, pais e comunidade escolar assistem uma fitade vídeo sobre a importância dos tributos. Na sala de aula, produzir textos sobre a necessidade de se pedir a notafiscal, com ênfase no período natalino que é onde se concentra o maior período devendas no comércio, além de ser uma festividade próxima da data do projeto ondeserá possível que toda comunidade possa vivenciá-la.
  9. 9. AÇÕES DO PROJETO: 1.2-AÇÕES:Fazer levantamento das ruas do bairro;Dividir ás ruas por turmas e turnos;Elaborar as perguntas para entrevista aos moradores;Elaborar o calendário das visitas à comunidade local;Organizar o calendário de atividades para cada turma;Entrevista com a comunidade;Debate sobre a entrevista;Produção de texto abordando o assunto em pauta;
  10. 10. Visita à comunidade em duplas para prestar informações à comunidade sobreEducação fiscal no contexto Social.Registrar através de fotos todas as ações.Organizar uma palestra para comunidade sobre o tema.Montar STANDSCulminância do projeto.
  11. 11. RESULTADOS ESPERADOS Mudança de atitude dos moradores do bairro e comunidade escolar depoisdas informações e do trabalho feito pelos alunos da escola; Mudança de postura dos alunos exigindo nota fiscal dos produtoscomprados; Ter toda uma comunidade informada sobre a importância da nota fiscal e dafiscalização dos gastos públicos; Moradores e estudantes mais esclarecidos no tocante aos benefícios daEducação Fiscal.
  12. 12. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIA (S) ATIVIDADES 01/10/2009 Apresentação dos temas propostos e abertura para a escola02 a 16/12/2009 Estudo de textos na sala de aula 13 a 16/10/2009 Escolha de um tema para trabalhar. (de acordo com a faixa etária) 17/10/2009 Abertura do projeto 20/10/2009 Divisão da equipes entrega do questionário20 a 27/10/2009 Aplicação dos questionários28 e 29/10/2009 Selecionar as entrevistas /transformar em gráficos 30/10/2009 Palestra para comunidade e escola30 a 02/11/2009 Confecção de cartazes com gráficos das entrevistas 10/11/2009 Culminância da palestra na escola e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos – Apresentação cultural, varal de textos e jornal mural. 2009 outubro / novembro

×