Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

10. ecologizar

582 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

10. ecologizar

  1. 1. NTERCEDER AR DUCAR UTRIR RANSMITIR NVESTIGAR ISTRIBUIR LCANÇAR COM AMOR IGNIFICAR A DIVERSIDADE COLOGIZAR
  2. 2. Alcançar com Amor Educar Investigar Nutrir Transmitir Dar Distribuir Interceder Dignificar a Diversidade Ecologizar
  3. 3. MINISTÉRIO ECOLOGIZAR
  4. 4. TRANSFORMAR Somos os músculos de Jesus Sensibilizar e conscientizar os membros e congregados da Igreja de Deus quanto aos problemas ambientais e mobilizá-los para uma atuação efetiva em defesa e preservação do meio ambiente.
  5. 5. ECOLOGIZAR – MORDOMIA DO MEIO AMBIENTE
  6. 6. Envolver-nos em assuntos relacionados à preservação e cuidado do meio ambiente, POR QUÊ?
  7. 7. A tragédia No Éden havia perfeita harmonia entre Deus, o Ser humano e a natureza. Lamentavelmente, o homem falhou e, em sua queda, perdeu tanto a sua intima relação com o seu Criador, como a sua habilidade de administrar adequadamente a parte da criação que fora colocada sob sua responsabilidade. Mas...
  8. 8. 1. Nós já regressamos da rebeliã Nós, os que já encontramos a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, não estamos mais em situação de rebelião contra Deus. Não vivemos mais para nossos interesses e paixões. Temos um Senhor com quem temos compromissos e obrigações.
  9. 9. 2. Não vivemos mais de forma individualista e egoísta
  10. 10. 3. Entendemos que esta é uma necessidade urgente e que não pode ser ignorada A terra está fraca e doente, principalment e, pelo estilo de vida que a humanidade tem adotado.
  11. 11. Inundações
  12. 12. Secas
  13. 13. Erosões
  14. 14. Deslizamentos
  15. 15. Contaminação das águas
  16. 16. Produção exagerada de lixo
  17. 17. Poluição e emissão de gases
  18. 18. “A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus”. RM. 8: 19-21 NÓS SOMOS OS FILHOS DE DEUS!!! VAMOS FAZER A TERRA GEMER AINDA MAIS???
  19. 19. 4. “Defesa e Preservação do Meio Ambiente” – Um assunto na pauta do dia Governos e sociedade civil estão se ocupando do assunto, e a IGREJA ONDE ESTÁ?
  20. 20. 5. Temos responsabilidades com “Do Senhor é a terra e tudo o que nela Deus existe o mundo e os que nele vivem.” Sl. 24:1
  21. 21. 6. Demonstramos nosso amor e obediência a Deus
  22. 22. Como vamos, por exemplo, expressar nosso amor a Deus, a quem não vemos, se não valorizamos e respeitamos a natureza criada que nos revela diariamente a sua glória (Sl. 19: 1-4) e seus atributos invisíveis? “...desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas...”(Rm. 1:20).
  23. 23. 7. É uma atitude coerente com a mensagem do Evangelho
  24. 24. Como podemos falar de amor ao próximo se utilizamos os recursos que Deus nos deu para o bem comum de forma inadequada e egoísta?
  25. 25. Como podemos falar de amor ao próximo se descartamos o lixo de forma inadequada, mandando centenas de pessoas para os lixões a fim de buscar o seus sustento?
  26. 26. IDEAS 1. Fazer um diagnóstico dos problemas socioambientais existentes na comunidade em que a igreja está inserida; 2.Incentivar a coleta seletiva de lixo e o descarte de resíduos (lâmpadas, equipamentos eletrônicos, pilhas, baterias, etc.) de modo apropriado tanto no ambiente da igreja como nas residências de seus membros e
  27. 27. 3. Promover seminários, palestras, oficinas, etc. sobre o assunto; 4. Realizar a educação socioambiental de crianças na igreja; 5. Momento do Planeta - Usar o sistema de multimídia da igreja para dar dicas práticas de cuidado e preservação do meio ambiente.
  28. 28. 6. Divulgar as ações deste ministério nas redes sociais; 7. Realizar bazares para incentivar a reutilização de produtos diversos que seriam descartados; 8. Promover oficinas de capacitação para confecção de peças artísticas com materiais reciclados, possibilitando a
  29. 29. 9. Estimular a utilização de boletins eletrônicos para reduzir o uso de papel; 10. Incitar a redução do uso de descartáveis e sua reciclagem quando possível (plásticos, por exemplo);
  30. 30. 11. Conhecer as iniciativas de defesa e preservação do meio ambiente existentes na comunidade ou cidade na que a igreja se encontra; 12. Apoiar as organizações que atuam na área de cuidado do meio natural.
  31. 31. 13. Projeto Limpando Pegadas Pontapé inicial
  32. 32. Existe um provérbio africano que afirma: “Muita gente pequena em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudarão a face da Terra.” Talvez não mudemos a face da terra, mas nós, mulheres deuseanas, podemos mobilizar nossas famílias, nossa comunidade e nossa igreja para fazer um pouco. E que o nome do Senhor seja cada
  33. 33. JUNTAS FAZEMOS DIFERENÇA
  34. 34. Que nós sejamos Amigas com este Sonho!

×